Moe! Ninja Girls - de novo e pela última vez (?)

E lá vamos nós de novo. Como de costume, eu cismo em fazer certas postagens sobre assuntos que eu sei que vão interessar menos de 1% dos visitantes do site. Mas não vou me repetir novamente: escrevo sobre qualquer coisa, e é muito mais fácil falar sobre algo que eu conheça e/ou que goste, as palavras fluem mais facilmente e a postagem fica pronta em pouco tempo. Falo sério, tem postagens que rendem semanas, escrevo um pouco, reflito, volto a escrever, faço uma revisão e só depois eu concluo. Essa aqui saiu em pouco mais de uma hora.

Dessa vez, vamos deixar os ares um pouco mais leves para falar desse joguinho simpático de celular, que eu admito que gosto, mesmo sabendo que eu serei muito zoado por isso. A série de jogos do Moe! Ninja Girls, onde você personifica um jovem ninja chamado Kazuki (ou com o nome que você quiser) e seu harem de garotas ninjas, passando por missões alucinantes e situações cômicas e repletas de momentos hilários.

Não vou repetir o que eu já falei nas outras postagens a respeito dele, para maiores detalhes vai lá olhar. Aliás, esta é a quarta: começou em novembro de 2020, quando fiz a apresentação do jogo de estilo visual novel misturado com os livrinhos de "escolha a sua aventura" que muita gente se lembra, bem detalhada como costumo fazer ao visitar videogames; um mês depois, falei sobre o RPG, com os mesmos personagens mas estilo de jogo diferente, com mais ação, na mesma hora que o jogo original "terminou", sendo anunciado que não teriam novas histórias; por fim, a terceira postagem foi um ano mais tarde, onde vimos uma curiosa reviravolta onde o RPG foi descontinuado, deixando de ter novos conteúdos, mas o visual novel original ressurgiu de certa forma, com novas histórias acompanhando a vida do protagonista na universidade. 

Realmente, bem curiosa essa sequência de eventos, que admito que até motivou a seguir com as postagens. E hoje venho para mais um capítulo... que provavelmente não é um dos mais felizes.

Pois neste dia 28 de fevereiro tivemos um anúncio de que os jogos vão acabar... de novo.

É... sei que provavelmente a maioria de vocês não dá a mínima. Afinal de contas, jogos de celular vem e vão. Concordo, isso é fato. Mas, para toda uma base de fãs e pessoas que curtiam as histórias e os simpáticos personagens (como este texugo que aqui escreve), a notícia foi certamente bem desanimadora.

Vamos por partes. A começar com o Moe! Ninja Girls RPG, segundo jogo da série. Que, pessoalmente, não agradou muito. Apesar de ter mais a cara de "jogo" mesmo, na minha opinião ele pisou na bola ao reescrever as histórias de muitas personagens, como eu já mencionei em algumas postagens anteriores. Estava até jogando em um emulador que tenho no PC (uma saída que eu encontrei para economizar espaço em meu celular), mas depois que eu fiz uma cagada e resetei o perfil do mesmo, perdi todo o progresso... Desde então, eu não estava jogando, embora ainda tinha instalado.

O RPG também não agradou muito ao público em geral, de forma que ele entrou em um estágio "suspenso" a partir de março de 2021. Dava pra jogar ainda, porém sem nada de novo. Mesmo assim, era esperado que o interesse fosse reduzindo aos poucos.

Pois bem... a notícia que apareceu no dia 20 de fevereiro é que o RPG da série vai ser removido das lojas de aplicativos no dia 3 de março. E no dia 30 ele terá seu serviço terminado. O que significa que deixará de funcionar por completo.

Uma pena, pois ele tinha até algumas histórias interessantes, pelo menos aquelas que eram de cada personagem. Além disso, tinha um ponto legal nas animações e vozes, que deixavam o jogo mais agradável. Mas... dessa vez será o fim mesmo. Pois me parece que esse jogo precisava baixar as histórias de um servidor cada vez que eram acessadas, e provavelmente esse servidor será desligado.

Vale observar que, na mensagem acima que apareceu no RPG, era dito que o visual novel continuaria funcionando normalmente. E aí, praticamente uma semana depois, tivemos o balde de água fria.

Uma vez mais, o Moe! Ninja Girls vai entrar no mesmo estágio de hibernação da outra vez. A quarta temporada do novo arco, focado na vida universitária, será lançada em breve, encerrando de forma abrupta a história que iniciou em agosto do ano passado. E a partir de abril de 2022 não veremos novos conteúdos sendo lançados.

Por outro lado, de maneira semelhante ao que aconteceu lá atrás, histórias e eventos antigos serão revisitados, como aquelas historinhas paralelas e não-canônicas. E as temporadas "oficiais" continuarão disponíveis também. Ou seja, ainda será possível jogar normalmente, e provavelmente jogadores mais novos ainda terão horas de leitura e diversão até esgotar as duas tramas principais. Afinal de contas, vale lembrar que o primeiro arco teve 30 temporadas, cada uma com cerca de 10 capítulos. 

De qualquer forma, nesse momento são duas perguntas que todos os jogadores estão se fazendo. E a primeira é: por quê?

Não há uma explicação oficial para esse segundo fim do visual novel. Mas certos jogadores mais assíduos e ativos comentam em fóruns que aparentemente houve uma certa queda de interesse no jogo. Muito se fala de jogadores que não voltaram depois do primero arco da história, pois naquele momento foi dito que o jogo seria encerrado; e, daqueles que retornaram, teve gente que não curtiu muito o ambiente universitário. Assim, já era percebida uma menor participação em certos eventos, e acredito que menos gente estava gastando grana de verdade com as moedas premium do jogo. 

Temos que ser sinceros com uma coisa: hoje em dia a maioria dos jogos de celular não são exatamente gratuitos, trazendo algum tipo de forma de faturar dinheiro. Que não é pouco, diga-se de passagem: uma mera compra de alguns itens em um jogo de celular pode passar dos R$150,00 tranquilamente, dinheiro que antigamente era suficiente para comprar um bom jogo de videogame. Por mais que possa parecer um formato absurdo, tem gente que gasta esse tipo de dinheiro sim, na ânsia de conquistar aqueles itens ou imagens únicas. É a fórmula dos jogos estilo gacha, onde o objetivo é colecionar tudo.

E esse tipo de jogo sofre se não há interesse ou engajamento dos fãs. 

Sem falar que um jogo como Moe! Ninja Girls demanda uma criatividade bem extensa para que continue por muito tempo. Afinal de contas, é necessário criar as histórias, bolar as biografias e personalidades dos personagens e construir diálogos para todas as temporadas, e isso não é um trabalho fácil. Fico imaginando quantas dezenas (ou mesmo centenas) de milhares de linhas tiveram que ser escritas para todos os capítulos, histórias paralelas e spin-offs

Claro que há outros jogos semelhantes que trazem esse tipo de histórias. Como um jogo chamado Choices, eu até curtia uma história medieval e outra policial, um bom jogo até se assumir uma postura de constantemente colocar narrativas LGBTXYZ e politicamente corretas. Mas jogos desse tipo na verdade possuem diversas histórias diferentes, cada uma provavelmente contando com sua própria equipe criativa para escrever. É diferente de MNG, onde pelo menos a trama principal deve seguir o mesmo fio da meada, sob o risco da história ficar toda perdida. Sem falar de eventos e histórias extras que são quase que quinzenais.

Bom... e a segunda pergunta que os fãs estão fazendo: quanto tempo o jogo continuará no ar?

Essa é uma boa pergunta... A Solmare, empresa que publica Moe! Ninja Girls, afirmou que o jogo continuará funcionando e todos poderão jogar normalmente, somente não veremos novas histórias. Acontece que isso já foi dito antes, há cerca de um ano. Fato é que, depois de alguns meses, certamente será dada alguma nova notícia sobre o aplicativo remanescente, que poderá ser boa ou ruim: boa como tivemos ano passado, quando decidiram voltar com novas histórias e assim fazendo o jogo renascer, ou ruim como estamos escutando hoje para o RPG, em que ele será terminado e deixará de funcionar.

Por mais que eu seja otimista e espere por uma notícia boa em alguns meses... minha parte mais racional não acredita que um raio cai duas vezes no mesmo lugar. Muito provavelmente o próximo anúncio será decretando o fim de Moe! Ninja Girls para sempre.

Infelizmente, é como dizem... certas coisas não duram eternamente.

É uma pena, pois eu particularmente gosto muito desse jogo. Como disse antes, ele tem uma história divertida, apesar de certos momentos que são meio exagerados mas que mesmo assim rendem umas boas risadas. E até tem certas situações mais sérias, muito bem elaboradas e que prendem a atenção do jogador. Trata-se de um jogo simples de jogar, talvez até demais para alguns, onde apenas temos que escolher as opções corretas. Mas esse é o grande barato na minha opinião, aumenta a imersão na história e faz com que você se sinta participando da trama. Como acontecia naqueles livrinhos de "escolha sua aventura" de minha infância e adolescência. 

Sem falar que os personagens são muito carismáticos, cada um com sua personalidade muito bem elaborada, o que colabora para que as histórias sejam envolventes. Podem me chamar de patético, mas os protagonistas da série acabaram se tornando amigos inseparáveis, com os quais compartilhei muitos momentos agradáveis e divertidos.

Vamos ver o que vai acontecer... Até lá, o momento é disfrutar as histórias enquanto estão aí. E fica a curiosidade de como que a trama universitária vai terminar, de forma tão repentina. Sinceramente, acho que será pouco tempo para finalizar a história, embora ela ainda esteja relativamente curta foram criadas várias "pontas soltas" que eu não sei como é que vão finalizar em cerca de uma dezena de episódios. Acho que eles deveriam ter deixado duas ou três temporadas mais, para permitir que o jogo terminasse bem, sem deixar aquela sensação de pressa.

Já que eu imagino que esta postagem será a última, acho que vale só citar alguns dos personagens que surgiram nesses últimos capítulos. Só devo voltar se o final for mesmo muito bom e se tivermos um montão de novos participantes, algo que até aconteceu na 30ª temporada da trama inicial.

Estou trazendo de volta Itsuno, que faz parte do novo clube de ninjas da escola. Como a série está terminando, dá pra falar agora que ela é da mesma vila de Kazuki, e que teve seus pais mortos por ele, daquela vez que ele tinha sido tomado pelo mal. Explica o porquê de seu ódio pelo protagonista. A outra personagem, por sua vez, é uma ninja aliada chamada Hanna, colega de Tengge mas que não entende direito como que todas aquelas ninjas ficam babando por Kazuki. E outro que está presente (e finalmente com um sprite) é Kanna, pai de Hotaru que já tinha aparecido no RPG e até mesmo no visual novel, mas como uma mera sombra. 

Os inimigos dessa vez são liderados por uma mulher misteriosa chamada Fausta, que é uma feiticeira psicopata que consegue reviver os mortos. E que é um dos exemplos de maior exagero mamário que eu já vi em desenhos japoneses! Sério, tem horas que o pessoal passa dos limites. Do lado dela, quem já viu as outras postagens se lembra que aquele é o pai de Kazuki, que tinha sido morto no capítulo final da trama inicial, e que volta à vida por meio das magias de Fausta. Além de continuar sendo um pervertido, ele também despreza seu filho, que considera um fanfarrão.

Os outros três inimigos abaixo também são mortos-vivos, que voltaram do cemitério para lutar ao lado de Fausta. E, curiosamente, também possuem parentesco com outros personagens já conhecidos. Os dois primeiros são Ryuji e Yuri, pais de Lily. O primeiro, bem sereno e tranquilo, e a segunda, que é como uma espécie de lobisomem, adora brincar com os outros. Segundo a história diz, eles morreram jovens, e por isso aparecem dessa forma. E o outro é Yoshito, que descobrimos ser pai de Akari e que era da mesma vila de Kazuki, sem falar que ele antes era o dono de sua espada mágica. 

E esses são os novos participantes da trama. Não creio que vão colocar outros, acho que não dá tempo. A não ser que os produtores já tinham sprites prontos para usar em seu determinado momento, e decidam por usá-los de uma vez. Se for o caso, faço um anexo aqui para dizer quem são.

Em todo o caso, eu digo que é uma pena que a história será terminada de forma tão abrupta assim. Eu imagino que já deviam ter algum roteiro em mente, pelo menos com algumas temporadas à frente, para elaborar um pouco mais os personagens novos. Seria interessante ver como que certos protagonistas iriam reagir diante de parentes falecidos que estão de volta (ao menos conseguimos ver como que Lily e sua irmã Elly reagem um pouco com seus pais), sem falar outros personagens que poderiam surgir. 

Outro ponto que é um pouco chato é o fato que o novo arco de histórias, com a vida universitária de Kazuki, vai acabar não dando muito espaço para todas as garotas do clube de ninjas. Especialmente pelo fato que os finais que podem ser conquistados em cada capítulo com uma das duas heroínas se tornaram... bem... se tornaram algo bem mais "caliente". Pois é, como comentei na última postagem, os finais com as heroínas agora tem elastarracha.

Sim, eu sei que é a mesma referência aos Simpsons. Mas é uma referência hilária, não é?

Com apenas quatro temporadas, não vai dar tempo para que todas as ninjas integrantes do harem de Kazuki tenham a oportunidade de compartilhar um momento mais íntimo. Difícil quando originalmente eram nove garotas no time e duas do RPG se juntaram ao time. Apenas Akari, Enju, Ricka, Oka, Lily e Tengge tiveram essa sorte (as duas primeiras por duas vezes, se confirmarem as suspeitas), todas as demais vão ficar sem. O que certamente deixou muita gente chateada, que gostaria de ver suas favoritas em histórias mais "excitantes".

Enfim... se tem algum lado "bom" de não termos novos conteúdos é que muita gente (incluindo eu) vai poder finalmente ler as histórias paralelas. Tem muito conteúdo que muitos ainda não leram, com histórias curtas e que não demandam o consumo dos tickets (que são carregados periodicamente), e que certamente são bem divertidas. Pelo menos eu posso dizer que ainda vou jogar MNG por um tempo, enquanto ele estiver no ar.

Vou ficando por aqui. Apesar da notícia triste para os fãs da série, temos que agradecer a oportunidade de disfrutar uma história muito legal e divertida, uma boa distração para a correria do dia-a-dia. Acho difícil encontrar um jogo parecido, que tenha o mesmo carisma que as simpáticas ninjas que protagonizaram mais de cinco anos de aventuras empolgantes e engraçadas. Um joguinho muito legal, que vai deixar saudades...

Comentários