Moe! Ninja Girls RPG

Eu disse que continuaria, e estou aqui de volta para falar de mais um jogo das garotas ninjas e o protagonista atrapalhado. Apesar de saber que vou ser muito zoado, mas como disse na outra postagem, estou pouco me preocupando. Diferente de algumas pessoas que escondem seus gostos e preferências que não seguem o ditado pela cultura mainstream, eu não me importo em seguir moda, e gosto daquilo que gosto. Fiz a primeira postagem sobre o Moe! Ninja Girls, joguinho de celular que acho simpatico e divertido para passar o tempo nessa minha vida corrida, e agora volto aqui para escrever um pouco sobre sua "sequência" lançada neste ano, o Moe! Ninja Girls RPG.

Antes de mais nada, por que diabos o nome do jogo tem esse "Moe"? Tem alguma coisa a ver com o dono do bar nos Simpsons ou os Três Patetas? Mas na verdade é um termo japonês que se refere a fortes sentimentos de afeição por alguém ou alguma coisa. Ou seja, nesse jogo o protagonista (e provavelmente o jogador) adora meninas ninjas. Pronto, já explicado o porquê do "Moe" do título. 

Esse jogo foi lançado neste 2020 e traz os mesmos personagens que os fãs conhecem, além de alguns novos também. Enquanto o original era um visual novel, onde você lia uma história com várias opções pelo caminho, aqui temos algo diferente. Mas, apesar do nome, não é exatamente um RPG clássico, tipo Final Fantasy ou Phantasy Star, embora traga alguns elementos que vemos nesses jogos que fizeram sucesso no passado. Pessoalmente, ainda prefiro mais o jogo original, mas este aqui consegue ser divertido também à sua maneira. Destaco que hoje este aqui só está disponível em dispositivos móveis, diferente do Moe! Ninja Girls inicial, que também está disponível via Facebook e Stream. 

Ah, e recomendo olhar a postagem do primeiro Moe! Ninja Girls, pois não vou ficar reescrevendo tudo de novo.

Antes de começar, cabe ressaltar que o RPG não é necessariamente uma continuação do jogo anterior. Na verdade, ele funciona mais como um reboot da história. Apesar de muitos elementos terem sido mantidos, há algumas diferenças em relação ao que já vimos. Honestamente, é algo que em parte funciona, cria como se fosse uma nova história trazendo os mesmos personagens, que é interessante especialmente para um público mais recente, que não conhece ainda a trama do visual novel. Por outro lado, para aqueles que já estão acostumados com a história, tem horas que fica meio estranho, especialmente por conta de uma ansiedade sobre se tudo que aconteceu voltará ao RPG. 

Mais uma vez, o jogador personifica Kazuki Araya, um adolescente que é também um ninja lendário, sempre se enrolando com as mulheres e que curte as mesmas nerdices do jogo anterior. Mas agora temos um início de história diferente: em vez de ter fugido de sua vila para levar uma vida normal de estudante, dessa vez Kazuki é encontrado antes de fugir pelo seu pai, que decide então enviá-lo para investigar o sumiço do diretor da escola de Mizaki.  

O estilo de jogo de MNGRPG (vamos de sigla, que significa Moe! Ninja Girls RPG) é bem peculiar, e como o seu predecessor possui vários modos extras. Na prática, ele lembra um pouco um visual novel, onde temos as temporadas, cada uma delas com seus capítulos, compostos por múltiplas partes. Em cada uma delas, temos uma história no mesmo estilo do primeiro jogo, de forma bem linear e apresentando algumas perguntas de múltipla escolha no meio do caminho, embora elas não tenham o mesmo efeito do jogo anterior (pelo menos até onde percebi), apenas influenciando pontualmente no texto que vai ser mostrado. 

Claro, trazendo também aqueles momentos bizarros e situações absurdas que vemos apenas nesse tipo de jogo, mas sem nada muito explícito, como esperado. É só ver a expressão de WTF da pequena Myu à esquerda, quando Akari compartilha informações demais sobre suas roupas de baixo.

Uma diferença é que essa história é acompanhada em um mapinha, mostrando diferentes localidades da cidade ou da escola. Embora exista sempre o local onde se deve ir para avançar na história, existe sempre a possibilidade de revistar outros lugares por onde você já passou. Não exatamente para reler a história, mas por conta das batalhas.

Isso mesmo, a principal diferença é que na grande maioria das partes, há também um combate. E que é a grande novidade de MNGRPG. Existem as batalhas que fazem parte da história em si, como se fossem as missões principais de um RPG, que devem ser concluídas para que você avance (e que não podem ser jogadas de novo). E também existem combates genéricos em cada um desses locais, com três níveis de dificuldade.

Não tem como não começar sem falar de como o combate funciona, que lembra muito o estilo dos RPGs de videogames mais antigos. Aqui você monta uma equipe composta pelas meninas ninjas (pois é, Kazuki não participa aqui), sendo que três delas representam o time inicial e é possível levar até três reservas, que substituem as titulares caso sejam derrubadas. Cabe ressaltar que uma vaga é destinada à personagem de um amigo: ou seja, há aqui um fator social maior, e é importante adicionar pessoas na sua lista de amigos do jogo, principalmente aqueles com personagens fortes.

Antes de falar da mecânica do combate, é legal comentar um pouco sobre como a equipe é montada. O conceito é bem particular, onde você já começa com todas as meninas ninja (quinze ao todo), mas você poderá acumular novas roupas, cada uma com suas características de combate. Assim, na hora de montar a equipe, você escolhe cinco das garotas, cada uma com sua respectiva roupa e equipamentos. Isso quer dizer que na prática não podem haver personagens repetidas, embora essa restrição não se aplique à personagem "convidada" do seu amigo. Nessa tela é possível ver também a pontuação de XP acumulada da heroína e da roupa, bem como a energia da mesma.

Aliás, uma pequena dica: por padrão a personagem de apoio do amigo fica na reserva, mas é possível remanejar as meninas na equipe. Como muitas vezes essa ninja será muito forte, vale a pena movê-la para o time titular. Algo que eu só percebi algum tempo depois... Outra dica é observar que você pode preparar até dez formações diferentes, assim fica mais fácil deixar times mais fortes neste ou naquele aspecto.

Na prática cada "roupa" funciona como um personagem, e existem diferentes características que se dividem em dois grupos. Começando com o mais difícil, que são as classes das personagens que caracterizam os melhores atributos de cada uma, identificados por um símbolo específico. Considerando os nomes em inglês, para que fique mais fácil entender no jogo, temos cinco classes: o attacker (espada) tem mais força para ataques físicos, o mage (pergaminho) possui mais pontos para as magias, o tank (leque) tem mais resistência física, o healer (cajado) possui poderes que recuperam a energia da equipe e o ranger (shuriken) possui capacidade de ataques de longa distância. Mas na prática essas classes não possuem muita influência, geralmente vão apenas restringir o tipo de armas que podem ser equipadas e algumas técnicas que são ativadas automaticamente no início do combate.

Aí é que temos a categoria de maior influência, que são os elementos. Cada roupa possui também um elemento associado, parecido com o que havia no outro jogo. A grande novidade é que em MNGRPG existe uma certa relação entre esses elementos, em que uns são mais ou menos efetivos contra os outros, algo fundamental a ser observado em uma batalha. São cinco poderes, que se relacionam conforme a imagem abaixo, chamada no jogo de "ciclo de Bodhi". Sei lá por quê.

Assim, Spirit (fogo vermelho) é mais forte contra Technique (shuriken verde), que por sua vez é mais forte contra Vitality (punho azul), que se sobrepõe ao Spirit; por sua vez, os outros dois poderes, Truth (estrela laranja) e Illusion (lua roxa) são mutuamente superiores um ao outro. Para os três poderes da esquerda, existe também um efeito contrário, em que um elemento será pouco efetivo contra outro, seguindo o caminho oposto das flechas. Ou seja, o Spirit vermelho é fraco contra o Vitality azul, e assim por diante.

Por algum motivo, parece um pouco com um jogo de pedra-papel-tesoura. Mas, como são cinco elementos, está mais para pedra-papel-tesoura-lagarto-Spock, do Big Bang Theory.

Dessa forma, cada personagem terá várias roupas, e cada uma delas será uma determinada combinação de classe e elemento. Uma ideia que pode ser confusa no início, pois geralmente estamos acostumados com jogos de RPG onde cada personagem é única, enquanto que aqui cada ninja tem várias versões, mas que acho que funciona bem depois que você entende. Melhor do que dezenas de personagens para escolher. As roupas também se classificam em níveis, identificados pelas estrelas e cores de fundo.

Breve comentário, essa imagem de cima foi tirada após uma grande revisão do jogo, onde as roupas de níveis mais elevados aparecem com fotos especiais. Claro que eu não iria refazer as outras imagens mais antigas, mas em nada afeta o entendimento. 

Além da classe e elemento, existem diversas estatísticas que caracterizam cada roupa. O HP é bem auto-explicativo, indica a quantidade de pontos de energia que a personagem possui. A agilidade indica o quão rápido ela poderá realizar ações (falo mais disso no combate em si), um dos atributos mais importantes. Por fim, existem habilidades para os dois tipos de ataques principais, os físicos e os mágicos (que em alguns momentos se referem como "shinobi"). Para cada um, há estatísticas relacionadas ao ataque, à defesa e à probabilidade de realizar ataques críticos. Além disso, cada personagem pode equipar três objetos, sendo uma arma associada à sua classe, e dois itens que dão alguns pontos adicionais em determinadas estatísticas. E cada um deles também disponibiliza habilidades especiais inerentes à personagem, como ampliar a velocidade dos aliados ou a defesa contra ataques mágicos. 

Se não bastasse tudo isso, as personagens possuem também golpes especiais, que se dividem em dois grupos. Os skills são ações medianas, que você já começa a batalha com a possibilidade de executá-las, mas após um uso é necessário aguardar algumas rodadas para que ela esteja disponível. Por sua vez, os limit breaks são ataques fuderosos, e que só podem ser realizados após acumular uma energia específica. Funciona um pouco como aqueles especiais que vemos em jogos de luta como Street Fighter, a barrinha de energia aumenta um pouco a cada rodada, mas ganha uma quantidade mais significativa se a personagem levar umas porradas. 

Se eu entendi bem como funciona, os skills são específicos de uma roupa, e podem ser melhorados com itens de upgrade, e além disso novas habilidades aparecem quando ela sobe de nível. Os limit breaks são específicos de um personagem, independente da roupa que esteja usando. 

Pois bem, depois dessa longa explicação, chegou a hora de falar dos combates de fato. Antes da peleja, você consegue ver quais são os adversários que você vai enfrentar, especialmente os elementos mais fortes dos inimigos. Também é possível saber quais os itens que podem ser ganhos e em alguns casos as condições necessárias para a pontuação. MNGRPG segue o mesmo estilo de muitos joguinhos de celular de hoje em dia, em que há uma pontuação de uma a três estrelas que pode ser acumulada de acordo com determinados critérios. No caso, sempre serão os seguintes: vencer o combate, não perder nenhum lutador e usar um determinado elemento sobre um inimigo que seja vulnerável a ele. Cumpra as três missões e serão três estrelas, e mais prêmios de bônus. 

E para os combates que possam ser jogados de novo, acumular três estrelas habilita a possibilidade de skip, onde você vence a luta automaticamente e ganha todos os prêmios, consumindo tickets específicos. Indispensável pra ganhar XP e itens.

O combate é relativamente simples. Cada lutador possui duas barrinhas, sendo que a primeira azul é do HP e a segunda laranja é que determina quem está pronto. Aqui é que a agilidade entra em cena, pois quanto mais ágil for a bonequinha, mais rápido ela estará pronta para fazer alguma coisa. Aí basta escolher se será um ataque simples, se vai usar uma habilidade especial ou, caso seja possível, usar o limit break. Em alguns casos, será necessário escolher o inimigo. Pequenos símbolos sobre a cabeça da personagem indicam poderes especiais que ela tenha, e é possível ver também os elementos de cada um. Os combates são compostos por ondas, geralmente até três, e o objetivo é simples: derrotar todos os inimigos. Por sua vez, se uma de suas ninjas é derrotada, a primeira reserva entra, e caso toda a equipe seja vencida, você perde.

Não havia comentado ainda, mas além dos ataques principais, existe também um botão lá no alto à esquerda, que é a habilidade do jogador. Parece que Kazuki fica na verdade "nos bastidores" enquanto suas amigas vão pra porrada (não sei se as feministas vão achar isso uma postura machista ou vão aplaudir empoderamento feminino), mas em alguns momentos ele pode usar poderes especiais para ajudá-las. Basicamente, são três "magias" que podem aumentar a força e a defesa das meninas ninja, reduzir a força e a defesa dos inimigos da onda ou recuperar energia das personagens em combate. Todas elas começam disponíveis no início do combate, e possuem um cooling time para que possam ser usadas de novo.

Importante observar que existem diferentes "grupos" de magias que você pode escolher para Kazuki antes da batalha. Embora todos os três grupos tenham as mesmas habilidades especiais, a eficiência de cada uma é diferente. Geralmente, temos uma que será a mais forte, outra mediana e a terceira é a mais fraca. 

Existe também o poder de sua espada ninja, a Kamuy (que sequer citei na outra postagem). São poderes diferentes, que consomem uma energia baseada em soul, com limite de três. E essa é recuperada bem lentamente, a taxa de um quadradinho por dia. Um deles permite recuperar a energia de todas as suas amigas derrotadas. Algo como um "continue" para as batalhas mais difíceis. Só pode ser usado depois que todas foram derrotadas, consumido três souls ou então diamantes, uma das moedas do jogo. 

Acho que já falei muito do combate. Mas é mesmo a modalidade principal do jogo. Após cada luta vencida, as personagens, suas roupas e itens ganham XP, Kazuki também ganha uma pontuação de experiência e logicamente tem a pilhagem, com os itens acumulados após a vitória. 

Assim, MNGRPG acaba sendo bem curioso no seu estilo, pois em alguns momentos parece que temos um visual novel como no jogo original, mas incluindo um pouco mais de ação com os combates. Funciona bem, especialmente pelo fato da trama do RPG ter bem mais combates que no primeiro jogo. Mas há certos momentos em que as lutas são meio absurdas, sem muito motivo. Tanto que em diversos momentos os próprios personagens, que parecem perceber que estão em um jogo, falam de como toda hora eles precisam sair na porrada pra resolver alguma coisa.

Pelo menos essas piadinhas quebrando a 4ª parede compensam o ridículo de que eles brigam entre si toda hora. Além dos combates da história e as missões extras, em MNGRPG existem lutas nos desafios diários, além dos costumeiros eventos que trazem uma história em paralelo, como acontece no MNG prévio. 

Mas no fundo o jogo tem uma pegada diferente do original, com todo aquele esquema de fortalecer sua equipe. Vejo que já estou me alongando muito, e ainda não falei dos personagens do jogo, mas acho que é legal comentar sobre algo mais a respeito de toda a mecânica do RPG, que envolve fortalecer sua equipe de ninjas.

E antes disso vale falar sobre os recursos do jogo, onde há um monte de coisa para ser acumulada. São na verdade seis principais "moedas", que aparecem no topo da janela. Diamantes e dinheiro (também chamado de "Niney") retornam do jogo original, e são as moedas principais a serem suadas para comprar itens na loja. De maneira semelhante, MNGRPG é relativamente generoso com os diamantes, que representam a moeda premium, mas com um detalhe curioso em que o jogo diferencia aqueles que foram adquiridos "de grátis" e quais que exigiram você usar dinheiro de verdade. Pois certos itens só podem ser comprados com diamantes "pagos", uma sacanagem na minha opinião.

Os outros quatro são na verdade recursos. Os dois mais importantes são as pedras sagradas e os tecidos, já que as primeiras são consumidas para participar das batalhas e os segundas servem como principal componente na hora de consertar as roupas danificadas em combate. Ou seja, são recursos que tendem a ser consumidos com muita frequência. Completam a lista o aço e a poeira de ouro, que são usados em diversas ações como construir e reparar itens, mas em menor quantidade. Há logicamente outros itens que são usados no jogo, mas vou falando a medida que forem aparecendo.  

Como acontece em RPGs típicos, não basta só sair na porrada com os inimigos, mas também fazer um gerenciamento das roupas e itens que você possui. Além de poder ganhá-los após as missões, existe uma área de "construção" onde você pode usar recursos para criar uma roupa ou item, consumindo também tickets específicos, os manuais de construção. Não tem como escolher qual você vai construir, é totalmente aleatório, mas existem eventos que aumentam as probabilidades de determinadas roupas. Algo legal é que uma vez por dia é possível criar uma roupa e um item somente assistindo a um vídeo de um patrocinador, sem consumir recurso nenhum. Sei que é merchandising barato, mas pelo menos é uma forma de ganhar itens facilmente.

Comento que no início a produção desses itens levava tempo, geralmente proporcional ao nível da roupa ou item, sendo possível acelerar o processo por meio de um ticket expresso de construção. Mas hoje já não tem mais isso, e você ganha seu presente de forma imediata. O que incluíram é a possibilidade de construir dez de uma vez, que assegura pelo menos uma roupa/item de nível elevado.

Outra coisa importante é aumentar o nível desses itens. Após cada batalha você ganha XP, sendo que parte deles é destinada à roupa, outra parte aos itens que suas ninjas carregam (eu imagino) e tem ainda a pontuação de bond, que é específica da personagem (lembra que cada menina tem várias roupas). E outra forma de melhorar seu inventário é por meio das ações de upgrade. Você pode melhorar as roupas, seus skills especiais, as armas e os itens de apoio consumindo recursos específicos. 

São três recursos principais, destinados a acessórios, armas e roupas respectivamente, e que podem vir em diversos níveis (quanto maior o nível, mais pontos de upgrade). Além disso, podem existir recursos que são específicos para determinados itens, dando pontos de bônus. Dá também para usar outras roupas e itens como material de consumo se estiver sobrando. Independente do que você use, cada recurso fornece mais pontos de experiência que podem ser usados para subir o nível.

Com o detalhe que as personagens e suas roupas possuem limitadores de aumento de nível (minha tradução porca de level cap). Por exemplo, você pode ir aumentando os níveis de uma determinada roupa até um limite de 20, a partir do qual recursos consumidos não vão contribuir de nada. Para aumentar ainda mais o nível, é necessário realizar um breakthrough, que nada mais que é usar certos itens especiais para que o limite de nível seja liberado. Para as roupas, é necessário usar duplicatas da mesma ou itens "coringa" que servem para qualquer uma, e para as heroínas é necessário ter uns galhos de árvore, um dos itens mais difíceis de se acumular.

Além de melhorar as estatísticas, fazendo um breakthrough geralmente é liberada alguma habilidade especial adicional. E também você terá acesso a mais uma história extra, como vou falar adiante. 

Por fim, existe outra forma de aumentar a experiência e ganhar recursos, que é através do treinamento. Existem três modalidades, focadas em diferentes objetivos (acumular itens para upgrade de armas, ganhar recursos e aumentar o XP da personagem), com diferentes missões. Basta escolher uma heroína e até três roupas para treinar, e o treinamento inicia. 

Na prática o treinamento é como uma missão "externa", onde as personagens ficam bloqueadas em uma tarefa que dura um determinado período de tempo. Por essa razão, existem três níveis de dificuldade do treinamento, que duram 1, 4 ou 8 horas. Como esperado, quando mais demorada a missão, mais recursos são ganhos, mas também será necessário atender pré-requisitos mais exigentes (como ter pelo menos uma roupa com nível X). É possível usar tickets expressos, que terminam a missão imediatamente, ideal quando você precisa liberar uma determinada personagem para jogar. 

O gerenciamento de seu inventário envolve outras atividades além dos upgrades. Sempre vale a pena dar uma olhada na loja, onde itens podem ser comprados por diamantes ou então trocados por algum recurso específico. Isso é extremamente comum nos eventos paralelos, onde é possível acumular alguma "moeda" específica que pode ser usada para trocar por itens promocionais. Tipo, recentemente houve um evento baseado no Halloween, onde dava pra acumular abóboras que podiam ser usadas para comprar algumas armas e roupas temáticas. E claro, a grana estando curta, sempre dá vender o que estiver ocupando espaço no inventário.

Vale ressaltar um outro ponto específico para as roupas. Mesmo não tendo nada muito explícito, em MNGRPG não falta uma pequena pitada pervertida, para a alegria dos meladores de cueca. Caso suas ninjas levem muita porrada nos combates, suas roupas acabam rasgando, e de forma mais evidente que nos bursts no jogo anterior.

É, agora começou a ficar interessante...

Cada roupa possui dois níveis de dano progressivos, que são acumulados quando elas terminam a luta com pouco HP. Nessas condições, a energia da roupa que eu falei lá em cima começa a cair. Essa energia pode ser considerada como uma "blindagem", e quando ela se reduz isso impacta na capacidade de defesa da personagem, que fica evidenciada por suas roupas rasgadas.

Claro, é diferente dos RPGs clássicos que conhecemos, onde é comum que as melhores armaduras, armas e acessórios das personagens femininas sempre cubram menos o seu corpo. Aliás, uma das piadinhas que o próprio jogo faz.

Embora a tentação de manter suas ninjas quase despidas possa ser grande para alguns, não é indicado deixar essa energia muito baixa, pois significa menor capacidade de defesa e de ataque. Inclusive, se a energia da roupa cair demais, você será obrigado a consertá-la. Nessas horas, é necessário ir na "costureira" para consertar a roupa, consumindo recursos (em especial o tecido). Pra completar, o conserto leva um certo tempo a ser concluído, deixando a roupa selecionada indisponível para uso. Tanto o tempo necessário para terminar o conserto como a quantidade de recursos é proporcional ao dano acumulado, e essa é a principal razão para evitar que suas ninjas rasguem as roupas. E como acontece com o treinamento, existem tickets expressos para arrumar a roupa imediatamente.

Em um primeiro momento, MNGRPG pode parecer um pouco difícil, especialmente para aqueles que estavam acostumados a combates com um clique e meia dúzia de estatísticas simples, como acontecia no título anterior da série. Mas o elemento de combate cria uma maior interação do jogador, que sente que estará fazendo alguma coisa. Fica mais com a cara de jogo mesmo, em vez de uma simples história com perguntas de múltipla escolha. Na minha opinião, um ponto positivo.

Antes de entrar na parte das biografias, vale a pena comentar sobre uma outra modalidade disponível em MNGRPG, que é a interação com as personagens. Além de você ter como escolher a sua favorita para ficar na tela inicial, há uma seção de comunicação e memórias.

A parte de comunicação em um primeiro momento pode parecer como um ambiente destinado aos jogadores solitários que não têm namorada e que possam querer conversar com uma das ninjas. Sim, há isso sim, clicando sobre a personagem ela vai falar alguma coisa, e em alguns momentos interagir com você com alguma pergunta. Mas é um lugar onde podemos ler a biografia de cada uma delas, ver as animações "chibi" do combate, as estatísticas da roupa e até um pouco de seu perfil.

Outra coisa que você pode fazer é dar presentes para a garota. Aqui existe um certo propósito, pois dando um presente você aumenta a pontuação de bond da heroína. Os presentes são encontrados após os combates, e vale ressaltar que cada personagem tem as suas preferências, existem coisas que vão deixá-la mais feliz do que outras, e consequentemente dar mais pontos. Antes era algo que você tinha que descobrir (ou olhar em algum site de dicas na Internet), mas hoje o jogo mostra uma carinha feliz ou triste, se aquele item for algo que a menina goste ou não. 

Interessante como essa aí parece não curtir muito uma sopa, preferindo ração de cachorro... Bom, cada um com suas preferências gastronômicas...

E a outra forma de interação é por meio das histórias. Além de ser possível reler os capítulos da história principal e dos eventos especiais, assim como ver algumas fotos que podem ser adquiridas ao longo do jogo, dá pra ler historinhas específicas de cada personagem. Existem as histórias da personagem em si, mas também uma para cada roupa. Aqui é que entra o breakthrough, pois cada uma tem várias partes, e que são liberadas a medida que você sobe o nível da heroína ou roupa. 

Não é obrigatório ler essas histórias, que são tramas em paralelo como acontecia no jogo original, indo desde situações mais comuns, como ir numa festa, até contos fantasiosos de monstros e fantasia (todas com alguma situação pervertida no estilo que já conhecemos nesse jogo). Mas há uma grande motivação para ler essas historinhas: pois terminando de ler uma delas pela primeira vez, diamantes são recebidos. Se você não tem paciência, basta clicar no botão de skip; mas eu pessoalmente acho legal, pois são histórias bem engraçadas e divertidas, e que servem para você conhecer melhor cada uma das ninjas.

Enfim, como de costume eu destrincho bem os jogos que eu falo aqui no site. E chegou a hora de falar dos personagens do MNGRPG. A começar pelas heroínas, lembrando que aqui pode ser que tenha algum spoiler, embora o jogo seja ainda muito recente. Afinal, ele não tem sequer um ano desde que foi lançado, e estamos no momento com quatro temporadas da história principal.

O ponto a se comentar de novo aqui é que MNGRPG não é uma continuação do jogo anterior. Assim, embora as personagens mantenham suas principais características, algumas mudaram um pouco em relação ao visual novel, pelo menos na forma como Kazuki as conhece. Por exemplo, a ordem na qual as garotas ingressam no "Ninja Seeking Club" é totalmente diferente. No momento, são quinze heroínas no jogo, que podem ser usadas nos combates e nas telas de personagens.

Lembrando, pode ser que eu fale algum spoiler por aqui. Então, leia por sua conta e risco, ou se contente apenas em ver as imagens.

E comento também que nesse jogo as sprites são um pouco diferentes do primeiro jogo, sendo divididas em vários pedaços. Tudo isso para que elas sejam animadas (as personagens principais piscam os olhos e movem a boca durante o diálogo), dando um toque especial na jogabilidade. O mesmo vale para as bonequinhas chibi (termo usado para esses desenhos tipo Meninas Super-Poderosas), embora nas telas de resumos de estatísticas das roupas seja possível encontrar versões estáticas. 

Estava pensando até em colocar fotos das roupas, mas como o jogo ainda é novo e tais fotos são raras, preferi recorrer às imagens do jogo anterior... até porque mesmo as personagens novas do RPG fizeram uma ponta em algumas histórias do visual novel.  

No MNG original, eram nove personagens principais com quem Kazuki interagia mais diretamente. Todas elas voltaram ao MNGRPG, mas uma delas passou a ser uma personagem secundária e não ganhou o status de heroína. Por sua vez, duas coadjuvantes do primeiro jogo ganharam uma promoção e se tornaram personagens com maior participação na história, além de estarem disponíveis para a formação da equipe. E pra completar o time, cinco novas personagens foram apresentadas neste jogo.

Começando com a sorridente Akari, que praticamente repete todo seu estilo cuti-cuti e empolgada do outro jogo. Embora tenham reduzido um pouco a sua ansiedade por ninjas, ela também está na mesma turma de Kazuki e é uma das primeiras a se juntar ao clubinho. Descobre também que é filha de uma ninja, e da mesma maneira tem aquela sua voz insuportável que acaba com os tímpanos de todos. A única coisa que pelo menos ainda não apareceu foram os seus poderes ninjas, especialmente por conta daquela pedra preciosa chamada Izumo (que até agora eu sequer citei) que ela possui.

Novamente, uma das melhores amigas de Akari é Enju. Também não mudaram muito a sua história, fazendo parte do conselho estudantil e sendo sempre aquela que quer ser certinha e comportada. Descobrimos mais cedo que ela é uma ninja e faz parte de uma família poderosa, e que como Kazuki está investigando o estranho sumiço do diretor. Por fim, não iam deixar de incluir seu estilo "tsundere", sendo a típica personagem que está sempre emburrada com a vida e xingando Kazuki, mas que no fundo esconde uma personalidade meiga.

Aqui começa a mudar um pouco em relação ao MNG. Ricka também é da mesma vila de Kazuki, mas em vez de ter sido enviada para assassiná-lo, ela na verdade é encaminhada para a cidade de Mizaki para ajudá-lo com a missão, especialmente pelo pai de Kazuki achar que ele está demorando demais. Tanto que ela só surge na 2ª temporada. Segue sendo a mesma menina calada, que gosta de videogame e fried noodle hotdogs, que novamente a motivam a largar a missão e seguir na escola. Outra diferença é que Ricka parece ser um pouco mais inexperiente, e acaba ganhando uma mentora.

E a mentora dela é Myu. Sim, de certa forma inverteram os papéis, onde a baixinha se torna mestre de Ricka, simplesmente porque ela tem medo de fantasmas, e Myu por sua vez continua sendo uma fanática por filmes de terror. Mas é apenas por isso, pois ainda não vimos muitos poderes dela, que segue com seus momentos de ficar chorando quando está envergonhada. Outra diferença marcante é que Fuu, o coelho chato e respondão do jogo anterior, não apareceu, pelo menos por enquanto (ou se apareceu, quase nem percebi). E, consequentemente, não temos ainda a versão adulta de Myu, mas pode ser que ela apareça mais pra frente. 

A próxima da lista que retorna de MNG é a sedutora Tengge. Essa não mudaram muito, continua sendo amiga de Enju e faz parte do conselho estudantil, e sempre aparece com suas tiradas insinuantes que deixam Kazuki todo vermelho. Até o momento não vimos o seu fã-clube, o que leva a imaginar que Tengge perdeu um pouco a pouco a popularidade na escola, ou pelo menos no jogo. Faz parte da mesma organização ninja que Enju, participando da investigação sobre o desaparecimento do diretor.

Chegamos à Yamabuki, aquela que sempre está de zoação. Mas ela perdeu muito de sua pegada cômica no RPG, limitaram bem as suas piadas, perdendo muito de seu charme na minha opinião. Também faz parte do clube de quadrinhos e admite ser uma ninja muito mais cedo na história, também se unindo ao clube. Começa até como uma adversária, sendo controlada por um inimigo. Quanto ao segredo que ela guardou durante muito tempo no jogo original (e que eu não vou falar), ainda é muito cedo para saber se vão repetir a dose no RPG. 

Lily é outra ninja que retorna no RPG. Diferente do jogo anterior, ela não faz sua estréia querendo arrancar fora a cabeça de Kazuki, mas sim se junta às suas aliadas Enju e Tengge na busca pelo diretor e em outras missões. Outra que surge na 2ª temporada, bem mais cedo em relação ao MNG, e no final da 3ª ela ingressa na escola de Mizaki e consequentemente no clubinho que procura por ninjas. É a mesma Lily fria e serena, buscando colocar ordem nos momentos de bagunça, e atua como protetora da andróide Cy.

Por fim, Nanao é a última das heroínas do jogo original que manteve seu status de personagem principal. Em termos de personalidade, segue a mesma menina inteligente e que pratica arco e flecha, escondendo seu lado nerd que ama séries e mangas. Mas sua história foi bem alterada em relação ao primeiro jogo: Nanao faz uma ponta na 2ª temporada, enquanto está avaliando escolas para se transferir, e na 4ª temporada que saiu recentemente (e que ainda não joguei) vemos que ela ingressou na escola de meninas de Ochatomizu. Mas parece que no final ela acaba mudando para a escola de Mizaki e ingressa no clube, sendo novamente a integrante mais nova.

E essas são as personagens que voltaram do primeiro jogo e seguiram como heroínas. Ou seja, Hotaru perdeu seu posto no elenco principal, para a tristeza dos seus fãs... De qualquer forma, ela aparece como personagem coadjuvante a partir da 4ª temporada, e quem sabe os produtores não mudam de ideia e a colocam no time principal? Embora eu duvide muito, pois considerando a natureza do RPG onde o fator combate tem destaque, provavelmente uma menina que não é ninja não teria muito espaço. Desculpe, Hotaru... Mas pelo menos você vai aparecer por aqui.

Se por um lado tivemos uma baixa, duas personagens coadjuvantes do jogo original foram promovidas à condição de protagonistas. Começando com a pequenina Cy, especialmente para aqueles jogadores que gostam de fortes emoções com o FBI. Ela aparece na 2ª temporada e a princípio não tem noção de que é uma andróide, mas acaba descobrindo a verdade após alguns capítulos. Diga-se de passagem, sua história, que serve de tema principal da 3ª temporada, faz "escorrer suor dos olhos". No final, ela acaba ingressando na turma de Myu e no clube que caça ninjas.

E outra que voltou é Kikuko. A anciã que misteriosamente é eternamente jovem e que usa tapa-olho ganhou maior destaque no RPG. Continua sendo a mentora de Kazuki e a presidente do conselho estudantil, embora prefira largar suas obrigações para ficar jogando videogame em seu esconderijo secreto. Aparece desde o início do jogo como uma das primeiras integrantes do Ninja Seeking Club e em certos momentos compartilha sua experiência... quando se lembra. E algo que foi mantido é o seu mau humor, sempre se emputecendo quando Kazuki a chama de velha.

Estas são as dez primeiras heroínas, todas elas que voltaram do MNG original. Mas não bastaria trazer apenas caras conhecidas para atrair o público, especialmente aquele que estava vindo do outro jogo. São cinco novas personagens que se juntam ao time. E que já tinham aparecido em algumas oportunidades pontuais no visual novel.

Começamos com Oka, que é a primeira personagem que aparece no jogo, inclusive ajudando o jogador com os tutoriais. Nativa da mesma vila de Kazuki, é enviada pelo pai dele para ajudá-lo na missão, se matriculando na mesma turma. É uma menina doce e carinhosa, e até um pouco ingênua, por não estar acostumada com a realidade mundana de uma grande cidade. Olha para Kazuki com muita admiração, a ponto de ser quase como uma guarda-costas dele. E pra completar, ela possui um cachorro chamado Komainu, que ajuda nos momentos em que precisam buscar pistas ou procurar alguém. Pelo menos, ele não fala e age como um cachorro de verdade. Uma ninja capaz, que ajuda o protagonista em diversos momentos.

A próxima é Yozuki, que também aparece no início do jogo. Outra colega de turma de Kazuki, e que parece ter tomado o amor descontrolado por ninjas que Akari tinha no jogo original. Hiper-ativa ao extremo, muitas vezes falando até demais, é a fundadora do Ninja Seeking Club para encontrar ninjas juntamente com Kazuki, por quem se apaixona perdidamente. Tudo isso motivado por histórias de sua mãe, que diz que Yozuki tem sangue ninja em suas veias, motivando-a a ir para o Japão. Pois ela é uma estudante de intercâmbio, aparentemente vinda dos Estados Unidos (depois você vai entender por quê), e que adora conhecer a cultura japonesa.

Vamos seguindo, e a ninja seguinte é Ran. Já começo dando um certo spoiler, mas que é relativamente pequeno e que é bem sabido, especialmente quando lemos seu sobrenome: ela é neta do diretor, e que também está querendo encontrá-lo. Faz o típico estilo de menina rica e mimada, vivendo em uma mansão e achando que pode resolver tudo com um punhado de dinheiro, mas que depois "cai na real" e passa a respeitar mais as pessoas. Acaba se juntando ao clube para seguir com a missão de resgate de seu avô. É uma ninja um pouco inexperiente, e que tenta provar que é capaz de se defender sozinha, mas em diversas oportunidades precisa ser salva por Kazuki. 

A próxima heroína é uma das minhas favoritas nesse jogo, por conta de seu jeitinho meigo. Waka é uma menina tímida, também da turma de Kazuki, mas que passa a maior parte do tempo escondida em seu quarto no alojamento das meninas. Trancada ali dentro, sua diversão é gravar vídeos para seu canal do ViewTube (a versão do jogo do famoso site de vídeos), e para isso se veste como ninja, sem nunca ficar claro se ela é mesmo ninja. Mas é muito desastrada e nunca consegue views. Se cansa muito fácil e costuma ser mais chorona do que Myu, mas que eu pessoalmente acho muito gracinha. Sua piada recorrente é sempre querer gravar algo com sua câmera pra colocar no canal, sempre nas situações mais constrangedoras e sendo interrompida por Kazuki.

Por fim, chegamos na última nova personagem, a baixinha Iori, única que aparece somente a partir da 2ª temporada. Apesar da baixa estatura, ela está na mesma turma de Tengge e Lily, e sempre quer bancar a mentora dos colegas mais novos. Também faz parte do clube de ciências, onde mexe com aqueles típicos experimentos que nunca dão certo, terminando em uma nuvem de fumaça ou com uma explosão. Logo se interessa pelo clube ninja, embora ainda não tenha demonstrado muitas habilidades físicas, Iori sempre tenta ajudar com sua inteligência. E, por conta de ser uma baixinha relativamente bem-dotada, motivo constante de zoações que ela sofre, chega a me lembrar da Bernadette do Big Bang Theory.

Mais uma referência à famosa série nerd aqui no post. 

Personagens secundários também estão nesse jogo, mas o fato da história ainda estar muito recente não há um elenco tão extenso assim. Além do diretor Kuzuryu, a mãe de Akari, a sorridente Mari, e a presidente do conselho estudantil da escola de meninas de Ochatomizu, a magnata Venus, estão no RPG também.

Pra citar outros que eu já vi que voltaram, temos o pai de Kazuki, sempre lamentando o fato de seu filho ser um mané, o velho Tycoon, avô de Enju e líder da organização chamada Obnubi, e a bizarra Zina, que é responsável por cuidar de Cy.

Mas também tem alguns personagens exclusivos do RPG, embora a presença deles seja bem restrita, pelo menos até o momento. Yasuna é um padre cheio de bondade e por quem todas as meninas se apaixonam (mas que guarda um segredo bem peculiar. Depois temos Maro, que é um crítico de comida tipo o Jacquin e também divulga palestras de auto-ajuda, mas que é na verdade um vilão que tem um poder bem bizarro. E Hibiki é o primeiro inimigo que o clubinho enfrenta, um sujeito imortal mas que é facilmente derrotado pelos adolescentes e logo é tirado do jogo.

E outros personagens ainda menores... Eu ainda mal comecei a 4ª temporada, deve ter mais gente como coadjuvante na história. Sem falar que MNGRPG ainda é bem novinho, se comparamos com o jogo original que já está chegando em 30 temporadas (aliás, daqui a pouco falo um pouco a respeito dessa temporada). 

Mas... quem conhece o MNG deve estar sentindo falta de alguém...

Isso mesmo. O desajeitado e azarado John, amigo do Kazuki do jogo anterior, não está no RPG. E para muitos, uma ausência ainda mais sentida do que a Hotaru, não necessariamente por conta do público que torcia para uma relação gay entre o protagonista e seu amigo. 

O engraçado é que há uma explicação para o sumiço do sujeito. Quem leu a primeira postagem se lembra que ele era um aluno de intercâmbio, provavelmente vindo dos Estados Unidos (embora não seja formalmente dito que ele veio de lá), e que se empolgava com toda a cultura japonesa e ninjas. Muito semelhante a Yozuki, uma das ninjas novas do jogo, que também é uma estudante de intercâmbio que foi para o país oriental. Já percebeu? Bom, acho que fica melhor escutar a explicação dela mesma.



Pois é... John estava pra viajar para o Japão, mas por conta do mau tempo ele sentiu uma caganeira e foi retirado do programa da intercâmbio. Com isso, Yozuki, que era a próxima da lista, ficou com sua vaga. Sem dúvida foi uma sacada original e bem bolada para justificar a ausência do John no novo jogo, mostrando que o RPG é realmente um reboot da série original, quase como um universo paralelo, como tem nos quadrinhos da Marvel. 

Vamos ver se vão voltar com John do MNGRPG de alguma forma, pois eu também acho que ele faz falta. Afinal de contas, Kazuki é o único varão no clube, rodeado por quinze garotas, e tem horas que seria engraçado ele ter um amigo para tornar certas situações mais engraçadas. Mas, de forma semelhante que penso sobre a Hotaru, no fundo eu acho que ele será ignorado mesmo...

Como que uma dor de barriga muda o destino, né?

Enfim, acho que já está chegando a hora de encerrar o post, que está ficando bem longo. Moe! Ninja Girls RPG consegue ser um jogo divertido e um bom passatempo. Claro que existem jogos mais badalados, mas quando o assunto é um videogame, muita gente prefere aqueles que são mais simples mas que trazem uma boa história e diversão suficiente para distrair em alguns momentos. É o caso deste aqui, que mescla bem o lado de história gráfica com o combate em estilo de RPG, que funciona bem. Pessoalmente, eu ainda prefiro mais o original, me parece mais simpático, mas este daqui está aos poucos ganhando seu espaço.

Agora, falando no jogo original... vou aproveitar a oportunidade para falar algo a respeito do primeiro Moe! Ninja Girls... Como eu havia mencionado na postagem anterior, feita há poucas semanas, e nesta aqui, o visual novel estava para iniciar sua 30ª temporada em dezembro, no mesmo mês que o jogo completa 4 anos. Isso sem contar as inúmeras tramas paralelas que foram lançadas também.

Acontece que esta será a última...

Pois é, foi anunciado recentemente pelos produtores que esta 30ª temporada encerra a história do jogo. Para a tristeza de muitos fãs, lamentando o fato de que não teremos novas histórias. É uma pena, pois de uma forma geral a trama se mostrou bem divertida (apesar de alguns momentos sem noção), com personagens muito bem construídos. Mas, por outro lado, temos que reconhecer que certos jogos como esse não podem continuar para sempre, certamente ia chegar a hora em que os produtores ficariam sem ideias para novas histórias. Ou pior ainda, simplesmente o jogo poderia sair do ar repentinamente, e ficaríamos com aquela sensação de perda e falta de conclusão, tipo o final de Lost.

Além disso, fica evidente que o foco da empresa será agora o RPG. Provavelmente a ideia de fazer um reboot da história neste novo jogo da série não foi à toa, para dar uma chance a refazer certas tramas que ficaram meio fracas. 

Ressaltando que isso não significa que o jogo vai sair do ar. Pelo que entendi, os servidores continuam disponíveis, de forma que mesmo aqueles que estiverem começando agora poderão curtir a história. E há quem diga que certos eventos curtos, como as historinhas não-canônicas continuarão sendo lançadas. Talvez não com a mesma frequência, mas há chances de alguns eventos inéditos, ou na pior das hipóteses o replay de histórias antigas.

Bom, e é isso. Ambos os jogos são bem legais na minha opinião, uma boa diversão despretensiosa quando se quer jogar um joguinho leve e relaxante. Podem me zoar, podem achar que eu tenho mau gosto, não me importo. E aposto que aqueles que curtem um joguinho divertido e com seus momentos engraçados, ou então um outro que lembra os tempos áureos dos RPGs de videogame, vão curtir as meninas ninjas e suas histórias curiosas.

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