Bom, chegamos aqui à terceira e última parte desse review das companhias de ônibus que operam ou operavam na Zona Sul do Rio de Janeiro. Na primeira postagem, coloquei as empresas que mais uso ou usava, e na seguinte vieram empresas que uso com menos frequência. Agora, vem aquelas companhias que ou são relativamente mais recentes, que não operavam na Zona Sul na época que vim morar aqui ou mesmo que surgiram depois, além de empresas que não são mais vistas por aqui. Como sempre, ficam os créditos aqui para o site Cia de Ônibus, de onde as imagens vieram.
A Transportes Mosa é uma empresa que não existe mais, mas ainda me lembro de ver alguns de seus ônibus lá pela região da Urca. Uma pintura interessante, mas que logo veio a ser substituída pelo visual dos passarinhos da Amigos Unidos, quando essa comprou a Mosa.
Em uma de minhas longínquas lembranças da infância, me recordo de ver um ônibus amarelo que costumava ter um ponto próximo a um colégio no Arpoador, na rua Francisco Otaviano. Certa vez descobri ser da empresa Nossa Senhora de Lourdes. A empresa ainda existe, mas não opera mais na Zona Sul. Nunca tive a certeza de qual era aquela linha que parava ali...
A Acarí passou a operar um pouco mais recentemente, pegando algumas linhas que param na General Osório, como o 456. E ela também fazia parte da clássica "família das faixas coloridas", usando o azul como cor principal. Se não me engano essa pintura chegou a ser vista por algum tempo aqui na Zona Sul.
Apenas como curiosidade, a Saens Peña é considerada hoje uma das melhores empresas de ônibus do Rio de Janeiro, e possui uma das frotas mais novas. Você começa a perceber isso quando a empresa investe pesado em certificações ISO e em criar personagens para agradar a criançada, como o simpático ônibus Peninha acima. Só espero que não siga o mesmo rumo da Varig, que também criou seu Variguinho e depois foi brejo...
A Breda assumiu as linhas da Auto Diesel após sua aquisição, e acabou adotando um visual parecido, com duas faixas azul e vermelha. Dessa empresa, o máximo que já peguei foram os temíveis 485 para ir para o Fundão. Dizem a lenda que o 485 desafia as leis da Física e sempre ganha...E é isso, aqui encerro esse tour pelas empresas de ônibus que circulam ou circulavam pela Zona Sul. Acho que não me esqueci de nenhuma empresa, se você lembra de alguma companhia relativamente recente (de 90 pra cá, afinal de contas não sou tão velho assim) que não coloquei, fique à vontade para colocar nos comentários.
Comentários