Os ônibus da Zona Sul (2)

Continuando com a viagem pelas companhias de ônibus que conheci e que usei ao longo dos anos aqui em Copacabana, chegamos a algumas empresas que eu não usava muito. Talvez pelo fato de suas linhas não me levarem para lugares que eu costumava ir, ou mesmo por não simpatizar muito com as empresas... Mas mesmo assim não deixam de ser empresas de grande importância para o transporte na região. As fotos dos ônibus a seguir são originárias do site Cia de Ônibus.

A Estrela Azul operava e ainda opera linhas destinadas à Zona Norte, em especial a 435 indo para o Grajaú e a 464 para o Maracanã. Eu pessoalmente nunca gostava muito desses ônibus pois sempre os via lotados de flamenguistas indo para o estádio, talvez eu associei desde pequeno que seria um ônibus de rubro-negros. Quanto à pintura, nada mais do que um visual simples, todo laranja.

Alguns anos mais tarde a Estrela Azul viria a fazer juz ao seu nome, mudando totalmente o visual de seus ônibus, com uma pintura branca e uma estilosa estrela azul na lateral. Ficou mais interessante, na minha opinião.

Os ônibus com ar condicionado viriam a receber uma pintura sutilmente diferente, diria até mais simples do que a usada nos ônibus convencionais. Peguei muitos esses aí para ir na PUC, que fica em frente de um dos pontos finais do 435.

A Auto Diesel era outra empresa que eu não gostava muito, nos primeiros anos não andava na única linha que passava por aqui, a 484 Olaria - Copacabana. O motivo: era o pessoal que costumava frequentar esse ônibus, um galerão que vinha da praia e fazia uma barulheira. Mas a pintura era legal, mesmo padrão da São Silvestre, mas usando a cor preta.

A empresa viria a usar várias pinturas diferentes em seguida, mas que confesso que não cheguei a perceber muito elas por aqui, já que havia apenas uma linha. A empresa tentou um visual com faixas azul, amarela e vermelha, que confesso que não está em minhas lembranças...

... e outro com triângulos, que parece estar perdido em algum canto de minha memória.

Mas a pintura branca com as linhas azul e vermelha eu me lembro bem. Depois disso a Auto Diesel passou por mais mudanças de visual, mas a sua única linha aqui em Copacabana acabou sendo transferida para outra companhia.

Com todo o respeito, mas a empresa Amigos Unidos nunca foi uma das minhas favoritas. Novamente, isso se devia em parte ao fato dos seus passageiros, pois muitos desses ônibus traziam o pessoal da Rocinha e do Vidigal para a Zona Sul. Eu cheguei a pegar o tempo no qual a empresa trazia uma pintura simples, em marrom e bege.

Depois viria a época dos passarinhos, visual bem interessante e original, mas mesmo assim não me agradava pegar esses ônibus. E era uma pena, pois sempre via esses ônibus muito sujos, mais um motivo para não ser fã deles.

Hoje a Amigos Unidos manteve basicamente o seu mesmo visual, apenas tirou os pássaros da pintura. Ficou menos simpático, mas deu um certo ar de modernidade para seus ônibus, embora continuam sendo em minha opinião as linhas com os ônibus mais sujos e mau-cuidados daqui, só cheguei a usar pouquíssimas vezes o 175 pra voltar da Barra.

A Vila Isabel é outra empresa que no passado eu não costumava usar muito, mas, juntamente com a Estrela Azul, com o passar dos anos se tornou uma boa opção para ir para o Leblon e para a PUC, com sua linha 432. E como a Estrela Azul, tinha pouca originalidade para cores...

E ao longo dos anos nenhuma mudança foi feita, os ônibus inteiramente vermelhos continuam circulando pelas ruas. Seria um visual de uma Ferrari, e acredite, alguns de seus motoristas parecem pensar nisso quando estão voando baixo pelo Túnel Santa Bárbara.

A única exceção ficou por conta dos veículos com ar condicionado. Esses ganharam uma espécie de faixa de uma cor estranha (parece um bege amarelado, deve ser a tal "cor de burro quando foge") que corre pela lateral do ônibus. Um visual que não funcionou bem, acho melhor a pintura toda vermelha.

Agora é a vez da Pégaso, que não conhecia muito bem, principalmente porque a imensa maioria de suas linhas circulava na orla com destino à Barra. E era mais outra empresa que ingressou por bastante tempo a "família das faixas coloridas", usando um marrom claro. Sinceramente, não combinava muito, achava meio enjoativo. Essa pintura era usada tanto nos ônibus urbanos como nos frescões.

Após alguns anos foi aplicada uma nova pintura para os frescões, e vou dizer que era uma das pinturas mais legais que já vi em um ônibus, trazendo um fundo preto e cinza e detalhes coloridos. Só pegava mal a linha rosa na parte inferior... Pena que essa pintura durou pouco.

Passado mais algum tempo, os ônibus apresentaram um visual renovado, aparentemente dando maior ênfase às asas de um pégaso. Mas pessoalmente vejo que ainda continuava enjoativo, com o marrom e amarelo. Sem brincadeira, me lembrava uma diarréia!

Os ônibus urbanos com ar condicionado uma vez mais viriam a ter uma pintura exclusiva, um design simples porém mais agradável de se ver, dando até uma sensação de velocidade.

Por sua vez, os frescões receberam uma variante da pintura principal, trocando o marrom por azul. Veja só como só mudando uma das cores podemos chegar a uma pintura mais interessante, com cores que combinam melhor. Alguns anos mais tarde a Pégaso viria a adotar essa pintura também para os ônibus urbanos com ar condicionado.

E aqui termino mais um capítulo desse tour pelas empresas de ônibus que circulam na Zona Sul. Na próxima postagem encerro com mais cinco companhias.

Comentários