Os ônibus da Zona Sul (1)

Quando eu era muito moleque, meu mundo se resumia às redondezas próximas de minha casa em Botafogo, já que o colégio, o parquinho, a padaria e até mesmo a Sears, grande loja de departamentos que era onde hoje tem o Botafogo Praia Shopping, eram relativamente próximos, dava para ir caminhando. E quando ia para lugares mais distantes, era tudo de carro ou de metrô. Mas tudo isso viria a mudar quando passei a viver em Copacabana, não demorou muito para que eu começasse a conhecer e usar o transporte coletivo.

E como eu era um pequeno texugo adorador de veículos motorizados, acabei me fascinando pela grande quantidade e variedade de ônibus que passavam na rua, de todos os tipos e todas as cores. É interessante como hoje tem horas que eu acabo me aborrecendo com o trânsito congestionado, em grande parte devido à quantidade exagerada de linhas de ônibus pelas ruas. Mas mesmo assim ainda tem uma parte de mim que admira esses "gigantes do asfalto". Com isso venho aqui falar um pouco das empresas de ônibus que eu presenciei desde que passei a morar na Zona Sul, focando principalmente em como essas companhias vieram mudando suas pinturas ao longo dos anos.

Felizmente hoje com a Internet, é muito mais fácil você encontrar sites que são voltados para qualquer assunto, e o que não falta são páginas de busologia, o hobby de muitos aficcionados por ônibus. Todas as imagens dos posts dessa série foram obtidas do site da Cia de Ônibus, com um vasto acervo de fotos de praticamente todas as empresas da cidade e do estado do Rio, inclusive fotos bem antigas. Para quem gosta, vale a pena conferir.

Uma das companhias que comecei a usar inicialmente foi a São Silvestre, já que ela sempre operou por aqui uma grande quantidade de circulares. Além disso, nos primeiros anos eu acabava tendo que passar em Botafogo para ver alguma coisa, principalmente ir em lugares com os quais eu estava acostumado a ir antes da mudança, e muitas das linhas dessa companhia passavam por lá, como a 119, uma de minhas favoritas.

O mais interessante é como a São Silvestre desde suas origens nunca mudou a sua pintura! Desde que me conheço como gente, e pelo que observei nos sites até muito antes disso, a empresa sempre pintou seus ônibus de bege e azul, com a patenteada linha vermelha acompanhando as janelas. O que mudou ao longo dos anos foi apenas o logotipo, antes todos os ônibus tinham os nomes de suas viações indicados por um "carimbo" redondo na lateral.

A Viação Alpha era uma daquelas que compunha a "família das faixas coloridas". Várias companhias usavam um mesmo design para a pintura, com quatro barras: amarela, laranja, vermelha e uma quarta cor específíca da empresa, presente com maior destaque. A Alpha em especial usava o vermelho.

Ela manteve esse esquema por bastante tempo, mas há pouco mudou para um visual mais moderno, abolindo as faixas coloridas. As cores foram mantidas, mas agora meio que desenham um "a" na lateral. Dessa empresa sempre usei muito as linhas 413 e 426 (Muda e Usina, respectivamente), que costumavam ter um ponto final em Copacabana mas agora vão até o Jardim de Alah.

Seguimos com a Verdun, que no princípio não viria a ser muito usada, talvez em algumas poucas oportunidades eu vinha a pegar seus ônibus, como o 125, que era dessa empresa até ser transferido para a Saens Peña, fazendo a rota General Osório - Estrada de Ferro (como era conhecida a Central antigamente). A pintura era simples, apenas uma faixa branca diagonal sobre a carroceria azul.

Mas alguns anos mais tarde viria a se tornar parte fundamental da minha vida, com as idas e vindas da faculdade a bordo do 455 Méier - Copacabana, foram tantas viagens que já perdi a conta. Nessa época a Verdun já trazia uma pintura mais legal, muito mais moderna. Ainda hoje costumo pegar o velho 455 para ir ao trabalho.

A Real Auto Ônibus é uma das maiores empresas de ônibus da cidade, operando uma série de linhas principalmente entre o Centro e a Zona Sul. E muitos de seus ônibus já circulavam aqui em Copacabana, como o 121 que uso bastante hoje em dia, com uma das pinturas mais legais. Seguindo o modelo da São Silvestre, mas mesclando vermelho e prata com a linha azul correndo por baixo das janelas.

Acontece que em meados dos anos 90 criou-se o tal do corredor expresso indo do Leblon até o Centro, por onde passariam algumas linhas específicas, e todas elas deveriam apresentar a mesma pintura amarela e branca. Entre as empresas que entraram nessa, além da Verdun acima com a linha 125, estava a Real, com praticamente todas as suas linhas. Acabou porém que essa idéia do corredor expresso não vingou, mas a Real adotou a nova cor para a empresa, confesso que preferia a original.

Claro que não dá para falar da Real sem falar dos populares frescões, os ônibus de turismo com ar condicionado que serviam na cidade. Sempre vi esses ônibus como algo vip, ainda mais com a coroa ostentada em sua pintura, como se fosse um veículo destinado apenas aos executivos de negócios da cidade.

Mesmo os frescões passaram por uma repaginada em sua pintura recentemente. Embora não seja clássica como a antiga, pelo menos não é no visual estilo "ovo" dos ônibus urbanos convencionais.

E chegamos agora a outra empresa da "família das faixas", a Braso Lisboa, só que usando em destaque a cor verde. A principal linha dessa empresa é a 474 Jardim de Alah - Jacaré, mas eu confesso que sempre via o ônibus como "meio sujo". Tanto que é uma das linhas onde mais vi assaltos acontecendo...

A pintura original foi mantida por muito tempo, mas logo começaram a surgir os ônibus urbanos com ar condicionado. E tem sido uma prática comum das empresas usar uma pintura exclusiva para esse ônibus mais especiais. Nesse caso, ficou uma pintura até bem bonita, com azul e prata, mas ainda com as faixas.

Mas depois de alguns anos foi feita uma mudança radical nas pinturas dos ônibus da Braso Lisboa, chegando a um visual muito show. A combinação de verde e prata com detalhes em dourado ficou muito legal, e todos os seus ônibus, com e sem ar condicionado foram repintados assim.

Ufa! Falamos de várias empresas, essas foram e continuam sendo aquelas que uso com mais frequência. Vou ficando por aqui, para que a postagem não fique demasiadamente longa. Semana que vem volto para mostrar mais cinco empresas, que cheguei a usar relativamente pouco, mas que também se mostram presentes aqui na Zona Sul.


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