Kancolle Movie - Parte 2

E vamos em frente com o filme das meninas-navio de Kantai Collection. Sim, pois se eu consegui a proeza de escrever por doze episódios da série, certamente eu não deixaria passar o filme de longa metragem que fizeram. Afinal de contas, ele é como uma continuação da saga, e não iria ficar legal se eu começasse a fazer depois a segunda temporada sem falar do filme.


Pois é, vão lançar uma segunda temporada do desenho. Algo que ninguém imaginava, mas parece que as meninas que representam navios japoneses de guerra conseguiram ganhar uma relativa fama lá na terra dos olhinhos puxados. Enfim, mas sabe-se lá quando vai sair a segunda temporada...

Na primeira parte, após o combate contra uma base de transportes Abissais, as garotas encontraram um puta ovo dentuço, e dentro dele estava Kisaragi, a menina-navio que havia afundado na série. Aliás, uma das poucas vítimas, a outra era a porta-aviões Shouhou que apareceu durante três segundos e ninguém deu bola...

Ela está com sua irmãzinha Mutsuki, que desde a última parte não parou de chorar. Fubuki e Yuudachi também estão ali, e ficam felizes em ver que sua amiga está contente de novo, embora nenhuma delas possa explicar como que Kisaragi renasceu assim do nada.


Chega então mais uma visita, a porta-aviões Akagi. Você talvez se lembre, Fubuki era fã fanática dela, mas parece que ela desistiu de ficar perseguindo a moça no filme, pois já estava perdendo a graça. Akagi está fazendo o papel de mensageira, avisando para Kisaragi que a secretária Nagato queria falar com ela.


Bom, provavelmente pra levar esporro. A Kisaragi mal voltou do mundo dos mortos, e já vai começar levando uma bronca de graça da secretária da esquadra.


Na cabana-QG, reencontramos várias meninas-navio da série animada. Além da Nagato, com sua constante expressão de prisão de ventre, estão também a brincalhona Kongou e sua irmã Hiei... aquela que nutre uma bizarra paixão lésbica por sua irmã...


... juntamente com Akagi, que deve estar pensando em comida, e sua irmã Kaga, com aquela serenidade de uma samurai. E além delas, a sempre linda, cuti-cuti e adorável Mutsu.


Puta merda, lá vamos nós de novo... Vai começar mais uma vez aquela minha paixonite pela Mutsu...

Kisaragi bate continência, e Nagato começa explicando que o comandante está fora em uma missão com outra esquadra mais ao norte. Provavelmente deve ser relativa à segunda temporada da série, ou ele foi deslocado pra lá depois das muitas denúncias de assédio. Assim, era Nagato quem estava no comando daquela farândula.


Kongou dá as boas-vindas para Kisaragi, dizendo que elas vão se divertir muito naquela ilha tropical, apesar do seu amado comandante estar longe. Hiei fica meio sem graça, pois foi ela quem denunciou o cara por assédio, pra que assim ele fosse mandado pra longe de sua irmã. Nagato termina dizendo que depois ela vai querer saber sobre tudo que passou, mas que agora é hora para Kisaragi descansar. 


Ou seja, a menina estava descansando, e Nagato a faz ir até ali pra dizer que precisa descansar. É como acordar pra tomar um remédio pra ajudar a dormir...

Kisaragi agradece e bate continência... e podemos dar uma espiada no roupão dela, pra ver que ou ela arrumou uma tatuagem ou está com um caso crônico de brotoeja. Deve ser o clima...


E a única que percebe é Kaga... que franze a testa e parece saber o que está acontecendo. Talvez por ela ter tentado faculdade de dermatologia, e com isso ser capaz de reconhecer uma pereba de longe.


Mutsu, sempre linda, conclui que era mesmo Kisaragi. Apesar disso, Nagato ainda não está 100% segura de que esteja tudo bem e declara que aquela situação deveria ser confidencial, ninguém poderia ficar sabendo do retorno de Kisaragi até que descobrissem como que ela voltou.


Kongou, que deve estar se arrependendo de ter postado a notícia no Instagram, questiona se esse é o melhor caminho. Afinal, algumas das meninas já tinham visto Kisaragi. Akagi concorda, pois não poderiam colocar a garota em quarentena em uma jaula, logo ia aparecer alguém dos Diretos Humanos ou defensor do ECA como a Maria do Rosário pra reclamar.


Pouco se fudendo pra discussão, Kaga fica pensativa no canto. Tá na cara que ela sabe de alguma coisa mesmo sobre o que aconteceu com Kisaragi, embora ela não comente. Ou devem ser dores menstruais, talvez as meninas-navio também tenham aqueles dias.


Hora de melhorar um pouquinho o clima. A noite chega e parece que vai rolar uma festa junina na ilha, com todas as meninas-navio se divertindo nas diversas barraquinhas de comes e bebes.


O problema é que a festa só pode começar depois que a secretária Nagato autorize. Pombas, todo mundo morrendo de fome, e essa emburrada fazendo um longo discurso sobre trabalho e as regras de convivência pra festa da firma, avisando que elas deviam ficar atentas pra não passar vergonha, pois tinha um monte de espiã do RH de olho.


Ela também pede uma salva de palmas para a 8ª Frota, que havia conquistado uma grande vitória em um conflito com os Abissais na postagem passada. Todas elas ficam ali sem muita expressão, provavelmente desejando que ganhariam algum tipo de bônus em vez de só aplausos.


Finalmente, ela termina o discurso, erguendo o copo de saquê com um sonoro "Banzai!". Agora a bóia tá liberada.


Voltamos as atenções para Fubuki. Afinal de contas, não se esqueçam de que por algum motivo ela foi escolhida como a protagonista do desenho. Ela está toda contente, se deliciando com uma salada de frutas. Sério, uma festa dessas e ela vai comer algo que tem cara de café da manhã...


Suas amiguinhas também estão seguindo na onda fit, comendo saladinha vegana. Bom, pela expressão de Yuudachi, deve estar boa. Poi.


Você se esqueceu que ela sempre fala "poi"?

Mutsuki por sua vez continua pensando em Kisaragi, e diz pra separar uma cumbuca de salada pra ela. Fubuki pergunta se tem alguma novidade, mas Mutsuki fala que os médicos pediram pra ela continuar descansando, tomar muita água e não operar máquinas pesadas.


Algo curioso a se observar, especialmente para aqueles que por ventura joguem o jogo. Aqui no filme já deu pra perceber que muitas das meninas-navio estão com roupas diferentes da série. E isso não é apenas uma mudança de guarda-roupa para o longa, mas quem conhece já deve ter visto que essas roupas diferentes correspondem aos upgrades que elas recebem no jogo. Aliás, algo que eu já falei na postagem anterior... Liga não, tem horas que eu sou muito repetitivo.

Vamos dar mais uma volta, e encontramos a encouraçada Yamato e seu über par de magumbos. Diferente da barraca light onde as meninas acima estavam, ela estava preparando um mega churrascão na brasa. O problema é que originalmente aquele tronco de carne era só pra ela, mas sempre aparecia alguém pra pedir um pedaço.


E nessas festas sempre tem alguém que fica tirando foto e registrando tudo pra colocar no "Feice", no caso é a cruzador Aoba quem está com essa tarefa. Pra vocês que nasceram depois dos anos 2000 e acham que só se tira foto com celular, ela está usando uma máquina fotográfica antiga de verdade, daquelas que você tinha que girar o carretel pra avançar o filme, e depois revelar numa loja.


Sim, eu digo "antiga". Diferente dos hipsters frescos com barbinha de lenhador e camisa quadriculada que diriam ser "retrô".

Eu falei, numa festa dessas era de se imaginar que a barraca que ia atrair mais gente era a do churrascão. Nessa base não tem menina vegana não, com uma fila se formando pra pegar uma carninha, liderada pelas cruzadores Kumano e Suzuya e pela destróier Ayanami. Não que elas venham a ser importantes na história, mas apenas fiquei com vontade de dizer os nomes delas.


Além de quilos de carne, a barraca também tinha birita, com aquelas garrafinhas verdes de bebida japonesa. Kinugasa, já arrastando a língua, diz que aquela era a melhor barraca de todas, digna do Hotel Yamato.


Aí Yamato faz beicinho e diz "eu não sou um hotel!". Não entendeu? Ah, não vou explicar de novo, veja a explicação disso nesse episódio do desenho.


Passado algum tempo, a animação da festa vai caindo e as rodinhas de conversa se formam. As destróieres estavam querendo conversar sobre o novo desenho do pequeno pônei, mas suas outras duas amigas, a loirinha Amatsukaze e a moreninha Tokitsukaze, decidem conversar sobre as missões, em especial sobre a voz que escutaram no meio do mar.


Yuudachi fica assustada, imaginando que deve ser um fantasma. Poi. Fubuki, por sua vez, fica curiosa, perguntando como era essa voz e o que ela dizia. Pois ela já percebeu que deve ser algo importante para a trama do filme.


Amaztsukaze explica que era a voz de uma menina, que parecia triste e solitária. Mas ela não conseguiu entender o o que dizia, era apenas um lamento, quase um choro. 


Fubuki percebe que Tenryuu, que está numa rodinha ali atrás, parece ter ficado assustada com a conversa, e pergunta se ela escutou também. A pirata desconversa, que aquilo era história de criancinha. Mas sua irmã Tatsuta, que tem um aro voando sobre a cabeça, fala que Tenryuu é medrosa como um rato, e que provavelmente aquela voz era uma bruxa do mar que ia cortá-la ao meio.


Breve pausa para falar de Tatsuta. Ela tem uma vozinha doce e expressão angelical, mas fala essas frases de psicótica. E é outra que eu acho uma gracinha.

De novo, vemos Kaga isolada em um canto, pensativa. Ou ela está de saco cheio dessa festinha sem graça, com todo mundo bebendo e escutando sertanejo universitário. Do lado dela, tem uma placa que quer dizer alguma coisa... mas que eu não faço ideia.


Agora é a vez dela em começar a ter visões, sonhando que estava afundando, depois de levar uma coça dos Abissais. Ao menos ela tinha conseguido salvar Akagi, mas pagando com sua própria vida.


Do nada, vemos um olho vermelho... e não é aquela bebida do desenho do Pica-Pau, mas o olho de uma menina-navio.


Para quem está se perguntando que diabos é essa bebida que eu lembrei sem nenhum motivo, era de um daqueles episódios do Velho Oeste. Tinha também o "olho rosa", detalhe para o XXX na garrafa. Lembrando que na infância essas letras não representavam algo pornográfico ou o filme do Vin Diesel, mas o fato de que era uma bebida alcoólica. 


Voltando, começamos a ter uma visão em primeira pessoa de uma mega batalha, vista a partir do ponto de vista dos Abissais. Lembrando que ainda estamos no pesadelo acordado de Kaga... então, o que isso significa?


Ela olha pra cima... a tempo de ver um bombardeiro de mergulho japonês lançando uma bomba que será fatal...


Num piscar de olhos, Kaga acorda do transe, ao ver um objeto roliço verde na cara dela.


Não, não era um Gremlin tarado abrindo o sobretudo e mostrando seu pepino. Era a porta-aviões Zuikaku, oferecendo uma garrafinha de pinga pra Kaga, pois ela tava com aquela expressão de quem precisava tomar um goró pra esquecer da vida.


Zuikaku começa a puxar conversa, dizendo que Nagato contou pra ela sobre a condição top secret da Kisaragi. Kaga resmunga, pois era realmente uma estupidez a secretária Nagato ordenar segredo de estado sobre a condição da menina, e depois ficar fofocando com todo mundo.


Longe de toda a festa, encontramos Yamato na praia, perfeitamente em pé com a coluna reta apesar da sobrecarga mamária. Realmente, os japoneses devem ter algum problema ao desenhar mulheres dessa forma, talvez por não verem muitas curvas nas moças de verdade.


Yamato se assusta, pois de repente ela começa a escutar a tal voz da menina chorona, dizendo que quer voltar...


Outra que escuta a voz é Fubuki, que já está em sua cabana pra tirar um cochilo, depois de ter arrumado algumas toalhas de brinde, que vai levar pra casa.


Enfim... todo mundo se recolhe pra dormir depois da festança, e algumas horas depois o dia amanhece de novo. Vamos ver o que vai acontecer de interessante nessa ilha perdida.


Encontramos a Kisaragi dormindo que nem uma pedra, babando todo o lençol. Preguiçosa essa menina, tá descansando desde que apareceu no desenho e ainda vai acordar tarde...


E as três destróieres inseparáveis estão lá do lado. Mutsuki toda feliz e melosa, debruçada na cama enquanto observa a sua irmã dormir profundamente, Fubuki contente ao ver sua amiguinha sorrindo e Yuudachi se perguntando porque colocaram a Kisaragi em um quarto tão pequeno como aquele, que parece uma dispensa. Poi.


Com tanta conversa, não demora pra que Kisaragi acorde, toda molenga e cheia de remela no canto dos olhos. Bem que essas chatas poderiam ter dado um pouquinho mais de privacidade pra ela...


Kisaragi se levanta, e diz pra Mutsuki que se sente melhor. E depois pergunta quem eram aquelas duas garotas ali do lado. Fubuki e Yuudachi ficam encucadas: tá certo que elas conviveram muito pouco lá nos primeiros episódios da série, mas ao menos esperavam que Kisaragi se lembrasse delas. Especialmente Yuudachi, com seu cabelo psicodélico. Poi.


Perto dali, no QG da esquadra, Yamato está se reunindo com Nagato e Mutsu. Não, não se trata de uma competição pra ver quem tem o maior sutiã, na verdade Yamato está falando sobre a tal voz misteriosa que escutou de noite. Nagato fica preocupada, pois não parece ser loucura das meninas-navio, já que várias escutaram a mesma coisa em lugares diferentes.


Outra da série reaparece, a cruzador Ooyodo, a CDF que sempre cuidava das missões e estratégias. Ela explica que havia feito uma pesquisa com todas as garotas que escutaram tal voz e que estavam sóbrias no momento, e com isso conseguiu marcar no mapa os diversos locais onde ela foi ouvida.


E depois ela traça um círculo, tão perfeito como ninguém consegue desenhar à mão livre, passando por todos os locais.  


Nagato olha para o centro do círculo, que se encontra exatamente em uma localização conhecida como Ironbottom Sound. Mutsu, sempre linda e maravilhosa, explica pra gente que esse era um local onde muitos navios haviam afundado na guerra de verdade.


Outra referência histórica... O Ironbottom Sound fica na região das Ilhas Salomão, perto de onde houve diversos conflitos, como a Batalha da Ilha Savo da parte anterior e toda a sangrenta campanha de Guadalcanal. Pra ter uma ideia, só dos aliados foram cerca de sete cruzadores e mais de uma dúzia de destróieres. Do lado dos nipônicos, afundaram ali os encouraçados Hiei e Kirishima, o cruzador Furutaka e uma penca de destróieres.


Coincidência ou não... um dos destróieres japoneses que afundou ali foi justamente o Fubuki, baseado na protagonista. Tá lá bem à esquerda.

Do nada, aparece alguém correndo e porrando a porta. Quem pensava que era Kongou fazendo um escândalo como de costume, errou. Na verdade era Hiei, desesperada pois tinha acontecido algo terrível, pior do que o bloco da Preta.


Vamos para o porto, onde vemos que aconteceu alguma merdarama mesmo, com um dos guindastes destruído. Putz, será que tinham sido os Abissais com um ataque surpresa? Ou será que era o pessoal da CUT querendo fazer greve nos portos?


E aí vemos Kisaragi, trêmula e chorando... Que houve? Será que ela se assustou com a explosão?


Nagato chega pra ver que esbórnia era aquela, e logo aparecem Fubuki e Yuudachi, que não perdem tempo e já deduram, dizendo que elas estavam de boa na lagoa, treinando no porto, quando de repente algo estranho aconteceu e quando se deram conta Kisaragi estava atirando contra o guindaste que nem uma maluca.


Kisaragi continua tremendo e desesperada... e provavelmente puta da vida por aquelas duas a terem dedurado. E diziam que eram amigas dela?


A única que a apoia é Mutsuki, que a conforta e diz que vai ficar tudo bem. Além disso, aquele era um guindaste velho que não servia pra nada, só pra juntar baratas e morcegos.


Quem aparece também é Kaga, que já franze a cara. Sério, sei que essa sempre foi de quase não sorrir, mas nesse filme ela está mais emburrada do que a Nagato. O que será que ela está pensando? Tem alguma coisa aí...


Ela chama Nagato pra conversar... e explica que chegou a hora de contar a verdade para as meninas, antes que seja tarde demais. E antes que os telespectadores se cansem de todo esse mistério sem sentido, e decidam assistir algo mais light como Bob Esponja.


No caminho de volta para a base, Kaga se depara com Zuikaku, que está pendurada numa árvore, sabe-se lá por que. Só em Kantai Collection é que você consegue ver um porta-aviões trepado numa árvore...


Zuikaku começa a puxar assunto... dizendo que existem boatos de que tem uma menina-navio porta-aviões que ainda tem lembranças de quando havia afundado. Ela não sabia se aquilo era verdade, ou se era mais uma daquelas histórias de terror que contavam ao redor da fogueira. 


Kaga manda ela aproveitar que tá na árvore pra catar coquinho, mas decide que vai contar o segredo para Zuikaku também, quando for o momento certo. Tá toda misteriosa essa Kaga...


O dia está acabando, e Kisaragi está de volta so seu quarto, de castigo pra pensar na cagada que tinha feito no porto. As destróieres chegam mais uma vez pra falar com ela, além de trazer uma cumbuca de arroz. Só tinha sobrado arroz pois Akagi e Yamato tinham comido toda a carne que havia na ilha...


Vemos que as manchas no corpo de Kisaragi estão cada vez maiores, pegando parte do braço dela.


Yuudachi fica preocupada... pois ela nunca pegou catapora ou sarampo na vida, e vai que aquelas perebas todas fossem alguma doença contagiosa? Ela não tava querendo ficar com a pele cheia de ferida. Poi.


Kisaragi escutou... e começa a se questionar se ela realmente pode ficar na base. Todo mundo olhando torto pra ela, Nagato só dando esporro, e de quebra ela tinha perdido o controle e atirado naquele guindaste. Mutsuki fala que não, que ela está apenas cansada, e que nunca vão mandar ela embora dali.


A Kisaragi continua, explicando que tem horas que a mente dela dá um branco, e ela se vê navegando no meio do nada, querendo chegar em casa... mas que ela nunca chega, como se fosse um pesadelo daqueles que a gente anda e não chega em lugar nenhum. E de quebra, ela sentia como se o oceano estivesse puxando ela de volta para a escuridão.


É o momento triste do filme, em que Kisaragi sente que ela deve ir embora... pois tem medo de que possa acontecer a mesma coisa de novo, e aí ela atiraria contra suas amigas, ou pior ainda, contra sua própria irmã. E então ela cai no choro, não suportando o sofrimento...


Algo tem que ser dito: as pessoas que escreveram a história de Kantai Collection souberam mesmo como dar uma carga emocional pesada a certos momentos mais pesados.

Enfim... a noite chega, e Kisaragi cai no sono de novo. As três destróieres ficam de olho, e Mutsuki diz que certamente tudo não passava de um pesadelo. Mas Yuudachi diz que pesadelo nenhum deixa você com a pele manchada e atirando pelos cantos, poi.


A porta se abre, e aparecem Akagi e Kaga. Mais gente pra incomodar o sono de Kisaragi... não deixam ela descansar em paz, coitada!


Kaga pede que as meninas a acompanhem... pois chegou a hora dela contar sobre o que estava acontecendo com Kisaragi.


E bem nessa hora vamos fazer a pausa. Não me odeiem, isso aí é tática velha de filme e de série, tem que deixar o público no suspense. Vamos ver na continuação o que afinal de contas está acontecendo com Kisaragi, e de quebra entender um pouco mais de onde surgem os Abissais.

Comentários