Dez Anos de Texugo Maluco

Como são as coisas... Tem horas que eu realmente sou muito distraído, e nem percebo certas datas importantes. Sou daquele tipo que precisa da ajuda do Facebook para lembrar dos aniversários e que se não coloco um compromisso na agenda eu acabou esquecendo. E pra não fugir do costume, eu acabei ignorando uma outra data especial.

Tudo bem, não é tão especial assim... 


Mas não poderia deixar de mencionar aqui que o blog está fazendo dez anos de idade!

Faz tanto tempo, lá no dia 11 de janeiro de 2009 eu estava estreando aqui essa página, lá com uma mera e pouco original postagem de boas-vindas. Naquela época o Texugo Maluco era provavelmente o site menos visitado da Internet, mas mesmo assim eu sempre insisti com essa brincadeira. E agora, dez anos (e quinze dias) depois, confesso que não acredito que ainda estou aqui com isso.

Como o blog era singelo antigamente... postagens mais curtas, a primeira mesmo foi para falar sabe do quê? Da decisão do Lula abrigar o Cesare Batisti aqui no Brasil. Curioso como dez anos depois, os dois estão presos, mostrando que desde lá atrás eu nunca confiei nessa turminha de esquerda...

E a primeira foto? Afinal de contas, não demorou para que eu percebesse que fazer um blog apenas com texto não ia dar muito certo. Pior de tudo é que a não poderia ter siso uma imagem mais tosca pra inaugurar o apelo visual do site.


Sim, o começo foi bem tosco mesmo...

O interessante é que no início, por serem posts mais curtos, eu acabava escrevendo com mais frequência. Tinha situações nas quais eu chegava a postar três ou quatro dias seguidos, de forma alucinante. Aí depois teve um período que eu comecei a reduzir bastante, e agora tem mantido uma média razoável.

Bom, nada melhor do que usar gráficos pra mostrar isso, certo?


Pois bem, faremos uma contagem contando de 2009 até 2018, que dão dez anos exatos. Durante todo esse período foram 820 postagens, ou seja, foram cerca de 82 posts por ano. Se formos considerar uma média mensal durante esses anos, podemos dizer que escrevi em torno de 7 postagens por mês. Um número considerável, seria como um texto diferente a cada quatro dias.

Mas aí vemos os números anuais, nesse gráfico. Se estiver pequeno, clique pra ampliar.


Dá pra ver como nos cinco primeiros anos o blog vinha num ritmo alucinante, ficando numa média de 106 postagens por ano. Era uma época de maior empolgação minha, mas também com postagens mais curtas. E aí, tivemos quase que um período "negro", em que eu quase encerrei as atividades por aqui, lá por 2015. Veja que nesse ano em particular eu só escrevi 40 postagens! Mas aí eu recuperei a minha inspiração, e de 2016 pra cá tenho mantido uma média de cerca de 60 posts por ano, embora alguns destes foram relativamente grandes.

Mais algumas curiosidades: o mês em que eu escrevi mais foi em maio de 2013, com 16 entradas. Por outro lado, em novembro de 2015 eu não escrevi nada. 

Que tal mais alguns marcos? A centena sempre é uma boa medida, e já foram oito postagens que chegaram em múltiplos de 100:

100 - Post Nº 100 em 29 de dezembro de 2009
200 - Mau Gosto Cultural em 06 de janeiro de 2011
300 - Boeing 717 em 02 de dezembro de 2011
400 - Isso Aí Katy Perry em 24 de setembro de 2012
500 - Seringas "Descartáveis" em 14 de setembro de 2013
600 - Casais do Boticário em 07 de março de 2015
700 - Uma boa sacada de marketing em 14 de janeiro de 2017

O que já mostra como o site aqui é bem eclético. 

Curioso observar que eu fiz uma postagem chamada "Desabafo dos 500" que foi ao ar como o 500º post. Mas que na verdade acabou sendo deslocada na posição por conta de uma postagem que eu apaguei. E até conto brevemente sobre esse texto finado.

Ele foi publicado em outubro de 2012, com o título de "Candidatas Gatinhas". O que eu confesso que foi uma típica postagem meio que oportunista: era época de eleições e várias páginas na Internet estavam publicando matérias sobre os candidatos. E claro, haviam muitas que falavam das representantes do sexo feminino que se destacavam por sua beleza ou por outros feitos. Tentando aproveitar o tema, fiz uma postagem semelhante... pior de tudo é me dar conta que na ocasião eu citei a besta da Manuela D'Ávila como uma delas...


O post ficou ali, praticamente despercebido durante quase dois anos, uma vez que o site aqui era ainda pouco visitado. Mas aí recebi um comentário de uma das candidatas, escrevendo todo um texto criticando a idéia, sobre como isso podia atrapalhar sua vida profissional e pedindo a retirada das fotos. 

Pois é... o texugo aqui também faz merda. Pior que eu na época até achei meio exagero por parte da candidata, pois afinal de contas muitos sites, todos eles muito mais conhecidos e com dezenas de milhares de vezes mais acessos que o meu, mostravam as fotos dela, e ainda com comentários mais chulos e desrespeitosos. Tipo, o UOL fez enquete pras pessoas votarem, Terra fez piadinha... e todas essas postagens continuam vivas até hoje. Sei lá se ela reclamou com esses também, mas se o fez, simplesmente a ignoraram.

Mas, mesmo assim, respeitei o pedido, e removi a postagem. Admito que ela ainda está aqui no meu blog, mas no modo rascunho, muito mais como um lembrete dessa mancada minha. E por conta disso, a postagem que era originalmente a de número 500 acabou virando a 499.

Aliás, com o passar do tempo o blog começou a engrenar um pouco mais e receber mais visitas. Vendo aqui nas estatísticas, foram cerca de 800 mil visitas ao longo desses dez anos. Interessante que até junho de 2010 o Texugo Maluco não recebeu nenhuma visita. Isso mesmo, um ano e meio e aproximadamente 150 postagens que eu escrevia aqui e ninguém via. Pra mostrar como no início eu nem ligava muito pras visitas, provavelmente se fosse outro já teria desistido do blog ali. Mas depois começou a aparecer gente, sendo que o pico ali na curva ocorreu em agosto de 2016, com quase 22 mil visualizações no mês.


E qual foi a postagem mais visitada? Foi essa daqui, que provavelmente foi a maior pilantragem oportunista e sem-vergonha que eu fiz. Tanto que eu não vou falar sobre o que é, pra justamente conseguir mais algumas visitas...

Mas apesar disso esse não foi o post que teve a maior repercussão. A postagem que recebeu mais comentários foi "Por que odeio os Beatles" em 19 de fevereiro de 2013, com 51 comentários (incluindo alguns que foram respostas minhas aos mais incisivos). Pra você ver que até o ano passado tinha gente comentando. Alguns poucos simplesmente falando a sua opinião de forma normal, outros até concordando... mas a grande maioria se sentindo ofendida com as minhas conclusões, chegando ao ponto de serem até agressivos. 


Sinceramente, considerando que meu site é pouco conhecido mas vendo como teve gente criticando nessa e em outra postagem que eu fiz para complementar, me faz pensar que os beatlemaníacos mais xiitas devem ficar procurando na Internet por páginas que falam mal dos quatro rapazes de Liverpool, pra assim promoverem uma onda de xingamentos e críticas contra nós, "idiotas" que não sabemos apreciar boa música...

Aliás, falando em comentários, até lembro aqui de uma situação bem curiosa e que eu confesso que no início não acreditei. Pois a página de comentários do Texugo Maluco não foi visitada apenas por candidatas censurando minhas postagens ou fanáticos defendendo os Beatles. Também teve uma visita relativamente "ilustre" da Mayara Valentim. Provavelmente poucos devem conhecer, mas ela é uma modelo e que em diversas oportunidades participou de concursos na Internet para eleger a mais bela representante de um time de futebol brasileiro. E ela sempre competiu defendendo as cores de seu time de coração, o Botafogo, para o qual eu torço.


Começou em uma postagem de 2011 (não pense bobagem pela foto de "abertura" do post com o Loco Abreu) e depois outra em 2012. Até que no ano seguinte apareceu nessa postagem um comentário da própria Mayara! No início eu duvidei, achei que fosse alguém me sacaneando ou coisa parecida, rendeu até uma postagem sobre a qual falei do comentário, e era ela mesmo. Com direito a post no Facebook dela.


Confesso que eu sou um texugo sonhador... Mas nunca poderia imaginar que iria ter a oportunidade de conversar com uma pessoa assim mais famosa. As postagens em sua homenagem fizeram com que a Mayara me procurasse e durante um tempo chegamos a conversar de forma online. Mas, infelizmente passou um tempo e nos afastamos e perdemos contato. Não sei, talvez algo esperado, uma vez que uma mulher como ela certamente tem também a sua vida e as suas coisas particulares, como estudo e trabalho. Mas, por um breve momento este texugo acreditou que iria continuar falando com a bela e simpática Mayara.

Quem sabe? Talvez ela me procure de novo...

Aliás, estes sempre foram dois temas sobre os quais eu falo aqui no blog com relativa frequência. Foram várias postagens sobre esportes, em geral falando das conquistas do alvinegro carioca, ou fazendo as previsões e apostas para as grandes competições de futebol, como Copa América, Euro Copa e logicamente sobre a Copa do Mundo. Foram três edições da maior competição esportiva do planeta, começando em 2010 na África do Sul, passando pelo vexame em 2014 em terras brasileiras e mais recentemente com o torneio disputado na terra do Putin. Não adiantou, e o Brasil ainda continua na luta pelo hexa...

Ah, e claro. Não faltaram postagens esportivas zoando o Flamerda.


Eu sei... os putos venceram o Botafogo nesse fim de semana pelo estadual. Mas pode apostar que os mulambos vão ficar no cheirinho de novo em 2019.

E o outro tema que sempre apareceu com bastante frequência aqui é sobre essas criaturas encantadoras, misteriosas e incomparáveis, as mulheres.

Não sei se se esse comentário aí em cima vai render risadas por ser tão ridículo, ou se vai ser suficiente pra inflamar a raiva das feminazis, dizendo que eu sou um machista sujo chauvinista, que depois desse comentário hedonista mereço levar uma marretada nos meus bagos.


Mas é indiscutível que as postagens falando de mulheres figuram aqui entre os cinco tópicos mais citados no blog, em que eu falo de tudo. Alguns posts discutindo sobre questões como o feminismo exagerado e hipócrita, outras em que comentei sobre outras questões e notícias atuais e algumas em que citava as minhas paixonites agudas, geralmente vistas em outdoors nas ruas ou capas de revistas nas bancas, ou mesmo as inúmeras listas de jogadoras de vôlei feminino e apresentadoras de telejornais que eu achava muito bonitas.

Embora é lógico que haviam as postagens mais "fortes", aquelas em que geralmente tinham mais fotos do que palavras, com o escancarado objetivo de atrair visitas mas também deixando o blog mais atraente. Não nego, afinal de contas não tem nada de errado em um texugo macho como eu apreciar a beleza de um espécime do sexo feminino, da mesma forma que muitos homens fazem, e da mesma forma que muitas mulheres agem ao admirar fotos de homens bonitos. Sei que vai aparecer algum politicamente correto aí com aqueles papos de "padrões de beleza da sociedade", até entendo e concordo em parte sobre a imposição de certos critérios e quesitos que determinam quem é bonito ou não. Mas não está escrito em nenhum lugar que eu não possa concordar com esses padrões em algumas situações.

Sei que vai ter gente criticando, em alguns posts apareceu até gente que se sentiu ofendida com algumas das fotos que eu estava colocando. Mas, na boa... Tem coisa muito pior por aí, vai numa página da Globo que você vai ver muito mais pele sendo exibida de forma normal. Olha no desfile de Carnaval, mulheres inteiramente nuas, apenas com um tapa-sexo colado na periquita, é muito mais obsceno e exibicionista do que tem aqui. Meu site é bem comportado, não tem nenhum tipo de baixaria, mesmo a partir da época em que adotei a política "de peito aberto", em que comecei a colocar eventualmente alguma foto com topless. Você vai ver muito mais exposição em um Big Brother, um Game of Thrones ou numa exposição de arte moderna.


Estou mentindo? Na minha opinião, vejo muito mais falta de respeito e putaria numa "obra de arte" em que o sujeito fica peladão com a biromba de fora pra ser tocado por criancinhas do que numa foto como essa...

Mas podemos dizer que o grande foco aqui do site é no humor e na brincadeira. A vida já é difícil, tem tanta coisa complicada que precisamos enfrentar todos os dias, e por isso sempre é bom dar uma gargalhada e se divertir para relaxar um pouco. E este blog sempre buscou trazer vários momentos assim, não só para a diversão dos visitantes mas para mim também. Tem horas que eu vejo algumas postagens antigas pra rir um pouco, e até me surpreendo em como consegui pensar em piadas tão  engraçadas... pelo menos pra mim.

E algo que eu de certa forma me especializei foram nas sátiras. Comecei de forma tímida com a zoação do filme "Os Heróis Não Têm Idade", clássico da Sessão da Tarde, e depois disso foi uma avalanche de produções hollywoodianas e desenhos animados. Foram muitas gargalhadas com o Schwarzenegger e seus filmes toscos como Comando para Matar e O Sobrevivente, com os insetos do Starship Troopers, a violência gratuita do Robocop original e a tosqueira do Aventureiros do Bairro Proibido.

Claro que não podemos nos esquecer dos Super Amigos, esculachando o nome de heróis como Super-Homem, Aquaman e Batman desde os anos 70.


Pois é... pode apostar que ainda faço muitos episódios deles.

Foram dez anos com muita coisa aqui. Fico me perguntando se ainda aguento mais dez anos escrevendo esse blog... Por mais que uma grande parte de mim tenha a consciência de que é bem difícil, eu também me conheço bem. Sou um texugo teimoso, e não largo o osso facilmente. Ainda acredito que tenho gás pra continuar escrevendo, mesmo que seja necessário um certo esforço para encontrar um tempinho. Não apenas por isso aqui ser uma ótima terapia, algo que ocupa a minha mente e me faz pensar, mas também imagino que tenha gente que curta as minhas postagens, que dedica um pouco de atenção para ler o que este simplório texugo tem a dizer. Resta a mim agradecer aqueles que acompanham o blog e me dão um pouco mais de motivação para continuar aqui, ocupando um espacinho na Internet.

Comentários

Ciro disse…
Conheci seu blog lá pra 2016. Eu estava procurando ''Os Heróis Não Têm Idade'' pra baixar e cai de paraquedas na sua sátira sobre o filme. O filme não achei, mas conheci seu blog. Confesso que é um dos poucos que acompanho e gosto do conteúdo que você aborda aqui, os que mais gosto são as sátiras e suas análises sobre alguns aspectos da vida. Deu pra perceber por algumas postagens que você já períodos obscuros e que de alguma forma te fez amadurecer e ter seu ponto de vista sobre alguns aspectos. Enfim, parabéns ae, Texugo. Desejo que você continue um cara sonhador, espero que consiga o quer. Todos merecem ser felizes.
Jorge W disse…
Grande Texugo! Conheci seu blog em 2013 e te acompanho até hj, o engraçado é que eu lembro exatamente como eu encontrei seu blog, eu tava pesquisando sobre Simpsons de madrugada e vi no google imagens a imagem de um Krusty segurando uma faca, achei aquela imagem curiosa pq nao lembrava daquele episodio e fui entrar no site que hospedava aquela imagem pra saber doq se tratava, e cheguei na sua postagem Top 5 - Simpsons Dia das Bruxas e me viciei em ler os mais diversos temas que você postava, meus favoritos eram os de jogos antigos, inclusive aquele comentário anônimo de 2013 na postagem do jogo Adventure era meu kkkk
Texugo disse…
Valeu Jorge, muito obrigado!
João Soares disse…
Conheci teu blog pela postagem das gatas do Voleibol desde então acompanho seu blog de tempos em tempos. Parabéns pelos 10 anos de postagens e espero que você não perca o entusiasmo e continue trazendo mais conteúdo espontâneo para o blog.

Abraço Texugo!
Texugo disse…
Obrigado pela visita Jean!
Joyce Almeida disse…
Conheci o seu blog através de um artigo sobre a proibição dos canudos. Desde então, venho acompanhando o blog e é um dos meus favoritos. Parabéns por se manter firme nesta grande caminhada!
Texugo disse…
Obrigado pela visita e pelos parabéns, Joyce!