
E um fato interessante é na própria nomenclatura que o fabricante norte-americano usa para identificar seus aviões... Claro que você já deve ter percebido isso, que todos os aviões da Boeing seguem nomes no padrão 7X7, com o número do meio variando de acordo com o momento em que se iniciou o desenvolvimento. Dessa forma, sabemos que o 737, por exemplo, começou a ser projetado depois do 727...
Mas se formos olhar em todo histórico da Boeing, existe um número que nunca foi muito falado, o 717. Sim, todos os outros números foram usados por aeronaves bem conhecidas, sendo o 787 o mais recente, mas e quanto ao 717?
Fiquei bem intrigado com isso, e decidi pesquisar um pouco a respeito... Curiosamente, existe um modelo 717 sim, mas ele não foi lançado lá nos primórdios da companhia: depois do lançamento do 707, a numeração foi para o fantástico 727, que já mencionei ser meu favorito. A lacuna do 717 veio a ser preenchida quase 30 anos depois...

Bom, a verdade é que as origens do 717 se confundem com a fusão que ocorreu da Boeing com a McDonnell Douglas (que entre outras aeronaves, fazia o DC-10) em agosto de 1997. Na época, essa empresa estava desenvolvendo o MD-95, baseado no seu clássico de longa data DC-9, parecido com os Fokker 100 que víamos por aqui. Com a aquisição, a Boeing decidiu manter esse avião, mudando então seu nome para 717, direcionando-o para vôos curtos. Mas logo parou sua produção, devido à forte competição de outras aeronaves de pequeno-médio porte, como por exemplo, os jatos da Embraer.
O curioso é que se formos olhar formalmente a nomenclatura oficial da Boeing, existia sim um 717, pelo menos para a denominação interna da empresa. Esse código era usado para um avião similar ao 707, mas que acabou sendo destinado para uso militar como avião-tanque, sob a identificação de KC-135, em operação até hoje.

E é interessante destacar que embora oficialmente o 717 só veio a participar da lista de modelos da Boeing nos anos 90, houve sim um avião que foi lançado entre o 707 e 727. Era o Boeing 720, do qual nem fazia idéia que existia até agora, e se tratava de um 707 um pouco menor. Em algumas raras ocasiões ele era chamado de 717, mas como a Boeing já tinha essa numeração destinada para o avião-tanque acima, um outro número foi usado... Hoje, 0s 720 já foram tirados totalmente de serviço...

Interessante, não? Claro, pode não ser do interesse de todos assuntos como a história da Boeing, mas é que eu tinha ficado curioso por nunca ter conhecido esse 717 antes...
Como saideira, já que o assunto são curiosidades da Boeing, você sabia que existia uma versão mais curta do famoso 747? Foi outra coisa que descobri nessas pesquisas... O modelo 747SP era 15 metros mais curto do que o original, dando um visual quase de um bicho atarracado. O menor tamanho era destinado para reduzir ser peso e aumentar o seu alcance, mas acabou não dando muito certo, sendo superado pelas versões mais recentes do próprio 747.

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