Roda a Roda

Desde que me tornei assinante de TV a cabo, na maior parte do tempo a minha televisão está sintonizada em canais pagos, como Sony, AXN ou Cartoon Network, além dos muitos canais de filmes como os Telecines e a TNT. As poucas coisas que costumo assistir na TV aberta são os jogos de futebol e corridas de Formula 1, além de acompanhar de vez em quando os telejornais (em parte para admirar a beleza de algumas apresentadoras...). Principalmente nos fins de semana: ainda vão inventar uma coisa pior que os programas de auditório de domingo. Sinceramente, sinto minhas entranhas se revirarem ao escutar a voz insuportável do Faustão, acabou o jogo da tarde de domingo já corro no controle e mudo de canal. Soma-se a essa atrocidade outras criaturas como o ignóbil Raul Gil e o pústula do Gugu. Mas mesmo entre todos esses apresentadores de merda, ainda acabo me rendendo aos programas do Sílvio Santos, como os programas de jogos. E atualmente o jogo da vez é o Roda a Roda.


Não é de hoje que o Sr. Abravanel traz para as telinhas um game-show interessante e que consegue conquistar a audiência, uma vez mais pegando um programa de grande sucesso nos EUA (o original se chama Wheel of Fortune) e adaptando aos nosso país. Embora eu pessoalmente prefira mais o saudoso Show do Milhão, com as respostas absurdas dos participantes (e algumas vezes dos universitários) para perguntas tolas, o Roda a Roda também prende a minha atenção da mesma forma, não há como eu assistir o jogo sem participar, tentando acertar as palavras que surgem no painel.

Bem, caso você seja um neanderthal que não faz idéia de como é o jogo, vai aí uma explicação rápida. São três participantes, e em cada rodada eles precisam acertar uma ou mais palavras que estão em um grande painel, sempre recebendo uma dica. Por exemplo, se a palavra é "guitarra", a dica pode ser "instrumento musical". Para tentar descobrir a palavra, cada um se alterna em rodar uma grande roleta, cheia de números, que correspondem a valores. Quando a roleta para em uma quantia, o participante pode falar uma letra: se a palavra tem a letra mencionada, ele ganha o valor indicado na roleta por cada vez que a letra se repete, mas se não houver a letra, ele passa a vez. Seguindo com o exemplo, se a roleta parou em R$ 800 e o participante fala a letra "R", ele ganha R$ 1600. Claro que existem outros campos na roleta para sacanear, como o "Passa a Vez" e o "Perde Tudo", passando a vez para o próximo participante ou perdendo toda a quantia conquistada naquela rodada, respectivamente.

A rodada vai seguindo, até o momento no qual só restam 3 letras, nessa hora o participante deve tentar falar a palavra. Se ele errar, simplesmente passa a vez, mas se acertar, ele ganha de forma definitiva a quantia acumulada naquela rodada, enquanto que os demais não ganham nada. A brincadeira vai se repetindo, até que no final aquele que acumulou a maior quantia vai para o round final, onde ele pode ganhar o prêmio máximo. Aí não tem mais roleta, o participante precisa dizer 3 consoantes e uma vogal para tentar acertar a última palavra. Ao contrário do Show do Milhão, não há como sair de mão vazias: se ele acerta, ganha o prêmio principal do programa, enquanto que um telespectador sorteado recebe o valor que o jogador ganhou no jogo normal; porém, se o jogador erra, os prêmios são invertidos.

Certamente a graça desse programa é que é muito divertido assistir e tentar jogar de casa, competindo com os familiares e amigos. Claro, como aqui não tem roleta, a disputa que sempre faço quando assisto com alguém é ver quem descobre a palavra primeiro. Modéstia à parte, mas sou muito bom nisso, tem palavras que só vendo a quantidade de letras e a dica já descubro. Fico me perguntando por que não tento participar de verdade, mas é bem difícil. Primeiro que você depende da sorte para ser sorteado, e depois no jogo depende muito daquela maldita roda. E por fim, hoje o programa está associado a uma produtora de cosméticos, e para participar ou sendo consumidor desses produtos ou trabalhando como consultor de beleza vendendo eles. Como a minha habilidade de vendedor é tão ruim que não conseguiria vender guarda-chuva no meio de uma tempestade e como sou tão feio que nem produto de beleza ou Photoshop reduziria o estrago, resta mesmo é acompanhar pela telinha...

E também é muito cômico assistir os programas do Sílvio Santos. Como disse no início dessa postagem, a maioria dos apresentadores é tão intragável como um Mentos sabor repolho, enquanto que o Sílvio Santos consegue ser divertido, sempre mexendo com o auditório ou com os participantes. Tudo bem que ele tenha um estranho fetiche de usar aquele mega microfone pendurado no pescoço, mas pelo menos ele não provoca nojo e enjôo como aquele gordo do Faustão, insuportável até dizer chega, só de escutar a voz dele fico com vontade de tacar alguma coisa na televisão.

Ôrra, ô loco, meu!

É, para não fugir do padrão, ainda tem tempo para o comentário sacana do post. Além de ser um programa divertido e agradável de assistir, não posso deixar passar despercebida a beleza incrível da moça que dá as dicas e fica lá, toda elegante, desfilando com um charme irresistível e revelando as letras da palavra. O nome dela é Patrícia Salvador, muito gata essa mulher! Dizer que ela tem um corpo escultural não seria novidade, mas some a isso um sorriso lindo e uma personalidade meiga e divertida. Certamente é outro dos principais motivos que me leva a assistir o programa.


Cara, estou com problemas... Quase toda postagem é desculpa para colocar fotos de belas mulheres! Falo sério, não faço isso para atrair os cuecas de plantão a entrarem em meu blog, é realmente algo mais forte do que eu, triste consequência de eu ser um texugo que só quebra a cara nos relacionamentos e está sozinho. Tenho certeza de que se no lugar dela fosse alguém sem sal como a Adriane Galiesteu ou a Dercy Gonçalves (tá, exagerei) lá no programa, eu jamais faria uma postagem sobre o Roda a Roda.

Comentários