Moe! Ninja Girls, o fim (definitivo)

Será uma postagem curtinha hoje... apenas para registrar que hoje, neste 28 de outubro de 2025, exatamente às 22:00, encerrou-se o serviço do simpático joguinho Moe! Ninja Girls. Que talvez a grande maioria de vocês nem faça ideia do que se trata, mas sobre o qual eu falei várias vezes aqui no site. 

Estou com preguiça de procurar os links, use ali o campo de busca e você vai achar as várias postagens, caso queira saber do que se trata esse joguinho, que me acompanhou durante anos, mesmo sendo uma mera historinha no estilo dos livros "Escolha sua aventura".

Embora o jogo já estivesse sem novos conteúdos há muito tempo, ele ainda seguia disponível. Inclusive é válido citar que nos últimos meses apareceram algumas surpresas que davam a entender que ele poderia até resurgir mais uma vez. Por exemplo, no final do ano passado foram lançadas coletâneas das trilhas sonoras do jogo. Nesse ano ele foi finalmente lançado no Japão (algo bem incomum), com as mesmas histórias, e chegaram a lançar um canal oficial do YouTube com as histórias dubladas em inglês

Mas em meados de agosto desse ano, veio o comunicado que era questão de tempo até que os servidores fossem desligados, resultando do fim definitivo do jogo em outubro.

Fim de serviço que ocorreu há cerca de uma hora atrás...

Já comentei sobre como que ultimamente os jogos de videogame se tornaram temporários, e não faltam exemplos disso. O início desse ano trouxe o fim de serviço de dois jogos que eu curtia muito, o Simpsons Tapped Out e o Konosuba Fantastic Days. Esses tiveram um destino curioso: fãs criaram servidores temporários para manter as cidades da família amarela ainda ativos (algo que ainda vou ver como funciona) e os desenvolvedores do jogo da engraçada animação japonesa criaram aplicativos que guardam as imagens e outras mídias do aplicativo para que qualquer um possa ver quando quiser (mas apenas na versão japonesa).

Mas diria que nenhum desses dois e mesmo alguns outros jogos que gostava que expiraram há mais tempo me deixaram tão triste como o fim do Moe! Ninja Girls...

Ainda devo fazer uma outra postagem com mais calma para falar a respeito. Mas eu vou sentir saudade desses personagens super carismáticos, com os quais eu compartilhei muitas risadas e momentos legais. Joguei até o último minuto, relendo algumas das histórias e até gravando alguns episódios para a posteridade. E ainda fica a esperança de que lancem uma versão offline, mesmo que apenas com as histórias principais.

De qualquer modo, fico feliz de ter curtido esse jogo durante todo esse tempo. Sempre com seu estilo divertido, uma ótima distração que me fazia sentir bem e feliz. E que não será esquecido, isso eu garanto. Acho que não teve nenhum outro jogo de estilo anime japonês que mais me cativou que essa turminha simpática.

Bom, é isso... já está tarde, vou ficando por aqui. E obrigado mais uma vez, Moe! Ninja Girls, pelas horas de diversão.



Comentários