Escolha sua FavoritAI

Eu sei, tem tempo que não escrevo nada aqui... muita coisa do meu lado e como de costume eu acabo deixando o site entregue às moscas. Por um lado acho que é até bom, pois não atrai os anônimos chatos que gostam de encher meu saco com política. Aliás, um assunto que eu não me motivo mais a citar por aqui, só se realmente eu tiver vontade, por conta de sempre atrair pessoas chatas que são incapazes de argumentar e que acreditam em qualquer bobagem que a velha mídia ou o governo dizem...

Viu, já estava começando a entrar nesse assunto intragável. Acho que tem coisa melhor para falar depois de tanto tempo, né?

E decidi ser simples e apelativo mesmo, pois não estou com muita ideia e achei legal falar de algo bem mais agradável: belas jogadoras de vôlei feminino. Podem me chamar de misógino ou do que for, mas não tem nada demais em admirar as belas atletas que jogam nas quadras pelo mundo. Já falei várias vezes sobre isso, não sei explicar se é o fato de que os uniformes de vôlei são bem interessantes, se é porque as jogadoras em geral são bem femininas (diferente de outros esportes, onde elas ficam masculinizadas) ou outro motivo qualquer, mas eu simplesmente não resisto.

Por exemplo, veja essas belas jogadoras de algumas seleções do mundo. Qual a sua favorita?

Difícil, não é? Todas são super bonitas, atraentes e cativantes. 

Mas... nenhuma delas existe de verdade.  

Não sei se você teve a sagacidade de perceber a pegadinha no título de minha postagem, ou mesmo se teve o olhar cuidadoso para perceber certos detalhes no vídeo acima, como o fundo de quadra sempre igual e inerte, a coincidência de todas elas terem o número 7 e o fato da bandeira da África do Sul não ter nada a ver. Pois o fato é que esse vídeo é uma criação de inteligência artificial.

O que me deixa realmente abismado em como a IA está hoje. Há pouco tempo esses programinhas mal conseguiam fazer fotos direito, com mãos de seis dedos e pernas flutuantes, e agora fazem vídeos com movimentos bem naturais e reais. Claro que um olhar detalhado percebe eventuais falhas ou como as imagens parecem perfeitas demais; mas mesmo assim é de se impressionar. 

Por exemplo, essa eu gerei no ChatGPT.

Me faz até pensar em como que está difícil saber o que é real e o que foi criado por IA. 

Eu sei que já dissertei sobre esse assunto faz pouco tempo, mas isso mostra como que os avanços nessa tecnologia estão em níveis exponenciais. Fico imaginando daqui a um ano o tipo de imagem ou vídeo que seremos capazes de criar com o auxílio dessas ferramentas.

Se bem que esses programas estão ficando meio chatos com algumas coisas. Por exemplo, não consigo criar mais uma das imagens que fiz na outra postagem, do Darth Vader jogando ping-pong com Jabba the Hutt, pois usa personagens protegidos por direitos autorais. Mas consegui fazer um monstro de cocô sujando a cidade do Rio de Janeiro.

Só no ChatGPT. O Copilot disse que não pode fazer uma imagem que possa ser considerada ofensiva... Mostrando que até mesmo os programas de IA podem ser politicamente corretos e wokes...

Comentários