Enganados pela Inteligência Artificial

Tentarei ser breve, para fazer uma postagem bem simples mas curiosa, sobre um tema que está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas, e que já mostra o seu impacto e até mesmo os riscos associados a sua crescente participação na sociedade. É hora de começarmos a falar sobre a Inteligência Artificial, ou IA, que está avançando em largas passadas, fazendo coisas que nós jamais imaginaríamos serem possíveis. E se por um lado a IA pode ser muito útil e proporcionar avanços para nossa sociedade, claro que tudo pode ser usado de forma mal-intencionada, com o propósito de nos fazer de trouxas.

Já tem vários programas e sites de IA por aí, você certamente já deve conhecer alguns. Desde o mais popular ChatGPT até os sistemas de busca interativos como o Bing da Microsoft e avançados criadores de imagens como o DALL-E 3 da OpenAI, tem uma porrada de sistemas que usam a Inteligência Artificial para fazer um monte de coisas. Dá pra você pesquisar por receitas culinárias ou solução de exercícios de provas, pedir para que façam um resumo daquele livro que o professor de literatura pediu ou escrever um código de programação para automatizar alguma tarefa do trabalho, buscar por fotos raras do bairro onde você mora ou criar uma imagem do seu personagem de anime japonês favorito em segundos... Enfim, não há limites para o que a IA pode fazer, e ainda estamos engatinhando nesse assunto.

Eu confesso que sempre fui muito cético quanto ao uso de ChatGPT e IA em geral. Mas aos poucos estou descobrindo como ela pode realmente ser bem útil. Outro dia eu consegui usá-la para descobrir como fazer uma função complicada no Excel, e admito que tem alguns momentos de distração que eu começo a brincar de gerar imagens, já que a minha habilidade de desenho beira o ridículo. E o mais curioso é que esses programas conseguem gerar qualquer coisa.

Tipo o Darth Vader e o Jabba the Hutt jogando uma acirrada partida de ping-pong...

Puta que pariu! Eu nem sei se onde tirei uma ideia tão bizarra assim!

Mas esse é um exemplo do uso interessante e diria até inofensivo da Inteligência Artificial. São muitas as vezes que eu passo uns bons minutos buscando uma imagem legal que se encaixe no tema de minha postagem, e com um programinha desses é possível criar uma em alguns segundos, por mais absurda que seja.

Tá, já chega... Depois desse Jabba trans, vamos ver se consigo voltar ao tema. Mas pode apostar que esse tipo de tosqueira certamente vai começar a aparecer muito por aqui neste site.

O que acontece é que com o avanço da IA, há também o "lado negro da Força", pegando uma carona no Star Wars que apareceu aqui. Pois tudo no mundo pode ser usado de forma ruim, ou até mesmo enganosa e controversa, o que faz com que a sociedade comece a pensar nos possíveis limites para a IA. Por exemplo, teve o caso de grande repercussão da propaganda da Volkswagen onde recriaram a cantora Elis Regina por meio de inteligência artificial, onde muitas pessoas acharam errado e pouco ético recriar a cantora que morreu há cerca de quarenta anos. Há também as polêmicas de como que a IA estaria tirando o espaço de artistas e escritores, já que esses programas são capazes de gerar pinturas, textos e músicas de forma muito rápida e com qualidade cada vez maior.

E como não poderia deixar de ser, tem também do uso da IA para o crime: os famosos golpes do falso sequestro já estão fazendo uso da tecnologia, replicando a voz da suposta vítima de forma cada vez mais fiel, enganando seus entes queridos que acabam caindo facilmente na farsa. Imagina só quando começarem a fazer uso de vídeo, daqui a pouco os bandidos estarão fazendo uma video-chamada mostrando a pessoa sendo agredida ou algo pior.

Acha que eu estou exagerando? Vamos lá então, vamos mudar um pouco de assunto, e me diga o que você acha dessa simpática mocinha.

Que gracinha, né? Toda sapeca, fazendo caras e bocas para postar em suas redes sociais e conquistar um monte de jóinhas... 

E se eu te disser que essa garota não existe, que na verdade ela foi criada por inteligência artificial?

Pois é...

"Ela" se chama Emily Pellegrini, tem mais de 200 mil seguidores no Instagram e foi criada inteiramente por inteligência artificial. Segundo o seu criador, foi tudo feito com o auxílio de IA, a começar por perguntar ao ChatGPT qual seria a mulher dos sonhos da maioria dos homens, e com essa descrição foram usados programas de imagens e vídeos para criá-la. Com isso, bastou pedir para o programa gerar as mais diversas situações, típicas das desinibidas do "Insta", para gerar fotos super realistas e conquistar um monte de marmanjos.

Admito que eu teria sido facilmente fisgado, se não soubesse que ela fosse imaginária. Tá... acho que mesmo sabendo que ela é uma criação de computador, acabaria sendo fisgado por ela.

Isso mostra como que a inteligência artificial pode ser um certo risco, sendo capaz de nos enganar direitinho. Não apenas em situações relativamente inocentes, como fazer com que um monte de mané fique descascando banana para uma gatinha virtual, mas para promover mentiras e enganar as pessoas de forma criminosa. Por isso que há um interesse dos governos e autoridades em regulamentar e limitar o alcance da IA... para que eles possam ter o monopólio dessa tecnologia e usá-la para manipular a sociedade. 

Por exemplo, tenho um conhecido que ultimamente sempre posta nas redes sociais que Israel está praticando genocídio na Faixa de Gaza, sempre promovendo boicote contra os judeus e colocando imagens sensacionalistas para chocar as pessoas. Ou seja, um defensor ferrenho do terrorismo do Hamas, algo que considero abominável (quase fiz uma postagem sobre o tema). Teve uma hora em que eu respondi uma de suas verborragias, e ele veio querer sinalizar virtude pra cima de mim, respondendo com essa imagem abaixo e dizendo que eu seria desumano se não ficasse comovido com o que estava sendo retratado ali e apoiasse os palestinos contra Israel.

Aí perguntei pra ele se todo mundo na Faixa de Gaza tem SEIS dedos na mão. Aí ele ficou puto, me mandou tomar no cu e me bloqueou... Puxa, só porque eu demonstrei que ele estava usando uma imagem falsa, gerada pela IA com o claro objetivo de enganar aqueles de coração mole?

Aliás, essa foto mostra que apesar de toda a tecnologia e capacidade, a Inteligência Artificial no atual estado ainda não é perfeita. É clássica essas dificuldades para desenhar mãos de forma normal, que geralmente aparecem com mais ou menos dedos ou em um formato distorcido e tosco.

Sim, tipo aquele negão do Vingador do Futuro, que tinha a mão deformada. Aliás, se eu conseguir arrumar paciência para fazer mais uma sátira de filmes, esse seria uma boa pedida.

E pra melhorar um pouco o astral, depois dessa imagem de revirar o estômago, vamos chamar mais uma vez a Emily Pellegrini. Pra mostrar que a IA pelo menos consegue ser mais realista do que as maquiagens cenográficas das décadas de 80 e 90.

De fato, o que me preocupa mais sobre a tal da Inteligência Artificial é como ela tem um grande potencial para nos enganar, especialmente quando vamos para essa linha de criar imagens e vídeos. Especialmente quando consideramos que as gerações mais recentes são muito digitais, vivendo completamente em realidades virtuais das redes sociais e internet. Na verdade não apenas os mais novos, mas gente de gerações mais velhas, pessoas que parecem que estão perdendo o senso crítico. Vide esse meu colega que postou a foto do garotinho palestino, ele é até mais velho do que eu, e conseguiu a proeza de ser enganado por uma imagem feita por IA, mesmo ela tendo um erro tão absurdo. 

Na verdade não precisa nem ser necessário usa um programa de IA avançado para ver como que o "estelionato digital" se torna cada vez mais presente. Seguindo na linha das muitas moças que adoram publicar suas fotos e vídeos nas redes sociais, é só ver como a grande maioria usa filtros e efeitos visuais para dar aquela arrumada nas marcas do rosto ou mesmo uma limpeza de pele exagerada. Tem horas que é bem visível como as fotos estão ficando cada vez mais artificiais, depois de passar por uma série de filtros que fazem mais milagre do que uma sessão no SPA.

Mas pelo menos nessas situações sabemos que pelo menos a pessoa é real... Foda é que hoje quando vemos alguém, é difícil ter certeza se é de verdade ou não passa de uma combinação muito bem feita de pixels desenvolvida por IA...

Enfim, o fato é que a Inteligência Artificial veio para ficar, e sem dúvida ela trará grandes benefícios para a sociedade. Porém, é muito importante que haja também uma "Inteligência Humana" que venha a consumir o que a IA cria com responsabilidade. Não apenas que seja capaz de perceber que tudo que vem da Inteligência Artificial é, como o nome sugere, artificial e não necessariamente uma representação da realidade, mas também que eduque as pessoas para não usar este incrível recurso tecnológico da forma errada, para praticar crimes ou enganar os ingênuos. Por mais que eu cada vez acredite menos no ser humano, fica a esperança de que a IA será usada para coisas úteis e interessantes.

E claro... para fazer muita zoeira também.

Comentários

sammy disse…
Só percebi depois de um tempo que a tal Emily era falsa por causa dos olhos "mortos".