A Crise do Vírus Chinês

Bom... e agora é mesmo oficial. O mundo está diante de uma crise sem precedentes com o Covid-19, vírus chinês que já vitimou milhares de pessoas e contaminou ainda muito mais. Temos um estado de pandemia, diante de um vírus que está espalhado no mundo todo. Fronteiras estão sendo fechadas, o sistema de saúde de vários países à beira do colapso, quase 12 mil mortos em todo o mundo (até o momento), e todas as pessoas, ou pelo menos a maioria delas, se trancando em casa para evitar esse inimigo invisível.


A situação é grave. Não estou exagerando, mas eu temo por algo terrível nas próximas semanas aqui no Brasil. 

Até esta sexta-feira, dia 20 de março, nosso país já contabilizou 977 casos, com 11 mortes. O vírus já estava por aqui, de forma relativamente controlada, em meados de fevereiro, com alguns casos isolados de pessoas que vieram de fora. A partir de 11 de março, o número de casos subiu, e então rapidamente começou a se alastrar, com o princípio da contaminação descontrolada, em que o vírus circula dentro do país, sem mais ser possível saber quem contaminou quem. A primeira vítima foi no dia 17 de março (nesta terça), e chegamos na sexta-feira dia 20 com números alarmantes. Só nesse dia foram mais de 300 novos casos confirmados. Esse gráfico que peguei do Wikipedia, mostrando a quantidade de novos casos por dia, mostra bem a seriedade da situação.


Estamos falando em um crescimento de 67% do número de casos em um dia...

Eu não vou aqui ficar batendo de novo na tecla das recomendações que precisamos seguir. Faço isso até como forma de lembrar que as informações corretas devem ser obtidas de organizações competentes, como os órgãos de saúde e vigilância sanitária. A pior coisa neste momento é ficarmos seguindo notícias falsas que são difundidas em certos sites e redes sociais, que não têm nenhuma comprovação.

Já escutei de tudo... Tipo, vi gente dizendo que não pode parar de ir na academia, pois isso ajuda a aumentar a imunidade, recomendações geralmente vindas de pessoas fit que não querem abrir mão do treino, mas ignoram o fato de que se exercitar em um ambiente fechado de uma academia não é bom negócio. Sem falar nas receitas caseiras, tipo tomar chá de alho ou lavar as mãos com uma mistura de gengibre e óleo de abacate. 


Não caiam nessa. Sigam as recomendações dos órgãos competentes. 

Dito isso, eu decidi vir aqui para continuar o debate sobre diversas outras consequências causadas pela pandemia do coronavírus. Eu já havia começado algo nesta postagem fazem alguns dias, comentando sobre o uso político dessa crise. Criticando a postura de certas pessoas, a maioria da esquerda, que estava usando toda essa situação grave como combustível para militância ideológica. Por exemplo, alfinetando os críticos da baderna que ocorre em muitas universidades públicas, ou tentando arrumar maneiras de culpar os inimigos políticos (leia-se Trump e Bolsonaro) de todo o ocorrido.

Eu tinha a esperança de que mesmo essas pessoas, doentes de longa data que foram contaminadas pelo "comuna vírus", viessem a se dar conta da realidade, deixando de lado essas picuinhas e teorias de conspiração ideológicas quando a situação aqui começasse a ficar grave. Eu ainda quis acreditar que, diante de um cenário extremamente pessimista, em que o número de casos e vítimas começa a aumentar de forma avassaladora, esses fanáticos da esquerda iriam ser um pouco mais humanos, se unindo ao restante da sociedade na luta contra uma doença perigosa.


Me enganei... o que eu vejo é como esses cretinos, filhos das putas salafrários e calhordas estão conseguindo perder ainda mais a noção, tentando de todas as formas possíveis se aproveitar do momento para atender aos seus interesses e desejos políticos e ideológicos...

Provavelmente alguém vai me criticar por escrever sobre isso, acusando-me de estar jogando lenha na fogueira. Talvez... Mas a fogueira já está acesa e queimando a pôrra toda, graças a essas pessoas que enxergam tudo de forma política, que fazem toda uma série de malabarismos para atacar o atual governo, em vez de apoiar as medidas que estão sendo tomadas para conter o avanço da doença.  Fazem um terrorismo, inventando mentiras e tentando se beneficiar com isso. Escrevo tudo isso como forma inclusive de conscientizar que a esquerda socialista e a grande mídia, que sempre se apresentam como defensoras do povo e da liberdade de expressão, estão na verdade mais preocupadas consigo mesmas e nos seus interesses, pouco se lixando para as pessoas que dizem proteger...

Sério, conheço gente que está torcendo para que o coronavírus mate muita gente e foda com o país... para depois dizer que foi culpa do Bolsonaro.

Antes que venha a aparecer algum idiota dizendo que sou paga-pau do presidente, que não passo de um bolsominion, digo o seguinte: não estou dizendo que Bolsonaro esteja agindo 100% certo, ele vem fazendo suas cagadas sim, e os erros devem ser criticados sim. Mas isso deve ser feito de maneira construtiva, buscando um debate sadio que proponha um caminho melhor para se seguir. Repito, o momento é grave, e todos devem fazer a sua parte para superarmos esse vírus.

Mas não é isso que os otários da esquerda e a mídia tradicional tendenciosa fazem. Em vez de promover a união, incentivam a rivalidade, o embate político, a ideia do "nós contra eles". Como de costume, o conceito de certo e errado desses palhaços não é baseado no que está sendo feito, mas sim em quem está fazendo. E nessas horas, os interesses ideológicos falam mais alto ... O Bolsonaro é o inimigo a ser destruído, para esses cretinos a prioridade é criticar o governo e fazer tudo para derrubá-lo, isso é muito mais importante pra eles do que vencermos a luta contra o coronavírus.

Acha que estou falando bobagem? Me explica isso:


No dia 15 de março, quando teve aquela manifestação contra o Congresso, a Globo veio criticar o Bolsonaro por estar interagindo as pessoas, sem máscara. Alguns poucos dias depois, em 18 de março, o presidente deu uma coletiva de imprensa e estava de máscara, e a mesma Globo veio procurar problema nisso.

Com perdão do palavreado... Mas, puta que pariu, Rede Globo do caralho! Afinal de contas, pôrra, o que tá certo? É usar ou não usar máscara, cacete? 

É o que eu digo. Para a esquerda retardada e a sua maior aliada, a mídia tradicional, o conceito de certo e errado é bem assim. Nesse caso, Bolsonaro SEMPRE estará errado, não importa o que faça. Se não coloca a máscara, está errado; se coloca, está errado; se enfia a máscara no rabo, está errado. O importante é dizer que ele está errado, o motivo eles arrumam depois...

E não é só aqui. O assunto do momento é a grande revolta que os esquerdopatas e a grande imprensa manipuladora demonstraram diante das muitas críticas que estão sendo direcionadas ao governo chinês. Como, por exemplo, diante de ver o Trump dizendo que o vírus é chinês.


Afinal de contas... A pôrra do vírus não surgiu na China? Que tá errado em dizer que é um vírus chinês? 

Claro que tem algo mais nas entrelinhas quando Trump diz isso... Não sou tonto de não perceber que usando tal termo ele está responsabilizando o governo da China por todo esse ocorrido (volto nesse ponto daqui a pouco). Algo que o Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, também declarou em suas redes sociais, o que gerou toda uma comoção por parte da sociedade. Logicamente, criticando o que o deputado disse, vindo até mesmo da embaixada chinesa no Brasil.


Ih, eu disse embaixada "chinesa". Será que pode? Pois, se dizer que o vírus é chinês deixa todo mundo zangadinho, será que vale quando me refiro a qualquer outra coisa da China? Ou só é reprovável quando a palavra "chinês" ou "chinesa" sai da boca do Trump ou do Eduardo Bolsonaro?

Nem sei por onde começo... Por exemplo, acho muito curioso ver como que deputados de partidos de esquerda como o PT ou PSOL ofendem e xingam publicamente pessoas como o ministro Sergio Moro (tipo o desqualificado que chamou Moro de "capanga de milícia"), e depois ficam alegando que eles têm imunidade parlamentar e podem falar o que quiser sem serem reprimidos, mas quando o deputado que fala é o Eduardo Bolsonaro, aí essa história de imunidade e liberdade de expressão são convenientemente esquecidas... Aí não interessa mais... Aí é "exagero" de liberdade de expressão.

Outra coisa que digo: embora seja sim um deputado, o Eduardo Bolsonaro usou sua conta pessoal do Twitter, ele está ali como pessoa física. E até onde eu entendo, existe um direito à liberdade de expressão, cada um pode ter a sua opinião e expressá-la. Pelo menos é o que ocorre em países democráticos, diferente de certos lugares, como a própria China, onde o povo sequer tem direito a ter uma conta de Twitter...


Por sua vez, a resposta veio a partir da conta da embaixada da China. Ou seja, é como se fosse uma conta corporativa. E que chega ao ponto de fazer uma provocação ao meu ver descabida na comunicação oficial de uma embaixada, acusando o Eduardo Bolsonaro de ter contraído um "vírus mental" depois de voltar dos Estados Unidos...

Podemos até criticar a postura do deputado, que poderia ter se poupado dessa situação desnecessária. Mas se vai ter algum tipo de problema diplomático, que percebam que a embaixada da China não está colaborando com isso. Poderiam ter respondido de forma polida, solicitando um pedido de desculpas ou coisa parecida... Mas preferiam descer o nível e falar essas bobagens.

Agora, quando o governo chinês começou a espalhar fake news de que o Covid-19 era uma arma biológica lançada por soldados americanos na China... aí ninguém tava preocupado com diplomacia, né?


Ainda sobre essa questão da China, principalmente depois de ver o gado vermelho espumando de raiva contra Trump, fica cada vez mais evidente de que sim, a China tem uma grande responsabilidade por ter causado essa pandemia no mundo. Não estou culpando os chineses em si, mas o seu governo, comandado pelo PCC. Embora seja a mesma sigla daquela organização criminosa de São Paulo, na verdade ela significa Partido Comunista Chinês. E que é tão, ou mais criminoso ainda.

Eu sempre detestei muito a ideologia de esquerda comunista pois ela é extremamente totalitária. Apesar de tremularem a bandeira da igualdade, da defesa do povo e de seus direitos e da liberdade, os regimes comunistas sempre se caracterizaram na verdade por um Estado controlador, objetivando o enriquecimento de uma minoria que faz parte do mesmo ou que é sua aliada. tudo na base da força. Não há igualdade, o dono da fábrica ganha mais e vive melhor do que o operário. O povo é oprimido, tendo que se curvar às ordens do Estado, ou do contrário será veementemente punido, muitas vezes pagando com a vida. E não há liberdade, todos serão informados pela mídia estatal, que terá o controle sobre o que o povo deve saber, sem direito a ter uma opinião própria, especialmente se for contrária a do Estado.


Bem isso que o PT queria colocar aqui. Lembra do controle social da mídia?

Possivelmente alguém pode se perguntar o que isso tudo tem a ver com o coronavírus. O que o regime comunista da China tem a ver com toda essa pandemia que está matando gente no mundo?

Como em qualquer outro regime socialista, o governo chinês detém a informação de seu povo e do restante do mundo. Pode ser por diferentes motivos, mas geralmente isso é motivado com a intenção de demonstrar força para o Ocidente. E quando é um problema, o modus-operandi comunista dita justamente a negação, o acobertamento das informações, tudo isso para ocultar os problemas e se eximir da responsabilidade, para não parecerem fracos diante dos "inimigos". Como aconteceu em Chernobyl, em que os soviéticos fizeram uma cagada homérica e depois tentaram varrer pra debaixo do tapete, como se nada de errado tivesse acontecido na usina. E sabemos muito bem as consequências disso...


Algo semelhante aconteceu com o surto do coronavírus. Já em dezembro de 2019 o médico chinês Li Wenliang começou a divulgar em grupos de médicos na Internet que havia uma variante do vírus se alastrando, de alto contágio e que poderia causar sérios riscos. Não demorou para o governo chinês caísse em cima dele, de forma bem "democrática", exigindo que ele desmentisse tudo que falou. Naquele momento, o Covid-19 já estava rolando solto na China, com várias pessoas apresentando os sintomas. E o médico que tentou alertar o mundo dos riscos de uma doença que poderia (e está sendo) grave foi prontamente oprimido. "Coincidentemente", ele acabou sendo infectado pelo coronavírus, e não resistiu, morrendo no início de fevereiro aos 34 anos.

Não sei vocês, mas pra mim isso aí não me cheira muito bem...

E o caso do médico não foi o único. Tem vários jornalistas chineses que estavam cobrindo a expansão da doença, alguns deles filmando os leitos dos hospitais onde as vítimas do coronavírus agoniavam até a morte. Estes jornalistas simplesmente desapareceram. Assim, sumiram do mapa, evaporaram, puft. As páginas de alguns deles, em que divulgavam as notícias, foram tiradas do ar. Já fazem dias e ninguém tem notícias deles.

Provavelmente, foram colocados em "quarentena forçada" por um regime que "defende" a liberdade de expressão...

Enquanto isso, o governo chines dizia para a Organização Mundial da Saúde que não haviam evidências de que o coronavírus podia ser transmitido entre humanos. Ficava evidente a tentativa de reduzir o alarmismo, como se fosse uma mera doença sem perigo.


Pois é... Diz isso aí pras centenas de milhares de pessoas contaminadas, especialmente para as famílias dos que perderam a vida.

Eu não vou ir tão longe como muitas pessoas estão fazendo, acusando a China de ter criado uma arma biológica que saiu de controle (embora, em se tratando de um governo desse tipo, não podemos descartar a possibilidade). Mas na minha opinião é indiscutível que a China foi extremamente irresponsável durante o surgimento da doença. Em vez de reconhecerem os riscos e terem tomado atitudes preventivas, fingiram que não era tão grave assim, provavelmente liberando cidadãos chineses para viajar para o exterior. Aí já era tarde demais... Fudeu tudo.

E sim: vírus chinês. Fiz questão de colocar isso no título, pois a China é responsável. O vírus veio de lá, e é culpa do governo chinês por ele ter se difundido dessa forma no mundo. Eles são culpados sim! Se não gosta, enfia os dez dedos no rabo e rasga.


Continuo falando dos chineses. Mesmo sendo bem provável que essa pandemia não tenha sido causada de forma proposital, é fato que os chineses vão se beneficiar e muito com isso. Pois existe uma outra consequência bem grave desse surto, que é o impacto econômico.

Não me entendam mal, não estou menosprezando as perdas humanas, que são de longe o mais grave e o mais triste de toda essa pandemia. Mas não podemos também fechar os olhos para as consequência econômicas que o vírus chinês já está trazendo. As bolsas estão despencando, o dólar batendo recordes e a economia sofrendo para continuar girando. Quem pode fazer home-office, está fazendo, mas muita gente está impedida de trabalhar. Sem trabalho, sem dinheiro, sem ter como se sustentar. E os riscos de que tenhamos milhões de desempregados nos próximos meses, com o fechamento de empresas (geralmente as menores, que são as mais impactadas), é muito grande...

A esquerda, que diz tanto que defende o trabalhador, está rindo à toa. Pois uma crise econômica e aumento do contingente de desempregados é música para os ouvidos de cretinos esquerdopatas que torcem contra o governo. Como disse, para esses vagabundos, seus interesses político-ideológicos está acima do bem da nação...

E os chineses estão rindo ainda mais.


Pode parecer muito "teoria da conspiração", mas pensem comigo... As grandes nações do mundo estão parando, trancando as pessoas em casa, e isso está acabando com a suas economias. Como disse, tem várias empresas que estão se desvalorizando, suas ações despencando na bolsa de valores. Empresas não estão conseguindo exportar, uma vez que as operações no mundo estão afetadas. Estamos diante de um cenário em que grandes empresas ficarão extremamente vulneráveis e desvalorizadas, e muita matéria-prima parada em estoques e portos, também se desvalorizando.

Um cenário perfeito para um país gigantesco como a China... Especialmente considerando que eles já não estão tendo mais casos de coronavírus, e a situação aos poucos está se normalizando. Aliás, algo muito suspeito na minha opinião... E que contribui para essa minha linha de raciocínio sobre a situação econômica.

Por exemplo, o preço do barril petróleo está caindo (não apenas por conta do vírus chinês, mas também por causa da briga entre Rússia e Arábia Saudita), o minério de ferro também perdendo valor, assim como muitas outras commodities. A China usa tudo isso para produzir, e vai ter a chance de comprar essas matérias-primas por um preço bem abaixo do de mercado. Com isso, eles vão conseguir aumentar a sua produção e lucrar, ao mesmo tempo que os demais países do mundo ainda estão fodidos.


Escreve o que eu estou te dizendo, daqui a alguns meses quando a situação se normalizar, teremos necessidade de retomar a economia, as pessoas vão voltar a ir nas ruas para comprar, uma hora teremos algum tipo de retomada. E nessa situação, a China que já está curada, larga bem na frente de outras nações que quebraram suas economias para combater o surto do vírus chinês. Enquanto a indústria dos demais países estará se recuperando, os chineses já estarão com seus estoques carregados, com produtos que custaram menos (pois a matéria-prima estava mais barata), e vão poder se dar ao luxo de vender até mesmo pelo preço normal... afinal, o mundo estará desabastecido, estará com necessidade de muitas coisas, e só terá como comprar isso da mão dos chineses.

Vou mais além: como disse, muitas empresas se desvalorizaram. Por exemplo, uma ação da Petrobras no início do ano custava cerca de R$30,00 e agora está a R$12,00. Uma desvalorização de 60%. E algo semelhante está acontecendo com outras empresas. Pode não ser o melhor momento (ainda há possibilidades de que desvalorize ainda mais)... mas mostra uma ideia de como os papéis das empresas estão valendo pouco.

Com isso, não seria surpresa a China comprar ações de certas empresas estratégicas... E como o país tem um volume de capital que não é pequeno, ele pode começar a ter grande participação nessas empresas, lucrando muito com isso. Não se enganem... Lembrem-se que existiram muitas outras epidemias que vieram da China, e sempre nos anos em que essas doenças apareceram, eles cresceram sua economia de forma significativa. É cedo para afirmar que esses vírus chinês tenha sido algo criado de forma proposital com esse objetivo; mas tenho certeza de que a China vai lucrar e muito com essa situação.


Afinal... não dá pra confiar numa ditadura comunista...

Enfim... tudo isso são coisas que eu penso, é a minha opinião. Se não concorda, tá cheio de sites por aí defendendo o governo chinês e atacando o Bolsonaro. O que não falta é gente oportunista querendo se aproveitar desse momento para fazer militância política...

Fato é que o vírus está aí, e infelizmente o prognóstico não é dos mais positivos. Fala-se de meses de confinamento, e crise de nosso sistema de saúde em poucas semanas, quando o vírus começar a se espalhar ainda mais. Nessa hora, todos temos que focar principalmente no combate ao vírus chinês, para frear o avanço exponencial do mesmo. Até o momento dessa postagem, nesse sábado, a quantidade de casos já chegou em 1021, com 18 mortos até agora. É uma situação grave, em que as pessoas precisam se preocupar com coisas realmente importantes, em vez de ficar de ladainha com frescuras, como chamar o vírus de chinês ou ficar torcendo contra o governo. 

Comentários