"Manspreading"

Mais uma daquelas postagens sobre comportamento que eu sei que vai pisar no calo de muita gente... Ainda bem que eu não tenho medo de cara feia, especialmente quando é pra falar da hipocrisia de certos grupos politicamente corretos, que se acham os detentores da razão. Hoje é dia de criticar mais uma vez as feministas e um de seus termos anti-masculinos, o "manspreading".


Comecemos do começo. O termo "manspreading" corresponde a mais uma dessas palavras inventadas pelas queimadoras de sutiã, e que busca criticar uma atitude que é praticada por homens e que são de certa forma ofensivas para as mulheres. Afinal, o prefixo "man-" hoje em dia serve para classificar qualquer atitude como machista. Nesse caso, referindo-se ao ato de sentar com as pernas abertas, geralmente em transporte público.

E o que fez esse termo ganhar mais atenção nos últimos dias foi uma matéria que saiu na Internet, sobre uma garota russa chamada Anna Dovgalyuk que assumiu o papel de "heroína". Ela ficou famosa por andar nos metrôs na cidade de São Petersburgo, procurando por homens que estivessem sentados com as pernas abertas. Aí, como quem não quer nada, ela chega perto com uma garrafa e derrama um líquido bem nas bolas do sujeito.


Acontece que esse líquido é uma mistura de água com alvejante concentrado, mas tão concentrado que em poucos minutos a calça do cara fica arruinada, com uma bela mancha descolorida bem entre as pernas.

Claro que a mídia feminista e politicamente correta ficou eufórica com a atitude da ativista, como uma resposta à "agressão de gênero" promovida pelos homens. E que de quebra "marca" os machistas que praticam o manspreading.

Vamos lá...

Curiosamente, há algum tempo eu fiz uma postagem onde comentei sobre o ato de pessoas expansivas. Aliás, há muito tempo, fazem quase dez anos. E eu acabei revisitando o tema alguns anos depois quando reclamei aos montes do metrô do Rio. Embora na época já haviam iniciativas feministas, elas não eram tão incisivas e agressivas como hoje em dia, com alucinadas colocando o termo "man" na frente de tudo para reclamar.


"Texugo, seu machista! Você está mansplaining e sendo manidiot com as mulheres! E não trate de manterrupt, porque você está manoffending e sendo managgresive!"

Trago essas postagens antigas para dizer que eu condeno esse ato de sentar de pernas abertas no transporte público. Sem manspreading, pois eu acho uma babaquice dessas feministas ficar com essa ladainha de tornar qualquer coisinha que elas não gostam como uma atitude machista e opressora. Isso pra mim é coisa de feministas hipócritas e sem noção, como a Kéfera e a tal russa.

Afinal, sentar de pernas abertas não é na minha visão um ato machista. Pra mim é uma falta de respeito, isso sim.

Pra começar, não são apenas as mulheres que são incomodadas por pessoas que sentam dessa forma. Sim, "pessoas" e não "homens", depois você entenderá o porquê. Quando um indivíduo fica de pernas abertas, todo arreganhado como um caranguejo com assadura, isso pode incomodar a qualquer um, sejam homens ou mulheres. Acho errado afirmar que apenas as mulheres seja vítimas disso.

Por exemplo, veja o caso abaixo. Não é exatamente um manspreading, mas se associa à idéia.


Me diga: o fato desse corno estar sentado dessa forma afeta apenas as mulheres? Será que um homem não pode querer sentar ali?

Repito, isso pra mim é falta de educação. O cara sentar de pernas abertas não é uma "idéia de macho para agredir as mulheres" como as feministas dizem, apenas quer dizer que o sujeito é expansivo e está pouco se fudendo para os outros. Independente do sexo. Ou vocês, feministas raivosas, acham que um cara que estivesse de pernas abertas ia se encolher para deixar outro homem sentar ao lado dele?

Tanto é falta de educação que mulheres também fazem isso.


Pois é, pois além do manspreading existe também o womanspreading, pombas! Sentar de pernas abertas e ocupar o espaço dos outros não é exclusividade dos homens, eu mesmo já vi em muitas situações mulheres que são expansivas e que também sentam de forma inadequada, se espalhando no banco de metrôs e ônibus.

Mas claro que as feministas não falam disso... ou vão dizer que é invenção de misóginos que querem justificar o manspreading ou vão falar que se a mulher está sentando assim é para garantir o seu direito de sentar e não ser incomodada por um machista. Ou até podem dizer que se a mulher está entada assim é como forma de protesto ao manspreading. Afinal de contas, na cabeça das feministas doentes, as mulheres são criaturas perfeitas, que nunca fazem nada de errado, que estão sempre certas e peidam cheiroso...


Babaquice...

Repito, tudo isso na verdade é falta de educação da pessoa. E falta de educação não é uma coisa exclusiva do sexo masculino.

Tudo bem, eu sei que existem muitos homens que sentam de pernas abertas, e que as mulheres fazem menos isso. Mas, por outro lado, é muito comum que as mulheres sejam extremamente expansivas sim. Por exemplo, sempre vejo mulheres que carregam um monte de bolsas, como se estivessem indo para uma viagem ao exterior. Tipo, aparece ali a cidadã no metrô com uma mochila, uma bolsa gigante no ombro e uma menor para levar a marmita com o almoço saudável, toda carregada e quando senta em um banco simplesmente se espalha para os adjacentes, tirando o lugar de passageiros.


Mas isso não é problema, não é? Errado é só o manspreading... Vai aparecer mulher dizendo que "ah, mas não tem ninguém querendo sentar ali, então não tem problema"...

Certa vez eu passei por isso em um ônibus. Tinha um lugar para sentar mas estava ocupado por uma mochila, que era de uma garota que estava sentada no outro assento. Pedi licença e a menina só faltou me dar um soco na cara, como se a mochila tivesse mais direito de estar ali "sentada" no banco do que eu.

Mostrando que as mulheres também aprontam no transporte público...


Por isso que digo que esse é um problema de educação, e não de machismo. O ato de ocupar o espaço alheio, de se expandir para além do que lhe é de direito, é algo praticado por homens e mulheres. E que atingem homens e mulheres. Mas as femi-nazis, em mais uma de suas costumeiras demonstrações de "direitos e deveres iguais", se preocupa apenas com a situação na qual é o homem quem está de pernas abertas e tirando o espaço de uma mulher. Todas as demais situações são ignoradas, na cabeça delas não existem.

Nossa sociedade está realmente se perdendo... a polícia do politicamente correto fica em cima, fazendo papel de ridículo e agindo de forma hipócrita. Ainda mais quando idolatra "heroínas" como essa tal russa.


Sério, eu discordo dessa atitude da garota. Pra começar, eu acho curioso como em muitas das fotos onde ela está ali derramando o alvejante no saco do sujeito, vemos que o vagão do metrô está bem vazio, e o suposto "agressor" não está ali incomodando ninguém. Tipo, na foto acima. Não tem quase ninguém no metrô, e o carinha de boina está sentado num banco da ponta. Ao lado dele está um amigo com quem conversa, que é homem. Ou seja, não tem pôrra nenhuma ali de "agressão de gênero", não tem nenhuma mulher sendo incomodada pelas pernas abertas do rapaz. Mas ainda assim a garota vai lá e encharca a sua calça com o alvejante, assim de graça. 


"Texugo, seu porco chauvinista cretino e machista! Ela tá certa sim, pois tem que punir a atitude errada de manspreading!"

Então será que eu posso chegar naquela senhora da foto ali pra cima e derramar uma garrafa de mijo nas bolsas dela? Ou a atitude dela não é errada? 

Eu acho muito engraçado que os politicamente corretos adoram condenar a violência e a agressão, promovendo o diálogo. Mas quando é uma russa jogando alvejante num cara e estragando sua calça, aí os mesmos politicamente gozam de felicidade...

Não estou defendendo os caras que ficam se espalhando. Mas convenhamos, sabemos muito bem que os homens tem ali no meio das pernas, e isso dificulta ou mesmo impede que um sujeito possa sentar com as pernas coladinhas umas nas outras. Se faz isso, é porque não tem saco. Os homens em geral sentam com as pernas abertas, mas isso necessariamente não significa que eles estejam sempre invadindo o espaço dos outros. Um homem pode se sentar de maneira confortável, sem esmagar a salsicha e os ovos, e ainda assim estar dentro do espaço que é seu de direito, sem incomodar os outros. Não vamos exagerar aqui e assumir que qualquer mísera "abertura de pernas" seja manspreading.


Ou então que essa russa, que se auto-define como "xerife" dos vagões de trem, diga qual o ângulo máximo que um sujeito pode abrir as pernas, cacete!

Não dá pra ser assim... Eu acho muita falta de respeito dessa garota em agir dessa forma. O que é que custa pedir licença? Será que é tão difícil assim? Assim fica muito fácil, se colocar em uma posição de "vítima" para justificar uma reação desproporcional e exagerada por parte de uma feminista de mal com a vida. Pela madrugada, eu sei que é falta de educação, mas nada que não se resolva com uma conversa, ou mesmo chamando a atenção de forma mais firme. Não precisa partir pra ignorância e estragar a calça do cara. Isso aí não é empoderamento feminino, pra mim isso é escrotice.

Sem falar que eu tenho as minhas dúvidas se esses vídeos e fotos não são armados... Afinal de contas, lembre-se que estamos falando da Rússia, onde as pessoas geralmente não são muito sutis. Não ficaria surpreso de que um desses caras fosse tirar satisfação com a "ativista" se ela molhasse suas calças.


Antes que venham pedir minha cabeça, não estou dizendo que homem pode bater em mulher. Essa é uma das coisas mais covardes que um sujeito pode fazer. Menciono isso pois sabemos bem que na Rússia não tem muito isso de meias palavras e sutilezas, e provavelmente um cara que recebesse um esguicho de alvejante nas bolas iria tirar satisfação com a garota.

Por outro lado... se vamos aqui condenar agressões, eu acredito que também devemos condenar o que a russa está fazendo. Claro que não é tão grave como um homem atacar uma mulher... mas isso não quer dizer que não seja uma agressão.

Concluindo, eu torno a repetir a minha opinião sobre esse assunto: não se trata de uma "agressão de gênero", não é uma atitude machista de homens contra mulheres. Trata-se de falta de educação mesmo, que pode partir de homens ou mulheres, e que pode atingir homens e mulheres. Eu acho que a sociedade tinha que parar com essas babaquices de transformar qualquer coisinha em opressão contra as minorias, e mais ainda parar com essa postura incorreta de enaltecer reações agressivas por parte dessas minorias contra aqueles que supostamente os oprimem. Seria muito mais saudável para todos que valores como o respeito às pessoas fossem mais valorizados, em vez de aplaudirem uma atitude infantil, estúpida e hipócrita de uma feminista que só quer chamar atenção...

Comentários

Vinicius disse…
Feministas nutella ou feminazis, como chamam. É esse tipo de gente que queima o filme do feminismo autêntico, que visa a equidade de gêneros, e não essa tosquice politicamente correta.