Top 5 - Carros de Velozes & Furiosos

Sei que estou escrevendo pouco... tem momentos em que a minha vida fica meio corrida, surgem outras prioridades que acabam afetando este blog. Além disso, comento que eu estou montando uma série de postagens de sátira de uma série animada, talvez os mais atentos possam imaginar qual, mas vou manter o mistério. E eu preferi escrever pelo menos uma boa parte dos capítulos para que eu possa lançar de forma mais periódica, ainda mais considerando o meu pouco tempo disponível no momento. Mas prometo que farei o possível para pelo menos ter uma postagem por mês, enquanto eu estiver na correria.

E como eu estou desanimando em falar de política, já que a cada semana temos mais uma situação vergonhosa e lastimável causada pela nossa ditadura, decidi escrever aquele tipo de postagem simples de fazer, mas que costuma gerar polêmicas: as famosas listas. E dessa vez a escolha será focada nos carros da franquia Velozes & Furiosos, considerando os filmes lançados até o momento.

Afinal de contas, sempre aparece um filme novo do Velozes & Furiosos...

Todo garoto, quando criança, adorava brincar de carrinho. Podem me xingar, feministas e politicamente corretos, mas é fato que esse é um interesse majoritariamente de meninos. Embora não tenha nada demais em meninas gostarem de brincar de carro quando pequenas, sou da opinião de deixar as crianças brincarem com o que quiserem de forma natural. Diferente desses pulhas modernos, que fazem um esforço para incentivarem meninos a brincarem de boneca e meninas a brincarem de carrinho. 

Enfim, sem entrar no mérito dessa discussão politicamente correta, desde sempre a garotada se diverte com carrinhos, tipo Hotwheels e Matchbox. O tempo vai passando, vamos crescendo e o interesse pelos carros continua. E lá pelo início dos anos 2000 começou essa longa franquia de filmes, iniciando com o Velozes & Furiosos original em 2001, trazendo carros customizados, corridas proibidas e muita ação. E coloca "longa" nisso, pois até hoje foram dez filmes e mais um spin-off trazendo diferentes histórias, mas sempre cercadas das máquinas mais maneiras que vimos nos cinemas recentemente.

O meu foco não é para falar da franquia, protagonizada por Vin Diesel e Paul Walker, até porque seria uma postagem longa por conta dos muitos filmes. Na verdade, pessoalmente eu curto mais os Velozes & Furiosos "raiz", dos primeiros filmes da série, pois ultimamente eles seguiram pela linha de histórias de ação que muitas vezes beiram o absurdo. Sabe como é, aqueles filmes onde os mocinhos realizam proezas sobrehumanas e impossíveis, que embora até divirtam um pouco, sabemos que fogem muito da realidade. Tipo em um dos filmes, no qual os dois protagonistas voam com um carro de um arranha-céu para outro...

Na minha opinião, os três primeiros filmes foram os melhores (e isso será percebido na minha lista), e até dou um certo destaque ao quinto capítulo, mas muito mais por conta dele se passar no Rio, e era hilário ver a representação estereotipada da cidade e dos vilões (onde um deles falava o Português de Portugal, ora pois). Mas, independente disso, em todos os filmes temos carros sensacionais, que incluem os japoneses com suas customizações fantásticas, os carangos veteranos da categoria "American muscle" e os exóticos carros esportivos europeus. O que não falta é carro, tem para todos os gostos. E aí é que entra a lista, onde vou trazer os meus cinco preferidos, em ordem crescente, e sem limite de carros por filme, como eu costumo fazer em outras listas.

Claro que não custa lembrar aqui o que eu sempre falo quando monto as minhas listas: trata-se de uma escolha pessoal, baseada na minha opinião a respeito dos filmes e dos próprios carros em si, considerando as minhas outras experiências com eles (que se resumem a tê-los em miniatura ou ter dirigido alguns deles nos jogos de videogame). Nem estou levando muito em conta as características técnicas, para essa lista valem mais os fatores subjetivos. Assim, não adianta vir com aqueles típicos comentários como "ah, mas você não colocou o carro X, que absurdo!" ou "como assim esse carro tá na frente daquele outro, você não sabe de nada!". Cada um tem as suas preferências, tão tem essa de alguém que esteja mais certo do que outro quando o assunto é o gosto particular de cada um. Se não concorda com a minha lista, vai lá criar seu blog e escreve a sua.

Sem mais delongas, vamos começar.


5º lugar - 1967 Ford Mustang Fastback (Velozes & Furiosos - Desafio em Tóquio)

Começamos a lista com um carro que fica meio "deslocado" do enredo do terceiro filme. Embora a maioria dos carros vistos nele são japoneses (afinal de contas, o desafio é em Tóquio), no duelo final de Sean contra o DK aparece esse Mustang muito maneiro. Clássico americano, ainda mais com a manjada faixa branca dupla que vemos nos esportivos da terra do Tio Sam, e esse visual que jamais foi superado pelas novas versões do Mustang. E o mais impressionante é o fato dele ainda mandar bem no drift, algo que se espera a superioridade imbatível dos carros japoneses, e lhe garante a presença na lista.


4º lugar - 1995 Mitsubishi Eclipse (Velozes & Furiosos)

O protagonista Brian pilotou uma porrada de carros ao longo de todos os filmes, mas sem dúvida um que deixou uma marca inesquecível foi esse Eclipse com o qual disputa a primeira corrida, estourando o motor e quase vencendo Dom. Sei que a maioria dá mais moral para o Supra laranja, mas eu prefiro este que tem um visual bem interessante, com um clássico visual de carro japonês, apesar desse verde meio camativo. Pena que ele foi talvez um dos carros mais maltratados do filme, se arrebentando na corrida e depois sendo explodido por aqueles punks japoneses que são os vilões da história.


3º lugar - 1997 Mazda RX-7 FD VeilSide (Velozes & Furiosos - Desafio em Tóquio)

Eu nunca fui muito fã do Mazda RX-7. Desde o primeiro Need for Speed (primeiro de verdade) eu olhava praquele carro meio arredondado, parecendo uma bolha tosca e sem graça, apesar de seu desempenho razoável. Depois de aparecer no seu estilo normal nos dois primeiros filmes (pilotado pelo Toretto no primeiro e por um chicano qualquer no segundo), eis que vemos esse carraço maneiro no terceiro capítulo, pilotado por Han. Claro que é uma customização braba que mudou boa parte da aparência do carro original, mas nesse caso o deixou bem mais legal, com visual esportivo e não como se fosse um projeto de fusquinha oriental.


2º lugar - 1970 Dodge Charger R/T (Velozes & Furiosos)

Não tem como deixar esse carro de fora de uma lista do Velozes & Furiosos. Lógico que temos que ser bem específicos, pois Dom pilota Chargers dos mais diferentes tipos em quase todos os filmes, alguns até meio bizarros (como o que ele usa pra despencar de um penhasco). Mas me refiro ao original, exemplo de carro americano bad-ass, ainda mais com as entradas de ar do motor saltando pelo capô e com aquela cena clássica da largada na corrida final, em que o bichão ergue a frente por conta de toda a potência. Sem falar que a cor preta deixa ele ainda mais maneiro, sem dúvida é um dos grandes destaques do primeiro filme, apesar de ter enchido os cornos num caminhão.


1º lugar - 1999 Nissan Skyline GT-R R34 (+Velozes +Furiosos)

Na minha opinião, esse é o campeão de longe, e também tem um lugar na lista dos carros de filmes mais marcantes (taí outra lista que posso fazer). Confesso que tem uma certa influência pela minha preferência particular por esse carro, que é simplesmente sensacional: linhas elegantes, potência absurda e visual de "mau". Antes mesmo dos filmes eu já conhecia esse carro de alguns jogos de videogame, onde era sempre um dos melhores. Apesar de termos visto alguns outros Skylines na série, nenhum chega perto do carro do segundo filme, pilotado por Brian naquela corrida inicial. Claro, vamos deixar de lado a psicodélica cena do salto pela ponte... fora isso, é um carro muito incrível e primeiro lugar dessa disputa.

É isso aí, espero que tenha gostado. Se não gostou... bem, a lista é minha! Eu escolho o que eu quiser... Mas fique à vontade para comentar sobre suas preferências. E espero não demorar um mês para a próxima postagem.

Comentários