"Letramento" doentio

Sim, estou bem sumido, faz tempo que não escrevo aqui. Confesso que tenho esse momentos em que faço uma pausa não-programada, às vezes devido à correria do dia-a-dia, outras por conta do assunto ser meio complicado de falar. Afinal de contas, nossa sociedade está descendo a ladeira, onde a liberdade de expressão está sendo cada vez mais tolhida e sempre paira no ar aquela sensação incômoda, que pode sempre aparecer algum chato que vai ficar ofendidinho com algo que eu escreva. Vide a própria situação da guerra entre Israel e Hamas (sim, não é contra os palestinos), que ficará marcada como um "divisor de águas" que marcou o momento em que vimos pessoas, supostamente de bem, ficando do lado de assassinos cruéis. Seria até o assunto da minha postagem de "retorno"... mas o nível das discussões que estou tendo com amigos e conhecidos sobre o assunto me fez desanimar de escrever algumas linhas (necessárias) a respeito do conflito e, principalmente, da reação das pessoas. 

E aí, no meio de tudo isso, vejo outra notícia que me tirou do sério, que acredito que resultará em uma postagem mais curta e menos profunda do que seria uma sobre a guerra. É pra falar da diarreia verbal proferida pela Anielle Franco, ministra da igualdade racial do desgoverno do Loola.

Sério, antes de mais nada, preciso dizer duas coisas sobre essa cidadã. Primeiro, fica comprovado como que na esquerda só tem canhão, ela parece um dedão de pé com essa cara. E segundo, é lamentável ver como vivemos em um país que uma pessoa como ela ganha um cargo de responsabilidade em um governo tendo como única "qualificação" ser irmã da Marielle, vereadora que foi morta no Rio há alguns anos. 

Enfim, mesmo fazendo poucos meses que a tal Anielle está sentada na liderança de um ministério, ela já coleciona vários vexames e situações ridículas, apenas para mostrar que ela é um zero à esquerda e está no governo só por conta de proselitismo: como quando viajou às nossas custas em um jatinho da FAB pra ver jogo do Flamengo ou quando foi flagrada de moto e sem capacete na favela. Afinal de contas, ela tinha lá que assinar um papel justamente no dia e no estádio onde teria a final da Copa do Brasil, e também tinha que respeitas as "leis de segurança" impostas pelo comando do Complexo da Maré (que provavelmente é amigo também do Flavio Dino da Silva Sauro). Mostrando que Anielle certamente deve estar bem à vontade em um governo canalha que empurra o Brasil cada vez mais para o fundo do poço.

Mas quando achamos que a irmã da Marielle não poderia falar mais besteira, vem ela em uma entrevista para a EBC (que hoje é basicamente a agência de propaganda do governo do Nine) e fala uma bobagem tão grande, que preciso colocar entre aspas:

“Denegrir é uma palavra que o movimento negro e que as pessoas que têm letramento racial não usam de forma nenhuma. Ou, por exemplo: ‘saímos desse buraco negro’. A gente escuta muito isso.”

...

...

...

...

...

Caralho! Puta que pariu! Como assim, "buraco negro" é racista, pôrra?!

Eu cada vez fico mais puto ao ver como essa nossa sociedade está ficando cada vez pior. Esse papinho de politicamente correto, essas merdas enchem o saco e estão tornando o mundo biruta! Cacete, como que alguém consegue pensar uma bobagem dessas? Desde quando "buraco negro" é uma expressão racista? Não fode!

Peço perdão pelo palavreado... mas, puta que pariu! Não tá certo! O que essa gente tem na cabeça?

Eu sinceramente queria muito debater com essa irmã da Marielle. Ou então com alguém que pense como ela, que concorde que "buraco negro" é um termo racista. Um debate sério, na honestidade. Estou falando sério, se você que está lendo e chegou até aqui concorda com ela, peço encarecidamente que mande um comentário, me respondendo duas perguntas bem simples:

  1. Por que razão "buraco negro" é uma expressão que tem que ser considerada racista? O que há de errado nessas duas palavras que, escritas ou faladas juntas, caracterizam uma ofensa racial?
  2. Se "buraco negro" é uma palavra racista e que não deve ser usada, como que devemos nos referir ao que se denomina como "buraco negro"? Qual a expressão politicamente correta para nomear o lugar no espaço sideral que atrai qualquer coisa, incluido a luz?
Sério, me ajudem com isso. Me eduquem. Não sou um texugo racista, e preciso muito saber o que eu tenho que falar quando mostrar uma foto como essa.

Sinceramente, tá difícil. Tem que ter muita merda na cabeça pra falar uma bobagem dessas... E o pior de tudo é que essa criatura é ministra.

Antes fosse apenas um delírio de uma "qualquer-uma" que só está em um cargo porque sua irmã foi morta pelo crime organizado (e seu caixão usado como palanque político). Infelizmente, há algo sórdido por trás desse tipo de iniciativa, em impor o tal do "letramento racial" na sociedade. Em outras palavras, doutrinas as pessoas sobre o que elas podem ou não podem falar; nesse caso, estabelecendo palavras que seriam de cunho racista e que devem ser excluídas do dicionário. Uma verdadeira reeducação com o objetivo de realizar o controle social.

Se você acha que é exagero de minha parte, é só ver a continuação da fala da ministra:

"Só pedir desculpa, ou fazer uma carta de próprio punho dizendo: ‘me desculpe por ter lhe xingado’, ainda não é suficiente. As pessoas precisam de fato começar a sentir no bolso, precisam começar a entender que existem pessoas negras que são seres humanos"

Nem vou comentar a gafe dela, ao dizer que "existem pessoas negras que são seres humanos", que dá a entender que para ela existem negros que não são humanos (talvez os que votam em Bolsonaro, sei lá). O principal é você ver que Anielle defende a punição para aqueles que usarem palavras que possam ser consideradas como racistas, na opinião de uma minoria barulhenta. 

Começa sugerindo uma multa, para "sentir no bolso"... mas sabemos que comunistas como ela não se contentam apenas com isso. Se depender dela, falar "buraco negro" poderá ser motivo para ir preso.

Eu acho revoltante tudo isso. Não estou negando a existência do racismo, é indiscutível que existam pessoas que oprimam, ofendem e agridem outras apenas por serem de uma raça diferente. Aliás, como já cansei de falar aqui, baseando-se em um conceito de "raça" que não tem nada a ver, que não faz o menor sentido já que todos nós, independente da cor da pele, somos da raça humana. Aliás, acho sempre engraçado como aqueles que se dizem progressistas insistem em perpetuar esse conceito tão arcaico, que era comum há séculos atrás.

Porém, o fato de existirem pessoas racistas não justifica esse tipo de ideia descabida. Pois expressões como "denegrir" ou "buraco negro" não tem nada a ver com raça. Se você pensa assim, é porque na verdade o racismo está dentro de si mesmo, que enxerga a vista através de um prisma desfocado e enviesado, que distorce a realidade para transformar tudo em racismo para sua conveniência.

Não tenho paciência pra fixar discutindo sobre esse tipo de coisa. Patética a fala da Anielle Franco, perdeu uma boa oportunidade pra ficar de boca fechada, mas preferiu promover essa agenda estúpida de letramento racial. Não adianta, Anielle. Pode espernear o quanto for, não muda o fato que tudo isso não passa de doutrinação ideológica sem o menor cabimento...

Comentários

Anônimo disse…
Eu adoro o seu blog! Por favor, não me abandone pois eu acompanho