De "boas" na Maré

Sei que ando bem sumido... Ultimamente tenho estado bem ocupado com coisas do trabalho e de minha vida pessoal, o que está encurtando o meu tempo diante da tela do computador. Tem dias que nem ligo, de tão cansado que estou. Mas de vez em quando tenho que vir aqui pra tirar um pouco a poeira do site, ou pelo menos para apagar aqueles comentários de spam que cismam em aparecer.

Hoje a postagem será bem curtinha... e embora seja de um tema que já esfriou um pouco, acho relevante comentar. Mesmo sabendo da minha promessa de reduzir um pouco as postagens de cunho político, tenho que falar um pouco sobre a visita do Flavio Dino da Silva Sauro na favela da Maré, que gerou uma grande revolta por parte da oposição ao regime lulista.

Será que é exagero? Acho que não... afinal de contas, estamos falando do ministro da justiça e segurança pública, chegando de forma extremamente tranquila, sem escolta e aparentemente sem colete, em uma das favelas mais perigosas do Rio de Janeiro, dominada pelo Comando Vermelho. Será que sou só eu que acha muito estranho como que uma autoridade, que supostamente manda nas forças de segurança pública, caminha de peito aberto em um complexo onde 63% da população tem mede de levar um tiro?

Vamos ser sinceros. Quem mora no Rio de Janeiro sabe que existem certos lugares onde o poder público não manda em nada, tem regiões em que ninguém em sã consciência se aventuraria de forma tranquila. Especialmente quando se trata de uma localidade que é comandada pelo crime organizado. Nessas comunidades, só entra quem o "frente" deixa, especialmente quando se trata de uma autoridade governamental. Podem questionar, mas o fato é que as favelas representam territórios da cidade onde não tem como entrar livremente. 

Quem acha que estou falando bobagem, deixo a seguinte sugestão: vai lá na Maré ou no Alemão e faz um "istories" do 'Feice" ou no "Insta", com seu iPhone de última geração, e depois me diga o que aconteceu...

Vamos parar de achar que vivemos na Noruega ou Dinamarca. Aqui a chapa é quente, só nos seis primeiros meses de 2022 foram roubados mais de 9000 celulares no estado do Rio, é quase um a cada 12 minutos. Isso contando só os furtos notificados, pode apostar que tem muito mais que foi malocado por alguém que, segundo o nosso presidiário costuma dizer, "só queria tomar uma cervejinha"...

Mas voltemos ao cidadão adiposo em questão. Gostaria que alguém me explicasse como que um ministro do governo consegue entrar de forma tão singela e sossegada em uma comunidade violenta e controlada pelo tráfico?

Ainda mais quando se trata de um ministro que responde pela segurança pública. Até onde eu sei, quando se fala de "segurança pública", estamos nos referindo às forças policiais, entre outras entidades. E não é novidade para ninguém como que a polícia é recebida quando entra em uma favela... bem diferente da forma como foi o Flavio Dino da Silva Sauro.

Por isso é que não entendo. Afinal de contas, tanto ele como um PM fazem parte da segurança pública, e assim faz sentido que ambos tenham um tratamento minimamente semelhante, não é mesmo? Me expliquem, por favor. Deve ter alguma explicação que não estou conseguindo ver...

Especialmente quando percebemos como que a recepção calorosa e "no amor" nestas comunidades controladas pelo tráfico é sempre destinada às autoridades que seguem uma linha ideológica de esquerda. Quem não se lembra do presidiário, ostentando o boné do CPX, ao visitar o complexo do Alemão? Com detalhe para o Dudu Paes ali, de papagaio de pirata.

Interessante ver como que políticos de esquerda podem andar em favelas perigosas sem escolta e nem colete, enquanto que os de direita correm risco de levar bala em tiroteio, como aconteceu com o atual governador de São Paulo durante sua campanha ano passado. Por que será?

Será que é pelo fato que os ministros do atual regime totalitário querem descriminalizar as drogas? Ou talvez tenha algo a ver com a constante defesa pelo desencarceramento? Afinal de contas, o próprio nove-dedos disse nessa semana que a "cadeia está cheia de gente inocente". Quem sabe é por conta da posição do PT defender que as forças policiais têm que ser desmilitarizadas. Ou será que é por tudo isso ao mesmo tempo?

Ah, mas deve ser só coincidência... Não deve ter nada a ver. Afinal de contas, devo estar exagerando, deve ser tranquilo sair andando na Maré de "boas", sem ter que se preocupar com a violência. Pelo menos se você estiver de "boas" com o pessoal que manda no pedaço...

Comentários