Apostas para a Copa 2022

Vamos começar com aquela famosa série de postagens sobre um dos eventos esportivos de maior calibre do planeta, a Copa do Mundo. Embora eu esteja ficando cada vez mais desanimado com esportes e futebol, tem certas competições que eu sempre paro para acompanhar. Acontece com as Olimpíadas, acontece com certas corridas em pistas lendárias como Mônaco ou Indianapolis, e também acontece a cada quatro anos quando as melhores seleções de futebol pisam nos gramados para disputar o título de melhor do mundo. 

Este ano a competição será no Catar (ou Qatar, sei lá), um daqueles países árabes que são ricos para cacete. Só assim mesmo para essa nação participar da competição, já que o país-sede sempre tem vaga garantida. Embora sabemos que a FIFA curte muito algo que eles têm de sobra, que é o dinheiro, que vale muito mais do que tradição futebolística. Mesmo assim, fico me perguntando por que fazem competições em países que não têm nenhuma expressão no esporte. Entendo toda aquela história de "divulgar" o esporte, mas considerando que hoje em dia é muito fácil para assistir qualquer campeonato de qualquer competição, me pergunto qual a grande efetividade de levar torneios para países onde o esporte não é tão comum, como é o caso do Catar.

Breve comentário: isso me faz lembrar do primeiro FIFA Soccer, lá do Mega Drive, onde o time do Catar era o pior de todos. Tipo, dava pra dar um chute lá do meio de campo que o goleiro aceitava...

Uma das coisas interessantes é que será a primeira vez que a competição não ocorrerá no meio do ano, quando temos o verão europeu. Afinal de contas, quando o assunto é o Catar estamos falando de uma região no árido Oriente Médio, e seria uma puta sacanagem colocar os jogadores correndo por 90 minutos (e mais 30 em uma prorrogação) debaixo de um sol escaldante. Assim, optou-se em levar o torneio para o fim do ano, quando as temperaturas estarão mais amenas e ninguém vai desabar no gramado por desidratação.

Faço um breve comentário, pois isso até tem uma certa "influência" no ano eleitoral brasileiro, que sempre coincide com a Copa. Afinal de contas, dessa vez o Brasil irá para os gramados já com o presidente escolhido, que espero que seja novamente o Bolsonaro (se o Xandão deixar). Isso elimina aquela situação que muitos políticos se aproveitavam, especialmente quando a seleção brasileira ganhava, pois deixava o povo "anestesiado" e assim mais suscetível a enganação na hora da campanha. Se bem que, como nosso time está cada vez pior das pernas, mesmo se o torneio seguisse a data padrão talvez não ia ter o "pão e circo".

Enfim, deixando de lado a questão política brasileira (que já gera repercussão suficiente), vale também citar que sempre temos as famosas "decepções" de antes da Copa, associadas geralmente a seleções tradicionais e de grande favoritismo que acabaram ficando de fora. E foram algumas bem marcantes, por assim dizer: por exemplo, não veremos a seleção da Colômbia, que costumava ter boas campanhas mas agora nem chegou à repescagem sul-americana; a Suécia é outro time que geralmente participa mas não conseguiu ir para a competição após cair na repescagem europeia; vale comentar da Nigéria, sempre um time forte da África e que ficará de fora depois de ser eliminada por Gana; e também não veremos a Rússia, por conta da guerra que está acontecendo na Ucrânia, uma vez que o país de Putin foi banido de todas as competições esportivas. O que eu pessoalmente acho que não tem nada a ver, pois a seleção e os jogadores não são responsáveis pelo conflito. Antes de punir um time de futebol, os europeus deveriam era ter cortado o gás russo desde o dia 1, se é que realmente querem isolar Putin. 

Enfim... Mas certamente nenhuma ausência é mais chamativa e vexaminosa do que da tetracampeã Itália. Pela segunda Copa consecutiva a "Azzurra" ficou chupando o dedo, depois de perder por 1 a 0 na repescagem para a Macedônia do Norte.

Puta que pariu! Macedônia do Norte?! Nem sei onde fica esse país! Pior de tudo, eu até sabia da existência da Macedônia, mas não tinha ideia de que ela tinha mudado de nome (não, não existe a Macedônia do Sul). Sério, esses italianos são realmente "feras" em passar vergonha, e os caras são tetracampeões...

E uma das coisas divertidas dessa competição é que geralmente temos algumas tradições. Como o álbum de figurinhas da Copa, que eu sempre colecionei até a competição do Brasil. Sei lá, por algum motivo qualquer eu não me empolguei em fazer o álbum da Copa da Rússia, e provavelmente não vou fazer o álbum da competição desse ano. Realmente não sei explicar os motivos disso, apenas desanimei (mesmo depois de ter colecionado desde a década de 80). Por outro lado, outra tradição muito comum e que eu ainda curto são os bolões que fazemos com os amigos e colegas de trabalho, na tentativa de adivinhar quem vai ganhar e por quantos gols. 

Infelizmente, tenho poucos amigos e o pessoal do trabalho é meio sem graça para esse tipo de coisa. E aí eu sigo com a tradição de apostar comigo mesmo, com as minhas apostas para a Copa aqui no blog. Hora de pegar meus cliparts de bandeirinhas tremulantes e chutar a classificação dos grupos, já que meu conhecimento sobre futebol internacional se baseia no que eu me lembro do último Fifa Soccer que joguei no Mega Drive. Diferente das últimas vezes, vou me limitar à primeira fase da competição, e depois eu falo do mata-mata quando os confrontos estiverem decididos. Sei que vamos ter que esperar alguns meses até que a competição se inicie, mas vamos deixar logo o registro dos meus chutes.

Antes de começar, faço um breve comentário sobre o sorteio. A definição dos grupos ocorreu no dia 1º de abril deste ano, mas na ocasião ainda tinham algumas vagas a serem definidas. Embora eu esteja lançando este post agora, eu comecei a escrevê-lo em abril, quando três seleções eram desconhecidas, mas já tinham o seu grupo escolhido no sorteio. 

Embora neste momento já sabemos quem são essas seleções, vale deixar o registro da situação durante o sorteio. Uma delas foi entre os dois terceiros colocados das eliminatórias da Ásia, com o jogo entre os Emirados Árabes Unidos e a Austrália (que por algum motivo não compete na Oceania), e o vencedor disputava contra o Peru, quinto lugar da Conmebol. A outra disputa entre confederações ocorreu entre Costa Rica, 4ª colocada da CONCACAF, e Nova Zelândia, vencedora das eliminatórias da Oceania. Como já sabemos, Austrália e Costa Rica foram os times que arrancaram a classificação, depois das partidas realizadas agora em junho. 

Além desses dois, havia também a última repescagem europeia, que aguardava ainda o jogo entre Escócia e Ucrânia, que seria em março mas foi postergado para junho por motivos óbvios. O vencedor dessa partida viria a enfrentar o País de Gales, para resolver a última vaga do velho continente. No final das contas, os ucranianos venceram os escoceses, dando aquela "esperança" de que a nação invadida por Putin se classificaria para a Copa, mas o pessoal com a bandeirinha do dragão vermelho mostrou força e retornou à competição depois de décadas desde a sua última participação.

Vamos então começar, apresentando os grupos na sua ordem formal e os meus palpites.


Grupo A

Esse é historicamente sempre o grupo dos donos-da-casa, com o Catar estreando na competição. Mas honestamente eu acho que será mesmo um verdadeiro saco de pancadas e vai amargurar a última colocação. Embora é comum também que os anfitriões surpreendam, como foi o caso da Rússia na última competição. Aqui eu acredito que a "laranja mecânica" terá vida fácil, é muito cedo para que a Holanda desaponte. O segundo lugar provavelmente ficará com o Equador, que já foi um time sul-americano sem força, mas que recentemente evoluiu bastante. E Senegal vai ficar ali no meio, não pensem que é racismo mas acho que ultimamente as seleções africanas têm ficado longe do desempenho surpreendente das copas passadas.


Grupo B

Este é um grupo bem curioso, ao vermos duas das quatro nações que formam a Grã-Bretanha. Aliás, acho interessante como que na Copa estes países jogam separados, mas nas Olimpíadas eles competem juntos sob a mesma bandeira. Enfim, os inventores do futebol não devem ter dificuldades para passar em primeiro, e acredito que o País de Gales conquiste a segunda vaga, graças ao artilheiro Bale. E será curioso ver mais uma vez um confronto entre Irã e Estados Unidos, que sempre tem aquelas brigas geo-políticas que lembramos antes da partida entre os dois, mas no mundo da bola eles se equilibram como times fracos que já surpreenderam no passado e agora só passam vergonha. Como o Biden é pé-frio, os americanos devem ficar na lanterna...


Grupo C

Esse me parece ser um grupo bem equilibrado, arriscaria dizer que é o costumeiro "grupo da morte" dessa competição. E a Argentina uma vez mais está em um grupo cascudo, só que é difícil não apostar nos hermanos ficando na liderança. Mas tudo pode acontecer, pois temos dois times que são enjoados, que costumam dar trabalho e surpreender. Chutaria que o México vai arrancar por pouco a segunda posição, deixando a Polônia em terceiro, só que é bem fácil uma inversão aqui. Mas sempre é engraçado ver os mexicanos dando trabalho para times favoritos, tomara que passem. E Arábia Saudita será um mero saco de pancada, pelo menos a viagem de volta para casa será curta.


Grupo D

Pela segunda Copa consecutiva a França e a Dinamarca ficam no mesmo grupo, e como em 2018 eu imagino que não deveremos ter grandes surpresas mais uma vez, com os bleus comedores de escargot liderando e os dinamarqueses ficando tranquilos sem segundo. Pois é, difícil não ver os times europeus indo longe, não será aqui que veremos algo diferente. Austrália é um daqueles times que emplacou uma sequência de copas e até conseguiu alguns resultados surpreendentes, mas deve ficar na terceira posição, e eu pessoalmente nem faço ideia de quem seja o craque da Tunísia, que acho que vai só cumprir tabela.


Grupo E

Mais um grupo bem interessante, mas outro grupo onde veremos a hegemonia das seleções europeias em cena. Se bem que tanto a Espanha como a Alemanha já tiveram vexames homéricos em competições recentes. Por exemplo, em 2018 os espanhóis foram eliminados pela Rússia e os alemães ficaram em último em seu grupo, lembra? Mas minha aposta é que dessa vez eles vão se redimir, Espanha em primeiro e Alemanha em segundo. Costa Rica fica com o bronze desse grupo, e o Japão ainda ficará mais uma copa esperando que seu time seja como daquele desenho dos Supercampeões...


Grupo F

Mais um grupo onde fica evidente que temos duas seleções de qualidade e dois timinhos que vão brigar para não amargurarem uma lanterna. Os "belgicanos" provavelmente vão repetir o bom resultado da última copa, começando com a liderança de seu grupo, mas provavelmente vão suar contra a Croácia, o time da bandeira de "toalha de mesa" que sempre avança e dá trabalho na fase de grupos. Na outra metade do grupo, eu vou arriscar que o Canadá vai surpreender, deixando Marrocos no quarto lugar, embora o time africano costuma assustar de vez em quando.


Grupo G

Chegou o grupo da seleção brasileira. Como de costume, não torço muito para nosso time, pois acho que tá cheio de gente arrogante, a começar com aquele boçal do Tite. Apesar de estarmos em um grupo enjoado e que pode trazer surpresas, é quase certo que o Brasil ficará na primeira posição. E que Camarões ficará em último, penso ser uma aposta segura que os africanos ficam na lanterna. Agora, as outras duas posições serão disputadas por dois times europeus que são bem fortes, certamente no confronto direto. Vou chutar que a Sérvia leva a melhor, deixando a Suíça em terceiro e fora das oitavas.


Grupo H

O grupo derradeiro também é interessante, devemos ter alguns jogos disputados por aqui. Os patrícios do Cristiano Ronaldo têm tudo para conquistar a primeira posição, mas deve ser por pouco, pois o Uruguai é mais um daqueles times latinos que costuma jogar com muita raça na competição de verdade. O time de Gana também tem chance, mas acho que eles só vão dar aquela típica correria nos adversários, não devem ir muito longe. Mas deixam a manjada Coréia do Sul em último, aquele time que já surpreendeu em várias competições mas que não deve brilhar tanto assim.

E é isso ai, vamos ver como que eu vou dessa vez, se acerto uma boa parte de meus palpites ou vou deixar claro que eu não entendo bulhufas de futebol. Provavelmente, alguém que vier aqui vai discordar das minhas opiniões, provavelmente vou escutar os revoltados "como assim a seleção X fica na posição Y?" seguidos do "você não entende pôrra nenhuma de futebol, seu merda!". Interessante como que as pessoas não conseguem aceitar opiniões diferentes e levam tudo a sério, como se todo mundo tivesse que ser profundo conhecedor de todos os detalhes do futebol mundial e assim esperam que palpites aqui em um mero blog tenham que ter a "credibilidade" de um programa esportivo (entre aspas, pois credibilidade é o que eles menos têm). Como disse acima, o bolão da Copa do Mundo é algo para se divertir, uma mera distração. Se acha que eu estou falando bobagem com meus palpites, que se dane: escolha os seus favoritos e vá apostar em algum bolão, e depois vemos quem acerta mais. 

Comentários