Top 10 - Vilões dos Desenhos

Percebo que estou ficando muito nostálgico ultimamente. Já disse isso e repito, acho que a idade vai chegando, começamos a refletir sobre nossa vida e tudo que passamos, e nesses momentos é comum olhar para trás com saudades daquilo que nos marcou. E lembro com carinho especial da infância, da qual eu me recordo com muita felicidade, especialmente quando vejo o que as crianças têm acesso hoje em dia no que diz respeito a brincadeiras, desenhos animados e brinquedos. Tudo isso faz com que eu me sinta afortunado de ter passado minha infância nos anos 80 e 90.

Na postagem de nostalgia de hoje, meu foco será nos desenhos animados, que tomavam a telinha do televisor de tubo nas manhãs antes da escola ou de sábado. Muitos clásicos que marcaram época e que são lembrados até hoje, alguns que tentam uma sobrevida com remakes estúpidos e que não chegam aos pés dos originais. Me divertia com os personagens animados e suas histórias empolgantes, repletas de aventuras, piadas e ação. Mas muitos desenhos certamente não estariam completos sem a presença deles... os vilões.

Tudo bem que a década de 90 trouxe alguns vilões inesquecíveis, como o Cerebelo do Freakazoid, Cérebro dos desenhos da Warner, Plâncton do Bob Esponja e toda a manjada trupe de bandidos da série animada do Batman. Mas eu diria que os vilões dos desenhos da década anterior foram os mais icônicos que já vimos. Talvez por mesclarem bem a ruindade que se espera de um vilão com aquela manjada incompetência, que sempre os faziam perder para os mocinhos no final do episódio. Tipo o Dick Vigarista, que estava na frente de todo mundo em todas as corridas, mas parava para praticar uma de suas armadilhas e acabava se dando mal. 

Com isso, venho aqui com mais uma daquelas postagens de listas, em que trago os dez vilões mais marcantes dos desenhos. Pretendo colocar em ordem crescente, embora os primeiros são praticamente empatados na primeira posição, focando em desenhos de televisão (assim, nada de vilões de filmes da Disney) que eu assisti pelo menos um pouco e mantendo um por desenho.

Como de costume, vale a pena fazer um pequeno disclaimer introdutório. A lista é minha. Não estou fazendo uma ordem baseada em algum critério (tipo, nível de ruindade), é apenas aqueles que eu achei mais marcantes em minha infância por este ou aquele motivo. E repito, trata-se de uma escolha pessoal, você pode concordar ou discordar, mas respeite a minha opinião. Assim, nada de comentários do tipo "ah, como que o vilão X está na frente do vilão Y" ou "você se esqueceu do vilão Z", acompanhados dos costumeiros xingamentos contra a minha pessoa. Pode comentar à vontade de seus vilões favoritos, mas não há necessidade de agressão gratuita se não concordar com a minha lista. Nem mesmo os vilões daqui descem tão baixo. 

Então, vamos lá para os dez vilões da lista.

10 - Gargamel (Smurfs)

Eu até assistia o desenho dos Smurfs um pouco, embora não figurasse entre os meus preferidos. E era mais por conta do Gargamel, mais um dos típicos vilões que sempre se dava mal, e que queria capturar os pequenos Smurfs, sei lá para quê. Talvez para fazer um ensopado de Smurf, ou então as criaturinhas azuis causavam um "barato"... afinal de contas, eles viviam em cogumelos. O mais bizarro é que um de seus primeiros planos foi criar a Smurfette para tentar enganar os Smurfs. Imagina só, um montão deles e não tinha nenhuma mulher, então a chegada dela certamente iria resultar no caos, todo mundo querendo "smurfar" com ela. 

Mas não dava jeito, Gargamel era muito azarado, não dava uma dentro, e todo episódio passava vergonha... Ainda mais com seus planos absurdos, piores que os do Coiote. E ainda era zoado pelo seu gato, Cruel. Precisa ser muito mané para ser sacaneado pelo próprio bichano. Aliás, curioso como os bichinhos de estimação dos vilões nunca tiveram muito apreço pelos seus donos, vide o Muttley. 


9 - Genghis Rex (Dinosaucers)

Esse desenho eu desenterrei lá do fundo do baú. Antes da chegada de Jurassic Park, a garotada se empolgava com esse desenho tosco. Mais uma daquelas ideias manjadas: pegue um tema qualquer e crie uma equipe de mocinhos e outra de bandidos, e os coloque para brigar durante todos episódios, que começam com um plano infalível dos vilões que eram derrotados no fim, muitas vezes com alguns adolescentes chatos para completar o elenco. E neste o tema era dinossauros (na verdade, uma raça de alienígenas de outro planeta que se pareciam com dinossauros), com a equipe dos bandidos liderada por Genghis Rex. Afinal de contas, quer dinossauro mais mal-encarado do que um T-Rex?

Confesso que não em lembro muito do desenho em si, mas me recordo que Genghis Rex tinha a velha síndrome dos lacaios incompetentes, comandando uma trupe composta por um bando de dinossauros desastrados que sempre pisavam na bola. Mas ao menos temos que respeitar um T-Rex como líder de um bando de vilões. Só acho que ficaria mais hilário se ele tivesse bracinhos pequenos como o dinossauro de verdade, certamente renderia algumas cenas hilárias.


8 - Líder Mau (Os Fantasmas)

Se tem algo que lembra os anos 80 são os Caça-Fantasmas. Mas este vilão não é do famoso desenho que fizeram baseado no grande clássico dos cinemas, aquele que tinha o Geléia. Na mesma época lançaram esse desenho, que em um certo momento até foi chamado de Caça-Fantasmas (vide o nome original, Ghost Busters), mas que não tinha nada a ver com o mais conhecido. Na verdade, era uma continuação animada de um seriado americano live-action, com dois sujeitos que caçavam fantasmas com a ajuda de um gorila de chapéu. E os fantasmas eram comandados por esse sujeito, que ganhou aqui o sugestivo e pouco original nome de Líder Mau.

Eu achava esse desenho meio sem graça, ainda mais comparando com os verdadeiros Caça-Fantasmas, mas tenho que dizer que o vilão era maneiro. Esse visual misturado de fantasma com robô funcionava bem, apesar das caras e bocas meio toscas que ele fazia nos momentos de piada. Mas era outro que tinha o azar de contar com um bando de capangas fracassados, que incluía um lobisomem que andava de tênis, um fantasma pirata e um robô-esqueleto amarelo que parecia o C3PO depois da gripe. 


7 - Krang (Tartarugas Ninja)

Você provavelmente estará se perguntando: "por que você não colocou o Destruidor?". Bom, eu até ia colocar o vilão mascarado das Tartarugas Ninja, mas para manter a regra de um vilão por desenho eu precisei escolher. E acabei escolhendo Krang, o cérebro gigante que usa um robozão de sunga, braços curtinhos e cara de bunda para andar pelos cantos. Não dava para deixar uma criatura tão ridícula como ele de fora da lista.

Com o visual de um chiclete Bubbaloo mastigado, ele era aliado do Destruidor com quem arquitetava seus planos diabólicos de dominar o mundo, dentro daquela fortaleza que era um tanque-bolota com um olho em cima. Ele tinha poderes psíquicos com os quais podia controlar as pessoas de mentes mais fracas, o que me faz questionar porque Krang não usava tais poderes para tornar seus capangas mais competentes. Mas é muito de se esperar de uma criatura que mais parece algo que você tira do fundo do nariz. 


6 - Hordak (She-Ra)

Depois do sucesso do He-Man, foi lançada a sua versão feminina. Não foi um He-Man boiola, mas sim a sua irmã She-Ra, e juntamente com ela foi necessário criar um vilão para levar porrada. Com isso surgiu Hordak, que segundo a história era o mestre do Esqueleto, até ser traído pelo ossudo. Líder da Horda, ele tem o mesmo objetivo de dominar Eternia, mas é mais outro que é servido por uma verdadeira horda de incompetentes. Embora ele fosse um panaca também, especialmente quando fazia as suas transformações toscas, como um foguete da ACME ou um pião.

Confesso que não curtia muito assistir She-Ra, achava meio bobinho. Especialmente por conta daquele panaca de arco e flecha e coraçãozinho no peito. E era justamente Hordak quem salvava o desenho, pois ficava aquela impressão que ele se incomodava com aquele ar tuti-fruti, com aquela cara cheia de dentes como se estivesse puto com toda aquela frescura ao seu redor. Mas era outro típico vilão que passava vergonha, perdendo para a heroína no final do episódio da forma mais hilária possível.


5 - Vingador (Caverna do Dragão)

Acho que não tem desenho mais icônico do que o clássico Caverna do Dragão, com o grupo de adolescentes que é levado para um mundo de fantasia de RPG, onde passam todos os episódios quase conseguindo voltar para casa. Ênfase no "quase", pois eles sempre perdiam a chance no finalzinho dos capítulos, muitas vezes por conta daquele unicórnio pentelho. Existem vários vilões que os jovens enfrentam, mas nenhum deles é tão maléfico e cruel como o perigoso Vingador, que desejava tomar as armas encantadas dos garotos para aumentar o seu poder.

Embora ele fosse outro que terminava o capítulo perdendo, era geralmente por pouco. E temos que dizer que o Vingador era mau pra caramba, arquitetando planos dignos de um verdadeiro vilão. Mas ele tinha suas fraquezas, como quando se borrava de medo do Tiamat, aquele dragão com as cinco cabeças coloridas. E vale soltar o "spoiler" que imagino que todo mundo já saiba: ele na verdade era o filho do Mestre dos Magos, aquele anão com as frases de biscoito da sorte e que sempre sumia na hora de responder as perguntas.


4 - Megatron (Transformers)

Esqueça a versão psicodélica e exagerada dos filmes do Michael Bay. Megatron de verdade é esse robozão com essa cara macabra e capacete que parece de um legionário romano. Líder dos Decepticons, ele era um dos vilões mais marcantes dos anos 80. Apesar de também comandar um bando de robôs incompetentes e que não tinham a capacidade de cumprir as missões, Megatron tinha seus momentos em que deixava claro que era um inimigo perigoso. Foram diversas vezes que ele saiu na porrada com o Optimus Prime, nos desenhos, quadrinhos e etc. E o pior de tudo: conseguindo matar o líder dos Autobots em diversas oportunidades. Muitos o consideram o grande vilão dos anos 80 justamente por isso. 

Mas considerando que o Optimus Prime sempre "voltava dos mortos" logo depois (geralmente com um visual diferente, para motivar a venda de uma versão nova do brinquedo), acho que não adiantava muito... E Megatron também não fica muito bem posicionado na minha lista pois eu achava a sua transformação escrota pra cacete. Pombas, enquanto os Decepticons se transformavam em jatos e tanques maneiros, o líder do grupo virava uma pistola. Uma pistola! Isso porque ele já tinha um mega canhão no ombro, pra que virar uma pistolinha?! Tudo bem que Megatron é vilão digno de ser chamado de vilão, mas eu achava ridículo que ele, logo o chefão, tinha uma transformação tão tosca...


3 - Mumm-Ra (Thundercats)

Se você quer citar um dos desenhos mais sacanas dos anos 80, Thundercats provavelmente fica no topo. Isso porque o desenho copiou porrilhões de ideias do Star Wars descaradamente. Aqueles ursinhos robóticos eram cópias dos Ewoks, o mestre de Lion-O tem a mesma sacada de aparecer como um espírito como o Obi-Wan, entre outras. Mas algo que eu acho que era original e que marcou toda uma geração era o vilão Mumm-Ra. Mesmo sabendo que todo o episódio tinha a mesma historinha manjada, em que ele começava como uma múmia empoeirada de voz rouca, que mal ficava em pé...

... mas, quando chegava a hora da pamonha, ele invocava a frase célebre que todo mundo lembra: "antigos espíritos do Mal... transformem essa forma decadente em Mumm-ra, o de vida eterna!!!". Frase essa que eu aposto que soou na sua cabeça com a voz dele. Aí ele ficava fortão e cheio de magias maléficas, pronto para sair na porrada com os Thundercats. Por mais que a transformação dele seja clássica e conte muitos pontos neste ranking, ele fica com a medalha de bronze porque bastava uma olhada em seu próprio reflexo que ele regredia para sua forma de esparadrapo usado e tinha que voltar correndo para sua pirâmide. Patético. 


Bom, faltam duas posições para terminar a lista... e eu confesso que eu tentei decidir qual vilão ficaria com a primeira posição e qual seria relegado ao segundo lugar. Pensei muito, mas eu não consegui escolher. Assim, da mesma forma que na prova de salto em altura das últimas Olimpíadas, em que dois atletas dividiram o ouro, farei a mesma coisa aqui. Eis os dois maiores vilões dos desenhos animados na minha opinião:

1 - Comandante Cobra (Comandos em Ação) e Esqueleto (He-Man)

Acho que não tem ninguém que represente melhor os vilões da época do que esses dois. O líder de uma organização terrorista que não tem muita paciência com suas tropas incompetentes e uma caveira bombada que domina magia negra e tampouco tem paciência com os monstros lesados que comanda. Não apenas os dois compartilham o fato de liderarem lacaios que não conseguem fazer nada direito, mas também inventam os planos mais absurdos e sempre têm o azar de se arrebentarem da pior maneira possível. E os dois ainda se emputecem ao extremo, culpando os outros de seus erros enquanto berram com suas vozes igualmente características.

Mais ridículo que o Esqueleto é difícil. Aquela cara de caveira psicótica e sua risadinha eram muito engraçadas, sem falar que ele não poupava nos xingamentos contra aquele bando de inúteis que faziam parte do grupo dos bandidos. Eram bons tempos, onde o chefe chamava seus lacaios de "idiotas" como todo vilão deve fazer. O principal alvo de suas ofensas era o Fera, que era chamado de "saco de pulgas" e outras animosidades depois de fazer as suas cagadas. Sensacionalmente hilário.

Pra completar, como disse acima ele era um dos pupilos de Hordak, mas que passou uma rasteira no seu mentor para iniciar sua tentativa de conquista de Eternia. Só mesmo um bandidão muito filho da mãe para fazer uma cachorrada dessas com seu mestre. É considerado por muitos como o maior vilão dos desenhos, justamente por ser maléfico ao extremo, com toda essa pinta de demônio (o cara é uma caveira eternamente zangada). Eu confesso que torcia para o Esqueleto, achava o He-Man um bundão, com aquela cuequinha de pêlo e o símbolo do Vasco no peito, estiloso era o caveirão.

Claro, nem preciso dizer que me refiro ao desenho original dos anos 80. Favor desconsiderar os múltiplos remakes e aquela versão live-action tosca.

Mas não podemos ignorar o famigerado Comandante Cobra. Claro que praticamente todos os vilões sofrem da mesma síndrome de contratar capangas da pior qualidade que sempre atrapalham, mas o líder da organização Cobra conseguiu se superar, reunindo figuraças como Destro com sua cabeça de metal, os punks Dreadnoks e aqueles gêmeos Tomax e Xamot (que quando um levava um soco na cara o outro sentia dor também). Sem falar que o Comandante Cobra não era o mais brilhante dos líderes, muitas vezes era o principal responsável por falhar com seus planos... mas sempre jogava a culpa nos outros, ao mesmo tempo que estourava de raiva que nem um maluco. Sério, ria pra caramba quando o via irado, a ponto de dar porrada nos seus aliados e quebrar as coisas ao redor.

Esse era o visual que eu achava mais maneiro, com o capacete espelhado, mas mesmo assim sendo capaz de ter mais expressão facial do que a Bella do Crepúsculo. Mas ele também aparecia de vez em quando com o capuz, parecendo um dos fantasminhas do Pac-Man. O Comandante Cobra merece também a medalha de ouro, pois ele consegue mesclar muito bem o lado incompetente e alucinado de um louco que quer dominar o mundo com uma mente maléfica que não tem limites na hora de praticar alguma ruindade.

Afinal de contas, acho que nem o Esqueleto teria coragem de dar um bico num cachorrinho. Como naquele especial de Natal do He-Man, clássico do fim de ano, em que ele ficava todo bobão por conta de um vira-lata espacial.

Por outro lado, o arqui-inimigo dos G.I.Joe conseguia a proeza de ser derrotado por um feijão gigante... Tudo bem que seria esperado um bandidão não gostar de salada, mas isso já é ridículo.

Por isso que é difícil escolher entre os dois. Tanto o Esqueleto como o Comandante Cobra empatam na primeira posição na minha opinião. Legal ia ser os dois caindo na porrada, para decidir quem era o melhor vilão dos anos 80. Mas provavelmente ambos iriam apenas ficar se xingando, e depois cada um ia tropeçar na própria perna e recuar com o orgulho ferido...

E assim termina a minha lista. Tenho certeza que muitos podem discordar, achar que outros vilões mereciam estar no Top 10, ou mesmo sugerindo que este ou aquele deveria ser o primeiro. Listas são assim mesmo, cada um tem a sua. Se você lembra de alguém que deveria estar aqui, se quiser dar a sua opinião, escreve lá embaixo nos comentários. Só respeitem a minha opinião, por favor. Como disse acima, nem mesmo os piores vilões são babacas a pouco de violência gratuita na página dos outros.

Comentários

Anônimo disse…
Helinux: Vingador, Esqueleto e Mumm-Ra marcaram muito...também acrescentaria o Destruidor dos tartarugas ninja!!!! Os vilões também tinham o seu lado cômico em determinados momentos. Na verdade muito desses desenhos animados nas HQS eram mais violentos, na tv tudo era mais moderado para as crianças poderem ver sem problemas de traumas!!!! bons tempos!!!! valeu
Texugo disse…
Sim, eu fiquei muito na dúvida sobre qual dos vilões das Tartarugas Ninja eu iria colocar, considerando que eu adotei a regra de apenas um vilão por desenho. Acabei escolhendo o Krang por ser algo totalmente fora do comum, sempre achava hilário aquela gosma na cintura do robozão.

Sobre os quadrinhos, você está correto, eles são bem mais maléficos lá. Eu estava lendo algumas revistas dos G.I.Joe, o Comandante Cobra ainda tinha seus momentos engraçados, mas era muito mais maldoso nas páginas. Até mandar matar o seu próprio filho ele fez!
Luisa disse…
O Vingador,de fato, é o vilão mais sinistro.O Mestre dos Magos deveria ser considerado vilão também.Sempre sacaneava os jovens com mensagens ambíguas e enigmas,dificultando o tão sonhado retorno ao lar.