Tentando Entender as Mulheres

Antes de mais nada, esse foi o melhor título que eu consegui para essa postagem. E olha que eu tentei, pensei muito depois de terminar, mas não consegui bolar algo mais inteligente e chamativo para caracterizar mais um tema polêmico que eu escrevo aqui, e que dessa vez tem muito da influência de minhas experiências pessoais. Se alguém criativo se habilita, sugiram um título nos comentários.


Tem momentos que cada um de nós começamos a pensar na vida. Acho que é a idade, começamos a acumular voltas ao redor do Sol e isso geralmente faz com que olhemos com certa nostalgia a acontecimentos passados, avaliando nossas decisões e os rumos que a vida seguiu até o dia de hoje. Eu estava num desses momentos, pensando em particular nos meus relacionamentos... diria até nas muitas tentativas de relacionamentos que não deram certo, diversos que sequer tentei por imaginar que iria me arrebentar. E tudo isso me trouxe a esse assunto, em especial sobre como certas mulheres têm uma postura bem peculiar na hora de lidar com nós, representantes do sexo masculino.

Quem me acompanha aqui há algum tempo sabe que eu não costumo entrar em muitos detalhes da minha vida pessoal, pois o que é pessoal não é público. Mas não vejo nada demais em dizer que eu sou um texugo solteiro, já há bastante tempo. Parte dessa solteirice é por escolha minha mesmo, diria que desisti de buscar, depois de tantos arrependimentos... Só eu sei o quanto que eu já me estrepei por dar chances para as "texugas" que não valiam a pena.

Mas a outra parte, e que não é pequena, é por escolha das mulheres mesmo, que não querem nada comigo. Muito disso eu imagino que seja por conta da aparência. Afinal de contas, os texugos são criaturas feias pra cacete, e eu sou um exemplo disso.


Talvez alguma nobre alma solidária apareça aqui para tentar me animar, dizendo que não é assim, que a beleza está nos olhos de quem vê. Agradeço a força, mas eu não estou me diminuindo. Eu tenho a consciência de que estou a quilômetros de distância do que a sociedade em geral considera como um sujeito bonito. Mais vale uma verdade amarga do que uma doce mentira de "faz-de-conta". 

Ou talvez exista algo mais? Eu tenho a certeza de que a aparência (ou melhor, a falta de) tem um grande impacto, pois a maioria das mulheres já se sente desinteressada em um cara que não seja muito bonito. Como já disse por aqui, muitas delas vivem uma síndrome de busca pelo príncipe encantado, o homem que é bonito por fora e por dentro... e se o cara é feio, pode ter a melhor personalidade do mundo, mas jamais será um desses príncipes de contos de fadas.


Antes de mais nada, não estou dizendo que as mulheres sejam superficiais. É a sociedade que é superficial. Digo até que o homem quase sempre é mais, pois muitas vezes o interesse é só na aparência. Mas, como nesse post eu estou colocando muito de minhas experiências de vida, eu vou acabar falando das mulheres mesmo. Afinal, não sou gay, gosto de mulher.

Voltando, de fato a aparência pesa muito. Arriscaria dizer que devem haver mulheres que olham pra mim e têm nojo. Não que eu seja uma criatura ignóbil e asquerosa como o Jabba the Hutt, mas conheço mulheres que sequer se arriscam a trocar beijinho no rosto de despedida comigo... talvez seja algo mais, outra coisa (ou coisas) em mim que fazem com que as mulheres não queiram chegar perto.

Bom, feder eu não fedo. Quanto a isso, posso garantir. Embora eu não seja de ficar colocando perfuminho, pelo menos limpo eu sou. 

Enfim... mas eu fico olhando para o passado, vendo certas situações pelas as quais eu passei, e fico curioso em ver como é o comportamento humano, em especial o comportamento das mulheres. Como que existem certas reações, certas formas de falar e agir que são altamente influenciadas por diversos aspectos de relacionamento. E o mais interessante é ver que parece que não é coisa só comigo: alguns desses "perfis" acontecem com os outros também.

Correndo o risco de ser repetitivo, a aparência sem dúvida tem uma influência enorme. Como mostra esse meme que eu vi outro dia.


Piadinha machista? Acho que não, como dizem, toda piada tem um fundo de verdade... Pois eu pessoalmente já passei por situações parecidas várias vezes. Lógico, não que envolvessem uma ligação para o departamento de Recursos Humanos...

Me lembro da faculdade, estávamos ali esperando a aula que seria quase uma hora depois. Tinha uma garota, bonitinha até, que eu achava simpática, embora não a ponto de querer algo mais íntimo com ela. Apenas a achava legal, uma boa companhia. Era um verão fudido daqueles, fazendo calor de 50 graus, e um belo momento ela soltou no ar um "puxa, deu uma vontade de ir tomar um sorvete"...

Todos os demais a ignoraram. Alguns jogando cartas, outros ouvindo música, ninguém deu a mínima. Aí, eu me ofereci, disse que topava ir com ela na lanchonete ali perto pra tomar um sorvete. Não só pelo fato de que um sorvete realmente parecia uma boa ideia naquele calorão, mas também para fazer companhia. Quando se deu conta de que apenas este texugo feioso havia se oferecido, repentinamente ela mudou de ideia, disse que era só vontade, que já tinha passado...

Não deu dois minutos e chegou no grupo um outro carinha, que eu pessoalmente achava muito insuportável e escroto. Sabe, aqueles metidos a besta, que se acham o rei do pedaço e que são melhores que todos, que andava com aquelas camisetas "mamãe sou forte" pra mostrar o muque que esculpia ao matar aula. Ao ver o sujeito chegando, a menina falou o mesmo "puxa, deu uma vontade de ir tomar um sorvete", com as mesmas sílabas. O cara só respondeu com um seco "Bora!" e lá foi ela, toda sorridente e saltitante, tomar sorvete com o cara.


E com todo o respeito... aposto que não foi apenas o sorvete que ela chupou...

Um mero exemplo de muitos que eu já presenciei, onde a aparência contou muitos pontos. Cheguei ao cúmulo de presenciar uma colega de colégio ficar emburrada por ter sido eu quem a havia sorteado no amigo oculto de fim de ano, em vez do galãzinho da turma, e de levar bolo de uma moça com quem uma amiga minha arrumou um encontro às cegas, pra descobrir depois que ela tinha me visto e desistiu.

Sério isso... na época fiquei muito triste quando descobri... Hoje, eu vejo que se ela era tão superficial e babaca a esse ponto, estou bem melhor sem ter tido o desprazer de conhecê-la. 

Interessante observar que com o passar do tempo percebi que muitas vezes não se trata somente da aparência. Existe um outro fator que, por incrível que pareça, tem uma grande influência sobre a forma positiva ou negativa que uma mulher vai olhar para um cara: depende muito se ele é compromissado ou não.

Comecei a ver isso na vida adulta. Eu não sei se é por conta de um instinto de competição que geralmente é inerente às mulheres, ou se é uma interpretação de que se o carinha tem namorada ou esposa, é porque ele deve prestar. Mas parece ser mesmo algo que afeta muito a percepção feminina sobre um homem, fazendo com que aqueles que possuam uma parceira sejam vistos de uma forma melhor e mais receptiva, mesmo que sejam feios como um joelho esfolado. 

Eu via isso no trabalho, com uma funcionária bem atraente e solteira, que confesso que em seu certo momento eu até cogitei algum interesse, mas o "encanto" passou. Para explicar, vou criar essa tabelinha tosca.


Bom, a dita cuja visivelmente se amarrava num sujeito ali que era um dos boas-pintas do escritório, e que era solteiro. Tipo, sempre parava o que estava fazendo para conversar com ele, ajustava seu horário de almoço para ir junto com o sujeito, coisas assim. Por sua vez, comigo nem sequer respondia quando eu dava "bom dia" ao passar por sua sala. Até aí, nada de surpreendente, mais uma das demonstrações de como a boa aparência abre portas e faz com que as pessoas gostem mais de estar contigo...

Acontece que algum tempo depois o mesmo carinha arrumou uma namorada...

Quando seria esperado que a moça em questão iria "tirar o time de campo" por ver que o sujeito agora tinha alguém, muito pelo contrário: ela começou a ficar ainda mais interessada no carinha, a ponto de fazer um esforço maior ainda para estar perto dele. Começou a se vestir de forma mais elegante, tentando evidenciar mais o seu corpo, e chegou ao ponto de certas "carícias" meio exageradas na minha opinião: tipo, colocar a mão no peito dele no meio de uma conversa, chegar por trás dele enquanto está sentado e colocando os braços ao redor de seu pescoço, essas coisas assim.

Eu sinceramente não entendo isso... Acho que esse nível de intimidade é inapropriado não apenas por conta do ambiente de trabalho, mas pelo fato do cara ter uma namorada. Ela sabendo disso deveria ter um pouco mais de respeito pelo relacionamento alheio, não? Digo de novo, penso que é verdade o que dizem, que as mulheres são muito competitivas entre si, parece que dá um prazer imenso "roubar" o homem de outra, dando uma sensação de vitória...


E acho engraçado que o cidadão também não ligava, muito pelo contrário, ele parecia até gostar do fato de que aquela moça ficasse dando em cima dele, devia dar satisfação em ser desejado, deve ser isso. No lugar dele eu não me sentiria confortável se uma outra mulher chegasse assim em cima de mim, não acho certo, pra mim é até um certo nível de traição, uma grande falta de respeito e desonestidade.

Embora já tenham me dito que eu sou babaca por pensar assim...

De qualquer forma, voltemos à minha teoria... A boa aparência sem dúvida colabora com a receptividade, o indivíduo bonito é bem visto aos olhos da sociedade em geral, o visual físico é considerado como atestado de sucesso e de amabilidade. Ninguém tem uma primeira impressão ruim quando a pessoa, seja homem ou mulher, é bonita. Se tomamos essa moça que conhecia do trabalho, vemos que seu interesse pelo galãzinho não mudou independente dele estar solteiro ou acompanhado. Mas isso vale não apenas para a busca por um relacionamento, como parecia ser o caso (afinal, ninguém é tão "amável" com alguém sem segundas intenções); com outros colegas de trabalho de boa aparência, essa mesma mulher sempre foi simpática, amigável e receptiva. Imaginamos assim que é por causa de terem beleza.

Só que aí é o detalhe: não é apenas por conta da aparência.

Pois no trabalho haviam outros caras que, como eu, eram desprovidos de boa aparência. Alguns que eu até posso dizer que eram tão feios, ou mais, do que eu. Mas com uma diferença: esses outros "feiosos" não eram solteiros. Alguns deles tinham namoradas, e outros eram casados, mostrando que a aparência realmente não é tudo...


Bom, até aí eu acho que dá para acreditar. Não faltam casos de homens feios e mulheres bonitas que acabam juntos, mesmo que eu não tenha sentido isso na pele jamais. Talvez o cara tenha muita grana, dirija carro importado do ano... Pode ser por conta de sua personalidade ser extremamente agradável... Talvez seja por conta de ter o apelido de "tripé"... Como dizem, há gosto para tudo.

Acontece que, considerando o exemplo da tal conhecida de meu trabalho, suponha que ela fosse uma pessoa superficial que só se importasse com a aparência, justificaria o fato dela ser receptiva com os homens bonitos, independente deles serem solteiros ou terem uma namorada ou esposa. Faria todo o sentido, confesso que eu, como um texugo feioso, não me sentiria ofendido com esse tipo de postura dela. Sinceramente, eu posso dormir com essa ideia, pois me levaria a crer que a tal moça é uma superficial que só liga para o visual, como muitas outras pessoas.

Imagina então a minha confusão, ao ver mulheres como ela terem um nível de receptividade e amabilidade por esses homens feios e com relacionamentos equivalente ao que têm pelos homens bonitos, solteiros ou compromissados.

Repito, não é só a aparência... Se fosse, os feios compromissados seriam evitados como eu, um feio solteiro.

Tenho uma teoria para isso: acredito que as mulheres enxergam que um homem feio e solteiro é uma ameaça, é um cara que pode gostar dela e querer alguma coisa. Por isso a baixa receptividade, por isso essa minha conhecida do trabalho me evitava, talvez por imaginar que eu poderia ficar gamado nela. Ou seja, um mecanismo de defesa para afastar os feios indesejáveis.

Por sua vez, o feioso casado ou com namorada não é visto com perigo, talvez por considerarem que tal sujeito deve ter dado uma tremenda sorte em arrumar uma mulher, e muito provavelmente ele não vai pular a cerca. Afinal, não é novidade que, geralmente quanto mais feio você é, mais você valorize e respeite o seu relacionamento. Vivemos em uma sociedade superficial, e se o carinha ganha na loteria ao encontrar uma garota que fique com ele apesar da má aparência, dificilmente ele vai arriscar...

Por exemplo, você acha que o camarada abaixo iria se arriscar a trair a sua esposa?


Por sua vez, homem bonito nunca é uma ameaça. Não importa se ele for casado ou tiver namorada, não importa nem se ele tiver as piores intenções e for um canalha, a maioria das mulheres solteiras será bem amável e receptiva com um cara desses de boa aparência.

Na verdade, repito: a sociedade é superficial. Pode ter certeza que mesmo em diversas outras situações do cotidiano vale a mesma percepção, as pessoas se sentem mais à vontade diante daqueles que são bonitos, eles estão acima de qualquer suspeita e são sempre bem-vindos. Se a pessoa é feia, mas está junto com outra que é bonita, menos mal. Agora, um feioso sozinho, geralmente é ignorado, é visto com certo desprezo e até mesmo com preocupação de que ele possa ser nocivo de alguma forma.

Aconteceu isso com um amigo meu, que é feio pra burro, parece o Moe dos Três Patetas.


Certa vez ele estava esperando sua filha na porta da escola. Passados alguns minutos, apareceu um daqueles negões de dois metros de altura que parecia um armário e com um daqueles coletes pretos com a palavra "APOIO" em amarelo escrita nas costas, que trabalhava como segurança no bairro. Ele havia chegado pra tirar satisfação com esse meu amigo e questionando sua postura suspeita. Tudo isso porque alguns pais viram aquele homem feio, parado na calçada e olhando para a porta da escola, e acharam que ele era algum pedófilo ou molestador de crianças.

Agora... se meu amigo fosse boa-pinta como o Brad Pitt... poderia chegar nas crianças e oferecer carona em seu furgão que ninguém acharia suspeito. Isso é fato.

Bom, voltemos à programação normal, e a tentativa de entender as mulheres...

Realmente é um pouco difícil para entender o comportamento feminino na maioria das vezes. É como se as preferências, os pontos positivos e negativos, as vantagens e desvantagens, tudo isso muda de uma hora pra outra, de acordo com a pessoa. A mulher fala que aparência não é importante, mas dá atenção só para os carinhas bonitos; a cidadã jura que o importante é o sujeito a respeitar, e decide dar uma chance para o malandro que a desrespeita; diz que o fundamental é que seja um homem adulto e bom provedor, capaz de sustentar bem a família, mas acaba se juntando com um sujeito que vive jogando videogame ou que torra as economias com cerveja.

A verdade na minha opinião é que tudo parece depender de uma conjuntura cósmica de diversos fatores: se você tem a sorte de conhecer uma moça e naqueles primeiros 8.3 segundos (conforme dito pelo Barney) você consegue mostrar que tem as qualidades que ela busca naquele momento, então há uma chance. Passado esse tempo, já era...


O grande problema é que temos que enfatizar o termo "naquele momento". Pois minha percepção é que a grande maioria das mulheres é muito indecisa sobre o que querem para si mesmas, e a cada momento suas prioridades mudam. Por exemplo, pode ser que para uma determinada garota o importante é o homem ser educado. Aí você se aproxima, e nesses 8.3 segundos iniciais tenta mostrar que é um cara educado. Acontece que por algum motivo isso deixou de ser importante pra ela há quinze minutos atrás... Daqui a meia hora, talvez ela volte a valorizar isso; mas, meu amigo, já se passaram os primeiros 8.3 segundos, e você dançou.

Na curta janela que existia para causar uma boa impressão, você ofereceu aquilo que ela quer de verdade, mas que naquele momento ela não estava procurando.

Sei que pode parecer uma visão meio estúpida e machista de minha parte. Mas não acredito estar chutando muito longe do gol. Perdi a conta de ver quantas mulheres que dizem não se importar com a aparência ficarem com bonitões, quantas moças que dizem que dinheiro não é importante e que só saem com caras que dirigem carro importado e usem Rolex, quantas garotas que dizem apreciar um homem que as respeite mas que toleram metidos que as maltratam e traem... Ou é por conta de uma grande indecisão e constante mudança de preferências, ou as mulheres em geral são mentirosas e querem sempre o oposto do que dizem querer.

Alguém consegue me explicar?

Às vezes eu penso que muitas mulheres gostam mesmo é do desafio. Da mesma forma que o prazer ao "roubar" o homem de outra, como disse acima, fico com a impressão de que existem muitas mulheres que buscam determinadas coisas em um sujeito, mas em vez de darem uma chance para aqueles que as possuem, preferem procurar um cara que seja exatamente o oposto, para que então elas possam transformá-lo. Assim, elas talvez estejam dizendo a verdade ao falar, por exemplo, que querem um homem que as valorize; mas, nas entrelinhas, na prática ela quer pegar um cara que a desrespeite e transformá-lo em um sujeito que a valorize. Se já for assim, "não tem graça"...

Me lembra bem daquele episódio dos Simpsons, onde a Lisa fica apaixonada pelo Nelson, mesmo ele sendo um valentão que quer explodir as baleias, bater em nerds e sacanear o diretor. Especialmente quando vemos essa hora em que ela está conversando com o Milhouse, que sabemos que é gamado pela Lisa.


Milhouse: "Você gosta do Nelson? Mas ele é o canalha que me quebrou um dos dentes!"
Lisa: "Mas no fundo ele é uma pessoa doce e sensível... como você. Eu poderia dizer que eu quero fazer aflorar o Milhouse no Nelson."
Milhouse: "Mas eu sou o Milhouse completo!"

Bem isso... Acho que não tem exemplo mais perfeito de como ser empurrado pra friendzone. Pior é que a Lisa pede para que o Milhouse entregue um bilhete para o Nelson, que entende errado e acaba espancando o coitado do amigo do Bart. Ou seja, ela ainda se aproveita da nobreza do moleque...

E vou confessar: eu já tive meus "momentos Milhouse", mais do que eu gostaria admitir... Olho pra trás e vejo como tiveram garotas que se aproveitaram de mim, ao ver que eu gostava delas e fazia qualquer coisa.

Teve uma que eu conheci pela Internet, em uma época deprimente na qual eu achava que ia ser mais fácil encontrar uma garota legal dessa forma. Ela vivia em outro estado, era sempre bem simpática comigo, costumávamos conversar por horas pelo Skype. E tinham alguns momentos em que ela compartilhava de algumas de suas dificuldades, como a doença de sua mãe e problemas para pagar os estudos. E o babaca aqui, um verdadeiro idiota, se ofereceu para ajudar. Isso mesmo, eu cheguei a enviar dinheiro para ela, e mais de uma vez... Tudo isso motivado pelo sentimento que eu nutria por ela, gostava muito dela e me via disposto a fazer algo para ajudá-la, imaginando que ela iria me valorizar por isso. Igualzinho ao Milhouse. E, como o amigo do Bart, eu me fudi depois.


Até um belo dia que eu descobri que ela tinha um namorado... e que eles estavam noivos! Não me lembro como foi que descobri, mas foi algo por acaso, provavelmente graças àquelas pesquisas de curiosidade nas redes sociais, e lá estava a foto dela com o sujeito, comemorando o noivado.

Sério, esse será certamente um dos maiores arrependimentos que eu vou levar para a toda a vida. Me senti muito mal comigo mesmo, em como eu fui extremamente ignorante e ingênuo. Provavelmente tudo aquilo que ela tinha falado era mentira, para descolar uma grana fácil e se aproveitar da minha boa vontade. Comecei a me perguntar sobre o que ela tinha feito com aquele dinheiro, imaginando ela e o noivo rindo às minhas custas. Muito bem feito pra mim, por acreditar e por ser babaca.

E fica o conselho: não seja um idiota burro e estúpido como eu, não envie dinheiro para quem você conhece pela Internet.


Claro que poderia classificar isso como um golpe, como aquelas ligações em que dizem que sequestraram um parente ou pedindo seus dados para que você não fique manchado no SPC. Mas, coloco aqui nesse tema sim, pois mostra como que tem muitas mulheres que são falsas quanto às suas intenções e desejos. Ela dizia que me achava um cara legal, que me respeitava e tinha muita consideração por mim; mas, será que uma pessoa que realmente pensasse tudo isso, iria se aproveitar de mim?

Não sei... lógico que esse tipo de postura não acontece somente vindo de mulheres... Mas, não sei. Como disse, estou naqueles momentos de olhar para trás, e esse caso me veio à mente. No mínimo, contribuiu ainda mais para que eu perdesse as esperanças... Me dar conta de como eu fui tão facilmente enganado, me fez perceber como que existem pessoas que são capazes de se aproveitarem de uma condição de vulnerabilidade que nós nos colocamos por elas mesmas, isso só colaborou para que eu começasse a desistir de procurar. E também fez eu perder um pouco mais de fé nas pessoas em geral.

Pois é... a gente acaba ficando acostumado a ver um sonhador como o Ross finalmente ficar com a Rachel no último episódio, um tímido desajeitado como o Leonard ser valorizado por quem é por sua bela vizinha Penny ou um romântico inveterado como o Ted não desistir até encontrar Tracy, que viria a ser a mãe de seus filhos... e aí achamos que todo mundo tem o seu final feliz.


Mas aí a gente se dá conta de que parece que para algumas pessoas não há final feliz, pelo menos no que diz respeito a relacionamentos. Ainda existe uma pequena parte de mim que não acredita nisso, que ainda resiste ao imaginar que um belo dia este texugo vai ter melhor sorte. Mas a verdade é que o tempo passa, o tempo voa, a poupança Bamerindus continua numa boa e o texugo aqui continua solteiro.

É... engraçado como é esse blog, né? Do nada aparece um post/desabafo desses aqui... vamos ver se meu humor se anima um pouco mais na próxima vez. Que maneira de começar o ano... mas vamos em frente, que 2020 seja um pouquinho melhor do que esse 2019.

Comentários