Pintura Politicamente Correta

Postagem curta, mas não podia deixar de registrar como que cada vez mais eu estou ficando abismado em como a sociedade está caminhando para uma ditadura do politicamente correto. São coisas que eu vejo e escuto que me deixam intrigado, pensando em como que as pessoas estão precisando ter uma preocupação doentia em não ofender ninguém, em posar como o certinho da turma do bem, defensor dos fracos e oprimidos. Tudo isso levando a situações que eu considero como extremamente bizarras.


Tudo isso por conta de um muro, que tem perto do túnel Rebouças, aqui no Rio...

Algum tempo atrás eu fiz uma postagem falando a respeito da pichação nas cidades. Como o título sugeria, perguntando se pichação é arte ou vandalismo. E minha visão é que depende muito de estar ou não na lei, de ter ou não a autorização do proprietário da parede ou muro para desenhar alguma coisa. Em um cenário em que a situação permita, eu não vejo problema, acho até que o grafiti "legal", devidamente regularizado e feito com a intenção de embelezar a cidade, é válido. 

Por sua vez, quando o pichador está agindo na ilegalidade, sujando a propriedade alheia com seus garranchos que ninguém entende ou desenhos escrotos, pra mim é vandalismo. Comigo não tem essa de "arte rebelde" ou "liberdade de expressão", isso é falta de respeito, é crime. Tipo os filhos das putas que rabiscam seus nomes em prédios de apartamentos e picham prédios públicos, eles merecem uma boa surra. E quanto às pichações desse tipo, minha opinião é somente uma: rolo de tinta por cima.

Enfim... mas hoje não estou muito preocupado se o grafiti é legal ou não. Quero comentar sobre esse tal muro, que fica perto da boca de uma das galerias do túnel Rebouças, no lado da zona norte. Se você está vindo da Lagoa, ele fica do lado esquerdo logo após a última saída, na subida do elevado. Agora, se você está indo para a Lagoa... bem, fica no mesmo lugar, só que do lado direito. Clique na imagem para ampliar, que ela é grande.


Em algumas ocasiões eu acabo passando por ali, geralmente de táxi ou mesmo de ônibus. E sou um texugo muito observador... me chamava a atenção ver esse muro, em que haviam vários desenhos grafitados ali. A foto aí em cima é mais recente que eu consegui no Google Maps, de 2018.

As pinturas foram mudando ao longo dos anos. Não duvido que em 2019 tinham outros desenhos que foram feitos por cima destes, e se olhamos outra imagem tirada em maio de 2017, vemos que antes haviam outros grafitis. 


Aposto que os bons entendedores já perceberam algo...

Foi então com uma grande surpresa que, no início desse ano, eu percebi que todo o muro foi pintado de branco. Provavelmente alguém decidiu limpar a parede, talvez aquela tal Fundação Osório que fica ali perto e que acho que é a dona do muro. Todos os desenhos, fossem eles os mais bem feitos, fossem as pichações de vandalismo, desapareceram debaixo de algumas mãos de tinta branca.

Na verdade, todos com exceção de um único desenho...

Eu não consegui tirar uma foto a tempo, pois já pintaram algo a mais nesse muro. E tampouco tinha uma foto recente no Google. Mas, eu tentei fazer aqui um Photoshop de pobre pra mostrar a ideia do que aconteceu.


Pois é... só o desenho da menina negra sorridente é que não foi apagado...

E fiquei me perguntando o porquê disso? Afinal de contas, se a ideia era apagar todas as pichações do muro para deixá-lo limpo, por que manter um desenho? E por que justamente esse desenho, e não outro? Qual a razão para isso?

Pode até ter alguma razão lógica para isso, que se de fato existir, alguém me diga. Posso estar me precipitando por ignorância do verdadeiro motivo que garantiu a permanência da menina negra no muro do lado do túnel Rebouças. Mas, de onde eu estou, não duvido que o responsável seja ele, o politicamente correto...

Eu costumo sempre dizer isso, e vou repetir: o politicamente correto vai acabar com a Humanidade...

Pois está claro pra mim, de forma inquestionável, que não pintaram por cima do desenho da menina negra pois era o desenho de uma menina negra. Não, eu não escrevi errado e não fui redundante, pra mim foi essa a razão mesmo. Se pintassem por cima, ainda mais com tinta branca, certamente iria aparecer uma multidão com raiva, dizendo que foi por racismo. Assim, certamente a pessoa ou organização responsável pelo muro preferiu manter esse desenho para não criar problema.


Ou mesmo por achar que era o único desenho que merecia ser mantido. Digo de novo, o politicamente correto está se espalhando, e não duvido da possibilidade de que o responsável pelo muro viu o desenho da garotinha negra e achou lindo, digno de ser mantido. Pois para o politicamente correto, a raça negra é a melhor de todas, e qualquer ação em prol deles é aplaudida. Talvez até com a intenção de mostrar para todos que aquele desenho, somente pelo fato de retratar uma pessoa negra, tenha que ser mantido.

Ora bolas... se o objetivo era recuperar o muro e tirar todas as pichações e desenhos dali, eles não fizeram um trabalho completo. Em uma situação dessas, teria que pintar por cima de tudo, incluindo o desenho da menina negra. Eu não vejo nenhum problema nisso.


Não duvido que nessa hora vai aparecer algum leitor querendo arrancar o meu fígado e jogar a minha carcaça moribunda no fundo de um rio, dizendo que eu sou um racista. Pode falar à vontade, eu não sou racista.

Apenas acho que existe um exagero politicamente correto na sociedade, que faz com que as pessoas fiquem cheias de dedos, tomadas por uma preocupação de que um mero gesto inocente e simples seja interpretado como uma afronta aos negros. Repito, pintar por cima de um grafiti desses, que retrata uma pessoa negra, não é necessariamente um gesto racista. A gente precisa parar com essas frescuras, a sociedade precisa parar de enxergar racismo onde não existe e viver em paz.

Ou será que, para não ofender nenhum negro, esse desenho vai ter que ficar no muro para sempre?

Comentários