Sugestões do Facebook

Tem algumas coisas que eu realmente não entendo, especialmente quando se fala de redes sociais. Apesar de ser um texugo que vive na era digital, eu não sou tão fissurado assim como a maioria das pessoas, que mergulha de cabeça em tudo que há de mais novo nesse ramo. Por exemplo, não tenho Twitter, talvez por eu ter o costume de ser bem exagerado na quantidade de palavras; nunca me interessei por abrir uma conta no Instagram, pra mim é redundante com o Facebook, diria até mais fútil e desnecessário que a rede social do Zuckeberg; estou longe de ficar enchendo meus comentários com hashtags exageradas (como comentei nesse post); jamais esteve no meu vocabulário expressões como "vou fazer uma live" ou "vou postar no tbt" ou coisa parecida. E assim por diante.

Por conta disso, talvez eu esteja aqui apenas não entendendo algo normal, que todo mundo sabe. Mas que se dane, vou falar sobre isso assim mesmo.


De uns tempos pra cá, eu tenho percebido algo muito curioso toda vez que eu entro no Facebook. Cabe ressaltar que minha rede social é menos frequentada do que churrascaria em terra de vegano, quase ninguém dá as caras por lá. As mensagens são mínimas, os convites de amizade ainda mais raros, mas confesso que não me incomodo pois prefiro ter um grupo seleto de conhecidos e amigos do que uma rede de milhares de pessoas com as quais eu tenha interagido por dez minutos em minha vida.

Porém recentemente eu tenho recebido sugestões de amizades quase que diárias. Acontece que essas sugestões são totalmente estranhas...

Pois todas essas sugestões são de mulheres.


Não me entenda mal, não estou dizendo que eu preferia receber indicações de caras barbados metidos a besta. O que torna essas sugestões estranhas é a total aleatoriedade do Facebook em recomendá-las para mim. 

Aliás, essas fotos que ilustram aqui são sugestões reais que eu recebi do Facebook. Não me entendam mal, não estou aqui expondo ninguém. Até porque essas fotos todas são livres na rede social para qualquer um ver. Vai que uma delas vê a própria foto aqui no meu blog e começa a pensar que eu estou a sacaneando ou assediando... não tem nada a ver. E se sentir incomodada, escreva comentário que eu removo, sem problemas. Voltando...

Como que eu penso que deveriam ser essas sugestões? Acredito que deveria ter algum motivo para o site recomendar esta pessoa e não aquela. Por exemplo, sugerir alguém que participe de grupos iguais a você, que tenham estudado na mesma escola ou faculdade, até mesmo amigos de amigos, coisas assim. Isso faria sentido pra mim, tem a ver com o conceito de rede social.

Mas não é o caso. Todas essas garotas não tem nada a ver comigo! 


Tem algumas que são de outras cidades, bem distantes de onde estou (tipo, Manaus ou Teresina). Outras até vivem no Rio também, mas de bairros e regiões onde não costumo ir. Aparecem algumas que fizeram faculdade de enfermagem ou direito, áreas com as quais nunca tive sequer interação. Teve até algumas que são petistas doentes e adeptas do "Ele Não", com as quais dificilmente eu teria algum tipo de diálogo. 

Pra completar, não tenho nenhum amigo em comum com nenhuma delas. Seria uma possibilidade, volta e meia chegavam sugestões de pessoas que haviam sido adicionadas por conhecidos meus. Seria algo previsível, mas não é o caso de nenhuma dessas mulheres.

A única coisa em comum é que praticamente todas elas são bem atraentes, e na sua grande maioria com fotos bem mais provocantes. Tipo, na praia de biquini ou exibindo o decote generoso de forma lânguida para as lentes da câmera.


Pois é... foto de Facebook essa aí.

Agora, me explica por que isso está acontecendo?

Já que quando a esmola é boa o santo desconfia, eu confesso que a minha primeira impressão é que se tratem de perfis falsos criados por filhos das putas que tentam extorquir pessoas na internet, ou mesmo apenas para propagar spam. Afinal, é uma jogada bem pensada para pegar os desavisados, especialmente quando estamos falando de homens.


Imagina só o sujeito abre o seu Facebook e aparece o convite de uma gatinha insinuante e de corpo escultural. Tá na casa que muito marmanjo vai adicionar sem nem pensar. Aí pronto, o falsário se torna amigo do trouxa, passa a ter acesso a todas as fotos e contatos dele, o que é prato cheio pra quem quiser se aproveitar dessa informação. Mais eficaz do que o email do príncipe da Nigéria. 

Embora eu tenha quase certeza de que possa ser mesmo algum tipo de golpe ou outra sacanagem, eu confesso que seria muita putaria do Facebook fazer isso. Pois não estamos falando de um convite de amizade que um usuário faz, mas sim de uma sugestão do site... Então, baseado em que o Facebook faz essa sugestão?


Cheguei até a pesquisar sobre isso. Existem várias teorias da conspiração, dizendo que a rede do Zuckeberg usa informações do usuário para várias coisas, e uma delas seria sugerir amizades. Por mais que eu tenha a certeza de que o Facebook faz uso de informações de acesso para várias coisas (como os cookies do navegador para ver suas últimas pesquisas e colocar anúncios correlacionados), eu não acredito muito que isso seja usado para indicar possíveis novos amigos. Não me parece nenhum tipo de vantagem em fazer isso, ainda mais considerando a forma extremamente aleatória em que essas sugestões parecem ser feitas.

O que me deixa bem encucado é o fato de que, apesar de cada perfil ter as suas particularidades, praticamente todas essas sugestões inexplicáveis que eu recebi compartilham algumas coisas. Já começa por serem apenas mulheres, é bem estranho que o site não indique nenhum homem que eu possa conhecer. Considerando os padrões de beleza da sociedade, todas atendem aos quesitos necessários para serem consideradas belas. Além disso, todas elas são solteiras, pelo menos baseado na indicação de relacionamento do perfil e por fotos que não mostram um namorado ao lado "marcando território", algo que se você espera ver quando a mulher é bonita. 

Sei lá... estaria o Facebook querendo bancar o cupido e me indicar possíveis pretendentes para namorar?


Imagino que também não. Ou então esse "cupido" está realmente desesperado. Tipo, pensando que este pobre texugo está solteiro e sem ninguém faz muito tempo, então vamos pegar qualquer uma que esteja disponível e empurra pra ele. Pois não faz o menor sentido sugerir pares sem nenhum tipo de critério. 

Pombas, por mais que a garota seja bonita e simpática, me parece exagero querer arrumar uma namorada que viva lá no Acre...

Eu realmente não sei o que está havendo. Alguém mais está passando por isso? Ou será que é só comigo?

Pelo menos digo o seguinte: enquanto sejam garotas bonitas que apareçam como sugestões do Facebook, este texugo nem vai reclamar tanto, apesar de continuar sem entender nada. Problema vai ser quando começar a aparecer coisas como essa aqui.


Aí é sacanagem!

Comentários

Anônimo disse…
Olá, Texugo. Não tem muito a ver com o post, mas a Gillette lançou um comercial no Youtube onde aparecem a Sabrina Sato e mais algumas mulheres, sendo que uma delas é bem gorda e cheia de tatuagens, muito feia. Tô olha para a gorda, é grande em cima e à medida que vai descendo vai afinando, lembra muito aqueles cachorros que aparecem nos desenhos animados: grande em cima e pequeninho em baixo. Seguem o título do vídeo e o link

Gillette Venus: Revele até 100% de pele macia 30”
https://www.youtube.com/watch?v=vc82XDRjkm4

Grande abraço
Texugo disse…
Puta merda! Infelizmente eu sei qual é o anúncio, passa toda hora! E realmente me chamou a atenção essa gorda cheia de tatuagens.

Podem me chamar de preconceituoso, mas essa gorda é um exagero. Imagino que essa seja a razão pela a qual ela se encheu de tatuagens, pois uma pessoa tão gorda assim ia chamar a atenção, ainda mais na praia de biquini. Aí bota um monte de tatuagem pra aparecer.

E parece mesmo, tipo aqueles buldogues grandes em cima e pequenos embaixo, parece um sorvete de casquinha. Se bem que na hora que ela sai da água de forma bruta e desajeitada, parece mais uma orca...
Unknown disse…
Amigo, cheguei a este teu texto porque estou passando pelo mesmo problema! Faz tempo.Tentando entender e achando muito estranho. Nao faço a menor ideia. Tb nao entro no face e nao publico nada. Chuto q e o proprio Face mediante algoritimos, seleciona perfis mais inertes, e aposta no assunto q mais vende,tentando nos incitar a entrar mais, publicar e mover a matrix. Só sei q olho nas notificações do celular as sugestoes, apago, mas nao entro no face. So nao apaguei o proprio face porque a verdade q quem nao tem sofre preconceito, e porque em varios sites dispensa preencher formulario, ao comparilhar o.perfil do face. Abc