Apostas para a Copa 2018 - Parte 3

Seguimos aqui com a Copa da Rússia. Passou mais uma peneira depois das oitavas-de-final, e mais alguns times caem fora da competição, chegando em uma fase decisiva em que chegamos perto de descobrir qual a melhor seleção do mundo. O mais incrível que temos grandes chances de um campeão inédito: além a Itália, que nem se classificou, e da Alemanha, bizonhamente eliminada na primeira fase, já tivemos outros países que levantaram o caneco no passado, mas que agora estão de malas prontas pra voltar pra casa. 


Vamos ver como que foram os jogos, seguindo na ordem cronológica em que eles aconteceram.

Começamos com um jogão de sete gols, e para a alegria de muitos brasileiros, os hermanos levaram a pior, perdendo diante do forte time francês, que realmente vem como um favorito ao título. Mas o jogo não foi moleza: a França saiu na frente com um gol de pênalti, depois os argentinos viraram para 2x1 e em poucos minutos os baguetes viraram de novo, em uma disputa tensa em que os sulamericanos conseguiram um gol nos acréscimos mas já era tarde.

O meu palpite foi furado, achei que os argentinos iam crescer nesse jogo eliminatório... só que não deu, e a Argentina se fudeu.


No jogo seguinte, mais um resultado que eu errei. Pensava que o gajo iria desencantar, mas parece que o Cristiano Ronaldo só se destacou no jogo de estréia, e não conseguiu ajudar o time galego a superar o Uruguai, que venceu por 2x1. Aliás, a Celeste jogou à beça, demonstrando a garra dos times latinos, brigando por todas as bolas. Tudo bem que o dentuço Suarez passou meio despercebido, mas os uruguaios contaram com o artilheiro Cavani, que deitou e rolou. Diria até que o Uruguai é outro grande candidato ao título, se continuar jogando o que jogou hoje.

Pois é... estavam prevendo um grande encontro entre Cristiano Ronaldo e Messi na Rússia. Agora, só se for no aeroporto.


Apesar da piada, é uma pena que esses dois craques provavelmente não disputarão outra copa no futuro, e saíram dessa forma melancólica. Enfim, são coisas do futebol.

O mais hilário de tudo é que os craques do Real Madrid e do Barcelona não vão voltar sozinhos para a Espanha, certamente eles vão no mesmo vôo que toda a seleção espanhola. Isso mesmo que você leu, mais uma das grandes surpresas dessa competição veio no confronto entre a Fúria e os donos da casa. Os espanhóis saíram na frente com um gol contra bizonho do zagueiro russo, tipo a bola bateu em seu calcanhar e entrou, mas logo depois um zagueiro espanhol meteu a mão na bola e resultou em um pênalti convertido. O empate persistiu, a Espanha jogando aquele joguinho muquirana tipo seleção brasileira, e aí fomos para uma decisão de pênaltis. Ou como aquele cara do SporTV diz: "disputa de tiros livres diretos da marca do pênalti." E nessa aí, brilhou o goleiro da Rússia, defendendo duas cobranças, uma delas com o pé, quase um Tap-Tap-Tarugen do Ryu e do Ken.


Ninguém poderia imaginar, outro palpite meu que deu errado... mas os russos seguem, mantendo a escrita de que quando o time joga a copa em casa consegue o seu melhor desempenho.

Com exceção do Brasil na última competição...


Coincidência ou não, o outro jogo do domingo também foi só decidido nas penalidades máximas, e dessa vez eu finalmente acertei a minha aposta. Mas a Croácia não passou fácil. O jogo começou frenético, com os vikings fazendo um gol logo no começo da partida, mas os croatas foram rápidos em igualar o placar. E no tempo normal foi isso, foi mesmo uma disputa morna e sem-graça, apesar de alguns raros lances de efeito. Pra completar, na prorrogação a Croácia teve a chance de se classificar com uma cobrança de pênalti, mas o goleirão pegou. Aliás, ambos os goleiros brilharam nas cobranças na disputa final, mas no final o time do tabuleiro de xadrez levou a melhor.


Pior que daqui a pouco vai ter um monte de hipster aí que vai usar vermelho quadriculado como a bandeira da Croácia, só porque é in... 

Continuando, o Brasil mais uma vez encarou o México, figurinha carimbada que sempre se esbarra com a seleção nas competições. Apesar do início frenético e do bom toque de bola, não demorou para o time brasileira se impor e fazer dois a zero na seleção do Chaves. Embora tenha mostrado um futebol um pouco melhor, ainda não me convenceu... a sorte é que essa Copa tá tão mixuruca, tantas seleções de peso que já deram o fora, deixando assim caminho livre pra esse timinho do Neymar seguir adiante, com reais possibilidade de faturar o hexa.


Aliás, já tava demorando... mas essa bosta de Canarinho Pistola que a Globo inventou, tipo para passar aquela imagem de fodão, é ridícula pra cacete. Canário que coloca respeito e taca medo nos adversários, só esse daqui.


O adversário do Brasil saiu no jogo seguinte do dia, que foi outra partida decidida no finalzinho, que quase apresentou um resultado surpreendente. O Japão, time que estava ali de bobeira nas oitavas-de-final, conseguiu a façanha de fazer 2x0 sobre a fortíssima Bélgica, que chegou mais uma vez como favorita, mas que eu ainda continuo desconfiando, ainda mais do que a seleção brasileira. Ninguém poderia imaginar isso, seria outra derrota vergonhosa, mas os belgas conseguiram empatar o jogo e nos últimos segundos fizeram o golzinho salvador. Não deu pro time do Oliver Tsubasa, só no desenho que japonês é bom de bola. Outro palpite na mosca.


No último dia, aquele que era pra ser um jogo bem equilibrado acabou sendo uma pelada das mais ruinzinhas. A Suécia jogou só o mínimo necessário pra bater a Suíça por um gol apenas, e conseguiram passar também para a próxima fase. Foi outro chute na segurança, os vikings de amarelo demonstraram na fase de grupos que estão com um time bom e esforçado, trazendo alegrias pra sua torcida. Aliás, que torcida, diga-se de passagem. Nos jogos da seleção nórdica, não precisa procurar muito pra achar algum gatinha que poderia fazer parte do Time de Bronzeamento Sueco.


Filme engraçado pra cacete... Apesar daquela cena onde tem uma biromba de gelo tamanho família.

E chegamos ao último jogo, que colocou o Time da Rainha contra a Colômbia. Foi um jogo nervoso e catimbento, sendo que me surpreendeu muito ter visto que os ingleses estavam bem fingidos e exagerados que nem o Neymar. Acontece que o time sulamericano, sem contar com James Rodriguez, não estava à altura da Inglaterra, que conseguiu um gol de pênalti. Mas os colombianos conseguiram arrancar um empate nos últimos minutos do jogo, levando mais uma partida para prorrogação. Sem nada de muito espetacular, fomos para mais uma decisão nos pênaltis, e quando o goleiro colombiano defendeu um dos chutes, os outros dois jogadores de seu time desperdiçaram. E é fim da linha para o time de torcida simpática e cheia de gatas.


Embora eu acho que a Inglaterra só passou pois esse sujeito aqui perdeu o vôo e não conseguiu chegar no estádio.


Pois muito bem... dos meus palpites eu acertei metade. Um rendimento regular, considerando que a derrota da Espanha para a Rússia era algo inesperado. O funil vai apertando, pois chegamos às quartas-de-final, com quatro campeões (sendo que um certamente vai ser eliminado) e quatro "virgens" de títulos brigando por um lugar nas semifinais. Sendo que mais do que nunca é possível perceber como uma chave está mais disputada do que a outra.

Começando do lado difícil, teremos esse jogão entre Uruguai e França, que acredito ser o confronto mais equilibrado da rodada. Eu confio muito no futebol dos uruguaios, lógico que em grande parte pela lembrança do Loco Abreu quando jogava no Botafogo. Mas apesar da torcida ser pelo Uruguai, o fato do Cavani estar machucado e do Suarez provavelmente fazendo a sua cagada nessa partida dificulta ainda mais para fazer frente a uma seleção que está impressionando e jogando muito bem. Aqui eu aposto que a França acaba passando.

Finalmente o Brasil vai ter um desafio de verdade nessa partida, enfrentando os belgas. Até agora a seleção canarinho só pegou jogo fácil e conseguiu quase se dar mal, quero ver se eles vão conseguir manter o sangue-frio e a qualidade contra aquele time que é tido por muitos como os grandes favoritos. Mas, honestamente, ainda aposto no Brasil. Isso porque já faz muito tempo que a Bélgica chega com essa pompa toda, e no final acaba decepcionando. Mas, quem sabe? Lembrando que eles têm as mesmas cores de Alemanha.

Talvez um dos jogos mais muquiranas dessa fase. Aliás, fico pensando no peso histórico sobre esse embate entre russos e croatas, dois povos que não se bicam muito. Confesso que ia ser muito engraçado ver a Rússia passando, e o fator casa joga ao seu favor, sem falar que o Putin provavelmente deve estar mexendo os pauzinhos pra ajudar a sua seleção. Mas acredito que a Croácia vai finalmente eliminar a zebra da copa, desde que não apresente aquele futebolzinho escroto do último jogo.

Por fim, um outro jogo que promete, entre duas seleções européias muito fortes. Difícil saber quem é que passa aqui, eu até estou suspeitando que os suecos podem surpreender... mas eu imagino que a Inglaterra deve passar mesmo, vem mostrando um futebol ofensivo e de resultados e que pode levá-los ainda bem longe. Claro, desde que o Mick Jagger não esteja na torcida.

Vamos ver como eu me saio nessa rodada...

Comentários