A Histeria dos Canudinhos

Mais um assunto que está na boca do povo, especialmente aqui no Rio de Janeiro, a cidade "maravilhosa" que está sempre na vanguarda da falta de noção e da hipocrisia. E mais uma vez eu venho aqui com minha opinião bem particular, destoante da maioria. Daqui a pouco vão dizer que eu gosto de ser do contra, mas nesse asunto aqui eu percebo uma histeria exagerada que não leva a nada.


Recentemente foi aprovada uma lei que proíbe o uso de canudinhos de plástico em estabelecimentos no Rio. Os singelos tubinhos usados para beber o suco, o refrigerante e o milk-shake estão na mira das autoridades, por conta do impacto negativo ao meio ambiente. A Vigilância Sanitária já começou a visitar lanchonetes e restaurantes para fiscalizar, exigindo dos estabelecimentos que eliminem os canudos em um prazo de até 60 dias. Caso contrário, a multa passa dos 5 mil reais. A opção é trocar por aqueles feitos de papel ou de material biodegradável, ou mesmo simplesmente eliminando os canudinhos plásticos de vez.

Tudo isso foi fruto de campanhas incentivadas nas redes sociais por ONGs, ressaltando os malefícios dos canudos de plástico para a natureza. Falou-se do número elevadíssimo de canudinhos descartados, do fato de que levam séculos para serem decompostos quando os usamos por apenas cinco minutos. Não demorou para que personalidades, como os artistas da Globo, começassem a se juntar a coro. Soma-se a isso o vídeo-símbolo que é geralmente usado para promover a campanha, onde biólogos removem um canudo da narina de uma tartaruga marinha.


Dessa forma, o Rio de Janeiro dá o seu passo para se juntar a outros países e entidades que colocaram os canudos plásticos na lista dos vilões a serem banidos para sempre da sociedade. E que já motiva outras cidades brasileiras a fazer o mesmo.

Pois muito bem... agora é que chegou a hora de gerar a polêmica...

Antes de mais nada, eu vejo que essa iniciativa tem sim o seu valor. O plástico em geral, não apenas na forma de canudinho, é extremamente nocivo ao meio ambiente quando descartado de forma errada e inconsequente. Ênfase no termo "descartado de forma errada e inconsequente". E esse é um dos primeiros pontos que eu quero debater.

Me digam: imagina que um restaurante está usando os canudos plásticos. Depois de usados pelos seus clientes, eles são devidamente separados e descartados em uma lixeira especial, juntamente com diversos outros rejeitos feitos de plástico, que serão depois enviados para reciclagem.


Como que esses canudinhos vão destruir o ambiente? Eles vão pra uma usina de reciclagem, onde serão reaproveitados para outra coisa. Eles não vão parar nos oceanos, para serem aspirados pelas narinas de uma tartaruga.

"Mas como você é imbecil, Texugo! Seu retardado de merda! E desperdício de energia gerado pra se produzir um canudo que usamos só por cinco minutos? Cala a boca, seu cretino que não sabe de nada, inimigo da natureza, machista misógino conservador e racista!"


Bom... não discuto que sim, é necessário um determinado consumo de energia para produzir canudos plásticos, que são itens descartáveis que usamos por pouco tempo. Mas eu entendo que não é tanto de energia assim. Afinal de contas, tenho a certeza de que são usados processos automatizados e eficientes, de forma que o custo de energia por canudo deve ser algo insignificante. Ainda mais hoje em dia, em que se busca o máximo de eficiência energética, mesmo que não seja motivada por preocupação ambiental, mas pela economia e lucro. 

As pessoas falam como se as fábricas fizessem um canudo por vez... Tipo, como naquele desenho animado, acho que do Pernalonga, em que usavam uma árvore inteira pra fazer um palito de dente. 


Não é por aí... Aposto que tem muita coisa aí que gasta mais energia pra ser produzida do que canudinho plástico.

E sobre o uso descartável... existem tantos outros objetos plásticos produzidos aos montes e que usamos bem menos tempo do que um canudo de refrigerante. Tipo, a seringa descartável que você usa pra tirar sangue ou aplicar uma vacina, ou o cotonete que você usa pra limpar a cêra de sua orelha.


Acho bom já deixar bem claro aqui: eu não estou dizendo que tem que sair fudendo o meio ambiente. Repito mais uma vez, na minha concepção um produto plástico não vai prejudicar a natureza caso seu ciclo de vida ocorra de forma adequada. E isso inclui em grande parte o momento do descarte, sendo feito de forma consciente, por meio de reciclagem. 

Agora, eu sinceramente pergunto para os "ecologicamente corretos", que estão tão preocupados com o gasto de energia: por que não vejo nenhum tipo de crítica contra outros grandes desperdícios de energia e recursos naturais que acontecem aqui debaixo de nossos narizes. Tipo, luzes públicas acesas durante o dia e vazamentos nas redes de distribuição de água tratada...


Disso ninguém reclama... Pois não fica bonitinho pra colocar no "Feice"...

Aliás, essa é a minha percepção sobre essa questão toda dos canudinhos. Pois em uma época de ideais politicamente corretos, as redes sociais estão cheias de gente querendo aparecer, com o desejo quase que patológico de ganharem jóinhas e de acumular likes. E uma das melhores formas de conseguir isso é demonstrando um engajamento com as causas "corretas" promovidas pelos formadores de opinião. Por exemplo, a modinha dos bacanas agora é usar canudo de bambu para substituir a versão em plástico. Segundo os desenvolvedores, ele é "reutilizável, natural e eco-friendly".


Se você estiver querendo ganhar mais seguidores e curtidas no seu Facebook ou Instagram, essa é a deixa: arruma um desses aí, tira um selfie tomando cafézinho do Starbucks com seu canudo de bambu e escreva uma frase de efeito com as devidas hashtags. Tipo "fazendo a minha parte pelo meio ambiente #amoanatureza". Tá garantido que você será a pessoa mais in de seu círculo de amizades.

Pois é... a sociedade caminha a passos largos para a demência...

Agora, eu acho muito engraçado é o seguinte: fica esse bando de babaquinha querendo aparecer, cheio de conversa ecológica, clamando amores pela Mãe Natureza e posando como se fossem aqueles moleques do Capitão Planeta, como defensores do meio ambiente em uma cruzada solene contra os canudinhos de plástico, os grandes vilões que vão destruir a Terra.

Acho sensacional tudo isso. Beleza, vocês defendem tanto o meio ambiente, não é?

Mas por que será que eu não vejo ninguém falando nada a respeito da Baía de Guanabara? Aquela que o Dudu Paes disse que ia limpar depois da Copa e da Olimpíada. E que continua a mesma merda, cheia de lixo de tudo que é tipo, de canudinho plástico a máquina de lavar, de sacola de supermercado a sofá, até cadáver devem ter desovado ali.


Por que será que eu não escuto ninguém gritando pelos cantos sobre o lastimável sistema de saneamento da Barra da Tijuca, bairro nobre do Rio de Janeiro onde devem morar vários ecologicamente corretos que curtem um canudinho de bambu? Onde o esgoto é lançado sem nenhum tipo de tratamento no oceano, despejando toda a merda cagada pela elite carioca.


Por que será que eu não vejo nenhum defensor da Mãe Natureza se revoltando contra o desenfreado desmatamento das encostas verdes dos morros aqui do Rio, com centenas de árvores que são postas abaixo pelos favelados pra construir os seus barracos? Áreas verdes são destruídas sem cerimônia, causando danos irreparáveis ao ambiente, tudo pro morador da "cumunidade" levantar o seu cortiço.


É... Parece que isso aí não é problema para os eco-chatos. Sei lá, talvez seja exagero meu, talvez eu esteja falando abobrinha ao alegar que poluir uma baía, despejar esgoto no mar ou desmatar as encostas seria algo prejudicial ao meio ambiente. Acho que não, tudo isso aí deve estar certo mesmo... Pois repito: não vejo nenhum desses supostos defensores do meio ambiente dando um pio sobre estas e outras práticas, comuns não apenas na cidade do Rio de Janeiro mas em todo o Brasil.

Não vejo artistinha da Globo condenando a poluição da Baía de Guanabara. Não vejo a Vigilância Sanitária fiscalizando e multando condomínios na Zona Oeste com esgoto clandestino. Não vejo a turminha engajada do "Feice" fazendo textão contra a expansão das favelas sobre a as áreas verdes dos morros.

Mas você vê uma cruzada homérica contra os canudinhos de plástico... Isso sim, preocupa as pessoas...


Repito mais uma vez: não estou em hipótese alguma desconsiderando os malefícios associados ao descarte indevido de itens de plástico, não estou dizendo que não exista um problema de plástico na natureza que é prejudicial ao meio ambiente. Tampouco estou dizendo que iniciativas mais sustentáveis não devam ser incentivadas.

Mas eu acho muita hipocrisia como que a sociedade parece se comover e se mobilizar apenas por algumas causas, em geral aquelas que têm o maior apelo. Tem tanto desrespeito pelo meio ambiente por aí, tantas práticas criminosas contra a natureza que acontecem toda hora, todo dia, algumas delas que são tão ou até mais nociva... porém que não geram nenhum tipo de revolta, nenhum tipo de consternação, como se fosse algo normal. Pra mim, quando essas pessoas desenvolvem uma indignação seletiva, apenas contra a parte dos problemas que mais lhe interessa, elas acabam perdendo a razão e a credibilidade. Não funciona, não é suficiente. Se você defende tanto a natureza, que defenda plenamente, e não só quando isso lhe convém, quando isso fica legal no mural de seu "Feice".

Ou vocês estão achando que pedir o fim dos canudinhos de plástico, enquanto nossas águas são poluídas e nossas encostas desmatadas, é o suficiente pela luta em defesa do meio ambiente?


Vai, Planeta!

Comentários

Anônimo disse…
Gostei bastante do seu post, penso o mesmo que você. Penso até em comprar um pacote de canudos e deixar guardado na minha casa. Eu comprarei uma bebida no meio da rua e tomarei com o canudo que será meu.
Esse pessoal do politicamente correto deveria criar uma lei para que o descarte do canudinho fosse jogado em um lixo especial, para ser reciclado e gerar renda para outras coisas. Mas o que esse pessoal quer fazer é aparecer, pagar de "apaixonado" pela natureza.

Ass: Joyce Almeida