Correios, uma tristeza...

Mais uma de minhas postagens de desabafo, para falar mal dos Correios. Cada vez mais eu me arrependo de comprar coisas no exterior, acho que em vez de estar perdendo a minha paciência ao tentar trazer coisas de fora, eu deveria estar tentando era sair dessa merda de país, pra ao menos conseguir receber as minhas encomendas dentro de um prazo humanamente razoável.


Pior de tudo é que nada consegue me explicar como que eles conseguem atrasar as entregas de forma tão aleatória! Percebi isso ao listar as encomendas que recebi nesse período, tudo coisa simples e baratinha, e ver que não há nenhum tipo de sentido ou coerência na velocidade desse péssimo serviço. Comecei escrevendo sobre isso neste post, continuei mais um pouco neste daqui, e hoje venho para mais um capítulo dessa novela chamada "Cúrreios", falando de alguns pacotes.

Apenas para refrescar a memória, coloco de novo a imagem que mostra os supostos prazos praticados pelos Correios. Em geral, as encomendas que eu recebo se enquadram na modalidade Prime, aquelas com prefixo "L", que teoricamente devem levar até 12 dias úteis para serem entregues, após a liberação da fiscalização.


Pois muito bem... Vou falar de quatro encomendas, a maioria delas desse tipo. Lá vem aquele gráfico mais uma vez, lembrando que as barras em azul mostra a viagem da origem até chegar no Brasil, em vermelho é o tempo dedicado à Alfândega, laranja o lerdo trajeto de Curitiba ao Rio e em verde o tempo desde que chegou na minha cidade até ser entregue na minha casa.


Já dá pra ver como não existe nenhum padrão. Vamos falar em detalhes de cada uma.

A encomenda J é uma que podemos dizer que seguiu o plano conforme manda o figurino, vinda da terra do Trump. Saiu de lá no dia 22 de março e chegou no Brasil no dia 28... Eu sei que é um pouco demais, mas ao menos está dentro do prazo 8 dias úteis que os Correios definem. Liberação da Alfândega em um dia apenas, o que é o normal se a encomenda não é taxada. E depois levou 10 dias para vir de Curitiba, chegando no Rio em 8 de abril, sendo entregue no dia seguinte. Ou seja, foram 11 dias de viagem após a liberação da fiscalização, um a menos que o definido nos prazos.


Que coisa, não? Uma vez na vida, a ECT conseguiu cumprir o que prometem, deixando o cliente satisfeito. 

Pena que tal situação seja mais rara que petista honesto... Vamos pra encomenda K, que é de doer...

Vinda também dos Estados Unidos, saiu de lá no dia 9 de abril, sendo recebida no Brasil no dia 16. Aí, meu amigo, ela ficou largada na fiscalização da Receita por uma eternidade! Alguém pode dizer que é por culpa da operação padrão dos fiscais, que estavam trabalhando apenas segunda e sexta e agora entraram de greve pois querem ganhar um bônus de produtividade.


Isso mesmo que você leu. Os caras levam semanas pra fazer o seu trabalho, e querem bônus de produtividade. Sério, deve ser muito bom ganhar quase 15 mil por mês pra não fazer quase nada, e depois exigir um bônus para que trabalhem como todos nós, dizendo que isso é produtividade. Enfim...

Conforme você pode ver nesse print aí abaixo, ela foi encaminhada para a fiscalização aduaneira apenas no dia 20, o que quer dizer que por quatro dias ela ficou largada num canto sem ninguém fazer nada. E ficou ali por vários dias, o que já me levantou algumas suspeitas que ela teria sido taxada. Fui naquele maldito portal "Minhas Importações", pesquisei pelo código e ela apareceu ali em uma condição de que a documentação estava sob fiscalização.


Que documentação, pôrra? A caixa só tem uma etiqueta com o endereço do remetente, do destinatário e aquela ficha dizendo o valor e os itens ali dentro. Precisa tanto tempo pra fiscalizar isso? 

E sabe quanto tempo levou para eles terminarem de fiscalizar? Quase um mês! Apenas ontem, dia 18 de maio, é que os caras terminaram de fiscalizar essa "extensa" documentação... E acham que merecem bônus de produtividade, façam-me o favor, cacete!

Logicamente que depois de todo esse tempo eu fui taxado, hora de mais uma vez morrer numa graninha adicional, mais 60% do valor total (incluindo o frete) e uma taxinha adicional de 15 pratas... Só que percebo que os filhos das putas erraram meu endereço!

Sério... eu acho que minha casa foi construída em cima dum cemitério índio, só eu pra ter tanto azar assim!


Pior de tudo é que eu tenho a certeza de que o erro é dos Correios. Pois nessa loja de onde vem a encomenda, eles fazem uma etiqueta digital, impressa a partir da informação que eu cadastrei no site. Não tem como errar. 

Agora, sei lá o que vai ser... Consegui ao menos falar com o SAC dos Correios, pedindo a correção dessa informação. Vai que eu pago e entregam no lugar errado? Estou na espera, e pra piorar tudo, lembre-se que os putos cobram uma taxa de armazenagem se o pagamento não for efetuado em até sete dias. Dias corridos, pois dias úteis pra aumentar mais o tempo é só na hora dos prazos de responsabilidade dos Cúrreios. Pode apostar que vão levar um tempão pra me responder...

Pra fuder de vez... ainda corro o risco de eu ter que buscar a encomenda na agência. Ou até dela ser devolvida. 


Valeu Correios! Realmente, o serviço de vocês consegue me decepcionar cada vez mais, sempre de uma forma diferente pra atrapalhar ao máximo a vida de seus clientes.

As outras duas encomendas também já chegaram... Mas não significa que elas não tenham algumas histórias para contar. A começar com a encomenda L, vinda da Suécia, postada no dia 19 de abril e que chegou no Brasil no dia 25, liberada da fiscalização no dia 26 de abril. E, pra minha surpresa, chegando no Rio de Janeiro no dia 29 de abril.

Como assim? Três dias pra vir de Curitiba? Detalhe, dia 29 foi domingo, esperava que estaria recebendo essa encomenda ali logo depois do feriado de 1º de maio. Observe que nesse dia 29, a informação era que ela estava saindo do centro de tratamento de Benfica para o centro de distribuição no meu bairro, assim era bem provável que eu receberia essa caixa em tempo recorde.

Sim, foi um recorde... Chegou dia 11 de maio! Levou doze dias pra vir de Benfica até aqui! Vai pra puta que pariu!


Eu acho que deve ser de sacanagem mesmo... Acho que eles perceberam que a encomenda ia chegar muito cedo, e aí decidiram dar uma segurada, só pra me deixar puto. Não tem como explicar, não tem como levar tanto tempo pra sair de Benfica e ser entregue, pombas!

Pra completar, a outra encomenda é interessante... Pois ela estava vindo da Austrália, da mesma loja onde eu havia feito uma outra compra, aquela que estava vindo pelo frete econômico e até então eu não havia recebido. Por essa razão, combinei com a loja de ver outra opção, e ele indicou uma que nunca tinha usado: a encomenda expressa EMS, que começa com o prefixo E. Pela tabelinha de prazos dos "Cúrreios", ela leva em média 6 dias úteis pra ser recebida no Brasil e depois apenas três dias úteis para ser entregue, após a liberação pela fiscalização. Ela é mais cara, lógico. Mas, curiosamente, a diferença de preço para a encomenda que eu havia comprado antes era muito pequena. 

Imagina só a minha expectativa! Ela foi postada no dia 23 de abril e recebida no Brasil no dia 27. O valor era bem baixo, grandes chances dela ser liberada sem muito problema, e chegar rapidinho em casa.

Pois é... Os Correios se comprometem com a entrega em até três dias após a liberação pela fiscalização. Então, pra atrasar a encomenda e deixar o cliente puto dentro das calças, já dá pra perceber onde que eles podem demorar...


Isso mesmo que você pensou. A encomenda expressa ficou doze dias parada na Alfândega, só saindo de lá no dia 9 de maio. Chegou em casa no dia 11, junto com aquela outra encomenda lá de cima. É foda, vão dizer que cumpriram os prazos... mas precisava segurar minha encomenda na fiscalização por mais de dez dias pra nada? Até achei que seria taxado, mas ela passou direto. Tá na cara que seguraram lá só de sacanagem, só pra fazer o babaca que pediu encomenda expressa ficar esperando.

Por essa e outras é que eu desejo tanto que essa merda dos Correios seja privatizada.

Ah, mas eu não posso ir sem falar daquela encomenda... aquela que estava vindo pelo frete econômico da mesma Austrália. Aquela de prefixo R, postada no dia 21 de fevereiro (isso mesmo, fevereiro), e que foi liberada no dia 6 de março, com aquele prazo exorbitante e criminoso de 40 dias úteis para ser entregue. Na última postagem eu falei dela, que esse prazo vencia no dia 2 de maio. E, claro... ela não chegou no dia 2 de maio. Eu iria até ligar, mandar mensagem pra eles, mas nem me liguei... Já estava desistindo dessa encomenda.

Não é que ela chegou? No dia 15 de maio, quando eu menos esperava, decidi consultar o site dos "Cúrreios" e vi que ela havia sido entregue.

Você veja só... vivemos em um mundo em que a encomenda sai do outro lado do mundo no dia 21 de fevereiro e chega no Brasil no dia 27 de fevereiro, após uma escala na Alemanha. Seis dias pra atravessar o globo. O problema é que nós somos uns fudidos que vivemos em um país em que essa encomenda leva 71 dias pra sair de Curitiba e ser entregue, após longos 49 dias úteis de viagem, acima do prazo criminoso de 40 dias...


Brasil-il-il... 

Comentários