Filmes de Natal

Então, chegou o Natal. Aquela época mágica em que as famílias celebram no nascimento de Jesus, com trocas de presentes, comidas típicas e passando o tempo com a família. Tudo bem que muitas vezes essas coisas acabam não sendo tão agradáveis assim... Afinal, imagina só aquela sensação de abrir um embrulho e ver aquela camisa amarela com detalhes em rosa que vai te dar trabalho para trocar na loja, ou passar o dia seguinte à ceia abraçado com o grande telefone branco do banheiro após exagerar na comilança ou ter que aturar as piadinhas manjadas do tiozão, com a clássica "esse pavê é pra vê ou pra comer?".


Pra mim, diria que o Natal perdeu muito do seu chamariz faz tempo. Acho que é a idade, já sou um texugo que acumulou alguns verões e tem mais pêlos brancos do que pretos. Agora as festividades natalinas são meio que indiferentes, é apenas a época de não esquecer de comprar algumas lembranças para familiares e amigos, aproveitar para comer panetone (por que não fazem em outras épocas do ano?) e dar uma relaxada do trabalho. Nesse ano pelo menos deu pra dar uma alargada no fim de semana, embora seja difícil curtir quando amanhã já tem que voltar à labuta.

Natal realmente é muito mais para as crianças e famílias grandes. Imagino se eu tivesse nessa altura encontrado uma texuga e já tivesse aqui uma cria de texuguinhos, talvez daria pra curtir mais. É festa família mesmo... E pra garotada é o grande barato, pois geralmente nessa época as crianças estão de férias e no Natal ganham vários presentes, muitos deles brinquedos. Sinceramente, é muito mais fácil ter uma animação com os embrulhos debaixo da árvore quando você imagina que terá ali um Comandos em Ação ou videogame, e não mais um par de meias ou pacote de cuecas.  


Mas no Natal tem algo que continua me alegrando. Tem outra coisa que marca essa época de festas, e que certamente muita gente curte: os clássicos filmes de Natal. Todo ano, sem exceção, vemos essas películas passando na TV, e por mais que possa parecer manjado e repetitivo, são filmes muito legais de ver.

E não me refiro àqueles filminhos babacas não! Tipo, Milagre na Rua 34, O Grinch e A Felicidade Não se Compra. Estou falando de filmes de verdade, em geral comédias mas até mesmo um certo filme de ação...

Como já faz tempo que eu não faço listas, e eu estou com preguiça, vamos lá para meus cinco filmes de Natal favoritos.


5 - Gremlins

Clássico da Sessão da Tarde (aliás, acho que todos eles são) em que temos o fofinho do Gizmo, mas que depois dá origem aos Gremlins, verdadeiros sacanas que fodem com toda uma cidadezinha do interior dos EUA. A cena do bar, em que eles fazem a maior zona, é hilária, em que aporrinham a gracinha da Phoebe Cates. 


E aposto que ao ver os Gremlins, a musiquinha tosca deles veio à sua cabeça!


Não minta! Também veio aqui na minha cabeça...




4 - Esqueceram de Mim

Outro filme manjado, em que o pequeno Kevin é esquecido em sua imensa mansão, e precisa defendê-la de dois ladrões extremamente azarados. Fora os momentos melodramáticos como a conversinha chocha com o velho da pá, o final em que o moleque monta aquele monte de armadilhas e sacaneia os bandidos vale a pena (e eu sei que essa cena aí abaixo é do segundo).


Penso como se fosse nos dias de hoje esse filme não funcionaria... Bastaria o Kevin passar um Zap pra sua mãe e pronto.




3 - Um Herói de Brinquedo

Depois de vários filmes de ação, o nosso amigo Arnoldo decidiu partir para as comédias, essa é mais uma delas. Mas até que funciona, mostrando o clima de desespero das festas, tudo para que o ex-Terminator (eu sei, foi um trocadilho escroto...) conseguisse dar o boneco do Turbo Man para seu filho chato.


Apesar do tema família, é um filme engraçado pra burro. Afinal, aqui você vai ver o Arnoldo dando um bico na cabeça de um Rei Mago em chamas, acertar um soco nas fuças de uma rena pra depois tomar uma cerveja com ela, e pra completar ele saindo na porrada contra um monte de Papais Noéis. 




2 - Férias Frustradas de Natal

Esse aqui é sensacional! Como disse, no Natal as pessoas pensam muito na alegria e nas coisas boas, mas se esquecem de todo o trabalho que dá montar a festa, sem falar das situações desagradáveis com a família. E é por isso que nosso amigo azarado Clark Grizwold passa nesse filme. Terceiro da série do Férias Frustradas original, em que as piadas eram mais engraçadas e bem boladas do que o novo apelativo que fizeram recentemente.


Tem de tudo: o primo que mora num trailer e limpa o vaso sanitário na rua, o cachorro que vomita debaixo da mesa, o gato que come as lâmpadas e é eletrocutado, o tio que simplesmente taca um cigarro na árvore e a queima... É de deixar a barriga doendo de tanto rir.


Aliás, uma curiosidade: sabia que o garoto que fazia o filho do Clark nesse filme é quem faz o Leonard no The Big Bang Theory?




1 - Duro de Matar

Dispensa comentários! John MacClane está ali na dele, para passar o Natal com sua família em Los Angeles, mas um bando de terroristas alemães aparecem para invadir o prédio e sequestrar todo mundo ali dentro, incluindo a sua esposa. Filmaço sensacional, com detalhe para os momentos hilários, como o sujeito sendo jogado da vidraça ou o clássico "agora eu tenho uma metralhadora, ho-ho-ho".


Realmente um grande filme natalino, que merece a primeira posição. Afinal de contas, o Natal só chega depois que o Hans Gruber despenca do Nakatomi Plaza.


Comentários