Bizarrrice Odontológica

Você sabe que aqui as notícias muitas vezes chegam meio tarde, depois que todo mundo já comentou bastante. Isso é normal, pois em primeiro lugar tenho meus outros afazeres aqui e infelizmente não dá para eu vir aqui todo dia e escrever algo de novo. É a razão pela qual demoro um pouco para vir aqui e liberar comentários que os poucos mais fiéis visitantes fazem. Mesmo os comentários dos anônimos que adoram me provocar xingar, muitos deles assumidamente mulambos. Mas, enfim... Mesmo vindo falar de assuntos que já deixaram de ser notícia alguns dias atrás, eu acho legal trazê-los de volta e dar aqui a minha opinião.

E o "causo" de ontem que eu comento hoje foi sobre algo incrivelmente estúpido dito por uma mulher sem noção. Não, dessa vez não se trata de nossa presidanta, com sua admiração pela mandioca ou como atingir o dobro da meta que não existe. Foi algo dito pela tal da Bela Gil, outra filha pseudo-famosa do Gilberto Gil, que tem um programa de culinária alternativa num daqueles canais a cabo da Globo. No Facebook, a dita cuja veio sugerir para seus seguidores o uso de cúrcuma como substituto da pasta de dentes que nós conhecemos, criticada por ela por ter flúor e "outros porcaritos mais".  


Na boa... Eu não faço nem idéia do que diabos seja cúrcuma!

Apenas para concluir o episódio, embora milhares de pessoas deram jóinha em sua postagem, houve também alguns outros criticando o comentário da Bela Gil, entres estes alguns dentistas, reprovando a atitude da cidadã. Lógico que tudo virou então uma bola de neve, com trocas de opiniões de forma até relativamente educada entre Bela e os dentistas, mas logicamente cada lado irredutível quanto à sua própria opinião, com a filha do Gilberto Gil apresentando argumentos a favor da cúrcuma e etc, e os membros da sociedade odontológica destacando os riscos de receitas artesanais para a higiene bucal. Você pode ver alguns deles aqui nesse site.


Pra começo de conversa, eu sinceramente não vou muito com a cara dessa Bela Gil... Esse ar de alternativa dela sempre me dá náuseas, além dela me parecer ser muito prepotente e arrogante, a ponto de afirmar que o que ela faz é sempre o certo. Pra mim ela faz aquele tipo de que inventa alguma doideira pra ser diferente de todo mundo, se achando a dona da verdade e que aqueles que não fazem como ela estão errados. Só ver no episódio acima: ela bate o pé em defender a cúrcuma, assumindo que aqueles que usam pasta de dente estão consumindo algo como se fosse veneno. 

E o pior de tudo é que tudo pra ela precisa ser diferente e alternativo... Vai lá no programa dela um convidado que gosta de churrasco, e ela então inventa um churrasco de quiabo e rúcula assado em fumos de incenso tailandês; na hora de dar a receita de um bolo, ela escolhe um de kiwi com calda de leite de soja misturado com cravo-da-índia; chega o inverno que pede uma sopinha, não pensa em nada comum como canja de galinha ou sopa de legumes, precisa ser um caldo de chuchu servido em uma cumbuca feita de argila do Mediterrâneo... Puta merda, fico imaginando como deve ser a casa de uma pessoa assim tão exageradamente alternativa (e que faz questão de mostrar isso para o mundo): em vez de lâmpadas, devem ser velas aromáticas; em vez de um colchão Ortobom ou semelhante, deve ser um saco cheio de feno; no lugar de papel higiênico, devem ser folhas de mangueira besuntadas em óleo de baleia... E em vez de pasta de dente, cúrcuma.

O mais curioso é ver como ela se refere ao flúor como algo nocivo... Confesso que com a onda fit que paira sobre a sociedade tal tipo de comentário não me surpreende muito. Hoje em dia tem gente dizendo que coisas como lactose e glúten são venenos, baseado nas postagens e teorias de blogueiras metidas a sabe-tudo de boa-forma. Agora, flúor... Sempre soube que era algo saudável para os dentes, que ajuda na proteção contra cáries. Por que todo esse ódio pelo flúor?


Lógico que qualquer coisa em excesso faz mal. Até mesmo cúrcuma, senhora dona Bela Gil. Claro que se a pessoa se expõe em demasia ao flúor, se algum tapado tem o hábito de comer um tubo de pasta de dente por dia, certamente isso vai trazer alguns malefícios para a sua saúde, no mínimo uma puta caganeira, assim como podendo levar até a problemas mais sérios. É até um dos motivos pelos quais os adultos devem supervisionar de perto quando as crianças pequenas escovam os dentes, já que elas são mais frágeis, Mas na minha concepção, durante as típicas três sessões diárias de escovação não se é exposto a uma quantidade absurda de flúor a ponto de que seja nocivo. Não acredito que todos os estudos, todo o desenvolvimento na saúde ao longo de décadas seja uma grande mentira, que o flúor não colabore em nada para a higiene bucal.

Na boa, a pasta de dente nos moldes do que conhecemos hoje data da segunda metade do século XIX. De lá pra cá, eu imagino ter havido tempo suficiente para todo o tipo de estudo, para comprovar a sua eficácia, assim como novos desenvolvimentos buscando aumentar a sua performance na higiene bucal, assim como auxiliar na prevenção de certos problemas. Por exemplo, além de limpar os dentes, elas ajudam a prevenir o mal hálito, combatem a formação de placa e protegem as gengivas. Todo esse tempo, e a sociedade continua usando pasta de dente... Se é assim, eu imagino que algum bem ela deve fazer, não acha? Se pasta de dente e flúor fossem tão ruins assim, já se teria percebido, é o que penso...


Quanto ao uso de cúrcuma... Como comentei acima, tem gente que nem sabia o que era cúrcuma até a Bela Gil postar sobre isso. E seu uso para limpar os dentes eu imagino que não seja algo tão datado como a pasta de dente tradicional. Ou então a gente já iria encontrar potinhos com esse pó amarelo nas drogarias e farmácias, ao lado de tubos de Colgate. Cheguei a ler uma das postagens dela em resposta a toda essa polêmica, onde fala a respeito de artigos científicos que comentam sobre o uso da cúrcuma, e os que vi são todos muito recentes, tem alguns que devem no máximo ter 1 ano. Fica evidente pra mim que esse é um conceito relativamente novo, e que precisa ser estudado ainda mais a fundo.

O que é mais engraçado é a postura dela a começar essa postagem, que eu faço questão de reproduzir aqui uma parte. Pra ver todo o texto na íntegra, e inclusive os links dos artigos, é só ir aqui na página dela.
"Não sei porque o mundo tem que girar em torno de artigos científicos, como se pudéssemos e devêssemos acreditar em todos eles sem reparar na tendenciosidade de muitos deles. (...) mas resolvi publicar esse texto com alguns artigos científicos relacionados ao beneficio da cúrcuma na saúde bucal e dentaria para ver se assim, com os tais artigos científicos, muitos possam abrir as suas mentes e quem sabe começar a fazer seus próprios estudos aqui no Brasil!!!"

Curioso, não? Acho meio insensato ela questionar a validade de artigos científicos, afirmando que eles são tendenciosos, mas aí ela vai e coloca artigos que falam sobre os benefícios da cúrcuma. Sendo que uma dessas referências que ela cita como "artigo científico" é um site chamado enxaqueca.com.br, que chega ao ponto de dizer que o flúor é um veneno e está associado ao programa nuclear dos EUA, em uma historieta comunista que não consegui ler inteira de ser tão ridícula. Voltando ao tema em questão, gostaria de saber da Bela Gil o que faz com que os artigos que defendem a cúrcuma e condenam o flúor sejam de inegável credibilidade e não tenham nenhum cunho tendencioso. Típica postura infantil, só os pesquisadores que pensam como ela é que merecem respeito, quem defende teorias diferentes de sua opinião são tendenciosos e contam mentiras. Como alguém bem citou em um comentários, primeiro ela ofendeu toda a comunidade odontológica, e depois toda a comunidade científica...

Não estou dizendo que seja impossível que a cúrcuma tenha seus benefícios. Pode ser que até tenha, e que esses benefícios sejam cientificamente comprovados. Mas eu pessoalmente fico um pouco cético quando são pesquisas relativamente recentes, não por questionar a sua validade, mas por não termos a certeza 100% de que não existem efeitos nocivos em seu uso para escovar os dentes. Não por achar que os artigos possam ser tendenciosos: eu creio que se são artigos sérios, e não postagens de um site qualquer com nome de dor de cabeça, eles foram elaborados com rigor científico de comprovar suas observações, sem nenhum interesse por trás. Artigos esses que podem gerar outros artigos que continuem pesquisando sobre seus benefícios, assim como aqueles que pesquisem sobre seus malefícios. É assim, por meio desses artigos que a Bela Gil critica, que a nossa sociedade se desenvolve cientificamente, proporcionando uma vida melhor para as pessoas, trazendo novas descobertas que possam ser usadas por todos.

Mas, como disse... É uma pesquisa muito jovem, pelo que vejo. Certos problemas, certos efeitos colaterais nocivos relacionados ao seu uso na escovação só podem começar a aparecer depois de um determinado tempo de uso. Quem me garante que, ao escovar os dentes três vezes ao dia com cúrcuma, isso não possa favorecer o surgimento de alguma doença na minha boca daqui uns cinco ou dez anos? Devo confiar na palavra da Bela Gil? Ela pode me garantir que nada de ruim pode acontecer após esse uso da cúrcuma para escovar os dentes? É como a onda de alimentação fit que temos hoje em dia: vamos ver se daqui a alguns anos essa galera que limita a sua dieta a peito de frango, ovo, batata doce e Whey não vai apresentar nenhum tipo de problema de saúde...


Embora eu sei o tipo de resposta que eu escutaria da Bela Gil ou de um de seus defensores: a cúrcuma não faria mal porque é natural...

Sério, isso não é desculpa! Não é porque algo é natural que por definição seja saudável. Por exemplo, tem pessoas que tem alergia a certas coisas, como camarão ou amendoim. Não interessa se esse sujeito pescar um camarão no meio do oceano Pacífico, que ele seja 100% natural, se ele comer o crustáceo vai ter uma reação alérgica que pode ir desde algo incômodo e passageiro até algo mais grave. Certas pessoas têm alergias, certas coisas se ingeridas de forma exagerada podem trazer consequências negativas, mesmo que sejam naturais. Se a Bela Gil fosse um pouquinho mais sensata, ia perceber isso, que qualquer coisa em demasia pode ser ruim. Mesmo batata doce que essa turma adora tanto, se você comer meia dúzia de batatas doces por dia no mínimo vai ficar com um peido horrorrível de fedorento, tipo o cheiro de um cavalo morto se levantando...


Da mesma forma, não podemos assumir que tudo artificial é veneno, mesmo quando nos expomos em raros momentos. Por exemplo, vamos falar da Coca-Cola: é indiscutível que ela tem mais produtos artificiais do que aqueles kits de Pequeno Químico que a gente brincava quando era criança. Não é algo saudável, concordo com isso. Mas não é porque se chegou um dia, quando estava com os amigos em um churrasco e tomei um copo de Coca-Cola que pronto, fudeu, condenei a minha vida pra sempre só por esse momento, por um momento isolado onde consumi um "porcarito". Não é assim... Claro que aquele cidadão que toma dois litros de Coca-Cola por dia vai se dar mal por isso, pois é uma ingestão exagerada de químicas que o nosso organismo não aguenta. Mas... um copinho por mês? Fala sério...

Sem falar que acho impossível que a Bela Gil ou qualquer outra pessoa vivendo em sociedade possa passar sem nenhum tipo de contato com nada artificial. Só se for um ermitão vivendo numa caverna numa ilha deserta perdida no oceano. Não discuto que coisas naturais tem uma tendência de terem menos efeitos colaterais, mas por outro lado existem muita coisa artificial que é inofensiva, que muito pelo contrário, são até benéficas para a nossa saúde. Uma vacina, por exemplo... não existe vacina na natureza, é algo criado artificialmente pelo Homem e que nos imuniza contra várias doenças. Hoje mesmo escutei que conseguiram desenvolver uma vacina contra o Ebola que aparentemente tem 100% de eficácia. Não desejando mal a ninguém, mas dá vontade de imaginar o que a Bela Gil diria se ela contraísse Ebola, será que ela iria se negar a tomar essa vacina, pois está cheia de "porcaritos" e iria se curar com uma poção mágica feita com cúrcuma, mijo de sapo e abobrinha uruguaia?

Há quem defenda a Bela Gil, dizendo que usar cúrcuma para a limpeza dos dentes é mais saudável, enaltecendo o fato de que ela só teve uma cárie em sua vida, e somente quando era menina e comia besteiras. Outro argumento que seus defensores levantam é que no passado (entenda quase como na época do homem das cavernas), não havia pasta de dente e nem flúor e nem assim as pessoas perdiam dentes ou tinham cáries. Tudo bem, é justo... Mas convenhamos que a alimentação era bem diferente, naquele tempo não existiam certas comidas que temos hoje, que afetam de maneira mais agressiva a dentadura. Acontece que mesmo sendo diferente, quem cuida bem dos dentes não tem problemas. Eu mesmo, só tive duas cáries em minha vida, todas elas também quando eu era um pequeno texugo. Desde que eu me entendo como gente, digamos, desde a adolescência, que eu tenho o costume de escovar os dentes três vezes ao dia, de ir ao meu dentista com regularidade para o check-up e para passar flúor... E nenhuma cárie mais. Sem precisar escovar os dentes com cúrcuma.

O que me deixa mais puto não é nem a questão da cúrcuma em si... Como comentei, ela pode até ser benéfica, desde que isso seja comprovado cientificamente. O que me enoja é a postura da Bela Gil em assumir que ela é a certa e todos que pensam diferente estão errados, com essa visão de que só porque ela leva uma vida natureba e alternativa ela sabe de tudo. Eu acho uma atitude meio arrogante e inconsequente, principalmente por se tratar de uma figura pública, que tem o seu certo nível de influência sobre as pessoas. Sem nenhum tipo de comprovação científica (afinal, ela só decidiu apresentar os artigos depois quando foi criticada, e não ao recomendar as pessoas a escovarem o dente com cúrcuma), ela induz o público a fazer algo contra aquilo que já é comprovado há anos. Tantas pessoas já escovaram os dentes com creme dental, me mostrem provas de que se alguém escovar os dentes três vezes ao dia om uma Colgate ou Kolynos vai ter problemas de saúde graves. Alguém? Da mesma maneira, será que se daqui a alguns anos observarmos que limpar dentes com cúrcuma pode causar algum malefício, sei lá, tipo dos dentes ficarem amarelos ou a língua cair, será que a Bela Gil assumirá a responsabilidade por ter influenciado as pessoas a usá-la?

Chega a ser engraçado... Na boa, acho que o Gilberto Gil tinha que ser proibido pela seleção natural de se reproduzir... Primeiro apareceu aquela coisa da Preta Gil, que acha que sabe cantar e ainda por cima fica posando de gostosa quando está mais pra uma mamífera marinha... e depois veio essa Bela Gil com essas idéias hippies e absurdas... Quem será o próximo herdeiro dele que vai fazer papel de ridículo?


Comentários

Haitou_88 disse…
Bom post, o melhor que eu vi sobre esse assunto até agora, pra mim essa Bela Gil quer mais é aparecer mesmo, e conseguiu. Abraços