Apostas pra Copa do Brasil - Parte 1

E vamos para mais uma Copa do Mundo ano que vem, a ser disputada aqui no território brasileiro. Apesar de ter a certeza que o evento esportivo vai divulgar em primeira mão a incompetência de nosso país ao receber competições desse porte, mostrando que o Brasil não tem organização e seriedade para receber um campeonato de futebol de botão, sempre fico animado com a chegada da Copa do Mundo, sempre trazendo os bons momentos de ver partidas épicas e disputadas, juntamente com a animação de colecionar o álbum de figurinhas e aproveitar os dias de folga quando a seleção joga.

Soma-se a isso mais uma de minhas tradições, se repetindo aqui no blog pela segunda vez. Lá no distante ano de 2010, na copa da África do Sul, eu comecei uma série de postagens sobre a competição, tentando adivinhar os classificados para as fases de grupos, algo que repeti alguns anos mais tarde na Eurocopa da Polônia e Ucrânia...


Ah, Ucrânia... Sempre quando eu penso em Ucrânia eu penso nas mulheres mais lindas do mundo!

Voltando ao assunto, nessa sexta feira passada tivemos o sorteio dos grupos da Copa do Mundo. Tivemos alguns grupos interessantes, outros bem sem graça, e logicamente o já comum "grupo da morte", que dessa vez conseguiu unir três campeões mundiais na mesma chave. Isso ocorreu em grande parte pelo fato da FIFA ter definido que as seleções cabeça-de-chave seriam com base no ranking mundial, o que fez com que times como Bélgica e Colômbia liderassem seus grupos. O Brasil, por sua vez, só conseguiu esse mérito por ser o país sede.

Em todo caso, essa Copa promete, temos times em sua maioria de grande destaque no futebol mundial. Claro que aparecem algumas seleções desprezíveis, como Honduras e Costa Rica, mas se formos ser pragmáticos e analisar as vinte melhores seleções pelo ranking atual, 19 estarão nos gramados do Brasil, sendo a única exceção a Ucrânia...


Ah, Ucrânia...

Foco, pombas! O tema da postagem é futebol, e não mulheres! Vamos seguindo então.

Definidos os grupos, chega a hora de eu começar a dar uma de polvo e apresentar meus palpites para os classificados na primeira fase. Tenho certeza de que vou me estrepar em alguns palpites, outros eu vou acertar sem maiores dificuldades. E se você não concorda, fique à vontade para discordar nos comentários, desde que faça isso como uma pessoa normal! Quando o polvo dava os seus palpites, ninguém xingava o coitado, então tenham a mesma consideração pelo texugo aqui.


Vamos lá então.


GRUPO A

1º Lugar: Brasil
2º Lugar: Croácia
3º Lugar: México
4º Lugar: Camarões

O Brasil deu uma cagada fenomenal, pegando um grupo relativamente fácil, embora também não seja de todo uma molezinha. O México é sempre um time enjoado, que gosta de atrapalhar os planos da seleção, e a Croácia pode surpreender, embora ela só se classificou para a Copa por ter pego na repescagem um timinho muquirana da Islândia, naquele país deve ter só gelo, mas ainda acho que o Brasil passa fácil, e estou chutando que o time de bandeira de toalha de mesa passe pelo time do Chaves. E os Camarões, bom a negada costuma ter gás e correr que nem loucos, mas acho que eles não têm a mesma força da década de 90, quando encantaram o mundo, e vão amargar a lanterna.



GRUPO B

1º Lugar: Espanha
2º Lugar: Holanda
3º Lugar: Chile
4º Lugar: Austrália

Aqui ficou um grupo enjoado, com destaque a uma reedição da final da última Copa logo na fase de grupos, sem dúvida Espanha e Holanda será um jogão que logo de cara vai provavelmente definir quem será o primeiro lugar do grupo e quem possivelmente pegará o Brasil na fase seguinte. Minha opinião é que a Espanha tem mesmo mais time, e a Holanda consegue se classificar fácil em segundo nesse grupo. Chile deve ter trabalho, mas acho que não vai resistir a duas das seleções mais poderosas do mundo. Quanto à Austrália, não vai dar nem pro cheiro, desde que mudaram as eliminatórias para que eles tentassem competir contra os asiáticos, eles sempre acabam aproveitando a Copa pra conhecer o mundo e passear.



GRUPO C

1º Lugar: Colômbia
2º Lugar: Grécia
3º Lugar: Japão
4º Lugar: Costa do Marfim

Acho que nunca na história das Copas a gente teve um grupo tão escroto como esse! Fala sério, só seleções de pouca expressão mundial, aqui eu acho até difícil fazer uma previsão, pois ser que na base de uma cagada ensaiada ou um gol contra sem querer um time pode dizer adeus ao campeonato. Voto na Colômbia em primeiro com base na força do futebol sul-americano, e vou arriscar a Grécia passando em segundo lugar, mas imagino que bem apertado, com o Japão em terceiro, tipo, com base em critérios de desempate. E a Costa do Marfim, pode até chegar perto, mas acho que não passa. Foda, esse é um dos grupos mais difíceis de fazer alguma previsão...



GRUPO D

1º Lugar: Inglaterra
2º Lugar: Uruguai
3º Lugar: Itália
4º Lugar: Costa Rica

Se o grupo anterior era uma bosta, esse daqui é o verdadeiro "Grupo da Morte"! Três seleções campeãs do mundo, a única certeza aqui é que a Costa Rica deve estar se perguntando de quanto vai perder dos demais times. Difícil um prognóstico aqui também, mas vou até levantar uma polêmica aqui, imaginando que a Itália vai acabar se estrepando pelo caminho e ficará em terceiro, ficando atrás do Uruguai, que me parece ter um bom time e certamente terá o apoio da torcida brasileira. Inglaterra, sempre com uma seleção forte, deve ficar na primeira posição. Mas aqui, as chances de uma zebra são grandes, difícil chutar o que pode acontecer aqui...



GRUPO E

1º Lugar: França
2º Lugar: Suíça
3º Lugar: Equador
4º Lugar: Honduras

Da mesma forma que o Brasil, os franceses até que deram sorte em pegar um grupo relativamente mais fácil. Não imagino que os bleus vão dar o mole da última Copa, eles devem estar embalados com a classificação e devem ficar na liderança. Suíça, bem... se ela chegou a ponto de ser cabeça de chave, não deve estar com um time fraco e provavelmente vão ficar em segundo, embora não sei se eles vão aguentar o calor daqui. O Equador e Honduras vão é brigar pra ver quem fica em terceiro, mas ainda acho que o time sul-americano vai ficar na frente dos hondurenhos, que têm tudo pra ser o saco de pancadas da Copa.



GRUPO F

1º Lugar: Argentina
2º Lugar: Nigéria
3º Lugar: Bósnia
4º Lugar: Irã

Messi e companhia também não devem ter muitos problemas nesse grupo mais ou menos, nossos hermanos vão enfrentar novamente os nigerianos que deram uma grande dor de cabeça alguns anos atrás, mas não imagino que eles vão ter dificuldades pra sair em primeiro, seguido pelos africanos. Eu até apostaria na Bósnia, única estreante na Copa, mas justamente por ainda ser virgem em torneios mundiais não imagino que eles passem, apesar de que seria bem legal. O Irã, embora tenha um time até razoável, deve ficar em último no grupo, para desespero do Manute Armandinho e Jade. E pode apostar que vai ter um monte de petelhos torcendo pra eles, mas mesmo assim eles não deve ir longe.



GRUPO G

1º Lugar: Alemanha
2º Lugar: Portugal
3º Lugar: Estados Unidos
4º Lugar: Gana

Bom, e os petelhos certamente vão ter razões pra acompanhar esse grupo, mas em especial para torcer contra os EUA. Já estou vendo os protestos, vaias e provocações da torcida contra os norte-americanos, demonstrando toda a nossa hospitalidade... Nesse grupo interessante, teremos um jogão entre a sempre favorita Alemanha e Portugal do Cristiano Ronaldo, mas acho que os galegos devem ficar em segundo, depois dos chucrutes. Gana pode até surpreender e tirar o terceiro lugar dos Estados Unidos, mas não sei se eles vão ter força pra isso. E não me venham acusar de racismo por colocar eles em último, falou?



GRUPO H

1º Lugar: Bélgica
2º Lugar: Rússia
3º Lugar: Coréia do Sul
4º Lugar: Argélia

Desde que me entendo por gente a Bélgica sempre fica nos últimos grupos, sempre nas últimas páginas dos álbuns de figurinhas. Mas em termos de classificação eu acho que eles vão fazer a posição de cabeça de chave e ficar em primeiro nesse grupo relativamente equilibrado. Em segundo é difícil, eu aposto que os russos devem conseguir essa façanha, embora no sufoco, com a Coréia fungando no cangote deles, possível até que eu erre nessa aposta. Quanto à Argélia, acho que será somente figurante, não tem expressão futebolística para ir muito longe.


Bem, essas são as minhas apostas! Como fiz da última vez, vou depois durante a competição atualizando os meus palpites, conferindo quantas eu acertei aqui desse primeiro chute. Mas pra continuar com a brincadeira, decidi fazer como da última vez, e tentar chutar já aqui os confrontos das próximas fases. Vamos ver como ficaria...

Considerando meus chutes acima, teríamos os seguintes confrontos para as oitavas de final, colocando em negrito e sublinhado aqueles que eu acho que devem passar:

Brasil x Holanda
Colômbia x Uruguai
França x Nigéria
Alemanha x Rússia
Espanha x Croácia
Inglaterra x Grécia
Argentina x Suíça
Bélgica x Portugal

Ficou interessante, com um replay daquele jogo fatídico de nossa seleção contra os holandeses, mas acho que dessa vez, com o apoio da torcida o Brasil iria passar. Colômbia e Uruguai seria um jogo disputado, imagino que a Celeste Olímpica passa. Os demais confrontos, nada de surpresas, França dando um sacode na Nigéria, Alemanha vencendo da Rússia, Espanha despachando a Croácia, Inglaterra metendo um sacode na Grécia, Argentina passando por cima da Suíça e Portugal mandando a Bélgica embora.

Aí teríamos as seguintes quartas-de-final:

Brasil x Uruguai
França x Alemanha
Espanha x Inglaterra
Argentina x Portugal 

Só jogo do caralho! Seria legal ver essas partidas, com exceção dos portugueses todos os demais campeões mundiais. Eu imagino que o Brasil tem time pra vencer os uruguaios, será aquele jogo enjoado, catimbado e violento como já conhecemos, mas acho que a seleção passa. França e Alemanha, outro jogão, daqueles que deve ir até os pênaltis, com meu chute indo em favor dos alemães. Espanha e Inglaterra, outra partida de peso, com a Espanha provavelmente envolvendo os ingleses com seu futebol. E um jogaço da puta que pariu entre Argentina e Portugal, ou melhor, entre Messi e Cristiano Ronaldo. Seria épico, difícil prever, mas acho que o craque do Barcelona leva a melhor...

E então as semifinais seriam:

Brasil x Alemanha
Espanha x Argentina

Novamente, jogos de peso. E agora vou ser apedrejados pelos torcedores, pois na minha opinião o Brasil, mesmo jogando em casa, não vai ter força para derrotar uma seleção sólida como a Alemanha, acho que eles vão fazer aquele jogo amarrado e em um detalhe vão calar a boca do estádio. Do outro lado, será bem disputado também, mas imagino que o gás dos espanhóis vai ter limite, e os argentinos vão acabar vencendo, mas depois de muito sufoco.

Com isso, a final seria:

Alemanha x Argentina

Um clássico do futebol mundial no Maracanã, reedição de outras finais memoráveis. E apesar da torcida contra os nossos hermanos, acho que essa será a Copa de Messi, que vai desequilibrar e conseguir levar a Argentina ao tricampeonato.

Vamos ver... Ainda tem tempo até a Copa do Mundo, muita coisa ainda pode acontecer. Pelo menos no aspecto dos times, acho que não vamos ficar para trás e ter uma disputa acirrada. Mas quanto à organização, tenho a certeza de que vamos ter ainda muitas dores de cabeça, passando vergonha para o mundo todo.


Comentários