Inutilidade

Tem já algum tempo que eu não coloco aqui um post sobre política. Realmente, antes eu costumava falar mais a respeito, talvez pelo fato de que a gente tinha um presidente que nos fazia o grande favor de nos dar muita munição para piada e revolta.

De fato olhar para a política brasileira é algo de revirar o estômago. É uma canalhice absurda, impressionante como aqui os políticos roubam na cara-dura, como a corrupção corre solta, sem ninguém ser punido. Vemos figuras como José Dirceu, Delúbio, Genoíno e tantos outros bandidos que estão por aí, livres, leves e soltos. É uma das razões pelas quais eu quase não assisto mais telejornais e vejo notícias, pois toda hora tem alguma coisa acontecendo para nos deixar revoltados. E a pergunta que fica é: até quando o povo vai aceitar isso?

Aí é que começaram alguns pequenos movimentos. Recentemente, pessoas se mobilizaram em um abaixo-assinado com o objetivo de pedir a cassação do mandato do Renan Calheiros, filho da puta dum corrupto que, mesmo depois de todas as provas apontarem para seu envolvimento em inúmeros casos de corrupção, abriu mão do cargo na época, para ser novamente eleito senador e logo mais empossado como presidente do Senado. O movimento conseguiu a adesão de mais de 1 milhão e meio de pessoas que assinaram o abaixo-assinado (este texugo sendo um deles), que foi entregue na semana passada, como pode ser visto nessa notícia aqui

Mas eu cheguei a parar para pensar um pouco nesse assunto, principalmente depois de escutar outro dia no rádio um comentário feito pelo Ricardo Boechat, um dos poucos jornalistas de respeito na minha opinião, onde ele levantava algo fundamental sobre esse assunto: vai fazer alguma diferença?

Fico imaginando qual o valor legal desse abaixo-assinado... Será que a opinião de mais de 1 milhão de brasileiros tem algum poder de derrubar o Renan? Era um dos pontos destacados nessa reportagem, e procurei me informar a respeito. De fato, não adianta nada, pode ter a assinatura de todos os brasileiros, mas pelo que parece esse abaixo-assinado não tem a capacidade de motivar ou influenciar qualquer ação que possa vir a prejudicar um fio de cabelo do presidente do Senado.

Em outras palavras, é como se o Renan respondesse assim para todos que assinaram.


Aí é que começo a me dar conta de como o povo brasileiro não é unido, não se motiva a lutar contra as mazelas desse país. O povo só se une pra torcer pra seleção ou pra ver a final do Big Brother, agora quando é para enfrentar os corruptos, cobrar dos governantes melhores condições de segurança, educação e saúde, ninguém se motiva.

Realmente, é muito fácil a pessoa chegar de seu computador e assinar uma declaração online para pedir a cabeça do Renan. Não se perde nem 5 minutos fazendo isso. Não adianta de nada, mas a pessoa se sente orgulhosa, com aquela sensação de dever cívico cumprido, de achar que fez a diferença. Quando na verdade não passa de uma perda de tempo...

Não me interprete mal, não estou criticando a legitimidade do movimento em contestar o Renan Calheiros. Acho a causa justíssima! Mas temos que ser realistas em admitir que tal abaixo-assinado só serve mesmo para fazer barulho, para demonstrar que o povo não aprova aquele filho duma puta como líder do Senado, para chamar a atenção da mídia nacional e internacional para a pouca vergonha de nossos políticos. Mas somente isso, e nada mais. Para fazer algo como tirar corruptos como Renan do poder, precisamos de atitudes mais concretas.

Por exemplo, você deve se lembrar lá de 2007 quando foram descobertas várias falcatruas envolvendo o Renan, indo desde tráfico de influências, falsificação de notas fiscais, desvio de verba pública e até mesmo espionagem contra os adversários do Lula. Isso, sem falar em toda a repercussão a respeito da grana que uma empresa mandava para a ex-amante do calhorda, a Mônica Veloso, que como toda personalidade feminina de 5 minutos, aproveitou o momento para posar pelada na Playboy, vindo agora aqui para deixar o post um pouco mais agradável...


Sim, é apelativo sim. Preferia que eu colocasse uma foto do Lula de sunguinha na praia?

Bom, mesmo depois de comprovado o envolvimento do Renan, e de termos presenciado a malandragem dele de renunciar à presidência do Senado, para evitar de ser cassado, alguns anos mais tarde nas eleições para senador de Alagoas, adivinha quem foi reeleito senador?


Tá vendo só? Fico me perguntando nesse abaixo-assinado se não tinha um monte de alagoanos que devem ter votado nessa eleição e colocaram esse bandido de volta no Senado...

São essas as ações mais objetivas e concretas que deveriam ser feitas. Foi provado que o cara é corrupto? Então é dever de todo o cidadão de bem não eleger esse canalha de novo. O voto é uma das armas mais poderosas que o povo possui, porém parece que o povo (ou melhor, o povão aculturado e alienado) abre mão disso e coloca essas criaturas no poder. Aí não adianta reclamar depois... E temos que aturar certas coisas como ver um filho duma égua dum Fernando Collor, que depois de ter sido derrubado por impeachment, acaba sendo eleito de novo.

Infelizmente é isso mesmo, o Brasil é um país que não tem jeito. O povo não se interessa em fazer nada para lutar contra a corrupção dos políticos, sendo muitas vezes omisso e até mesmo conivente com essa pouca vergonha. E quando decide fazer alguma coisa, é algo inútil...

Comentários