Dia do Comerciário (?)

Hoje eu estava voltando do trabalho, satisfeito por ter conseguido sair no horário (normalmente sempre alguém me segura para fazer alguma coisa), e havia decidido dar uma passada no shopping para dar uma olhada nas lojas... Sim, tem horas que as roupas começam a ficar velhas, o tênis com a sola gasta e as cuecas furadas, e aí preciso dar uma renovada no guarda-roupa, e justamente hoje, tendo um pouco mais de tempo do que costumo e aproveitando a claridade devido ao horário de verão, achei que seria uma boa idéia dar um pulo no shopping...

Sim, eu sempre me estrepo, e hoje não foi diferente: eu ignorava por completo que hoje era o Dia do Comerciário, e a imensa maioria das lojas e centros comerciais não abre! Imagina só a minha cara ao chegar na pôrra da entrada do shopping e ver tudo fechado...

Bem, mas o motivo da minha postagem não é reforçar a minha habilidade de sempre me dar mal, mas sim para falar um pouco desse "feriado" do dia do comerciário, uma questão que me deixou bem encucado...

Pombas, quem afinal de contas usa essa palavra comerciário?

Sério, eu nunca usei essa palavra, e imagino que a imensa maioria das pessoas nunca o fez. Como chamamos a pessoa que trabalha no comércio? De comerciante, ora bolas! Então, por que não é Dia do Comerciante?

Parece que eu tenho muito tempo livre, para ficar pensando (e escrevendo) sobre assuntos tão fúteis, mas fiquei curioso com esse termo, o porquê de ser comerciário... E sabia que existe uma diferença?


Sim, o Aurélio me veio tirar essa dúvida... Comerciante é aquele que tem o negócio, o chefe; enquanto que o comerciário é aquele que trabalha no comércio, o "peão". Ou seja, o comerciário trabalha para o comerciante...

Tá vendo? O blog aqui não é só de piada e fotos de mulheres, também tem um pouquinho de cultura! Se bem que pra mim, comerciante e comerciário... tudo a mesma merda...

Comentários