Santos petralhas, Batman!


Eu sempre preferi mais os personagens da Marvel do que da DC... Sempre achei o Super-Homem exagerado demais, a Mulher Maravilha não chega aos pés da Emma Frost e não tem heróis mais inúteis do que o Aquaman e os Super Gêmeos. E até ontem eu achava o Batman nada mais que um babacão que gosta de andar na noite acompanhado por garotos mascarados... O Homem Morcego ganhou meu respeito depois de um episódio, que vi no fantástico blog do Reinaldo Azevedo, mais exatamente nessa postagem dele.

Resumindo a história, em uma das histórias do patrulheiro de Gotham City, um personagem de refere ao vilão especialmente convidado da edição de "petralha"! Isso mesmo, vindo do termo do original "nasty", encontraram como mais adequada a palavra que tantos já se acostumaram a usar para se referir aos fãs do partido da "ética". Uma inteligente combinação da sigla do PT com os Irmãos Metralha, aqueles bandidos que passavam todas as histórias querendo roubar o dinheiro do Tio Patinhas.


Não precisa nem dizer que a petralhada ficou toda revoltada, querendo a cabeça do tradutor que usou esse termo inaceitável em uma história em quadrinhos, em mais um exemplo de defesa à liberdade de expressão. Vieram até a dizer que a palavra "petralha" não existe, certamente na cabeça deles trata-se de uma atrocidade criada por aqueles que fazem de tudo para criticar o partido vermelho. Essa turma é foda, eles se acham tão intocáveis, ninguém tem o direito de criticá-los, mas eles podem xingar os políticos de direita do jeito que eles queiram. Vai dizer que eles não se mijavam de rir do "Viajando" Henrique Cardoso, bolado pelo Casseta & Planeta, mesmo sabendo que o sapo barbudo viajou muito mais...

Agora, os petralhas se deram mal, pois acabou que a palavra existe sim! Veja a definição disponível no dicionário Sacconi, que reproduzi na íntegra:

pe.tra.lha adj. e s.cdd (o/a) Gír. 1. Que ou pessoa que, sem nenhum escrúpulo, não caila em cometer todo e qualquer ato marginal à lei, como usurpar, mentir, extorquir, ameaçar, chantagear, roubar, corromper, ou que defende com ardor ladrões, corruptos, usurpadores, mentirosos, extorsionários, chantagistas, etc. que, porém, posam de gente de bem: jornalista petralha; jornaleco petralha, professor petralha. // s.f.(a) 2. Petralhada: se há algo positivo nas agressões que a petralha vem dirigindo contra a imprensa é o fato de que, finalmente, o verdadeiro caráter desse grupo veio à tona. // adj. 3. Característico ou próprio desse tipo de pessoa: comentário petralha; o jeito petralha de governar; a agressividade petralha. -> petralhada (pe) s.f. [bando de petralhas; petralha (2)].

Cara, que delícia! Estou rindo até agora! Não tenho dúvidas, quando for me referir aos petralhas, tenho a certeza de que eles representam o significado da palavra em sua totalidade. Claro que a petralhada logo vai querer censurar até esse dicionário, mas não vão conseguir tirar essa palavra fantástica da boca do povo!

Valeu Batman!

Comentários

Fusca disse…
Gostei do blog, já tem mais um seguidor: o Fusca das charges indóceis aos petralhas!
R. C. disse…
Pois você precisa ler isso sobre The Dark Knigth ser um filme “de direita”:

http://blogdomrx.blogspot.com/2008/08/batman-de-direita.html