Lula em Quadrinhos

Bom, uma coisa a gente tem que reconhecer... Esses petralhas são muito teimosos mesmo. Não bastou o fracasso do filme-propaganda dele, uma das piores bilheterias da História do cinema nacional. É só comparar, o público de estréia do filme do sapo barbudo foi em torno de 580 mil pessoas... Compare agora com Tropa de Elite 2, que teve venda de 1,25 milhões de ingressos no primeiro fim de semana. Claro, por motivos óbvios o filme de Lula foi escolhido como o representante brasileiro ao Oscar... Agora a idéia é atacar uma outra área de entreterimento, os quadrinhos.


"Editora que, de 2007 a 2009, recebeu R$ 13,35 milhões do Ministério da Educação, para distribuição de livros didáticos no ensino fundamental, a Sarandi acaba de estrear a Série Brasileiros com 'Luiz Inácio Brasileiro da Silva', história da vida do presidente Lula em quadrinhos. Afirmando que a série retratará 'importantes personalidades cujas realizações marcaram a história nacional', a editora mantém o tom de homenagem nas 48 páginas da obra: na capa, destaca, como se indicando um brinde, que o livro traz 'mensagem do presidente Lula para você!', texto em primeira pessoa de Lula, com o brasão da República. (...)

O que se segue lembra o tom de biografia autorizada do filme 'Lula, o filho do Brasil'. Com texto de Toni Rodrigues e desenhos de Rodolfo Zalla, a história narra a infância pobre de Lula, a relação difícil com o pai, a perda da primeira mulher, as greves no ABC - com frases como 'Discursa brilhantemente' e 'Não tenho medo de mais nada!'. O primeiro mandato de Lula, porém, cabe num quadro da penúltima página. O segundo, em outro.

O livro terá tiragem inicial de 37 mil exemplares, a R$ 4,95. Pela assessoria, a sócia-diretora da Sarandi, Aloma Carvalho, disse que o foco da empresa é difundir informação, não fazer política. Segundo Aloma, a Sarandi tem uma participação modesta no universo de livros adquiridos pelo MEC e 'está longe de pertencer aos grandes grupos editoriais que têm o governo como principal cliente'."
Fantástico, não é? Devem estar de sacanagem mesmo com a nossa cara. Ainda me vem a mulher dizer que não estão fazendo política, devem achar que eu e você somos idiotas, acho que desde os tempos da velha União soviética não se vê uma propaganda tão absurda como no governo dos petralhas. Ou é apenas uma mera coincidência cósmica que tal livro seja lançado agora no final do mandato de Lula?

Muito interessante a proposta dessa série de livros, retratando "personalidades cujas realizações marcaram a história nacional". Existem tantas pessoas cuja contribuição para a História brasileira são indiscutivelmente muito importantes, muito mais que um mero presidente na minha opinião. Por que não começar essa série contando a história de Pedro Alvares Cabral, que descobriu nosso país? Ou falando de D.Pedro I e a Independência do Brasil? Pela madrugada, eu acharia até muito mais justo destacar o Ayrton Senna como grande personalidade brasileira em vez desse quadrúpede sindicalista...

Mas isso era de se esperar dos petralhotários, afinal de contas na cabeça deles e de Lula, a História do Brasil começa em 1º de janeiro de 2003, quando ele assumiu a presidência, tudo que aconteceu antes não é digno de ser lembrado. É uma auto-promoção exagerada, só falta daqui a pouco o Lula dar uma de John Lennon e vai dizer que ele é mais popular que Jesus...

Fico me perguntando quem será a próxima "personalidade" a ser retratada nesses livros... Será que vão apelar logo para a Dilma? Ou vão contar a vida do Zé Dirceu? Quem sabe até não lancem os quadrinhos da "verdadeira" história da ditadura?

Realmente, nunca antes na História desse país se viu um governo tão sem-noção e canalha... Queria era acreditar no Tiririca... Mas do jeito que vamos indo, pior que está, fica sim...

Comentários