Números das linhas de ônibus

Como você já deve ter percebido desde a época onde postei as pinturas dos ônibus da Zona Sul, eu sempre tive um certo interesse pelos grandes coletivos que circulam pela nossa cidade. São diversas empresas, cada uma pintando os seus ônibus com as cores mais interessantes (e algumas delas feias pra cacete), levando as pessoas pelos cantos.

Agora, uma coisa que eu sempre tive dúvida era sobre qual a justificativa dos números das linhas. Por que uma determinada linha tinha o número A e não B? Eu ficava imaginando uma série de explicações para isso, inicialmente pensava que tinha a ver com a época em que foi criada (por exemplo, a linha 121 teria sido criada antes da 474), mas depois acabei me convencendo de que deveria ser algo aleatório mesmo...

Até que um belo dia, ao vasculhar na Internet por fotos de ônibus (caramba, preciso mesmo de uma namorada!), achei meio sem querer uma página, que infelizmente não salvei o link, apenas o texto, onde falava-se a respeito dessa numeração. E existe realmente uma certa lógica regional para o número de cada linha, associada aos primeiros dígitos do número da linha, e de certa forma todos meio que baseados no Centro.

As linhas que tem o número no formato 0XX são aquelas que não saem do Centro, ficam circulando por ali mesmo. Nunca vi muitos desses ônibus, e fuçando no site do Rio Ônibus vejo que só existe uma linha mesmo, a 010 - Fátima x Central. Bom, entendo não haver muitas linhas assim tão curtas, para circular na Cidade é só pegar uma outra das linhas mais comuns...

Na sequência temos as linhas radiais, que ligam o Centro aos outros bairros. Aquelas no formato 1XX, muito conhecidas por mim, fazem o trajeto da Cidade até a Zona Sul (como o 119 - Praça XV x Copacabana e 125 - General Osório x Central), enquanto que as de formato 2XX e 3XX fazem a conexão com a Zona Norte, sendo que as de prefixo 2XX trafegam mais na Tijuca, Madureira e Méier (217 - Andaraí x Carioca e 239 - Água Santa x Castelo, por exemplo), e as de prefixo 3XX são destinadas à região da Avenida Brasil e Leopoldina, atendendo também a Zona Oeste (como 384 - Castelo x Pavuna).

Depois temos aqueles de prefixo 4XX, que já agrupam as linhas diametrais: enquanto que as radiais sempre tem um ponto no Centro, as diametrais apenas passam por ele, fazendo a conexão entre Zona Sul e Zona Norte. Como o clássico 455 - Méier x Copacabana que usava tantas vezes para ir pra faculdade, e o nojento 474 - Jacaré x Jardim de Alah. Também estão nesse grupo aquelas que não passam pelo Centro mas por importantes corredores, como o Túnel Rebouças e o Túnel Santa Bárbara. É o caso do 438 - Vila Isabel x Leblon.

Os de início 5XX eu já percebia, são as linhas auxiliares, popularmente conhecidos como circulares, que trafegam dentro da Zona Sul apenas. Como o 511 - Urca x Leblon e 592 - São Conrado x Leme. Normalmente tinham apenas um ponto final.

As linhas seguintes, em função de eu sempre morar na Zona Sul, não me são tão familiares. Aqueles que começam por 6XX circulam na Zona Norte, sendo que até o 649 tem como ponto de partida a Tijuca, enquanto que as do 650 em diante partem do Méier. Também fazem ligações com a Zona Oeste.

A centena seguinte, com as linhas 7XX, traz itinerários que partem de bairros como Cascadura e Madureira e vão para a Barra e para a Zona Oeste, incluindo também linhas que circulam em Jacarepaguá. Seguindo, temos as do grupo 8XX que trafegam apenas na Zona Oeste e Barra, e as do grupo 9XX, que fazem ligações entre as Zonas Norte e Oeste, conexões com a Leopoldina e também incluem linhas que circulam dentro da Ilha do Governador.

Mas são tantas linhas, que já chegamos a casa dos milhares. Começando com os que começam por 1XXX, são linhas especiais que por definição seriam sem ar-condicionado, mas hoje em dia tem vários ônibus como o 1133 - Castelo x Recreio, que costumo pegar para ir para a Barra, que trazem o clima de montanha. A princípio, apenas aqueles que começam por 2XXX é que seriam linhas seletivas com ar-condicionado, como o 2016 - Castelo x BarraSul (antigo Mandala, que pegava para ir ao meu antigo trabalho).

E existem aqueles que começam por letras, como as linhas seguindo os padrões EXX, SXX e MXX, que operam serviços complementares e linhas expressas em regiões bem específicas, que não se enquadram nas denominações mostradas anteriormente.

Haja números, hein?

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