Pica-Pau censurado

Uma notícia recente que apareceu no site do jornal O Globo:


"Um dos personagens mais tradicionais da TV infantil brasileira esbarrou numa polêmica com o Ministério da Justiça, órgão responsável entre outras coisas pela classificação indicativa de filmes, desenhos animados, séries, novelas e programas para TV, cinema e DVD.

A Polêmica, que parte da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos deputados, envolve algumas cenas do DVD Pica Pau e seus amigos Volume 6 que seriam inadequadas para crianças e adolescentes.

De acordo com a Comissão a mensagem viola o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto da Criança e do Adolescente, segundo os quais as publicações destinadas ao público infanto-juvenil não poderão conter ilustrações, fotografias, legendas, crônicas ou anúncios de bebidas alcoólicas, tabaco, armas e munições. (...)"
Sem brincadeira, é muita sacanagem mesmo! Desculpe, mas essa notícia mostra a merda de país que nós temos, e a mentalidade estúpida e atrasada de nossa Justiça, que deveria estar mais preocupada em julgar criminosos e bandidos.

Os desenhos do Pica-Pau datam desde a década de 40, e desde então estão sempre divertindo não só as crianças, mas também os adultos que matam as saudades das aventuras do pássaro sacana. Quem não se lembra de vários clássicos, como aquele da vassoura da bruxa ("e lá vamos nós!"), ou aquele em que o Zé Jacaré é um bruxo fajuto ("vudu é pra jacú")? Sem falar de um dos melhores desenhos dele, aquele das cataratas...

Hoorray!

É uma grande palhaçada, esses juízes adoram procurar justificativas estúpidas para os problemas da sociedade. Já não é de hoje que tentam responsabilizar desenhos animados por incentivar a violência para as crianças, isso já é papo velho. Assim como os jogos de videogame, sempre tão criticados por esses babaquaras. Agora acham que o Pica-Pau é uma má influência para as crianças, pois nos seus desenhos ele muitas vezes banca o malandro e por haver personagens que fumam e bebem.

Caramba, eu faço parte de uma de muitas gerações que assistiu ao desenho do Pica-Pau quando era criança. Via também o Hortelino Trocaletra caçando o Pernalonga e o Patolino, e o Coiote se estabacando num desfiladeiro. Também brincava de Comandos em Ação e Forte Apache. Na adolescência joguei muito Duke Nukem e Mortal Kombat. Segundo os moralistas da Justiça, eu e toda uma geração deveríamos ser hoje um bando de maníacos homicida e assassinos...

Joguei muito MK, e não saio por aí arrancando a cabeça das pessoas junto com a espinha

Mas sou uma pessoa de bem, nunca tentei repetir na vida real as travessuras do Pica-Pau, jamais achei que empunhar uma espingarda calibre 12 e matar gente seria divertido. Não discuto que existem pessoas perturbadas que cometeram crimes e que gostavam de certos jogos e desenhos tidos como violentos; a questão é que esses malucos já eram problemáticos por natureza ou por outro fator externo, e o seu interesse por um jogo de tiro sangrento acaba sendo uma consequência de sua mente distorcida, e não a causa.

Não tem nada demais nos desenhos animados como Pica-Pau, eles são muito mais inteligentes, divertidos e bem bolados do que muito lixo que nós vemos por aí, atrocidades regurgitadas por "sábios moralistas" com a intenção de serem politicamente corretas e educativas. Porcarias como isso...

ou isso.


Fala sério, talvez essas bostas não incentivem violência, mas certamente vai levar a garotada para um caminho mais "florido". É só ver, os emos de hoje são os menininhos que cantavam junto com o Barney alguns anos atrás.

Na minha opinião não tem nada a ver criticar os desenhos e ficar considerando-os impróprios para as crianças. Proibir a criança de assistir não resolve, pois justamente a proibição vai incentivá-la ainda mais para assistir o desenho escondido, além de fazer com que ela entenda que aquilo é algo errado. Tampouco censurar os desenhos é a saída, isso aí só a petralhada comunista acha certo. O papel fundamental são os pais, educando os seus filhos e ensinando-os o que é certo e é errado, o que é a realidade e o que é só um programa de televisão. Não importa se o Pica-Pau acerta um tijolo na cabeça do Leôncio ou se ele trapaceia em um jogo, desde que a criança saiba que aquilo é apenas um desenho para ela se divertir, é um faz-de-conta para a sua distração.

Um desenho animado necessariamente não precisa ensinar valores para ser considerado bom para as crianças, isso é mais uma baboseira dos politicamente-corretos. Se for assim, então clássicos como G.I.Joe e He-Man, apesar dos tiroteios e porradas, deveriam ser tidos como exemplos, graças às lições de moral do fim do episódio. Penso que os valores devem ser ensinados para a criança pelos seus pais principalmente, e pela sociedade: não adianta o guri ver os Teletubbies arrumando a casa se os seus pais jogam lixo na rua ou cospem no chão, não adianta também os bichinhos do Backyardigans falarem de honestidade se os nossos governantes mentem pra caramba.

Acho que na verdade tudo aqui não passa de transferir a responsabilidade da educação das crianças para a televisão. Os pais estão cada vez mais ausentes, priorizando as suas carreiras profissionais em vez de seus filhos, e por outro lado o governo não demonstra o mínimo interesse no investimento na educação para dar ensino de melhor qualidade. Aí é muito mais fácil para eles proibir ou censurar certos programas do que educar as crianças sobre o que é certo. Sem falar que existe muita coisa pior na televisão que passa em horários onde as crianças estão em casa, como Faustão, Gugu, Datena, Ratinho e as novelas de Globo...

Enfim, essa é mais uma das coisas ridículas que só acontecem aqui no Brasil. Vamos ver quem vai ser o próximo a ser considerado impróprio para as crianças, talvez o Tom seja processado por múltipla tentativa de raticídio contra o Jerry ou o Gaguinho seha banido por atentado ao pudor por andar sem calças...

Em tempo: hoje é o Dia dos Pais. Como é comum em certas datas festivas, a mesma Justiça que critica o Pica-Pau colocou nas ruas mais de 20 mil presos só no estado de São Paulo, fornecendo-lhes o "benefício" de ficar com suas famílias... Agora pergunto, o que é mais nocivo para a sociedade: um mero desenho animado ou milhares de presos soltos nas ruas?


Comentários