Acabou a Copa...

Como tudo que é bom acaba um dia, chegamos ao fim de mais uma Copa do Mundo. Em uma partida dramática, decidida na prorrogação, a Espanha bateu a Holanda e se sagrou campeã pela primeira vez. Embora no fundo eu tinha uma certa torcida pela Laranja Mecânica, diria que o título está com justiça nas mãos de um time que jogou um bom futebol (ainda mais considerando que a Holanda entrou pra dar porrada, deixando para traz o bom futebol). E agora só daqui a quatro anos, aqui no Brasil... A não ser que a típica desorganização brasileira venha a tirá-la daqui caso os preparativos não sejam cumpridos no prazo.

Não vou me esquecer das minhas apostas: na decisão do terceiro lugar, deu o resultado que esperava, a Alemanha venceu o Uruguai, mas na final eu estava apostando na Holanda. Bom, diria que pelos resultados da fase mata-mata, até que tive um resultado razoável. Claro que bem longe da precisão do polvo-profeta, que foi uma das grandes personalidades dessa Copa, acertando todos os resultados dos jogos que foi consultado.

Polvo seleção!

Foi um Copa interessante, onde vimos grandes seleções, campeãs do mundo e favoritas ao título, que morreram na praia, como a Itália e o Brasil (França não é uma grande seleção, só foi campeã porque Roberto Carlos arrumou a meia). E tivemos também times surpreendentes, destaco alguns de nossos vizinhos sulamericanos como o Paraguai e o Uruguai, que foram longe e deram trabalho.

O Brasil sem dúvida foi uma grande decepção nessa Copa. Simplesmente não havia time, uma seleção que tem que se virar com quadrúpedes como Gilberto Silva e Michel Bastos não pode esperar grande coisa. Dunga ficou com esse papinho escroto de que "havia um grupo formado" e que fez um "bom trabalho", alguém tinha que tacar uma pedra na cabeça desse burro! Vai e leva vários jogadores que não estavam em sua plena forma física ou não estavam em um bom momento, como Kaká e Luis Fabiano (sem falar do Grafite, jogou meia dúzia de jogos e é convocado!). E ainda tinha que levar aquele bosta do Felipe Melo, outra das invenções do Dunga, só ele acha que esse bandido é titular. O puto conseguiu ser votado como o pior jogador estrangeiro no campeonato italiano e veste a camisa da seleção brasileira, fala sério!

Uma das jogadas de muita técnica de Felipe Melo

Pior que a seleção brasileira no quesito vergonha, foram os times da Itália e França. Como disse ali em cima, os bleus não são grande coisa, e mostraram um futebol tão repugnante e nojento como um rodízio de scargots. Agora a Azzurra foi terrível, conseguiu ficar em último lugar em seu grupo, atrás até mesmo da Nova Zelândia. O mais pessimista torcedor jamais pensaria que o atual campeão conseguiria passar por um vexame tão vergonhoso desses...

Os nossos hermanos argentinos também não tiveram uma sorte melhor que a nossa, a alegria deles só durou 1 dia a mais. Mas pelo menos a Argentina jogou um futebol muito mais vistoso e ofensivo que o Brasil, e teve o azar de esbarrar com a fortíssima Alemanha nas quartas. O grande problema ao meu ver é que o craque Messi não despontou: embora tenha feito muitas jogadas de efeito, nenhuma delas entraram, e esse poder ofensivo contra os alemães poderia ter feito a diferença. Pôrra, Messi! Até o Vampeta já fez gol em Copa do Mundo!


Eu, eu, eu... A Argentina se deu mal!

A Alemanha foi, na minha opinião, o grande time da Copa. Infelizmente, quis o destino que eles esbarrassem com a campeã Espanha nas semifinais. Mostrou um futebol muito rápido e eficiente, um toque de bola refinado e eficiente que desferiu goleadas históricas contra seleções fortíssimas, como a Argentina e a Inglaterra. Muito disso graças à ousadia do técnico alemão (o comedor de meleca), que levou jovens revelações como Müller e Özil, que jogaram um bolão. É time para ficar de olho para a próxima Copa.

Uma seleção que me agradou muito foi o Uruguai, certamente uma das felizes supresas desse mundial. Foi o último time a se classificar para a Copa, depois de vencer a repescagem contra a Costa Rica, e conseguiu chegar bem longe, mais que o Brasil. Mostraram muita garra ao longo da competição, sendo vencedores em um dos jogos mais emocionantes da Copa, contra Gana. Embora tenham perdido depois para Holanda e Alemanha, não venderam a derrota barato. Por fim, toda a campanha foi coroada com a escolha de Diego Forlán como o melhor jogador do torneio. Sem falar que aquele pênalti do Loco Abreu com a cavadinha foi maravilhoso, trouxe tristes lembranças para os flamenguistas!

Foi uma Copa marcada também por uma série de erros de arbitragem, fico pensando se depois desses absurdos vistos na África do Sul não passaremos a ter um maior uso da tecnologia para elucidar lances duvidosos e evitar ocorrências ilegais. Só para citar alguns exemplos gritantes, houveram vários roubos contra o time dos EUA em dois jogos, o "brazo de Dios" de Luis Fabiano e o gol impedido de Tévez. Mas nenhum tão gritante como o gol inglês anulado na partida contra a Alemanha. Como já mencionei aqui, talvez alguns possam considerar como justiça poética, pois a Inglaterra teve no na final de 1966 um gol ilegal validado contra a mesma Alemanha.


Outra grande protagonista foi a bola Jabulani., que fazia curvas sobrenaturais e era muito leve. Muitos jogadores a criticaram, o mais gozado é que dois que mais condenaram a pobre bola da Copa foram Júlio Cesar e Felipe Melo, protagonistas de uma das maiores lambanças da competição no primeiro gol holandês. É complicado, jogador perna-de-pau que não sabe jogar e fica botando a culpa na bola... Como foi o caso também de alguns goleiros frangueiros, traídos pela bola de vida própria.

Jabulaaaaani...

Uma outra lembrança que teremos dessa Copa, não muito agradável diga-se de passagem, foram as malditas vuvuzelas. Perdoem meu palavreado chulo, mas puta que pariu, coisa chata do cacete essa merda! Não tinha um jogo que milhares de torcedores não ficavam tocando essa porcaria sem parar, um som constante que impedia você de escutar o jogo direito. Tudo bem que o som incansável das vuvuzelas conseguia abafar um som ainda mais irritante, que vinha da cabine de transmissão da Globo nos jogos do Brasil...

Galvão, vai tomar no c...

Sem falar que durante essa Copa havia sempre uma nuvem negra rondando os jogos... O que tinha de pé-frio torcendo e fudendo com os times, não é brincadeira! Um que se destacou foi Mick Jagger: foi torcer para os EUA, e eles perderam para Gana; foi torcer para a Inglaterra, e os ingleses tomaram uma goleada histórica. Aí foi ele torcer contra o Brasil... Mas nesse caso, nós já tínhamos a torcida do maior pé-frio da história do esporte. Não tinha jeito do Brasil vencer, com a torcida do Rolling Stone e do Mão-de-Pântano...

Mais uma de nosso presidente exemplar...

Claro, não poderia terminar sem falar das beldades da Copa... Houveram muitas mulheres lindas torcendo nos estádios, mas eu já deixei claro em várias postagens aqui a minha preferência pela belíssima paraguaia Larissa Riquelme, que encantou a todos e mereceu o posto de musa da Copa.


Embora não posso deixar de mencionar a igualmente atraente Sara Carbonero: repórter da TV espanhola, ela é também namorada de Casillas, goleiro da Espanha. Ela inclusive foi criticada pelo restante da imprensa, pois achavam que a presença dela estava prejudicando o goleiro da Fúria, mas Casillas mostrou porque é um dos melhores goleiros do mundo e se destacou na fase do mata-mata, com defesas importantes, incluindo na final.

E de quebra, ainda calou a boca de todo mundo com uma cena que seria digna de um daqueles filmes românticos de Hollywood: durante a entrevista com sua namorada, ele não resistiu e a beijou ao vivo!


Enfim, acabou-se a Copa, mas o futebol continua, nessa quarta-feira já vamos ter o clássico entre Botafogo e Bangu 1, quero dizer, Flamengo. Tudo bem que não veremos o futebol de alto nível da Copa, mas tem uma coisa que temos nos torneios nacionais que não tem na Copa do Mundo: poder sacanear os amigos no dia seguinte a uma derrota!

Comentários