Corrida Maluca

Mais um dos grandes clássicos da animação, Corrida Maluca (Wacky Races) era um dos desenhos que gostava bastante de assistir. Algo natural para um pequeno texugo que sempre se interessou por carros e por corridas, mesmo sabendo que nesse desenhos os carros eram extremamente caricaturados e a competição muito doida. Mas era tudo isso que tornava o desenho divertido.

Em cada episódio da Corrida Maluca, vários competidores e suas máquinas bizarras competiam em uma corrida, normalmente localizada em uma região dos EUA, como no Grand Canyon por exemplo. E o principal foco era sobre Dick Vigarista, o cara mais crápula e pilantra da competição, sempre acompanhado do cão Muttley e sua risadinha inconfundível, que sempre queria ganhar a corrida jogando sujo, com armadilhas e trapaças para atrapalhar os outros pilotos.

Buscando ensinar a garotada que trapacear é errado, Dick Vigarista sofre da mesma absurda e inexplicável incompetência de 9 entre 10 vilões dos desenhos animados, com todos os seus planos indo por água abaixo e sempre trazendo graves consequências para ele. Soma-se a isso ao fato do Muttley ser um grande filho da puta, que muitas vezes atrapalhava tudo só para ver o seu dono se dando mal. Claro, sempre seguido da risadinha...
O mais legal no desenho é que existem vários carros e pilotos, cada um mais louco do que o outro. Vamos para o grid de largada:

1 - Carro de Pedra - Irmãos Rocha

O carro não passa de uma grande rocha com rodas, o que ajuda naqueles momentos quando os irmão cabeludos batiam e quebravam o carro, era só arrumar uma pedra, dar umas porradas com seus tacapes e tinham um carro novinho em folha! Só não sei como que esse carro andava, será que era um motor de pedra?

2 - Coupé Mal-Assobrado - Medinho e Medonho

A dupla assombrada (Medinho é o vampiro baixinho, e Medonho o grandão que parece o Frankstein) tem um carro que leva também sua casa, e lá dentro há várias outras criaturas, como o dragão que volta e meia leva o carro pelos ares.

3 - Carro Mágico - Professor Aéreo

Esse é um dos carros bem bizarros, invenção do Professor Aéreo (Pat Pending no original, que significa "patente pendente"), capaz de se transformar em qualquer coisa. Muitas vezes o professor consegue anular os planos de Dick Vigarista, e o mais curioso é como ele ajuda também os outros pilotos em apuros.

4 - Carro Voador - Barão Vermelho

Bem original, não acha? Um clone do famoso ás alemão com um carro travestido de avião da Primeira Guerra. Claro que o seu carro voa, mas por algum motivo o Barão não coloca seu carro nos ares com muita frequência, nunca entendi o porquê, afinal voando ele ganharia todas. Será que é uma falha mecânica ou burrice do piloto?

5 - Carrinho "Pra Frente" - Penélope Charmosa

Com o seu inconfundível carro rosa, Penélope Charmosa era a donzela das pistas. Parecia estar mais preocupada em cuidar de sua beleza do que em chegar em primeiro lugar, já que seu carro era equipado com uma série de equipamentos automáticos para passar batom e esmalte. Era sempre alvo das cantadas do Peter Perfeito, e desejada por toda uma geração de garotos que assistia o desenho.

6 - Carro Tanque do Exército - Sargento Bombarda e Soldado Meekly

Misture um jipe com um tanque e você vai ter esse veículo doido. O Soldado Meekley é quem pilota, enquanto que o Sargento fica na torre do canhão gritando ordens, e muitas vezes tem que se livrar das cagadas que o seu subordinado atrapalhado faz. E tem horas que o canhão ajuda, abrindo o caminho, mas nunca atirando nos outros competidores...

7 - Carro A Prova de Balas - Quadrilha de Morte

Simplesmente genial esse carro, com o grupo sete de gangsters baixinhos, todos amontoados no banco da frente, apesar do amplo espaço atrás no veículo, liderados por Clyde (alguém mais se lembrou dos 7 Anões). Algumas vezes, para um pouco de potência adicional, eles de alguma forma colocavam suas perninhas para correr debaixo do carro, como fazia o Fred Flinstone.

8 - Carroça a Vapor - Tio Tomás e Chorão

Um carro todo improvisado feito na roça, conduzido pelo Tio Tomás, que tem a peculiar mania de dirigir seu veículo com os pés e tirando um cochilo. Inconsequência, habilidade ou loucura de desenhos animados? E como copiloto estava Chorão, um urso (sim, um urso!) covarde e que não via a hora da corrida terminar.

9 - Carrão Aerodinâmico - Peter Perfeito

Só pra variar um pouco, tinha que ter um carro de corrida de verdade. Peter Perfeito é o piloto perfeito, pelo menos na cabeça dele. Seu super carro já se mostrava ser frágil, caindo aos pedaços depois de uma batida. E também era um perfeito cavalheiro, sempre querendo aparecer para a Penélope Charmosa, não duvido que ele até a deixaria ganhar uma corrida se ela lhe prometesse um beijo.

10 - Carro Tronco - Rufus Lenhador e Dentes-de-Serra

Se um lenhador fosse construir um carro, certamente seria um carro de madeira, concorda? Fantástico é que Rufus escolheu usar serras como rodas, que ele usa muitas vezes para abrir o caminho na pista (muitas vezes destruindo o carro de pedra dos Irmãos Rocha). Sem falar com o castor Dentes-de-Serra, que graças ao seu apetite por madeira, deve ter que se segurar para não devorar o carro.

00 - Máquina do Mal - Dick Vigarista e Muttley

Se não fosse pela dupla azarada, já apresentada, seria um carro competitivo, devido a sua velocidade. Sim, esse é o carro mais rápido da corrida, pois Dick Vigarista sempre consegue passar na frente dos outros competidores para preparar uma de suas vigarices. Fico pensando, se ele não perdesse tempo querendo atrapalhar os outros, ele seria o grande campeão.

Aliás, essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem: quem foi o grande campeão da Corrida Maluca? Embora o desenho não faça menção a nenhum vitorioso ou a um sistema de pontuação, existem muitos fãs (que não devem ter muito que fazer, imagino) que vasculharam todos os episódios para anotar os resultados de todas as 34 corridas. Como apenas os 3 prmeiros são conhecidos em todos os desenhos, vamos considerar que apenas essas posições contam, e com isso teríamos o seguinte:

Irmãos Rocha: 3x 1º lugar, 8x 2º lugar, 3x 3º lugar
Coupé Mal-Assombrado: 3x 1º lugar, 3x 2º lugar, 6x 3º lugar
Professor Aéreo: 3x 1º lugar, 2x 2º lugar, 5x 3º lugar
Barão Vermelho: 3x 1º lugar, 4x 2º lugar, 3x 3º lugar
Penélope Charmosa: 4x 1º lugar, 2x 2º lugar, 5x 3º lugar
Carro-Tanque do Exército: 3x 1º lugar, 1x 2º lugar, 0x 3º lugar
Quadrilha de Morte: 4x 1º lugar, 5x 2º lugar, 2x 3º lugar
Carroça a Vapor do Tio Tomás: 4x 1º lugar, 1x 2º lugar, 4x 3º lugar
Peter Perfeito: 4x 1º lugar, 2x 2º lugar, 2x 3º lugar
Rufus Lenhador: 3x 1º lugar, 6x 2º lugar, 4x 3º lugar
Dick Vigarista: nada!

Bem, se formos pensar em um conceito de classificação como nas Olimpíadas, ou seja, com medalhas, sendo que a medalha de ouro (1º lugar) vale mais que as outras, os grandes campeões (ou melhor, pequenos) seriam a Quadrilha de Morte, com 4 ouros e 5 pratas. Na sequência ficaria uma disputa acirrada, decidida apenas nas medalhas de bronze, com Penélope Charmosa em segundo (4 ouros, 2 pratas e 5 bronzes) e Peter Perfeito em terceiro (4 ouros, 2 pratas e 2 bronzes). Veja a classificação completa:

1º lugar: Quadrilha de Morte
2º lugar: Penélope Charmosa
3º lugar: Peter Perfeito
4º lugar: Carroça a Vapor do Tio Tomás
5º lugar: Irmãos Rocha
6º lugar: Rufus Lenhador
7º lugar: Barão Vermelho
8º lugar: Coupé Mal-Assombrado
9º lugar: Professor Aéreo
1 lugar: Carro-Tanque do Exército
1 lugar: Dick Vigarista

Porém, para uma corrida de carros faz mais sentido um sistema de pontuação, como ocorre na Formula 1. Se formos considerar o sistema que era usado na época quando o desenho foi feito, o 1º lugar receberia 9 pontos, o 2º lugar ganharia 6 pontos enquanto que o 3º lugar levaria 4 pontos. Dessa forma, o título ficaria nas mãos cabeludas dos Irmãos Rocha, seguidos pelo Rufus Lenhador e Quadrilha de Morte, como mostra a tabela abaixo:

1º lugar: Irmãos Rocha (87 pontos)
2º lugar: Rufus Lenhador (79 pontos)
3º lugar: Quadrilha de Morte (74 pontos)
4º lugar: Coupé Mal-Assombrado (69 pontos)
5º lugar: Penélope Charmosa (68 pontos)
6º lugar: Barão Vermelho (63 pontos)
7º lugar: Professor Aéreo (59 pontos)
8º lugar: Carroça a Vapor do Tio Tomás (58 pontos)
9º lugar: Peter Perfeito (56 pontos)
1 lugar: Carro-Tanque do Exército (33 pontos)
1 lugar: Dick Vigarista (nenhum ponto)

A única certeza é que o Dick Vigarista é quem se dá mal, na última posição usando qualquer sistema de pontuação. Embora não posso deixar de comentar também do Carro-Tanque do Exército, que só não era pior que o vilão do desenho...

Interessante observar que alguns dos personagens ficaram muito famosos com o desenho da Corrida Maluca, e vieram a ganhar suas próprias séries. Dick Vigarista e seu fiel ajudante Muttley acabaram se tornando os protagonistas de um outro desenho, onde faziam parte da Esquadrilha Abutre, juntamente com dois novos personagens: o medroso Zilly, que tinha o costume de esconder sua cabeça dentro do casaco sempre quando estava amedrontado, e Klunk, inventor do grupo e que volta e meia fala de maneira incompreensível.

O desenho de Dick Vigarista e Muttley seguia a premissa do Papa-Léguas, só que aqui o alvo deles é o Pombo Correio Doodle. Como o Coiote, a Esquadrilha Abutre bolava planos bizarros usando seus aviões, que sempre davam errado, principalmente para o Dick Vigarista. E o Muttley era ainda mais pilantra, e além da risadinha ele começava a falar um pouco mais, em especial para pedir para seu chefe o que ele mais queria...

Medalha, medalha, medalha!

Aliás, fica como comentário como Muttley tinha vários "irmãos" em outros desenhos, como o cachorro detetive Rabugento, igualzinho a Muttley, mas com os pêlos azuis, e também podemos contar nessa lista o Precioso, do desenho O Xodó da Vovó. Afinal de contas, todos eles compartilhavam a mesma risadinha engraçada...


Falando em influência em outros desenhos, não poderia atentar para a peculiar questão de que os Irmãos Rocha certamente tinham algum parentesco com o Capitão Caverna e seu filho Caverninha, que surgiram alguns anos mais tarde. A semelhança é indiscutível!

Por fim, para fechar os "spin-offs" oriundos da Corrida Maluca, temos Os Apuros de Penélope. A piloto mais delicada da corrida bizarra se tornou protagonista de seu próprio desenho. Para isso, a primeira coisa que os criadores fizeram foi dar uma repaginada no visual dela, para atrair ainda a molecada. Assumindo o papel de "garota frágil em apuros", ela passava todos os episódios fugindo do vilão Tião Gavião, embora ela tivesse alguns momentos de genialidade para se livrar das armadilhas.


O bandido do desenho era o já mencionado Tião Gavião. Curiosamente, na idéia original seriam Dick Vigarista e Muttley que fariam o papel de antagonistas, mas os produtores mudaram de idéia, decidindo em colocá-los no desenhos das Máquinas Voadoras. Tião Gavião era um mestre do disfarce e sempre queria matar a Penélope Charmosa (sim, naquela época os vilões podiam ter intenções maléficas como matar) para ficar com sua fortuna, mas ele sempre se dava mal, pelo menos não tanto como o Dick Vigarista. Era acompanhado pelos Irmãos Bacalhau, que não passavam de bandidos incompetentes, muitas vezes responsáveis pelas falhas nos planos de seu chefe.

Mas Penélope não estava sozinha, e por algum motivo ela tinha um anjo da guarda para protegê-la. Ou melhor, sete pequenos anjos da guarda que tentavam fazer tudo para preotegê-la. Isso mesmo, quem estava de volta também era a Quadrilha de Morte. Todos eles estavam aqui de volta, porém mais detalhados, tendo algumas falas e traços de personalidade bem característicos, uma vez mais uma referência aos 7 Anões: além do chefão Clyde, haviam o estúpido Dum Dum, Queixinho com seus bolsos cheios de coisas, o dorminhoco Pestana, o sensível Chorão, o babaca risonho Yak Yak e o veloz Zippy.

Sem falar no carro deles, que de forma bizarra agora tinha o nome de Chuga-Boom e tinha vontade própria como o Herbie!


Ah, bons tempos... Não se fazem mais desenhos assim tão originais e divertidos como Corrida Maluca. Não é a toa que continuam passando ele na televisão.

Comentários

Tio Alci disse…
Na primeira dublagem aqui no Brasil, a quadrilha de morte era chamada de Quadrilha dos formigões assim como o Mutley tinha outro nome (que não era Rabugento pois esse era outro desenho).e eu ainda não me lembrei qual o nome antigo do Mutley aqui no Brasil.