A Copa das zebras


Clima de Copa do Mundo, todos acompanhando os jogos das 32 seleções lutando pela classificação nessa primeira fase. Claro que, como um texugo trabalhador e em função dos horários dos jogos, só consigo assistir sem problemas as partidas que ocorrem nos fins de semana e os jogos da seleção brasileira, já que somos liberados do trabalho mais cedo. Isso me lembra da distante Copa de 98 (lá se vão 12 anos!), em que devido a uma longa greve dos servidores federais fiquei sem aulas na faculdade e pude assistir a todos os jogos, com direito até a fazer controle de artilharia em um caderno.

Chegando agora quase ao final da segunda rodada da primeira fase, essa Copa tem apresentado uma série de surpresas em muitos de seus resultados. Seria pelo fato da competição ocorrer no continente africano que várias zebras estão sendo vistas nos estádios? O pior de tudo é que muita gente (inclusive eu) está se dando mal em bolões, você verá em breve quando eu repassar as minhas apostas que fiz nesse post devo ter errado uma série de resultados.

Por exemplo, no grupo A eu esperava um desempenho melhor dos bleus, que até o momento não fizeram nenhum gol e correm o risco de voltarem para casa mais cedo, se somando a isso briga entre jogadores e treinador, que mandou um dos atacantes embora. Diria que isso é resultado de karma ruim, o preço por terem se classificado para a Copa roubados. Ou foi um vudu irlandês muito bem-feito. Estão com um time tão ruim que conseguiram perder de dois a zero para os Chapolins...

A Inglaterra é outra que anda mal das pernas, amargurou dois empates. No primeiro o goleiro papou um frangaço contra os EUA, e no segundo eles conseguiram empatar sme gols com a merda da Argélia! Será que o Beckham está fazendo tanta falta assim? Nesse mesmo grupo fica a surpresa da Eslovênia, que não esperava ser grande coisa, mas que só conseguiu um empate contra os EUA com uma ajuda do juiz.

E quem diria que a Alemanha iria passar tanto sufoco também? Depois de aplicar uma mega goleada sobre a Austrália, já estavam dizendo que ela era favorita ao título, mas veio a Sérvia mostrar que na Copa do Mundo não tem gente boba não. A ex-república iugoslava conseguiu vencer os alemães, que agora vão ter que correr contra Gana para poder passar para a próxima fase.

E mesmo os atuais campeões mostraram que zebras podem acontecer em uma Copa. Empatar com o Paraguai foi até algo aceitável, mas conseguir empatar contra a fraquíssima Nova Zelândia, começando perdendo e só igualando o placar com um gol de pênalti! Vamos ver se não acaba em pizza...

E a Espanha... Essa sempre acaba se dando mal, vem como um dos favoritos e fica no meio do caminho. Começou perdendo para a Suíça, embora ela ainda tenha chance de reverter sua situação amanhã. Deve se classificar sofrida, e pode acabar enfrentando o Brasil nas oitavas.

Aliás, como saideira dá pra falar um pouco da selecão brasileira após os dois primeiros jogos. A primeira partida foi decepcionante, um jogo sonolento e sem-graça contra a Coréia do Norte, o suficiente para deixar os torcedores preocupados. E hoje, conseguiu apresentar um futebol melhor contra a Costa do Marfim (fora o Kaká, que mostrou falta de preparo emocional ao cair na discussão com os africanos e ser expulso). Na expectativa de sair mais cedo do trabalho alguns dias, imagino que o Brasil deve ir longe, mas não sei se tão longe como esperam os torcedores mais fanáticos, como o Galvão...

Vamos acompanhando, a Copa está apenas começando... Tenho certeza de que vamos ver muitas outras zebras no seu decorrer. Só tomara que não sejam tão decepcionantes para nossa seleção.

Comentários