A farsa do Colgate Total 12

Escovar os dentes, aquela tarefa que todos nós fazemos (ou deveríamos fazer) três vezes ao dia. Correndo o risco de ser chamado de velho, antigamente não era muito complicado estar preparado para essa tarefa banal e corriqueira do dia-a-dia... Quero dizer que até alguns anos atrás não havia a imensa variedade de escovas e cremes dentais que existe hoje, indo na farmácia podemos ficar alguns minutos procurando qual pasta de dente é a mais adequada. Saudades do tempo que era só comprar uma Kolynos e fim de papo...


Entre os cremes dentais mais conhecidos, estão os da Colgate. Eu pessoalmente tenho um tubo de pasta da Colgate no trabalho (em casa costumo usar uma pasta de dente especial, recomendada pelo meu dentista), e até que é razoável. Mas outro dia, vendo uma propaganda na televisão, me atentei para uma linha de produtos relativamente recente da Colgate, o Total 12. O que me chamou a atenção é que essa pasta se propõe a prevenir contra 12 problemas bucais. Aí pensei "Será que existem tantos problemas bucais assim?", e dessa dúvida surgiu esse post.

Se você tem a curiosidade, basta ver na embalagem de qualquer creme dental da Colgate com a marca Total 12, para ver a lista de problemas bucais. Eu até ia tirar uma foto da caixa, mas como acabei me esquecendo e jogando-a fora, vai apenas a relação aí abaixo:
  1. Previne contra cáries
  2. Previne contra cáries em raízes expostas
  3. Previne contra os germes que causam a gengivite
  4. Previne o tártaro
  5. Previne o acúmulo da placa
  6. Reduz as bactérias na boca
  7. Remove a placa
  8. Previne as manchas
  9. Combate o mau hálito
  10. Protege as gengivas
  11. Limpa entre os dentes
  12. Fortalece o esmalte dental
Bom, será que é isso mesmo? Começa que o idiota que bolou o slogan "protege contra 12 problemas bucais" parece não ter noção de que problema é uma coisa negativa. Dos itens 1 ao 5 até vai, mas se você pegar as descricões seguintes, não são exatamente problemas, concorda? Por exemplo, fortalecer o esmalte dos dentes e proteger a gengiva não seriam problemas, mas sim benefícios. Antes falassem que essa pasta da Colgate faz 12 coisas, faria mais sentido... Agora dizer que previne contra 12 problemas bucais, não com essa listinha acima.

Agora outra questão interessante é como foi feita essa multiplicação dos itens, certamente para chegar ao 12 e atrair o público na propaganda. Vamos ver com mais calma:
  • Na minha opinião, cárie é cárie... Qual a diferença entre a cárie convencional e a cárie na raiz exposta, fora o local onde ocorre? É tudo a mesma coisa! Com isso, os itens 1 e 2 poderiam ser um só, como "previne contra a cárie".
  • Vendo os itens 5 e 7, não seriam coisas associadas? Seria possível um creme remover a placa mas não prevení-la? Também dava pra juntar tudo em um item só. Aliás, se você for pensar que o tártaro é uma consequência da placa, até poderia agrupar todos os itens em um único problema. E tem mais, acho difícil só com a escovação você remover tártaro, só dá pra tirar isso no dentista...
  • Limpa entre os dentes? Quer dizer então que não preciso mais usar fio-dental? Fala sério, um creme dental sozinho não vai limpar entre os dentes, a não ser que sua arcada dentária seja como de um cavalo ou como a do sujeito abaixo.
  • Combate o mau hálito é algo relativo... Tá certo que uma das principais causas do bafo de onça estão na boca, mas é possível que as origens do fedor estejam mais adiante. Dessa forma, se plantas apodrecem quando você abre a boca e o problema é no seu estômago, dificilmente uma pasta de dentes vai resolver.
Isso só mostra como marketing e propaganda podem ser extremamente mentirosos, se utilizando de artimanhas para atrair a clientela e convencer de que seu produto é superior à concorrência. Pensando de forma crítica, os problemas acima (ou pelo menos a grande maioria deles) são meio que resolvidos por qualquer outra marca de creme dental. Afinal, qual a pasta de dentes que não previne contra cáries? Poderiam se focar em algo mais prático, como por exemplo dizer que o creme dental ajuda no clareamento dos dentes ou tem um sabor de menta refrescante. O pior é que ficam falando desses problemas todos, mas não fazem a propaganda do objetivo principal de uma pasta de dentes, que é limpar os dentes!

A verdade é que seja Colgate Total 12, Sorriso ou sabão de coco, o fundamental é cuidarmos de nossa higiene bucal, escovando os dentes três vezes por dia ou depois de qualquer refeição, sempre usando o fio dental e outros itens de auxílio, como líquidos para bochechar. E claro, indo com regularidade ao dentista.


Ah, você já deve ter visto esse maluco espartano escovando os dentes, veio daqui.

Comentários