Don Drácula

Ah, esse aqui é velho... Como esse desenho me traz lembranças, de quando eu ainda era moleque, e depois de chegar da escola ligava a televisão na TV Manchete e assistia o Clube da Criança, apresentado pela Angélica que ainda era menor de idade e não havia ainda conhecido Luciano "Narina" Huck. E esse era um de meus desenhos favoritos, embora não me recorde com detalhes de todas as histórias, mas certamente as aventuras do conde das trevas marcaram minha infância. Felizmente existem várias almas caridosas que fazem o upload dos episódios na Internet, para matar a saudade de fãs saudosos como eu.

Don Drácula trazia a história do vampiro mais famoso do Leste Europeu no estilo anime. Ele se muda para o Japão e tenta ali se estabelecer, claro que com o permanente objetivo de beber sangue de jovens garotas. Apesar de ser baseado na conhecida história de terror, Don Drácula acaba seguindo o caminho de uma comédia escrachada, onde ele sempre acaba se fudendo...

Com os olhos grandes e cara de babaca, o Don Drácula estava longe de ser um lorde inteligente e austero, como nos filmes. Aqui o vampiro era extremamente desastrado e tapado, muitas vezes fazendo burrices sem tamanho. Em todos os episódios ele acabava se metendo em alguma enrrascada por conta de sua inteligência... ou falta dela.

Além disso, ele era também um mega tarado! Em praticamente todos os episódios ele está atrás de uma mulher bonita, para sugar seu sangue. Mas ele tem a mesma sorte desse texugo fracassado que aqui escreve, pois o Don Drácula sempre quebrava a cara, muitas vezes esbarrando com a gorda feiosa da Blonda.

Junto com Don Drácula, vivia na gigantesca mansão sua filha Sangria (que no original japonês se chamava Chocola), com todo o visual de colegial japonesa, e apesar de também gostar de sangue, é uma menina meiga que gosta de estudar, além de ser muito mais responsável que seu pai, sempre livrando-o das enrascadas. Era engraçado quando ela ficava nervosa, e seus cabelos ficavam de pé, como a noiva do Frankenstein.

E eu estaria mentindo se dissesse que na minha infância eu não tinha uma certa "queda" pela Sangria... Com seu jeitinho meigo e roupinha de colegial, era realmente difícil para que um menino não acabasse se apaixonando pela vampirinha, ainda mais depois daquele episódio onde tem um rato demoníaco que quase a prente em um livro, não sem antes arrancar suas roupas. Brincadeira, ela era "bem dotada" para uma menina de sua idade...

Também tinha o Igor, seu fiel ajudante, que tomava conta da mansão, e muitas vezes tinha que suportar a burrice de seu mestre. Honestamente, eu sempre imaginava que Igor era o nome do ajudante do Dr. Frankenstein, mas aqui ele acaba sendo o servo do vampiro, como acontece em outros filmes.

Ah, apenas para lembrar, não confunda-o com o Aigor, que trabalhava para o Dr. Fronkensteen. O Igor é o caolho, e o Aigor é o zarolho...

Tá, foi uma piadinha infame, continuando com a programação normal...

Tentando caçar o Don Drácula, havia o professor Van Helsing. Esqueça completamente o visual maneiro e descolado do filme com Hugh Jackman, aqui o arquiinimigo do vampiro é um baixinho careca que não descansará até fincar uma estaca no peito do Drácula. O mais bizarro é que ele sofre de hemorróidas, sempre tendo uma crise nos momentos mais dramáticos...

Me lembro até do primeiro episódio, onde ele estava num aeroporto ou coisa parecida, e baixava as calças prum guarda para mostrar as marcas de nascença em sua bunda.

Ainda tem outra personagem hilária, que é a gorda Blonda. Sabemos bem que o Don Drácula é taradão e só quer saber de morder as gatinhas. Bem, essa criatura grotesca (não, não estou me referindo ao vampiro mas à gordona) tem algum tipo de fetiche de mordidas no pescoço e sempre tenta convencer o Don Drácula a sugar seu sangue, para o desespero do pobre vampiro. Quem pode culpá-lo, quem gostaria de dar uma fungada no gangote da Blonda? Curioso é que ela era uma garota bonita, mas ficou desiludida de amor e acabou comendo sem parar... Mais cliché impossível!

A série teve apenas 8 episódios, mas certamente todos eles deixaram saudades. Tem por exemplo o clássico episódio onde Don Drácula entra para um clube de caça-vampiros. Além de precisar se vestir de mulher, o vampiro teve que suportar a vovó com boca de guarda-chuva.

Diga-se de passagem, a cena onde o Don Drácula vira pó é bizarra, quando eu era pequeno morria de medo desse episódio por causa disso...

Aliás, os episódios muitas vezes possuíam cenas relativamente fortes, pelo menos para os padrões ocidentais de hoje. Algumas cenas poderiam ser tidas pelos pais mais severos como impróprias para menores, como quando o Van Helsing cria balões cheios de gás de alho no formato de mulheres nuas, ou como o último episódio, onde uma garota é atropelada, com uma cena dela largada na rua sobre uma poça de sangue.

Lembro também do episódio do quadro que tinha um monstro do quadro feioso, cheguei a ter pesadelos com ele. Curiosidade: o tal mostro era Dorian Gray, daquele conto de Oscar Wilde que certamente você não leu, e do filme da Liga Extraordinária que muito provavelmente você deve ter visto. No desenho, ele era um carinha que vendeu a sua alma para o diabo para conquistar a garota mais bonita da escola, que viria a ser Blonda, antes de ganhar algumas toneladas.

E um dos episódios mais tristes de toda a série, talvez um dos desenhos mais emotivos já feitos, no qual Sangria encontra dois filhotes, um tigre e um panda, e tenta protegê-los de caçadores que desejam recuperar o panda e matar o tigre. No final, quando os caçadores tentam atirar com suas espingardas no tigre, o panda se joga na frente e os dois filhotes morrem, para a tristeza de Sangria e dos telespectadores. Uma cena chocante...

Don Drácula é um desenho que deixa saudades, pena que não fazem mais animações como essa, que consegue ser ao mesmo tempo divertida e emocionante. Também retrata os bons tempos dos desenhos japoneses, antes de viadagens como Cavaleiros do Zodíaco e Pokemon. Pena que a série acabou prematuramente, seria muito legal se houvessem mais episódios, mas mesmo assim os poucos que forma feitos foram bem marcantes.


Comentários

nightrider disse…
cara,eu adoro o Don Drácula!adorava,também chegar em casa e assistir na saudosa Rede Manchete...bons tempos...
nightrider disse…
ah,e vc sabe ode tem pra baixar?
Texugo disse…
É um desenho muito legal, bons tempos da Rede Manchete mesmo...

Eu tinha baixado os episódios faz muito tempo, em um site que não está mais funcionando. Mas imagino que deve ter algum lugar lugar onde conseguimos baixar, inclusive com a dublagem em português.

Obrigado pela visita!
Alôcka disse…
Achei que só eu lembrava desse desenho(q exagero), eu era muito pequena quando passava, tanto que essas cenas q vc citou, não lembro delas.
Mas mesmo sendo muito pequena, sentia que esse desenho era 'diferente'.
Mas agora me interessei em procurar p baixar, estou sempre procurando coisas interessantes e boas da minha infância p apresentar pros meus filhos, pq hoje em dia tá braba a coisa.
Anônimo disse…
Cara.. eu assistia isso.. e confesso que esse desenho me aterrorizava, eu devia ter uns 4 ou 5 anos... eu assistia com medo até o fim e acho que esse desenho me traumatizou de verdade.
Anônimo disse…
Meu pai me proibia de assistir.... hj eu entendo o motivo! Mas eu adorava!!