Correntes de E-mail

Acredito que você também deve ter algum amigo que costuma enviar e-mails dos mais bizarros sobre correntes para realizar desejos ou alertando sobre situações de risco. Em comum, todos esses emails pedem para que você encaminhe a mensagem para o maior número possível de pessoas. O motivo? Bom, são os mais diversos: encaminhe a mensagem para realizar o seu desejo, ou dizendo que quanto mais esse email circular, mais dinheiro será doado para a criancinha aleijada cuja foto comovente está em anexo...

Apenas para você ter uma idéia de o quanto bizarro esses e-mails podem ser, veja aqui um que chegou pra mim ontem:
Vitamina C + Camarão = Arsênico

Em Taiwan, uma mulher morreu de repente com sinais de hemorragia em seus ouvidos, nariz, boca e olhos. Depois de uma autópsia preliminar, foi diagnosticado como "causa mortis" envenenamento por arsênico. Mas qual foi a origem do arsênico?

A polícia, então, iniciou uma profunda e extensa investigação. Um professor de medicina foi convidado para ajudar a resolver o caso. O professor cuidadosamente examinou os restos existentes no estômago da vítima, e, em menos de meia hora, o mistério foi elucidado. O professor disse: "O óbito não se deu por suicídio nem por assassinato, a vítima morreu acidentalmente por ignorância!"

Todos ficaram intrigados, porquê morte acidental? O professor disse: "O arsênico foi produzido no estômago da vítima". A vítima tomava Vitamina C todos os dias, que por si só não é nenhum problema. O problema é que ela comeu uma quantidade grande de camarão no jantar. Comer camarão não foi o problema, já que nada aconteceu à sua família que também comeu do mesmo camarão. Entretanto, na mesma ocasião, a vítima também tomou Vitamina C; é aí onde reside o problema.

Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram através de experiências, que alimentos, como camarão "casca mole" contém alta concentração de compostos de 5-potássio-arsênico. Tais alimentos frescos, por si só, não são tóxicos para o corpo humano! Entretanto, ao ingerir a Vitamina C, devido a uma reação química, o inicialmente não-tóxico 5-potássio-arsênico (como anidrido também conhecido como óxido arsênico, As2 O5) se converte no tóxico 3-potássio-arsênico (ADB anidrido arsênico), também conhecido como trióxido de arsênio (As2 O3), que é popularmente conhecido como arsênico !

O venenoso arsênico faz parte do magma e causa paralisia nos pequenos vasos sangüíneos, inibindo a atividade do fígado e produzindo a necrose da gordura ataca os lobos hepáticos, coração, rins, produz congestão intestinal, necrose das células epiteliais, telangiectasia. Portanto, quem morre envenenada pelo arsênico apresenta sangramento dos ouvidos, nariz, boca e olhos.

Dessa forma, como medida de precaução, NÃO coma camarão quando ingerir Vitamina C!

Depois de ler isto, por favor, não seja egoísta. Encaminhe este texto a tantos quanto puder.

Cara, que loucura! Simplesmente bizarro esse email, fala sério. Começa que o estúpido que inventou essa história, apesar de ter tentado bancar o expert de química, não se deu conta que o arsênico é um elemento básico, ele não se forma a partir de combinação com outras coisas. É só dar uma olhada na velha tabela periódica, ele está lá, número atômico 33, também conhecido como arsênio.


E mesmo assim, cadê um laudo médico provando isso? No texto só se fala de um suposto professor de medicina, nem inventar um nome o infeliz se deu o trabalho. Não se fala o nome da mulher que teria morrido, é um besteirol sem tamanho! Fique tranquilo, você pode pedir um suco de laranja junto com sua empadinha de camarão que nada vai acontecer: é mais fácil que você morra engasgado com a azeitona do que intoxicado pela mistura do camarão com a vitamina C.

Essa historinha particular tem um nome, se chama hoax: não passam de grandes mentiras que são tão bem elaboradas e divulgadas de forma a serem tidas como reais. Em outras palavras, não passam de lendas urbanas e grandes armações, que existem muito tempo antes da internet. Alguns exemplos clássicos são a autópsia do ET de Roswell e o Tourist Guy do World Trade Center.


Acontece que normalmente essa mensagem curiosa de uma notícia falsa é mais um daqueles emails de spam, destinados a enganar trouxas. A frase mais importante vem por último, pedindo para que você encaminhe esse email para o maior número de conhecidos. Aproveitando-se da ingenuidade (pra não dizer burrice) das pessoas, alguns malandros apelam para essas histórias preocupantes, trazendo assuntos que a princípio sejam importantes de serem divulgados. No caso do camarão com vitamina C, usam a premissa de difundir uma notícia de saúde, mas existem vários outros temas como mencionei acima... Tem de tudo, como recomendações de segurança anti-sequestro, correntes para salvar uma criança doente, supostos golpes de operadoras de celular, mensagens religiosas e de amizade e supostas brincadeiras de que se você mandar a mensagem para várias pessoas algo interessante vai aparecer no email...


Isso sem falar naqueles emails que vem com um anexo em PPT. Me desculpe uma vez mais pelo palavreado, mas puta que pariu! Esses são os emails mais escrotos que recebo, a maioria que me mandam desses eu deleto direto, só vejo aqueles que parecem ter algum assunto interessante. E mesmo assim, um assunto que poderia muito bem ser descrito no corpo do email. Cacete, em vez de escrever direto no email colocam vários slides, algumas vezes com musiquinhas e figuras, e assim aquela mensagem que teria um singelo tamanho de alguns kb se transforma em um monstro de quase 4 mega! Prestem atenção, seu putos, o PowerPoint é para fazer apresentações, como para uma reunião do trabalho, apresentação da faculdade ou aula do curso. PowerPoint não é pra fazer mensagens de email!

Você pode estar se perguntando o porquê de toda essa minha crítica com as mensagens de correntes. Afinal de contas, elas aparentemente são inofensivas... Perigo mesmo está só naquelas mensagens forjadas de bancos que pedem a sua senha, e assim você pode sair prejudicado. Concordo que essas mensagens falsas pedindo os dados de sua conta bancária são bem críticas, mas não significa que a propagação de correntes, ou melhor, a proliferação de spams seja menos perigosa, ou no mínimo responsável por um risco incoveniente.

Observe bem a última mensagem desse tipo que você recebeu de seu amigo. Veja no corpo do texto como existem vários emails, e quanto mais rodada for a mensagem, maior será a lista. E você é apenas parte dessa "rede", vale todo o princípio da pirâmide. Por exemplo, pense que um sujeito começou a corrente enviando a mensagem para 10 conhecidos, um deles encaminhou a mensagem para outros 10, e assim por diante. Quando você se der conta, uma dessas mensagens já passou por algumas centenas de pessoas, cujos emails sempre ficam ali arquivados na mensagem...

Ou seja, após alguns encaminhamentos, o que se tem é uma lista de vários endereços de email, e isso na mão de um spammer é uma maravilha. Eventualmente essa mensagem vai viajar por várias pessoas até cair na mão de um filho da puta desses, e pronto: ele agora vai ter mais um monte de endereços para os quais ele vai poder enviar mensagens realmente perigosas, contendo vírus ou tentando pegar os dados bancários. Diz a lenda que existem até mesmo pessoas que vendem esses endereços de email para esses pilantras, o que não seria surpresa...

Não importa a mensagem que me enviem, eu nunca encaminho nada para ninguém, não importa qual seja a mensagem ou quem a enviou. Me lembra até de um fato engraçado, certa vez uma amiga minha me mandou um desses emails dizendo "se você me considera seu amigo, me envie de volta essa mensagem e encaminhe para 10 amigos seus também", e eu senti o cheiro de spam e não mandei pra ninguém. Depois ela veio falar comigo, toda puta, perguntando se eu não valorizava a amizade dela, por eu não ter respondido o email! Caramba, começou errado por achar que amizade é apenas responder um emailzinho de merda, e depois ainda nem se deu conta da malandragem do spam.

E é complicado pois normalmente isso é causado por amigos ou familiares. Para evitar essas mensagens de propaganda, spams e vírus, eu sempre tive vários emails: um deles era destinado a questões mais profissionais (como para madar currículo para empresas), outro era o email de bobagem usado para me registrar em fóruns e sites e por fim o email pessoal, destinado a me comunicar com amigos, colegas e familiares. E é justamente nesse que tenho o maior volume de mensagens de lixo e spams. Afinal de contas, mesmo que você não encaminhe o email, seu endereço de correio eletrônico estava no email enviado por seu amigo para você e outras dezenas de pessoas. Se uma delas caiu no mesmo truque, já era. O endereço de seu email vai continuar seguindo com a corrente...


É você que incentiva essa merda!

O pior de tudo é que existem soluções bem simples para isso. Recebeu um email com alguma notícia ou assunto que você acha importante compartilhar com seu círculo de amizades e entes queridos? Siga essas duas dicas simples antes de clicar no botão de enviar:
  • Repasse toda a mensagem e apague os endereços de email existentes ali no corpo do email. Como disse, quanto mais rodada for a mensagem, mais emails vão estar ali, e eles não são necessários para a compreensão da mensagem.
  • Caso queira mandar um email para algumas pessoas, em vez de usar as funções de Encaminhar ou Responder, use a Cópia Oculta. Todos os clientes online de email como os principais softwares de correio eletrônico contam com essa função, conhecida também como Cco ou Bcc no Outlook. Coloque ali quantos emails você quiser, que os destinatários não vão ver quais foram as outras pessoas que receberam, evitando assim a proliferação de endereços de email.
Infelizmente, essa conduta é difícil de ser mudada, por mais que eu tente alertar meus amigos dos inconvenientes que esse encaminhamento de emails pode provocar, eles continuam. E lá vou eu ter que continuar apagando um monte de lixo que chega na minha caixa de entrada...

Comentários