Os 10 carros da F1 mais bonitos

Desde pequeno, sempre gostei muito de carros. Consequentemente, uma de minhas paixões sempre foram também as corridas de carros, logicamente com destaque à Formula 1. Comecei a assistir desde a época gloriosa de Nigel Mansell, Alain Prost, Gerhard Berger e Ayrton Senna, chegando até os tempos mais recentes com Fernando Alonso, Mika Hakkinen e Michael Schumacher. E sempre aturando a voz insuportável e os comentários estúpidos do Galvão Bueno. Assisto todas as corridas, ou melhor, quase todas: quando se está trabalhando, é difícil assistir as corridas disputadas no Japão ou Austrália que passam aqui na madrugada.

Claro que algo que eu gosto são os carros. Dotados da mais moderna tecnologia e pilotados a quase 300 quilômetros por hora, os carros de Formula 1 são um espetáculo à parte. E uma das coisas que certamente chama a atenção é a pintura desses carros, que colabora para manter vivas as lembranças dessas máquinas incríveis. Algumas pinturas são bastante simples e econômicas (como a Brawn do ano passado) e outras são ditadas pelos patrocinadores, e não há dúvidas de que algumas marcaram muito, por serem verdadeiras obras de arte ou por terem marcado uma geração de fãs do automobilismo.

Sendo assim, vamos para mais uma lista minha, dessa vez mostro aqui as 10 pinturas mais bonitas de carros de Formula 1. Estou falando de pinturas apenas, não estou levando em consideração o design aerodinâmico ou a aparência esquisita. Também preferi dessa vez não fazer uma classificação, acho todas as pinturas abaixo interessantes e necessariamente a última que vou mostrar não é a melhor, foi apenas a última imagem que consegui.


Ferrari (qualquer ano)

Precisa dizer alguma coisa? Quando você pensa em Formula 1, não há como não pensar na Ferrari, equipe que está presente desde os primórdios da competição. E quando você pensa em Ferrari, logo aparece na sua mente o carro vermelho. Pode ser uma pintura simples, que ao longo dos anos trouxe pequenas modificações (com um pouco mais ou menos de branco), mas o carro todo vermelho lembra uma das equipes mais famosas, além de que a cor sempre inspira muita velocidade.


McLaren (anos 80 e 90)

Tá aqui um carro muito clássico, a McLaren da época de ouro com Ayrton Senna e Alain Prost. Claro que toda a pintura é baseada no maço de cigarros da Marlboro, mas mesmo assim é um visual elegante e que mostra velocidade, e sem dúvida traz boas lembranças. É uma pintura tão famosa e conhecida que até hoje a equipe Penske de Formula Indy usa em seus carros.


Renault (2006)

Depois de passar alguns anos só fornecendo motores, a francesa Renault voltou em 2002, e alguns anos mais tarde viria a levar o espanhol Fernando Alonso ao título duas vezes. E na época a equipe trouxe uma pintura bem interessante, misturando azul e amarelo.


Renault (1979)

Tudo bem que eu sequer era nascido nessa época, mas não dá para deixar passar a fantástica Renault de antigamente. Principalmente esse carro em particular, que protagonizou uma das melhores disputas da história da Formula 1: no grande prêmio da França, René Arnoux da Renault disputava a segunda posição contra o incrível Gilles Villeneuve da Ferrari, e não dá para explicar como a luta foi incrível, tem que ver o vídeo...




Lotus John Player Special (anos 80)

Mais um clássico de antigamente, não poderia me esquecer da incrível Lotus preta, pilotada por Senna. Nessa época a equipe ainda disputava alguma coisa, mas depois caiu muito de rendimento até ser extinta. O visual do carro era 10, com os detalhes em dourado. Como acontece com a Ferrari, essa Lotus não precisou de uma pintura muito extravagante para estar na lista, é a simplicidade que funciona.


Jordan (final dos anos 90)

Uma equipe mediana que chegou a atrapalhar as grandes, a Jordan trouxe um visual que lembrava a clássica Lotus amarela, porém muito mais arrojada. E o detalhe da cabeça de cobra no nariz do carro é fantástico, lembra os aviões da Segunda Guerra. Falando em avião, uma rápida pausa para um comentário sacana: a equipe Jordan podia não ser muito boa nas pistas, mas entendia de curvas...


A Jordan era nessa época o time que mais investia nas pit babes, provavelmente o Eddie Jordan, diretor da equipe, era bem safado. Acabou contrariando aquele ditado popular, que diz que as mulheres gostam de um cara com um bom carro. Afinal, a Jordan não era tão boa assim... Como se explica que as moças mais bonitas (e assanhadinhas) estavam na equipe do irlandês e não em uma Ferrari?



Caramba, acho que tenho algum problema... Não consigo passar cinco posts sem botar umas fotos de mulheres aqui. Juro que o objetivo não é atrair os cuecas de plantão, é algo mais forte do que esse solitário texugo. Vamos dar uma pausa na admiração pela forma feminina e voltemos à programação normal com os carros da Formula 1.


McLaren (1997 - 2004)

Tudo bem que a clássica pintura vermelha e branca da Marlboro traz boas recordações, especialmente para nós brasileiros... Mas quando o patrocínio com a marca de cigarros acabou, outra empresa do ramo da nicotina assumiu, e a McLaren ficou muito show com o seu visual prateado. Mas apenas nos primeiros anos, quando a Vodafone entrou a pintura recebeu uma maior presença do vermelho, o que estragou um pouco.


Arrows (2002)

Uma das pequenas figurantes, essa equipe nunca fez nada de muito expressivo ao longo dos anos, e 2002 foi o seu último ano no circo da Formula 1. Mas pelo menos nos últimos anos a Arrows trouxe um carro com uma pintura legal.


Red Bull Racing (qualquer ano)

O Galvão fica cheio de dedos em dizer o nome completo dessa equipe, sempre a chamando de RBR, parece que ele tem medo de fazer algum tipo de propaganda e não ganhar nada por isso. Como de costume nos eventos esportivos dos quais participa ou patrocina, a Red Bull adota sempre o mesmo visual baseado na sua marca. Posso não ser fã da bebida que te dá asas, mas de pintura de carro os caras entendem.


Minardi (1991-92)

Não tem outra equipe mais carismática na história da Formula 1. A Minardi sempre foi aquela equipe que ocupava as últimas posições do grid, tinha pouco dinheiro para fazer um carro competitivo e só tinha pilotos novatos, mas mesmo assim conseguiu atrair uma legião de fãs, apesar de tudo. E o carro de 1991 tinha também uma pintura simpática.


Menção (des)honrosa: BAR 1999

Simplesmente uma das pinturas mais ridículas que já vi. O pior é que tem toda uma justificativa para isso! No seu ano de estréia, a equipe quis fazer algo original e colocar cada carro com uma pintura diferente: o carro de Jacques Villeneuve seria vermelho e branco com o patrocínio principal da Lucky Strike, enquanto que o do brasileiro Ricardo Zonta seria azul com o domínio do patrocínio da 555, que nem aqueles Subarus do rally, que nem a figura abaixo mostra.

Só que a FIA não autorizou, e em vez de escolher uma única pintura, a BAR optou por dividir a pintura em dois, metade do carro azul e a outra metade vermelha e branca. Detalhe para o zíper no nariz do carro, que coisa triste... Ficou tão escroto, lembrava mais um daqueles fuscas velhos, quando o pára-lama amassava e se colocava outro de um fusca de cor diferente.

Pelo menos no fusquinha as cores combinaram melhor


Menção curiosa: Tyrrell P34 (1976)

Tudo bem que o assunto aqui são as pinturas, mas pesquisando pelas imagens acima, acabei esbarrando nesse carro bizarro e não queria deixar a oportunidade de falar dele passar. É isso mesmo, o carro tem 6 rodas! E ainda chegou a ser um carro rápido e competitivo em seu primeiro ano, inclusive com uma dobradinha do GP da Suécia. Porém no ano seguinte não conseguiu manter os mesmos resultados. Uma obra de arte da engenharia, fico imaginando como deveria ser o sistema de direção desse bicho.

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