Olha o aviãozinho!

Uma notícia interessante que surgiu no site do Terra, a respeito do novo caça que será usado pelas Forças Armadas brasleiras:

"O relatório técnico feito pela Força Aérea Brasileira (FAB) sobre os modelos de caças oferecidos ao governo do Brasil pela França, Suécia e EUA, apontou o modelo Gripen NG, da sueca Saab, como a melhor opção de compra. O concorrente francês, Rafaele, fabricado pela Dassault, ficou em terceiro e o F-18 Super Hornet, da Boeing, em segundo. As informações são do jornal Folha de S. Paulo desta terça-feira.

A avaliação teria sido entregue pela FAB ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, e contrariaria, tecnicamente, a preferência política do governo brasileiro pelo modelo da França, conforme anunciou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, antes mesmo da conclusão da avaliação feita pela FAB. O preço de US$ 70 milhões (metade do valor pedido pela França, segundo a Saab) e o custo de manutenção teriam sido fatores determinantes para a indicação do modelo sueco, que ainda está em fase de projeto."
Todas as três aeronaves apresentam suas vantagens, mas certamente o Super Hornet e o Gripen se destacam mais, o primeiro não só por trazer toda uma babagem tecnológica já conhecida dos EUA e um grande poder de fogo, e o segundo pela sua versatilidade para operação em pistas curtas e baixo custo. O Rafale, pelo que é, possui um custo bastante elevado, praticamente o dobro do avião sueco. Além disso, a aeronave francesa não venceu nenhuma nas competições contra outros aviões...

O grande problema é que o Lula e o governo de esquerda sempre adotam uma postura incoerente e infantil de dar preferência por decisões de acordo com os seus ultrapassados conceitos político-ideológicos. No final das contas, temos 3 países que estão oferecendo aeronaves, e a França é aquele que é mais bem-visto pelos petralhas, talvez porque os scargots também odeiam os EUA. Convenhamos, para as mentes deturpadas e vermelhas de Lula e seus amigos, não faria sentido comprar aviões de um país neutro como a Suécia, e seria inaceitável permitir que as Forças Armadas brasileiras fossem maculadas por equipamentos de origem norte-americana como o Super Hornet. A nossa sorte é que Venezuela e Irã não produzem aviões, ou o Lula fecharia com eles com certeza.

E é clara a preferência de nosso governo por equipamentos franceses. A começar pelo São Paulo, o porta-aviões brasileiro na atualidade, comprado da França e hoje permanentemente ancorado na Baía de Guanabara. Aliás, imagino que muitos militares e certamente alguns petelhos devem estar me criticando por eu ter falado que o São Paulo é um porta-aviões: o correto seria Navio Aeródromo. Sério, certa vez um capitão me corrigiu, dizendo que essa seria a denominação correta, talvez pelo fato de porta-aviões ser uma tradução direta de aircraft carrier, palavra de origem inglesa e portanto que os milicos e petralhas têm nojo de usar...


Porta-avi...ops... Navio aeródromo São Paulo em mais uma importante missão de composição da paisagem da Baía de Guanabara.

Outro típico caso do Brasil puxando o saco dos scargots foi o AeroLula. Afinal de contas, o nosso ilustre presidente merece ter o que há de melhor para as suas constantes viagens ao estrangeiro, mesmo se lembrarmos que quando ele era mera oposição uma de suas muitas reclamações era que o FHC viajava demais, e mesmo de observarmos que nunca antes na História desse país um presindente viajou tanto. Em vez de escolher um modelo oferecido pela Embraer, empresa nacional, o Lula preferiu o conforto e o status de um Airbus. E depois me vem dizer que ele valoriza o produto brasileiro, e que nós temos que dar preferência para o que é feito aqui no Brasil, e não para o que vem de fora...

Vamos acompanhar o fechamento dessa questão nos próximos dias, mas eu tenho quase a certeza de que o Lula vai simplesmente ignorar todo o relatório técnico que foi feito, e vai tomar a decisão que ele e o PT acham politicamente mais interessante. Eu se fosse um dos militares que elaborou o relatório ficaria indignado, pois tudo indica que avaliar as três aeronaves e identificar sob critérios técnicos qual a melhor foi uma dedicação jogada no lixo, que certamente custou não apenas tempo mas também dinheiro aos cofres públicos. Em outras palavras, é bem provável que o Lula pegue esse relatório e faça aviõezinhos de papel com suas páginas...

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