Olim-piada no Rio

Nessa sexta-feira será eleita a cidade que vai sediar as Olimpíadas de 2016. A Cidade "Maravilhosa" está concorrendo com Chicago, Tóquio e Madri para receber um dos maiores eventos esportivos do mundo. Correndo o risco de ser chamado de anti-patriota e outros adjetivos mais baixos, eu pessoalmente estarei torcendo contra o Rio de Janeiro nesse dia.

Foto da quadrilha

Sinceramente, não dá para esperar nada de sério vindo dessa turma aí de cima, principalmente com aquele quadrúpede ali no meio. Já não basta a roubalheira do dia a dia, ainda querem inventar uma Olimpíada aqui para desviar mais verba com obras de fachada e superfaturadas. É brincadeira mesmo, e mesmo depois de todo o fiasco do Panamericano (ou seria Pan-demônio?) ainda tem gente que apóia essa idéia. Eu não consigo conceber como que nossos governantes conseguem ter a cara de pau de dar toda essa atenção a realização de um evento esportivo quando a nossa nação ainda enfrenta problemas graves como a miséria, fome, desemprego e violência. Desculpe, mas não há como comparar o Rio de Janeiro com cidades como Chicago, Madri e Tóquio.

Levanto questões básicas, fundamentais para a realização de um evento do porte de uma Olimpíada, que o Rio não é capaz de fornecer. É fácil começar pelo transporte, totalmente caótico com suas ruas engarrafadas, milhares de vans piratas, trens sem manutenção e por aí vai. Imagino que durante as Olimpíadas as escolas e universidades seriam forçadas a entrar de férias e as pessoas teriam que trabalhar de casa, para ajudar o trânsito a fluir. Prometeram o metrô chegando até a Barra, cadê? Daqui uns três meses (se tudo correr bem) vão abrir a estação na General Osório em Ipanema ainda, será que até 2016 o metrô chega lá? Ah, o ridículo Metrô na Superfície não conta! Para quem não sabe, essa é a engenhosa solução de nosso governo de levar o metrô mais longe, colocando ônibus que saem da estação final em direção à Barra. Fico só imaginando o condutor (ou melhor, motorista) falando no microfone coisas como "esta composição está parada por motivos de... engarrafamento".

Pessoalmente estou com preguiça de dissertar mais sobre os demais problemas de nossa cidade, até porque já cansei de falar a respeito deles por aqui. Apenas citando outras coisas graves do Rio de Janeiro, temos a constante violência, como mostro no post anterior, a sujeira da cidade, principalmente nos subúrbios mas também nos bairros mais nobres, a falta de hotéis para acomodar os visitantes e atletas (ou será que vão fazer outra vila olímpica, como a do Pan que hoje está afundando?) e a falta de educação do povo brasileiro, que vai atrapalhar os atletas durante as competições com vaias e berros, principalmente se eles forem dos Estados Unidos.

É mais do que certo que se as Olimpíadas vierem para cá, teremos a mesma putaria do Panamericano, com obras terminadas em cima da hora, com gastos muito maiores que o previsto. Por exemplo, para o Panamericano de 2007 imaginava-se no início que seriam gastos em torno de 500 milhões de reais, mas no final de tudo foram gastos mais de R$ 1,5 bilhões! Vai me dizer que uma boa parte disso não foi desviada de maneira ilícita? Agora pense só nos Jogos Olímpicos, onde a primeira estimativa beira a casa dos 30 bilhões, o quanto que essa cambada não vai roubar...

E é um absurdo que vão gastar tanto dinheiro com esse evento, quando temos hospitais caindo aos pedaços, escolas sem nenhum tipo de infraestrutura mínima e pessoas passando fome. Antes mesmo da maldita eleição, fico só pensando em quanto não se deve estar gastando pra mandar um monte de gente para acompanhar a votação (às custas do dinheiro público, é claro) e para fazer shows aqui na sexta. Sabe, fico me perguntando se o Rio não ganhar, se o governo vai pegar os bilhões que "teoricamente" seriam investidos na construção de estádios e na melhoria da cidade, e os usaria para melhorar as condições de nossa sociedade. Gostaria de perguntar para o nosso ilustre presidente o que é mais importante, fazer as Olimpíadas aqui no Rio ou melhorar a saúde e o ensino públicos. E ainda tem a ousadia de dizer que "nenhuma outra cidade precisa sediar uma Olimpíada, mas o Brasil precisa". Perdoe o meu linguajar, mas vai pra puta que pariu! O Brasil precisa é de governantes honestos, comprometidos com o povo que os elegeu, que não usem o cargo público para enfiar dinheiro no bolso, isso sim!

Enfim, vamos ver o que decidem lá na Dinamarca. Para o bem do país, espero que não escolham o Rio, não só para evitar a pilantragem que já conhecemos, mas pra ver o Lula lá com cara de bunda...

Comentários