Imã de mulheres... não disponíveis

Eu estou passando por uma daquelas fases de auto-reflexão de minha vida, pensando a respeito das minhas conquistas, e principalmente nas minhas decepções amorosas. É comum de acontecer isso comigo quando começo a observar pessoas próximas como amigos e colegas de trabalho falando bastante a respeito de seus namoros e casamentos. Como se batesse uma pontinha de tristeza (e por que não inveja?) de ver que todo mundo está bem, menos eu. E nessas horas de desânimo muitas vezes acabo desabafando um pouco, falando de como sou sem-graça ou lamentando por não ser bonito. E curiosamente, as primeiras que surgem para tentar me animar e afastar tais pensamentos são sempre mulheres próximas, como algumas de minhas poucas amigas ou de garotas que trabalham comigo. O mais engraçado é como esses gestos, em vez de elevarem meu espírito e minha auto-estima, me fazem me sentir ainda mais miserável e rejeitado... Mas, por quê?

Eu comecei a observar que não apenas nessas situações de desânimo mas durante toda a minha vida eu não estava assim tão distante das garotas. Muito pelo contrário, algum tempo atrás comecei a perceber como existem meninas simplesmente perfeitas ao meu redor. Na minha faculdade, haviam algumas garotas de grande personalidade, bonitas e simpáticas, que sempre falavam comigo com todo o carinho e atenção, hoje no meu ambiente de trabalho também estou próximo de várias mulheres interessantes e atenciosas comigo, inclusive uma menina super simpática, meiga e doce, hoje uma grande amiga. Apesar da minha indiscutível aparência sofrível e meu jeito calado, desastrado e tímido, todas elas sempre foram totalmente receptivas comigo. Aí eu começava a me perguntar, como que rodeado de tantas mulheres maravilhosas, eu continuava solteiro?

Comparando um pouco mais, não demorou para eu perceber a triste coincidência entre essas moças: todas elas estavam compromissadas. As colegas de faculdade, todas elas tinham seus namorados, a amiga do trabalho está casada, e por aí vai. E isso me fez perceber como realmente as garotas mais próximas não estavam disponíveis, enquanto que aquelas que estavam solteiras me evitavam ao máximo: essas só vêm até mim quando precisam de alguma coisa, se limitam a falar o mínimo necessário, sem nunca dizer palavras mais carinhosas, sequer permitindo um mísero beijinho no rosto ou qualquer tipo de contato físico com minha pessoa.

Mas por quê isso acontece comigo? O que afinal significa isso? A resposta é bem simples, é porque eu sou um grande babaca que tem respeito pelo relacionamento alheio. Não é de minha índole assumir o papel do "outro", não acho certo me intrometer no relacionamento de duas pessoas. Por mais que a garota seja maravilhosamente legal, simpática e meiga, eu não consigo imaginar ter com ela alguma coisa além de uma amizade, embora tenha vezes que eu acabe "sonhando acordado" em ter algo mais com ela. Acontece que quando isso acontece, fica só nesse mundo de fantasias, a fria razão sempre acaba me impedindo de expor meus sentimentos...

E é por isso que apenas as garotas compromissadas acabam se aproximando mais, pela certeza de que não vai acontecer nada. Quando se trata de um sujeito feio, as mulheres só se sentem confortáveis quando sabem que esse cara não está interessado nela, quando estão certas de que o feioso não vai fazer nada para tentar ficar com ela. Se elas percebem que o cara está interessado e que está tentando se aproximar, elas logo partem para a defensiva e se afastam, pois afinal de contas se o cara é feio, não presta pra namorar.

Tanto que certa vez aconteceu comigo uma situação extremamente curiosa, que comprova essa minha teoria. Certa vez na faculdade havia uma menina encantadora, além de simpática e inteligente, tinha uma personalidade forte e era bem bonita. No fundo eu gostava dela, via nela uma garota com quem certamente teria um namoro saudável e legal, mas tinha o fato de que ela já tinha um namorado, que inclusive era um conhecido meu. Por essa razão, eu sufocava meus sentimentos, permitindo apenas um certo nível de amizade com a menina. Ela, por sua vez, era super amável comigo, sempre carinhosa e sorridente quando me via... Dizia que eu era um cara nota 10, super legal, me fazendo muitas vezes repensar se valeria a pena continuar escondendo os meus sentimentos por respeito ao relacionamento que ela já tinha com o namorado dela.

Acontece que o relacionamento dela com o namorado estava aos trancos e barrancos, o cara muitas vezes a magoava e a sacaneava. Um belo dia, eles terminaram, o que fez ela sofrer bastante. E era a minha oportunidade, tentei então me aproximar um pouco mais dela, mas de forma inesperada ela começou a fugir de mim: não falava mais comigo, cruzava comigo no corredor e nem dizia oi, sempre estava com pressa, evitando assim qualquer tipo de diálogo comigo... Até o dia que arrumou um novo namorado, um sujeito boa pinta que morava perto da casa dela. E com isso ela voltou ao estado inicial, voltou a ser simpática e carinhosa comigo, a me abraçar, a conversar comigo. Até hoje não consegui entender, ou ela fez isso porque não queria dar chance ao azar de ficar comigo, ou então era pra me sacanear mesmo, mostrando seu lado mais meigo e doce para mim apenas sabendo que eu nunca a teria...

É bastante chato isso, como caras que não atendem aos padrões de beleza impostos pela sociedade como eu só são valorizados por mulheres não disponíveis. Parece que eu não podia ter escolhido título melhor para essa postagem, pois acho que é isso que eu sou: enquanto os bonitões atraem todas as mulheres solteiras, eu sou um imã que traz pra perto mulheres que não estão disponíveis, com quem nunca vou poder ter alguma coisa mais séria. Só pra me lembrar todo dia do que eu não tenho...

Comentários