Vc tem foto?

Esta é a pergunta mais vista em todas as salas de bate-papo, mensageiros instantâneos como ICQ e MSN e sites de relacionamento. Ela é normalmente mais comum quando não usamos uma foto própria nos perfis de usuários dos referidos sites e programas, e sempre será feita por uma pessoa do sexo oposto, caso você arrisque uma conversa com ela.

Como você já deve ter percebido, eu não sou um texugo de verdade, afinal de contas texugos não sabem usar computadores nem escrever (embora conheço muitas pessoas que não sabem fazer nem uma coisa nem outra). Trata-se de um singelo pseudônimo que uso para escrever neste blog, você nunca verá meu nome ou uma foto minha de verdade aqui. E é um "recurso" que também uso em uma série de lugares da Internet: em alguns, como no Orkut e no MSN, uso meu nome mesmo (pois neles só converso com amigos), mas sempre coloco no perfil algo que não seja minha foto, e em alguns sites de relacionamento e fóruns, sequer uso meu nome.

Agora você pode estar se perguntando o porquê de todo este sigilo. Embora aqui caiba uma resposta bem sutil como "porque eu quero, se não gosta que se f...", digo que há vários motivos, a começar pelo desejo de privacidade, em não ficar colocando meu nome por aí na Internet. Pela mesma razão não coloco minha foto, sabe-se lá o que podem fazer com ela: um amigo meu certa vez foi sacaneado pelos colegas de faculdade, que colocaram seu rosto em uma foto de um viado sendo enrrabado, para você ter uma idéia do que pode ser feito agora na Era Photoshop. Por fim, eu mesmo não gosto muito de tirar fotos, e acho mais divertido colocar a imagem de um texugo psicótico para me representar...

Mas sabemos muito bem que vivemos em uma sociedade extremamente superficial, sendo que a grande maioria das pessoas valoriza a aparência pra caramba. E com isso surge aquela teoria seguida por tantos, "Se não tem foto, é feio". Já não basta ser julgado "esteticamente inferior" por não ter uma aparência de acordo com os padrões de beleza impostos pela sociedade, agora também somos chamados de feios e horrorosos só pelo fato de não mostrarmos nosso verdadeiro rosto... É foda, fico muito puto com esse tipo de postura. O pior é que as pessoas em nenhum momento admitem serem superficiais, parece que julgar pela aparência é algo extremamente natural.

Vou narrar um caso verídico, que aconteceu com este aborrecido texugo... Certo dia me deu na telha arriscar um site de relacionamentos, desses para você tentar arrumar uma namorada, para ver se eu teria um pouco mais de sorte começando com um contato virtual. Logo achei uma menina interessante, simpática e que parecia ser uma pessoa decente. Ela tinha fotos no perfil, e antes que me atirem a pedra da hipocrisia, ela não poderia ser considerada bonita pelos padrões da sociedade... Começamos a trocar emails, e realmente ela se mostrou ser uma pessoa simpática, além de inteligente e de bom papo. Aparentemente eu também estava agradando, ela dizia que eu era divertido e legal, e estava muito contente em conversar comigo. Até que um dia ela mandou um email bem curto, com a famigerada pergunta. Bom, este inocente texugo, depois de algumas semanas de papo com a simpática garota, imaginava que ela não seria uma pessoa superficial, se fosse sequer teria respondido meu primeiro email ao ver que que não tinha foto... Decidi enviar uma foto minha de verdade (foi a primeira e talvez a última vez que faço isso) e aguardei a resposta dela...

Acredito que agora você deve estar como os ratinhos do desenho do Mamute, perguntando "O que aconteceu?". Bem, eu digo o que aconteceu: a garota simplesmente começou a me ignorar! Depois da mensagem na qual enviei a foto, mandei mais uma meia dúzia de email, perguntando como ela estava, o que tinha acontecido... E nenhuma resposta. Depois de muitas tentativas, mandei ela pra p... que pariu e desisti de continuar insistindo. Resumindo a história, apesar de ter mostrado uma boa personalidade, depois de ter visto minha foto ela me tratou como algo que se tira do ouvido...

E depois vem as mulheres dizendo que os homens é que só valorizam a aparência. Concluo que não importa se você tem uma personalidade legal, ou se é uma boa pessoa: essas qualidades "interiores" como caráter, honestidade e inteligência parecem não ter valor quando não são acompanhadas de beleza. As mesmas mulheres que muitas vezes dizem que a aparência não é tudo, que não é o fundamental, no final das contas acabam se derretendo pelo cara boa pinta, que quase sempre também é um cafajeste.

Por essas e outras eu começo a refletir se é mesmo uma boa idéia entrar nesses sites de relacionamento, após pensar na frustração que passei nesse episódio. Afinal, eu perdi meu tempo conversando com a garota, criei toda uma expectativa de que podia rolar alguma coisa, para no final ela sumir depois de ver minha cara! É uma vantagem do "mundo real", a garota já veria logo de cara como eu sou e me evitaria de perder o meu tempo e o dela à toa...

Para todos aqueles que já passaram por isso como eu, segue em nossa homenagem um quadrinho do famoso Mr. Rage (o Fuuuuuu) que eu fiz:


Comentários

Alôcka(preguiça de fazer login) disse…
"colocaram seu rosto em uma foto de um viado sendo enrrabado"

Gente, agora deu medo, vou tirar minha foto do layout blog, ahahah, levei tempo pra ter coragem de colocar, mas vc me fez pensar.