Farra das Passagens

Antes de mais nada, gostaria de já avisar que vou descer bem o nível logo mais, igual ao de uma gilette deitada. Tudo isso devido à minha indignação e revolta contra uma série de comentários de deputados, contrários ao maior controle e limitação do uso de passagens aéreas por eles, como estamos acompanhando recentemente. Oficialmente, fala-se que o aumento nos gastos com passagens aéreas neste trimestre foi de quase 40% em relação à 2008, o equivalente a quase 10 milhões de reais! E o pior de tudo é que o uso dessas passagens chega ao limite do absurdo: além dos próprios deputados estarem viajando aos montes, também estavam levando seus familiares e amigos para os mais diversos destinos, muitos deles no exterior. Teve até deputado que deu passagem para atrizes da Rede Globo para Miami! Claro, tudo isso pago com o nosso dinheiro, e curiosamente nesse momento onde o "partido da ética" está no poder...

Houve uma tentativa frustrada em acabar com essa sacanagem, mas logo apareceram vários deputados batendo o pé pela manutenção deste "direito", e com isso a decisão final será em uma votação... E como nossos representantes tem um grande senso de justiça e bom senso, posso esperar que vai ficar tudo por isso mesmo.

Eu não gostaria de escolher um deputado para ser alvo dos meus comentários, pois todos eles de alguma forma se beneficiaram disso - até mesmo o Gabeira, um dos poucos que considerava íntegro, admitiu ter usado a cota para pagar uma passagem para a filha. Mas o ilustríssimo deputado Silvio Costa, do PMN de Pernambuco, deu uma declaração contra a probição de passagens para parentes que me chamou a atenção:

"Não é justo que as mulheres e os filhos dos parlamentares não possam vir a Brasília. É preciso acabar com o teatro da hipocrisia. Quer dizer que agora eu venho para Brasília e minha mulher fica lá? Assim vocês querem que eu me separe. Esta decisão não é correta. É uma decisão acuada."

Sinceramente, ao escutar uma declaração dessas eu me sinto enojado de ser brasileiro. Dava vontade de abrir uma barraquinha de óleo de peroba lá na frente do Congresso para atender esses deputados caras-de-pau! O pior de tudo é que ele foi bastante aplaudido depois de tal comentário, o que só mostra quais são os rumos que a votação certamente irá tomar...

Em primeiro lugar, caro deputado, ninguém está dizendo que seus familiares não possam ir para Brasília. Mas absurdo é o fato que quem paga essas passagens são os contribuintes! É o dinheiro que vem dos altos impostos que o povo paga que está bancando as viagens de sua esposa e filhos. O brasileiro não tem nada a ver com isso, se a sua família ficou em sua cidade e você precisou ir para Brasília, o problema é seu! É a consequência de querer ter um cargo federal, se não quisesse ficar longe de seus familiares que fosse se candidatar a deputado estadual, cacete!

E digo mais: por que você não paga essas passagens de seu próprio bolso? Afinal de contas, você não ganha pouco, posso apostar que tem muito brasileiro (alguns que votaram em você e te colocaram nesse cargo) que leva um ano para ganhar o que você ganha em um mês só de salário! Por acaso tem algum escorpião no seu bolso te impedindo de usar sua própria carteira?

O pior de tudo é que certamente tem muito pai de família aqui em nosso país, que paga os impostos e financia a passagem de primeira classe dos familiares dos deputados, que está na mesma situação, trabalhando longe da família, mas por necessidade e não por interesse próprio. Acontece que esse trabalhador não pode se dar ao luxo de ver sua família que ficou em casa toda semana, pois ele tem que pagar do próprio bolso pelas viagens, ele não tem o dinheiro da Viúva à disposição para bancar seus caprichos pessoais. Só vai ver sua esposa e filhos algumas vezes no ano, depois de alguns dias de viagem de ônibus. Pergunto, excelentíssimo deputado, isso é justo? Por acaso você se considera melhor que o restante da população para merecer mais o direito de estar perto da família, a ponto de receber essas passagens?

Fico cada vez mais decepcionado em como nossos políticos praticam esses atos indecentes como tornar pessoal a verba pública. Vão depois dizer que eles merecem ter essas passagens para familiares, que é um direito deles. Me desculpe o palavreado, mas direito é o c@ralho! Uma vez mais, só há preocupação por parte de nossos governantes na manutenção de seus "direitos" absurdos e ultrajantes, deixando de lado os seus deveres para com o povo que os elegeu.

Eu não consigo conceber esse tipo de absurdo, existem coisas tão inacreditáveis em nosso governo que parece piada. Quer ver um exemplo: na época que a capital federal era o Rio de Janeiro, cada senador tinha "direito" a duas passagens entre o Rio e seu estado por mês. Pois muito bem, há exatos 49 anos surgiu Brasília, para onde foi transferida a capital. Pela lógica, a tal passagem para o Rio de Janeiro seria extinta, afinal de contas a capital havia mudado para Brasília e não fazia mais sentido esse translado. Pois muito bem, nada foi feito, e as passagens para a Cidade Maravilhosa continuaram à disposição dos senadores até hoje, e mesmo não sendo usadas podiam ser acumuladas! Sinceramente, vai pra puta que te pariu, será que falta tanta vergonha assim para os nossos políticos? (ironia on) Aposto que ao longo desses anos as passagens devem ter sido muito bem utilizadas para atividades direcionadas para o bem de nossa nação, como jogos no Maracanã, desfile de escolas de samba e festas de fogos no Reveillon ...(ironia off)

Bem, vou aguardar com ansiedade a votação dessa semana, para ver se o Brasil ainda corre um pequeno risco de dar certo ou se estamos cada vez mais fu...

Comentários