De volta ao passado

Como você já deve ter percebido em alguns de meus posts, vivi minha infância nos anos 80 e 90. Confesso que fico feliz de ter presenciado essa época, pois trouxe muita coisa boa em diversos campos da sociedades, como filmes, seriados, músicas e brinquedos. Na minha opinião, uma época muito superior aos anos 60 e 70, assim como aos recentes anos 2000. E para a minha grande felicidade, é legal ver como vários desses ícones marcantes de um passado recente estão de volta.

Pegando um exemplo bem famoso, lembra dos Transformers? Os incríveis carrinhos que viravam robôs eram um brinquedo muito legal, logo aparecendo nas telinhas também como um desenho animado (alías, na época era descarado o uso de desenhos animados para vender os brinquedos). E algumas décadas depois Autobots e Decepticons retornaram, dessa vez nas telonas no filme. Os tempos modernos e a computação gráfica fizeram os robôs ganharem um aspecto muito mais high-tech, embora perdendo o pouco o charme dos originais, que mesmo na forma humanóide mantinham bem as caracterísitcas de suas transformações rodoviárias, como pneus e faróis. Apenas Optimus Prime (ou Supremus Absolutus, no desenho aqui no Brasil) é que ficou bem legal, os outros fugiram um pouco do visual original (por exemplo, cadê a super-arma do Megatron?).


A diferença é gritante inclusive nos brinquedos: olha só a diferença entre o Bumblebee original (que era um fusquinha) para o novo, agora um moderno Camaro.


Chegando muito em breve na televisão (paga) brasileira é o Knight Rider, ou Super Máquina. Confesso que antigamente não assistia muito a série, mas o carro preto que falava é inesquecível. O carrão K.I.T.T. era muito maneiro, e que jogue a primeira pedra aquele que nunca sonhou quando garoto ter um carro com personalidade e cheio de apetrechos, como ganchos e armas lasers. No original, era um inconfundível Pontiac Firebird Trans Am. Na nova série, ele agora será representado por um Ford Mustang Shelby GT500KR, e vou dizer, ficou muito maneiro!


Outros que estão voltando são os G.I.Joes. Assim como os Transformers, nos bons tempos era um brinquedo que tinha seu desenho animado. Embora várias versões dos bons Comandos em Ação sempre foram lançadas, apenas recentemente a série volta para as suas origens, com bonecos que comemoram os 25 anos do lançamento (certamente vão ser tópico aqui no blog). E para esse ano ainda vem um filme deles com atores reais, e a esperança é que tenha o mesmo sucesso que os Transformers.


Além de estar ansioso por ver um dos meus brinquedos favoritos na infância (e até hoje) virar filme, posso dizer que se no Transformers a gente podia se encantar com Meggan Fox, no filme dos G.I.Joes vamos babar pela Rachel Nichols, que faz a Scarlett.


E pra terminar, um desenho que também ganhou uma nova roupagem: o Pica-Pau. Me lembro da minha infância de ver as aventuras desse pássaro malandro, com os clássicos episódios do vudu e das cataratas. Recentemente a ave mais engraçada dos desenhos está de volta, porém pessoalmente perdendo a graça. Inclusive os personagens secundários, a Minnie Ranheta virou uma bruxa, o Leôncio perdeu o sotaque de português e o Zeca Urubu mais parece o mascote do Flamengo agora.

Mas o destaque fica para um personagem que quase nunca aparece, mas deixa a sua marca com a sua única fala e cara de maluco...

Comentários