Polícia e Ladrão

Certa vez estava conversando com alguns colegas, e num determinado momento o assunto da roda passou a ser a violência na cidade do Rio de Janeiro. E um deles, que acredito morar perto de alguma "comunidade", mencionou que confia mais no bandido que está no alto do morro do que na polícia que chega atirando e matando inocentes. É um assunto interessante, e como sou um texugo que gosta de assuntos polêmicos assim, achei que valia a pena colocar aqui as minhas palavras...

É simplesmente revoltante na minha opinião que tenhamos chegado a essa situação na qual parte da população escolheu o lado da bandidagem, ficando contra a força policial. Afinal de contas, a polícia está aí para defender a sociedade dos bandidos, essa é a idéia. Mas devido principalmente aos meios de comunicação e ao poder público, está havendo uma inversão de valores que demoniza os policiais e enaltece os bandidos. Na minha infância eu brincava de polícia e ladrão, e sempre todo mundo queria ser o policial; será que agora a criançada disputa o papel do traficante e sequestrador nessa brincadeira?

Eu não nego o fato de que a polícia de uns tempos para cá tem realmente caído de qualidade, e que existem muitos policiais corruptos e tão malfeitores como os bandidos que deveriam combater. Resultado da falta de investimento dos nossos governantes na polícia, que está mal preparada para enfrentar o crime, sem falar nos baixos salários que acabam fazendo com que aqueles de má índole se corrompam. Mas acho que isso não é justificativa suficiente para apoiar a bandidagem. Ao meu ver, quando a sociedade começa a confiar no traficante do morro, ela está sendo conivente com todas as atividades atrozes que ele faz, como sequestrar pessoas e matar inocentes. Podem haver até policiais corruptos, não nego, mas também existem policiais do bem; agora, quero ver alguém me convencer de que existe bandido bonzinho? Como dizia o Sivuca, "bandido bom é bandido morto!"

Diria que essa inversão de valores é em grande parte provocada pela sociedade pobre e miserável que mora nas comunidades carentes. Ou melhor, eu não gosto dessa palavra "comunidade", pra mim o certo é chamar esses locais de favela, cortiço ou lixão. Além de destruir a paisagem natural dos morros da cidade, as favelas são talvez a principal causa do aumento da violência no Rio de Janeiro, pois nelas é que os bandidos encontram o ambiente ideal para se esconder, uma vez que é um local de difícil acesso para as autoridades. E apesar de suas atividades ilícitas, o traficante do morro é visto com grande confiança pelos moradores das favelas, pois ele proporciona segurança além de uma série de benefícios: por exemplo, posso apostar que a essa hora deve ter algum favelado desfrutando de todos os canais da NET de graça, enquanto eu aqui tenho que pagar uma boa grana para ter o pacote básico.

Mal sabem essas pessoas que certamente a intenção do traficante é usar os próprios moradores da favela para sua própria proteção. É mais ou menos como os terroristas palestinos sitiados na Faixa de Gaza fazem: todos os QGs, bases de lançamento de mísseis e esconderijos são estrategicamente localizados bem próximos à hospitais, escolas e centros urbanos. Dessa forma, quando Israel é atingida, ocorre a retaliação, e nesses bombardeios fatalmente os inocentes que estão próximos aos alvos militares são atingidos. Aí no dia seguinte são as manchetes de que morreram 30 crianças que estavam em uma creche e os israelenses (juntamente com os EUA, como sempre) são taxados de assassinos. Exatamente como ocorre nas favelas: durante uma operação da polícia, ocorre troca de tiros com os bandidos, no meio da favela. Certamente vai ter algum morador inocente que vai ser atingido. Curiosamente, sempre é dito que foi o tiro de um policial que atinge a vítima, realmente os traficantes devem ser muito bons de mira e só acertam na polícia, e esta é totalmente zarolha é só mata inocentes... E sempre depois da operação, a população da favela promove a revolta, recebendo a polícia com pedradas, queimando ônibus e chamando os policiais de assassinos. Engraçado como só fazem esses protestos, certamente ordenados pelos mesmos traficantes envolvidos na troca de tiros, contra a polícia. Ou você acha que alguém do morro vai acusar os bandidos de terem matado um inocente? Corre o risco de acabar queimado vivo dentro de uma pilha de pneus, a clássica execução no "forno de microondas" que os traficantes gostam de fazer. Tão bonzinhos, né?

E o mais legal de tudo é que toda essa população miserável das favelas que não paga por nenhum imposto ou serviço e que defende a bandidagem está sendo agraciada com quase 900 milhões de reais, dados de bandeja pelo digníssimo presidente da república através do PAC. É isso aí, já não basta a gente aqui trabalhar meses só para sustentar o governo, agora também estamos pagando obras para milhões de favelados que não pagam um centavo de imposto. Isso é Brasil-il-il...

Além disso, aqui no Brasil sempre existiu essa de dar destaque ao bandido. A mídia sempre teve disso, é só ver nos jornais como os crimes provocados por policiais corruptos são bastante evidenciados, e muitos dos crimes cometidos por sequestradores, assaltantes e o restante da escória da sociedade muitas vezes sequer são mencionados. O cinema brasileiro é outro que tem essa mania de romantizar o bandido. Veja por exemplo o caso daquele desgraçado que sequestrou o ônibus 174: já fizeram dois filmes dele, nunca deixando de dizer que ele era uma "vítima" da desigualdade social e ressaltando como a polícia errou na operação (concordo, deveriam ter mandado um tiro no meio da testa desse infeliz quando tiveram chance) e acusando de assassinos os policiais que mataram o sem-vergonha no camburão. Junte a esses filmes outros como Cidade de Deus e Carandiru, sempre colocando como heróis os malfeitores. Precisavam fazer mais filmes como Tropa de Elite, esse sim é um exemplo para a sociedade de como deve ser essa luta, com o mocinho vencendo do bandido no final, com um tiro de 12 no meio dos cornos e estragando o velório do vagabundo.

Por mais que tenham esses casos de policiais corruptos, eu acredito que devemos estar do lado da polícia. Como mencionei ali em cima, a partir do momento que começamos a confiar no bandido, nós estamos concordando com tudo que ele faz e com todos os crimes que ele comete. Uma vez mais, o povo adota a postura mais cômoda, pois é mais fácil ficar do lado do malfeitor que é mais forte e está ganhando a luta do que ficar do lado da polícia, mais fraca. Acredito que as pessoas que defendem esses vagabundos nunca foram vítimas deles, nunca perderam um amigo ou familiar vítima de um sequestro, assalto ou estupro. Nessas horas, eles certamente iriam agradecer se tivesse um policial por perto para impedir o crime...

Comentários