Fazer conta é tão difícil?


Eu tenho a plena consciência de que nem todos têm acesso ao estudo, e que existem milhares de brasileiros que não cursaram o ensino básico e foram apresentados à noções básicas de Português e Geografia: o nosso ilustre presidente é um exemplo disso. Mas se tem alguma coisa que eu tenho certeza que a imensa maiora das pessoas tem a mínima noção é Matemática. Afinal de contas (com trocadilho, por favor), mesmo a pessoa que nunca foi à escola sabe conferir o troco que recebe no mercado, somar as prestações da TV que comprou nas Casas Bahia e fazer as contas no fim do mês. E falo de operações aritméticas triviais, como soma e subtração, nem estou falando da multiplicação com a clássica tabuada ou da divisão, com o quociente e o resto. Mas mesmo assim, me impressiona como existem pessoas que parecem ser incapazes de colocar em prática conhecimentos matemáticos tão simples em atividades do cotidiano como pegar o elevador.

Eu moro em um edifício de apartamentos, e para descer, sempre uso as escadas, hábito que tenho desde criança e que a maioria dos moradores dos andares mais baixos também têm. Mas para subir, mesmo sendo poucos andares, normalmente estou cansado de um longo dia de trabalho, e o elevador é o caminho. No meu prédio existem dois elevadores idênticos, e não foram poucas vezes que chego e vejo ambos elevadores subindo para o mesmo andar (e quase sempre para os andares mais altos), o que me deixa extremamente revoltado e puto!

Permita-me demonstrar a situação, para que você possa entender o motivo de minha frustração:

Caso 1 - Imagine uma pessoa com o mínimo de inteligência que está no 20º andar, e que deseja descer. Ela vê que um dos elevadores está no 14º andar e o outro está no 5º. Sem fazer muito esforço, essa pessoa chama o elevador que está no 14º andar.

Caso 2 - Agora imagine uma pessoa acéfala, estúpida, com QI de um protozoário retardado, que está no 20º andar, e que deseja descer. Ela vê que um dos elevadores está no 14º andar e o outro está no 5º. Sem pensar, chama os dois elevadores e aguarda qual deles vai chegar primeiro (muito provavelmente se perguntando qual deles vai chegar antes).

Normalmente o que acontece comigo é o retratado no Caso 2... Impressionante como as pessoas podem ser tão burras! Pra que chamar os dois elevadores? Não é apenas um desperdício de energia, mas também um grande incoveniente para as pessoas no térreo, que precisam ficar esperando. Não consigo entender como essas pessoas não conseguem perceber que o elevador que está no andar mais próximo vai chegar antes, e não há necessidade de chamar aquele que está mais longe, normalmente no térreo ou próximo dele, aguardando o morador que chega cansado do trabalho ou precisa urgentemente "passar um fax" (fato que já aconteceu certa vez com este humilde texugo revoltado). Arrisco até dizer que existe muitas vezes traços de egoísmo nessa atitude, parecem saber que deve ter alguém lá embaixo que vai ter que ficar mofando até o elevador chegar. É mais um dos grandes problemas dos elevadores, juntamente com os peidões que soltam vapores tóxicos no limitado espaço do elevador e os babaquinhas pré-adolescentes que apertam os botões de todos os andares.

É, infelizmente tá cheio de gente burra e ignorante por aí, muitos deles morando nos andares mais altos, o que levanta a questão: será que a inteligência é afetada pela gravidade, algo como quando mais longe do chão mais estúpida fica a pessoa?

Comentários