Estrangeiro aqui é respeitado (?)

Todo mundo deve estar acompanhando o caso da advogada Paula Oliveira na Suíça, é um dos assuntos hoje que é obrigatório nos jornais. Apenas caso você tenha passado as últimas semanas em uma redoma de vidro, essa brasileira vive na Suíça e alegou que teria sido atacada por um grupo de skinheads, que teriam a agredido e feito vários cortes em seu corpo, o que acabou provocando o aborto dos gêmeos que ela esperava.

Como é incapaz de não se envolver em polêmica, o nosso ilustríssimo e literado presidente Lula fez o seu comentário revoltado com essa situação, e antes mesmo de iniciarem as investigações considerou como fato o que a advogada disse, e partiu para as críticas contra o país euroupeu: "o governo brasileiro não pode aceitar e não pode ficar calado diante de tamanha violência contra uma brasileira no exterior" (fonte: Folha Online). Uniu-se a ele o ministro de Relações Exteriores Celso Amorim, meio que afirmando categoricamente que o episódio era um exemplo claro de xenofobia causada por grupos neonazistas. Em outras palavras, a advogada foi tida pelo governo nacional como vítima inocente da situação, pelo simples fato de ser brasileira, e não foram poupadas críticas contra a sociedade suíça, considerada xenófoba.

Eu sempre fui um texugo desconfiado, e desde o início toda essa história cheirava tão bem como um ônibus lotado indo pra baixada depois de um domingo de sol e praia... Afinal, existiam muitas lacunas na versão contada pela advogada: não haviam testemunhas, ninguém que tivesse visto o grupo de skinheads, sequer imagens de câmeras de vigilância comprovando a agressão; onde estaria também o pai dos gêmeos, que em nenhum momento se pronunciou; e a ausência de exames médicos e outras informações mostrando que ela estava grávida. Diante dessa situação, existem duas abordagens mais comuns: ou se adota muita cautela e silêncio antes de concluir toda a investigação (como feito pelo governo suíço) ou então se cria um estalhardaço e gritaria contra os supostos agresores (como feito pelo governo brasileiro).

Após alguns dias, parece que a realidade surgiu. Para começar, ela sequer estava grávida: a única "prova" da gravidez era um email enviado para alguns amigos, com uma imagem de ultrassom, mostrando os gêmeos, imagem essa que despertou desconfiança pois a legenda estava em inglês e não em francês ou alemão, línguas oficiais. A imagem havia sido obtida na internet, direto pelo Google! Só isso já é suficiente para enquadrá-la como culpada por falso testemunho, e ainda nem foi falado sobre os supostos agressores, muito provavelmente outra invenção. O advogado de defesa já começa a cogitar a possibilidade de alegar que a advogada sofre de alguma doença ou insanidade, embora logo após o suposto "crime" já veio o pai da moça dizendo que ela não é doente, que é uma pessoa extremamente lúcida. No final das contas, a vítima acabou se mostrando como uma verdadeira farsante, certamente inventou essa história com o objetivo de ganhar algum tipo de indenização do governo suíço. Acontece que lá é primeiro mundo, lá tem justiça qe funciona, não é que nem o Brasil: se acusada, terá que pagar uma multa, e só não vai passar 3 anos na cadeia por não ter antecedentes criminais.

Mas o que eu quero ver agora é a reação do Lula e do governo brasileiro, que algumas semanas atrás estava falando grosso e apontando o dedo para os suíços. Comprovada a farsa, caberia no mínimo um pedido de desculpas pela acusação de xenofobia, algo que já foi solicitado pela polícia suíça e negado pelo ministro de Relações Exteriores. Com essa brincadeira o Brasil virou alvo de críticas de diversos jornais no mundo, e com razão. Uma vez mais o Lula faz nosso país passar vergonha ao demonstrar a sua postura primitiva diante de uma situação diplomática. Realmente me dá muita (modo de ironia ligado) tranquilidade e segurança em saber que nosso país está nas mãos de alguém tão bem preparado, capaz de tomar decisões sensatas sem ser afetado pela emoção (modo de ironia desligado).

Para finalizar, gostaria de colocar uma piada: "O Brasil tem sido exemplo de boa convivência com estrangeiros. Aqui nós vivemos em paz, aqui nós recebemos estrangeiros e os tratamos bem." - Luís Inácio Lula da Silva (fonte: Folha Online). Piada porque não tem palavra que melhor descreva o absurdo dito pelo nosso ilustre presidente ao afirmar que os estrangeiros são bem tratados em nosso país. Desde quando que os estrangeiros aqui são bem recebidos? Perguntem para os turistas que foram assaltados em albergues em Copacabana e na Lapa nessa semana; perguntem para os familiares de dezenas de estrangeiros mortos no Brasil; perguntem para americanos que são vítimas de anti-americanismo provocado pelos revoltados da esquerda (e depois dizem que no Brasil não tem xenofobia). E nem precisa ser estrangeiro, nós mesmos que somos brasileiros sofremos com a violência e o crime de nossas cidades. Posso apostar que vou me sentir mais seguro em passear em uma cidade na Suíça do que andar no calçadão de Copacabana à noite.

Aliás, acho que eu estou exagerando... Afinal de contas, o Lula falou algo que não é de todo uma mentira, de fato os estrangeiros são bem recebidos em nosso país. Como o italiano Cesare Battisti, acusado na Itália de quatro assassinatos e que recebeu no Brasil o status de refugiado político. Parece que o nosso país só recebe de braços abertos os estrangeiros que tenham a ficha suja...

Comentários